Page 14 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1998
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Fixas
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Com recepção no histórico cstc mundo virtuai cm que sím houve esforço para transformar a compa
bolos passam a ser tão impor nhia de um monopólio nacional para um
Museu do Ipiranga, em São
tantes (juanto a realidade, a lo competidor internacional e de uma em
Paulo, o grupo liderado gomarca “Telefônica" (sem acento), fir presa de serviços telefónicos para uma
memente caligrafada cm verde sobre operadora multiscrviços. Com sede em
pela Telefónica de Espana azul, passou a representar um conglome Madri (Kspanha), num imponente edifí
rado mundial de 35,5 milhões de termi cio, atualmente a Telefónica é integrada
lançou a nova logomarca
nais fixos, 9,3 milhões de acessos móveis por mais de 30 empresas. A Telefónica
que, no Brasil, passou a c 2,3 milhões de clientes de tevê a cabo. Internacional (TISA) é a k o L ftr t%das ope
No Brasil, a Telefônica está presente radoras fora da Kspanha.
Telebrasil nov-dez/98
substituir a da Telesp - daqui cm três empresas fixas— Ielcsp,CTBC, — Nasce um Brasil mais moderno e a
CRT — e cm três celulares, Telcrj, Te- Telefônica quer participar dessa transfor
por diante, uma lembrança
lest, Tclcbahia, Tclcrgipe c CRT Celu mação, respeitando o passado c contru
para os brasileiros. lar. No restante da América 1 .atina, a indo o futuro. Fizemos uma aposta estra
Telefónica Internacional tem presença na tégica nesta terra. O sistema de privati
\rgcntina, Chile, Peru, I\irto Rico, RI zação funcionou de forma transparente e
Salvador e Venezuela. ganhou quem teve mais empenho — dis
Como parte da conquista para novos se Juan Villalonga Navarro, presidente da
mercados, a Telefónica adquiriu 3,5% h o M i n v da Telefônica.
do controle acionário da I\>rtugal Tele Durante coletiva com a imprensa,
com (Telesp Celular) e fez um acordo afirmou o executivo que “aqui viemos
com a MCI Worldcom (Kmbratel) para para ficar'' e que “preferimos agir do
ações estratégicas.
Maior operadora de serviços de te
lecomunicações da Kspanha, com ati Afirmando que a'Telesp, agora lélc-
vos superiores a l )S$ 48 bilhões e fatu fonica, vai cumprir seus objetivos sociais
ramento de l JSÍ 15,6 bilhões, a empre e quer ser vista como uma ojxrradora dc
sa é uma das principais operadoras nos “referência mundial ', o presidente da
mercados em que opera. operadora, limando Xavier lirreira, dis
As origens da Telefónica remon se que cabe à Anatei “estabelecer regras
tam a 1924, com o nome de claras para todos os competidores".
Compania Telefónica de Es A pnondade número 1 dalclefonica
"Somos
pana. Km 1945. o governo es cm São Raulo vai ser melhorar a penetra
panhol nacionalizou aTclefó- ção da telefonia na sua região de opera-
Argentina,
nica, um monopólio estatal ção. () Brasil tem uma penetração da te
durante quase duas décadas. lefonia de 12%cnquanto, na Argentina é
somos Peru" e
No início dos anos 60, passou de I9%e dc 63% nos El IA I )epois virão
para empresa dc capital mis a introdução dc novos produtos c serviços
agora somos
to, com venda de ações. Km (com competição) e a redução não-pre
1991 foi iniciada a privatiza datória dos preços (no ( ihile uma chama
brasileiros"
ção da companhia, num pro da paraos Kl A chegou a custar! IS$0,10
J u a n V M a h n g a Nnrofro cesso que durou seis anos. por minuto).
Nos últimos dois anos.