Page 32 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1999
P. 32

R e c o n s t r u i n d o   o   i m a g e m





















               Augystg Góes







                 Refeita  do  incêndio  da  Central  Alvorada,






                    na  Barra  da  Tijuca  (Rio de Janeiro),






                 a  Telemar faz  um  balanço  sobre o episódio.










                                                                                                                                                                                                                                   Tecnicos da Telemar finalizaram

                                                                                                                                                                                                                                   a nova central em  15 de agosto



                               oram dias de “interno astral" para
                   F                                                                                                     em oito dias, através do método de imple­                                                               central já estava no ar no oitavo dia, o o .
                                                                                                                                                                                                                                  tegórico. “Divulgamos apena^ que a r,n-a
                                a  empresa.  O  incêndio  que  des­
                                                                                                                         mentação acelerada just in time.  Paralela­

                                truiu  a  Central Telefônica  Alvo­
                                                                                                                         mente, a Telemar  Rio inundava os  meios

                               rada, na Barra da  I ijuca (uma das mais                                                                                                                                                          é muito diferente de dizer que tudo e>ü
                                                                                                                         de comunicação com anúncios defenden­

                  importantes  do  Rio  de Janeiro),  em  Io                                                                                                                                                                     va resolvido, como entendeu erronean  :
                                                                                                                         do a imagem da companhia e informando

                  de agosto, deixou  instantaneamente  18                                                                os assinantes prejudicados.                                                                              te o Procon”.


                  mil  aparelhos  mudos  e  outros  40  mil                                                                    Passado  o  “terremoto”,  Márcio  Roza,                                                                 Outra consequência do episódio f i e.v


                  funcionando precariamente. Foram ne­                                                                   presidente da Telemar Rio, tem uma visão                                                                 por a fragilidade das centrais telct  .r'



                  cessárias  duas  longas  semanas para que                                                              positiva ilos fatos. “A empresa se uniu em                                                              A falta de uma cultura prévenu\a                                                      :n


                  a situação voltasse à normalidade. Nes­                                                                torno de uma nova realidade, que coloca o                                                               acidentes, aliada ao relaxamento que ir .


                  se  meio  tempo,  a Telemar  Rio  teve  de                                                             cliente em primeiro lugar”, afirmou o exc-                                                               tas vezes houve em relação às norma-- dc



                  se  equilibrar  por  entre  as  pressões  dos                                                          i utivo, acreditando que o esforço da em­                                                               segurança  determinadas,  na  época.  pcí*.


                  moradores  e  comercian­                                                                                                                                                                                        Sistema  Ielebras,  aumentam considera­
                                                                                                                                                                 presa melhorou sua ima­

                  tes  locais,  da  mídia  e  dos                                                                                                                                                                                velmente  o  risco  de  incêndio em  > rut re­
                                                                                                                                                                gem junto aos consumi­


                  órgãos  de  defesa do  con­                                                                                                                    dores cariocas.  A emer­                                        centrais espalhadas pelo território iua  -


                  sumidor,  numa  batalha                                                                                                                       gência teria servido ain­                                         nal.  “Não  podemos esquecer que herda­



                 desgastante,  principal­                                                                                                                        da  como  aproximação                                            mos plantas obsoletas e de concepção e:


                  mente  para  uma  empre­                                                                                                                       com a Anatei, que acom­                                          rada. Não existem no Brasil, porexern:



                 sa  que  já  havia  herdado                                                                                                                     panhou de  perto os  tra­                                        sistemas de  fibra de cerâmica estend--

                                                                                                                                                                                                                                  que vedam os intervalos do cabeamerto
                 dos  tempos  de  controle                                                                                                                       balhos através do conse­


                 estatal                     um a                 baixa                                                                                          lheiro-diretor  António                                          enfatizou Roza.


                                                                                                                                                                                                                                       Sem entrar em maiores detalhes, o exe­
                 receptividade  por  parte                                                                                                                       C arlos  Valente.  "Até

                                                                                                                                                                                                                                  cutivo lembrou que o plano de reno\  •
                 da população.                                                                                                                                   onde avaliamos,  a Tele­



                       A superação da calami­                                                                                                                    mar  fez o  que  estava ao                                       da planta inclui, além da digitalizado d*'


                 dade  envolveu  a  empresa                                                                                                                      seu  alcance  para  mini­                                        centrais, a mudança nos espaços twe


                 numa verdadeira operação                                                                                                                        mizar o problema”, des­                                          a implantação dc novos sistemas de seg-



                 de guerra.  Quatro mil  te­                                                                                                                     tacou  Valente  durante                                          rança.  Os  investimentos  totai- p r e s ­



                 lefones  celulares  (da  A TL  e Telefônica                                                                                                     uma entrevista coletiva.                                         são de  RS  1  bilhão, a serem aplicad  --
                                                                                                                          I Jma ilas ações da empresa foi  a não co­                                                              o final de 2000. Já os gastos com atendi
                 Celular)  foram  distribuídos  ao  comér­

                                                                                                                         brança da assinatura básica c de serviços                                                                mento emergencial aos consumidor*'- p-
                 cio  local,  enquanto  os  assinantes

                                                                                                                         adicionais da conta do mês de agosto de                                                                  blieidade e ações técnicas para nonnah^r
                 residenciais  contavam  com  cartões  te­

                                                                                                                          1 6   S O O   clientes  diretamente  atingidos                                                          o sistema telefônico após o incendi*’
                 lefônicos e serviços de puging para com

                                                                                                                         pelo sinistro.                                                                                           foram  divulgados. O certo é que a  1°^
                 pensar  parcialmente  a  falta  dos  telefo
                                                                                                                                                                                                                                  mar Rio não poderia medir e-torçov
                 nes fixos. Foi feito um redirecionamento                                                                 _____________Retificando__________
                                                                                                                                                                                                                                  recuperar sua imagem, ainda mai' ro­

                 de  rotas  para as linhas que utilizavam  a                                                                   Km  relação a  multa aplicada pelo  Pro-
                                                                                                                                                                                                                                  do poucos meses para o advento da

                 central  destruída  e  uma  nova  unidade                                                               con  RI, que acusou a operadora de anun­                                                                 petição na telefonia fixa iluminem-¦ ‘



                 (digital,  ao  contrário  da  antiga,  ainda                                                            ciar  enganosamente  a  normalização  da                                                                 a entrada em operação da emprCv'


                 parcialmente  analógica)  estava  pronta                                                                telefonia na Barra da Tijuca, Roza foi ca-                                                               lho Vésper.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37