Page 38 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1999
P. 38

Wireless

































































                S e t o r   a v a l i a   o   i m p a c t o   d o   c e l u l a r   p r é - p a g o   e   i n v e s t e   e m







                 s e r v i ç o s   d i f e r e n c i a d o s   p a r a   a u m e n t a r   a   b a s e   d e   c l i e n t e s .











                Auqusto Góes
















                       Se para a maioria dos setores da econo­                                                                             Pagenet) já concentram cerca de 70% dos                                                                                rketing  e  estudam  a  atuação  no  ramo  de



                 mia 1999 foi um ano difícil, para segmen­                                                                                 assinantes. “As empresas menores tendem                                                                               callcenters. Já o foco do paging deve deslo­




                 to de serviços de radiochamada (paging)                                                                                   a  ser  absorvidas,  pois  só  há  espaço  para                                                                       car-se das mensagens comuns para a trans­



                 o ano que termina teve momentos de pe­                                                                                   quem obter economia de escala”, avaliou                                                                                missão de dados, atuando como um com­



                 sadelo. Além da crise econômica, o setor                                                                                  Falcão, que também preside a Peiger, em­                                                                              plemento á  telefonia celular. “O caminho



                 enfrentou a rápida disseminação, a partir                                                                                 presa que controla a operadora Conet, do                                                                              do pager é se tornar, cada vez mais, um re­



                 do segundo trimestre, do celular pré-pago.                                                                                interior de São Paulo.                                                                                                ceptor de informações em tempo real e con­



                 Com a possibilidade de dispensar a assi­                                                                                        Uma  possível  prévia  deste  “enxuga­                                                                           forme as necessidades de cada cliente”, afir­


          9

          /9     natura mensal do serviço de mensagens c                                                                                   mento” tio mercado foi a incorporação, pela                                                                            mou José Mello, gerente de Marketing da

          ro     de se comunicar imediatamente por voz,                                                                                    Pagenet, da base de clientes tle Powernet,                                                                            Teletrim. Exemplo desse caminho é o sis­


          b

          m      um  número considerável de  usuários de                                                                                   a partir de julho. 1 V>r conta tlisso, a Pagenet                                                                      tema O pto, desenvolvido pela Motorola e

          ze    paging migrou para o pré-pago. Com tudo                                                                                    foi a  única das grandes operadoras a au­                                                                             utilizado por operadoras como Conectei e



          e
          d      isto, a Associação Brasileira de Radiocha­                                                                                mentar o número de assinantes em 1999:                                                                                Teletrim. O  O pto permite ao  usuário rece­

          ro     mada  -   Abrac                                    que  reúne  26  das  36                                                deve fechar o ano com cerca de  130 mil,                                                                              ber, no visor do aparelho e várias vezes ao


          b

          m      operadoras brasileiras do ramo, prevê que                                                                                 contra  104  mil  do  final  de  1998.  Já  a                                                                         dia, notícias em tempo real via Internet. Ao

          ve     o serviço fechará a década com um total                                                                                   Powernet, que atuava no Rio de Janeiro,                                                                               contrário dos serviços de informações já dis­



          o
          n      de  950  mil  clientes,  contra cerca de  1,2                                                                             em  São Paulo e cm Brasília, teve sua ra­                                                                             poníveis há alguns anos, o Opto possibilita

          Telebrasil   setor também decresce em proporção se­                                                                              da marca.                                                                                                             a  personalização  das  notícias,  através  de
                                                                                                                                           zão social mantida pela Motorola, sua con­
                 milhão do ano anterior. O faturamento do



                                                                                                                                           troladora, que ainda não definiu o destino
                                                                                                                                                                                                                                                                 um “cardápio” com dezenas de assuntos di­


                 melhante: cerca de  R$ 420 milhões este



                 ano, contra R$ 480 milhões em 1998.                                                                                                                                                                                                              ferentes como previsão do tempo, trânsito,
                                                                                                                                                                                                                                                                  mercado financeiro e esportes.
                                                                                                                                           _ _ _ _ _ _ _ N o v o s   s e r v i ç o s _ _ _ _ _ _ _

                       Passado o primeiro impacto, as princi­                                                                                                                                                                                                           Recebimento e transmissão de e-mails é




                 pais  operadoras  brasileiras  de paging  se                                                                                    O  reposicionamento  mercadológico,                                                                             outra conexão cada vez mais comum entre



                 reestruturam  internamente  c  perante  o                                                                                 mais  que  uma  tendência, já  é  realidade                                                                           o paging e  a  Internet.  A  Radio  Beep,  de



                 mercado.  A  queda  no  nú­                                                                                                                        entre  as  em presas  do  ram o.                                                              Belo  Horizonte  (M G ) já  disponibiliza  a



                 mero de usuários é acompa­                                                                                                                         Quando começou a se difundir                                                                 leitura de correio eletrônico                                                                       desde



                 nhada  pela  diminuição  do                                                                                                                        em  larga  escala  no  Brasil,  em                                                            meados  do  ano  passado,  e  atualmente  a




                 quadro de funcionários das                                                                                                                         1992, o serviço de radiochamada                                                              grande maioria das operadoras já dá a op­



                 empresas.  O setor deve fe­                                                                                                                        era  um a  alternativa  barata  a                                                            ção ao assinante. A  Conectei inovou ao cri­



                 char 3.500 postos de traba­                                                                                                                        uma  telefonia  fixa  escassa  e  a                                                          ar o E-Conectel, serviço que dá ao usuário



                 lho  este  ano,  mantendo  a                                                                                                                       uma telefonia celular caríssima.                                                             um  endereço  eletrônico  próprio,  que



                 proporção média de um em­                                                                                                                          Durante cinco anos, o setor cres­                                                            independe da conta tradicional de prove­



                 prego  para  cada  100  assi­                                                                                                                      ceu  a taxas  anuais  superiores  a                                                          dor ou de fornecedores como Zipmail ou



                 nantes.  Uma  redução  no                                                                                                                          100%.  O  baque  causado  pela                                                               Hotmail. Já a Teletrim inaugurou no final




                 número de operadoras tam­                                                                                                                          concorrência  do  celular  e                                                                 de outubro seu próprio provedor de Inter­



                 bém  é vista como  provável                                                                                                                        trunking  baratos  deve  m udar                                                              net, o Intertrim , com  facilidades e tarifas



                  por  Ely  da  Costa  Falcão,                                                                                                                      bastante  o  perfil  das  empresas                                                           especiais para os usuários de pager da ope­



                  presidente  da  Abrac.  A tu­                                                                                                                     atuantes  e  do  próprio  negócio.                                                           radora. A Teletrim investiu  R$ 3  milhões



                  almente, as quatro maiores empresas do                                                                                   Segundo o presidente da Abrac, algumas                                                                                no  projeto  e  pretende  transform ar  o



                  mercado (Conectei, Teletrim, Mobitel e                                                                                   operadoras já prestam serviços de telema-                                                                             Intertrim em um dos 10 maiores provedo-
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43