Page 40 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1999
P. 40

Wireless










































































                     Luiz Vieira









                           Segundo o presidente daTelesp Celu­                                                                               dos e o sistema de                                                                                      bi próprio  a ser — Os planos pré-pagos, especialmente



                     lar, José Manuel  Romão Mateus, apesar                                                                                  instalado.                                                                                                                o Peg e  Fale, atingem camadas da po­



                     do momento econômico adverso que o País                                                                                       O  presidente  da  operadora  admitiu                                                                               pulação  que  normalmente  não  teriam




                     atravessa, os resultados deste primeiro ano                                                                             que  o  aumento  de  faixa  de  operação  é                                                                               acesso  ao  telefone  celular,  ampliando



                     completo de competição na telefonia ce­                                                                                 pretendido  pela Tclcsp  Celular,  pois  é                                                                                significativamente o mercado da empre­



                     lular no mercado paulista foram positivos                                                                                importante ter faixa adicional. Segundo                                                                                  sa,  observou,  ressaltando  que  o  pré-



                     para  a  operadora,  que  deve  superar  em                                                                             ele, extrapolar as fronteiras é uma                                                                                       pago  também  tem  tido  boa  aceitação



                     dezembro a marca de 2,5 milhões de ter­                                                                                  possibilidade a ser adotada no                                                                                                                      com  clientes  com  menos  de



                      minais operando.                                                                                                        momento adequado e a aqui­                                                                                                                                                        anos




                            Em  setembro  último,  ela  atingiu  2,4                                                                          sição  da  Cetcrp  não  está  ex­                                                                                                                                       vários casos funciona



                      milhões  de  clientes  em  448  municípios                                                                              cluída.                                                                                                                                                                 como  o  segundo  ou



                      onde  funcionam  mais  de  2.500  ERBs.                                                                                                                                                                                                                                                         terceiro celular das fa­

                                                                                                                                                    Sucesso do pré-pago
           9          Este  resultado  representa  mais  de  760                                                                                                                                                                                                                                                      mílias.

           /9


           ro         mil novos usuários nos últimos 12 meses,                                                                                      De abril a outubro, a opera­                                                                                                                                            M ateus  previu  a


           b          o que equivale a um crescimento de 47%                                                                                  dora conquistou 356 mil clien­                                                                                                                                          adoção de novos ser­
           m


           e          no período. A sua participação no merca­                                                                                tes  de  term inais  pré-pagos,                                                                                                                                         viços no plano Baby e
           z

           e          do é de 55% na região metropolitana de                                                                                  com   os  planos  Baby  e                                                                                                                                               observou                           que               o
           d
           ro         São Paulo e de 65% no total  de sua área                                                                                Peg&Falc,  e  eles  já  represen­                                                                                                                  PegôcFale,  para  continuar


           b          de concessão no Estado. Do total de cli­                                                                                tam 15% de sua base instalada. O  presi­

           m                                                                                                                                                                                                                                                            com  preço  acessível,  continuará  com


           e          entes, cerca de 35% já utilizam o serviço                                                                               dente  da  operadora  prevê que  até  90%                                                                                 menos serviços. “Os investimentos no
           v

           o          de  telefonia  celular digital  C D M A ,  em                                                                           dos novos usuários irão optar pelo siste­                                                                                 sistema pré-pago devem ser reduzidos
           n          112 municípios atendidos.                                                                                               ma pré-pago no próximo ano, o que deve                                                                                    no próximo ano, acompanhando o pla­

           Telebrasil   operacional bruta somou  RS                                                                                           representar  um  aumento  da  participa­                                                                                  no geral de menor investimento da ope­



                            Nestes  nove  meses  de  1999,  a  receita




                                                                                                                                                                                        ção destes  terminais  na
                                                                                                                                                                                                                                                                        radora”, contou o presidente.


                                                                                                                                                                                        base de clientes. Segun­
                      2,083 bilhões, um crescimento
                                                                                                                                                                                                                                                                                  S e r v i j o s   c o m p l e m e n t a r e s
                      de 37,8% cm relação ao mes­                                                                                                                                       do José M anuel Romão




                      mo período do ano passado.                                                                                                                                        M ateus,  o  grande  nú­                                                              A Telesp  Celular também  destacou



                      A empresa possui  1.800 fun­                                                                                                                                       mero de  clientes que  já                                                       os serviços complementares na sua es­



                       cionários e  os  investimentos                                                                                                                                    possuíam terminais pós-                                                         tratégia para conquista de novos clien­



                       para este ano totalizam cerca                                                                                                                                     pagos é que torna a par­                                                        tes.  Em abril foi lançado o de roaming



                       de RS  1,2 bilhão.                                                                                                                                                ticipação  dos  aparelhos                                                       internacional  e  mais  recentemente  o




                             Para  2000  o  investimento                                                                                                                                 pré-pagos relativamen­                                                         AlertCall.  O de roaming internacional



                       deverá ser menor, pois a em ­                                                                                                                                     te  pequena.                                                                    engloba mais de 60 países da Europa,



                       presa já possui uma rede bem                                                                                                                                            Embora  os  dois  pla­                                                    Ásia, África e Oceania.



                       estruturada c deve se concen­                                                                                                                                     nos  pré-pagos  dispen­                                                               O AlertCall é um serviço que anun­



                       trar  em  melhorar  o  atendi­                                                       Romão Mateus, da Telesp Celular                                              sem o pagamento de as­                                                          cia no visor do celular o número do tele­




                        mento, ampliando a cobertu­                                                                                                                                      sinaturas mensais, o em­                                                         fone  que  originou  a  chamada  e  até  o



                        ra digital cm áreas que ainda apresentem                                                                               presário considera que o nível de renta­                                                                                   nome de quem chama, caso este esteja



                        problemas  e  agregando  novos  serviços                                                                               bilidade  destes  planos  é  razoável,  não                                                                                memorizado na agenda do aparelho. O



                        para os clientes, entre os quais transmis­                                                                              podendo ser considerado um mau negó­                                                                                      cliente poderá atender a ligação, anotar



                        são  de  dados.  Mateus  destacou  o  novo                                                                              cio.  Ele lembrou  que  o pré-pago é  um                                                                                  o número para ligar mais tarde ou sim­



                         call center, que atende 90% das 3 milhões                                                                              bom  recurso  que  dim inui  o  grau  de                                                                                  plesmente  deixar  que  a  chamada  seja



                         de ügações/mês em menos de 20 segun-                                                                                   inadimplência dos assinantes, que é de                                                                                    direcionada ao Correio de Voz, onde a




                                                                                                                                                4,5% na operadora.                                                                                                        pessoa poderá gravar seu recado.
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45