Page 64 - Telebrasil - Maio/Junho 1998
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T E L E P A R g ra n d es c lie n te s da ,!I11|)ro
m onitorando um grande núníem,?’
Sistemas, segmentação e expansão inform ações estratégicas. '
N o ano passado, a Telepar
pre-
parou e im plantou toda a infra
-es-
T e le p a r, o p e ra d o ra c o grandes clientes dc telecom unica trutura de pontos de conexão ne
nh ecida p elo seu grau de ções. o que permite o atendimento cessários para a entrada eni 0perí
e fic iê n c ia d os s e rv iç o s , do mercado de forma segmentada. çáo da banda B e também para 0u'
c o n c e n tro u e s fo rç o s em tros fornecedores de serviços nuè
três lin h a s de atu ação: au tom a INVESTIMENTO O projeto de opti- possam vir a se instalar no Parnn.'
tização dos sistem as de atendim en calização da rede abrange tanto a Em 1997. a operadora diminuiu
to, segm entação de m ercado, e ins telefon ia urbana, quanto a in te a relação de 5.2 empregados jxir mi!
talação do m aior núm ero possível rurbana num investim ento global terminais instalados obtida em i <j%
de term inais. em torno de RS 200 m ilhões em para 3.95 em pregados por mil ter.
Ela registrou em 1997 a maior três anos. A ROTPAR, anel óptico que m inais instalados. A estabilidade
expansão de sua história, con do quadro de pessoal ocorreu
tab ilizan d o a entrada em ser no m om en to de maior cresci-
C o m u m ento da Telepar. que optou
v iç o de 121.2 m il term inais
co n ven cio n a is, o que. junto por um a política de remane-
com a R O T P A R . exigiu inves jam ento c reciclagem , o que
tim entos, de RS 305 m ilhões. perm itiu a redução do quadro
N a te le fo n ia celu lar, foram d e 5 .3 5 6 e m p re g a d o s em
94 m il acessos que entraram 1996 para 4.912 em 1997. No
em serviço, com investim en total. 15% da mão-de-obra
to de RS 141 m ilhões, quase foram rem anejados das áreas
dobran do o núm ero de aces adm inistrativas para as áreas
sos e x is te n te s n o fin a l de de engenharia e de serviços
1996. A área de com unicação
ISO 9002 A Telepar possui um
de dados atingiu 12 m il aces
sos de dados em serviço. l.ui/. Mario Lamport Marques, pres da Telepar C entro de Capacitação que c
referên cia nacional e espera
Estes núm eros influíram
nos índices de satisfação do público in te rlig a as p rin c ip a is c id a d e s obter a padronização e em segui
com a operadora. Na teleionia celu paranaenses por um enlace de fi da a certificação internacional de
lar, por exem plo, no início do ano. bras ópticas de 1.500 quilôm etros, qualidade IS O 9002 também para
apenas 32% dos clientes se diziam é o trunfo da empresa num cená a área de treinam ento de RH. den
satisfeitos, e este percentual evoluiu rio de com petição empresarial que tro da p olítica geral de qualidade
para 75% no final do ano: na con se aproxima. da em presa. O sucesso do progra
ven cion al. 83.77% dos clientes es Rara o gerenciam ento e o trans ma de R H fo i o b tid o através dn
tão satisfeitos com os serviços pres porte das informações, será utiliza treinam ento inten sivo de 96% do^
tados. A taxa de chamadas com ple- da a tecnologia SDH - Smchronous em pregados da Telepar.
O conselho de administração da
tadas subiu de 62% em 1996 para Digital Hiemrchy. com uso de tec
64% em 1997 e foi reduzida a laxa nologia cross concct. pioneira no Telepar. em abril últim o, elegeu Huz
de congestionam ento para 4.0% País, totalm enle integrada e con M ário Lam pert M arques presuinn
te da em presa. Rara a presidência
N a autom atização de sistemas, tando com um m oderno sistema de
estão em andam ento projetos com o gerência. d o c o n se lh o de administração-
o Sistem a de Faturamento, Tarifaçáo Rira maior qualidade nos servi colegiado elegeu o conselheiro
e Arrecadação, e o Sistema Integra ços e obtenção de ganhos cio produ Carlos de A lm eida. Continuam
do rle C om ercialização de Serviços, tividade, a operadora investiu em retores Fujio Takamura. admiru ^
qu e introduziu m aior eficiência na equipamentos e sistemas de contro tivo; Ivan Campagnolli Iunl° r
com ercialização de prcxlutos e servi le da planta de telecom unicações genharia: G iorgio Bampi- oc0 0
ços e na administração da fila de es- instalada. O seu Centro Estadual de co-fin an ceiro e de relações ¦ ,
|M*ra para a aquisição de telefones. Gerência de Rede permite uma v i m ercado: A m adeu Colom >° ' ^
N o aten dim ento ao público, foi são em tempo real do desem penho can te, recu rso s h u m a n o s .
criado um serviço específico para de quaisquer equipamentos e dos A lberto Ruschel. serviços-