Page 40 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1999
P. 40
Wireless
Luiz Vieira
Segundo o presidente daTelesp Celu dos e o sistema de bi próprio a ser — Os planos pré-pagos, especialmente
lar, José Manuel Romão Mateus, apesar instalado. o Peg e Fale, atingem camadas da po
do momento econômico adverso que o País O presidente da operadora admitiu pulação que normalmente não teriam
atravessa, os resultados deste primeiro ano que o aumento de faixa de operação é acesso ao telefone celular, ampliando
completo de competição na telefonia ce pretendido pela Tclcsp Celular, pois é significativamente o mercado da empre
lular no mercado paulista foram positivos importante ter faixa adicional. Segundo sa, observou, ressaltando que o pré-
para a operadora, que deve superar em ele, extrapolar as fronteiras é uma pago também tem tido boa aceitação
dezembro a marca de 2,5 milhões de ter possibilidade a ser adotada no com clientes com menos de
minais operando. momento adequado e a aqui anos
Em setembro último, ela atingiu 2,4 sição da Cetcrp não está ex vários casos funciona
milhões de clientes em 448 municípios cluída. como o segundo ou
onde funcionam mais de 2.500 ERBs. terceiro celular das fa
Sucesso do pré-pago
9 Este resultado representa mais de 760 mílias.
/9
ro mil novos usuários nos últimos 12 meses, De abril a outubro, a opera M ateus previu a
b o que equivale a um crescimento de 47% dora conquistou 356 mil clien adoção de novos ser
m
e no período. A sua participação no merca tes de term inais pré-pagos, viços no plano Baby e
z
e do é de 55% na região metropolitana de com os planos Baby e observou que o
d
ro São Paulo e de 65% no total de sua área Peg&Falc, e eles já represen PegôcFale, para continuar
b de concessão no Estado. Do total de cli tam 15% de sua base instalada. O presi
m com preço acessível, continuará com
e entes, cerca de 35% já utilizam o serviço dente da operadora prevê que até 90% menos serviços. “Os investimentos no
v
o de telefonia celular digital C D M A , em dos novos usuários irão optar pelo siste sistema pré-pago devem ser reduzidos
n 112 municípios atendidos. ma pré-pago no próximo ano, o que deve no próximo ano, acompanhando o pla
Telebrasil operacional bruta somou RS representar um aumento da participa no geral de menor investimento da ope
Nestes nove meses de 1999, a receita
ção destes terminais na
radora”, contou o presidente.
base de clientes. Segun
2,083 bilhões, um crescimento
S e r v i j o s c o m p l e m e n t a r e s
de 37,8% cm relação ao mes do José M anuel Romão
mo período do ano passado. M ateus, o grande nú A Telesp Celular também destacou
A empresa possui 1.800 fun mero de clientes que já os serviços complementares na sua es
cionários e os investimentos possuíam terminais pós- tratégia para conquista de novos clien
para este ano totalizam cerca pagos é que torna a par tes. Em abril foi lançado o de roaming
de RS 1,2 bilhão. ticipação dos aparelhos internacional e mais recentemente o
Para 2000 o investimento pré-pagos relativamen AlertCall. O de roaming internacional
deverá ser menor, pois a em te pequena. engloba mais de 60 países da Europa,
presa já possui uma rede bem Embora os dois pla Ásia, África e Oceania.
estruturada c deve se concen nos pré-pagos dispen O AlertCall é um serviço que anun
trar em melhorar o atendi Romão Mateus, da Telesp Celular sem o pagamento de as cia no visor do celular o número do tele
mento, ampliando a cobertu sinaturas mensais, o em fone que originou a chamada e até o
ra digital cm áreas que ainda apresentem presário considera que o nível de renta nome de quem chama, caso este esteja
problemas e agregando novos serviços bilidade destes planos é razoável, não memorizado na agenda do aparelho. O
para os clientes, entre os quais transmis podendo ser considerado um mau negó cliente poderá atender a ligação, anotar
são de dados. Mateus destacou o novo cio. Ele lembrou que o pré-pago é um o número para ligar mais tarde ou sim
call center, que atende 90% das 3 milhões bom recurso que dim inui o grau de plesmente deixar que a chamada seja
de ügações/mês em menos de 20 segun- inadimplência dos assinantes, que é de direcionada ao Correio de Voz, onde a
4,5% na operadora. pessoa poderá gravar seu recado.