Page 64 - Telebrasil - Maio/Junho 1998
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T E L E P A R                                                                                     g ra n d es  c lie n te s   da  ,!I11|)ro


                                                                                                                                                                    m onitorando um grande núníem,?’



                     Sistemas, segmentação e expansão                                                                                                               inform ações  estratégicas.                                        '
                                                                                                                                                                           N o  ano  passado,  a Telepar
                                                                                                                                                                                                                                 pre-
                                                                                                                                                                    parou  e  im plantou  toda  a  infra
                                                                                                                                                                                                                                  -es-
                             T e le p a r,  o p e ra d o ra   c o ­                       grandes  clientes  dc  telecom unica­                                     trutura  de  pontos  de  conexão  ne­

                              nh ecida  p elo  seu  grau  de                              ções. o  que permite o atendimento                                        cessários  para  a  entrada eni  0perí


                             e fic iê n c ia   d os  s e rv iç o s ,                      do  mercado  de  forma  segmentada.                                       çáo da banda  B e  também para 0u'

                             c o n c e n tro u   e s fo rç o s   em                                                                                                  tros  fornecedores  de  serviços  nuè

             três  lin h a s  de  atu ação:  au tom a­                                     INVESTIMENTO  O projeto de opti-                                          possam  vir a se  instalar  no Parnn.'


             tização dos sistem as de atendim en­                                         calização  da  rede  abrange  tanto  a                                                 Em 1997. a operadora diminuiu

             to, segm entação de m ercado, e ins­                                         telefon ia  urbana,  quanto  a  in te­                                     a  relação  de  5.2  empregados  jxir mi!

             talação  do  m aior  núm ero  possível                                       rurbana  num  investim ento  global                                        terminais  instalados obtida em  i <j%


             de  term inais.                                                              em  torno  de  RS  200  m ilhões  em                                       para  3.95  em pregados  por mil  ter.

                    Ela  registrou  em   1997  a  maior                                   três anos. A ROTPAR, anel óptico que                                       m inais  instalados. A   estabilidade

             expansão de sua história, con­                                                                                                                                    do quadro de pessoal  ocorreu


             tab ilizan d o a entrada  em   ser­                                                                                                                               no  m om en to  de  maior cresci-
                                                                                     C o m                u                                                                    m ento  da  Telepar.  que  optou
             v iç o   de  121.2  m il  term inais


             co n ven cio n a is,  o  que.  junto                                                                                                                              por  um a  política  de  remane-

             com  a  R O T P A R . exigiu   inves­                                                                                                                             jam ento  c  reciclagem ,  o  que

             tim entos,  de  RS  305  m ilhões.                                                                                                                                perm itiu a redução do quadro


             N a   te le fo n ia   celu lar,  foram                                                                                                                            d e   5 .3 5 6   e m p re g a d o s   em

             94  m il  acessos  que  entraram                                                                                                                                   1996  para  4.912  em   1997. No

             em   serviço,  com   investim en­                                                                                                                                 total.  15%   da  mão-de-obra


             to  de  RS  141  m ilhões,  quase                                                                                                                                 foram   rem anejados  das  áreas

             dobran do  o  núm ero  de  aces­                                                                                                                                  adm inistrativas  para  as  áreas

             sos  e x is te n te s   n o  fin a l  de                                                                                                                          de  engenharia  e  de  serviços


              1996.  A  área de com unicação
                                                                                                                                                                                ISO 9002  A  Telepar possui um
             de  dados atingiu  12  m il  aces­

             sos  de  dados  em   serviço.                                         l.ui/. Mario Lamport Marques, pres  da Telepar                                              C entro  de  Capacitação  que c

                                                                                                                                                                               referên cia  nacional  e  espera
                     Estes  núm eros  influíram

             nos  índices de satisfação do público                                         in te rlig a   as  p rin c ip a is   c id a d e s                         obter  a  padronização  e  em  segui­

             com   a  operadora.  Na  teleionia  celu­                                     paranaenses  por  um  enlace  de  fi­                                     da  a  certificação  internacional  de


             lar,  por  exem plo,  no  início  do  ano.                                   bras  ópticas  de  1.500  quilôm etros,                                    qualidade  IS O   9002  também  para

             apenas  32%   dos  clientes  se  diziam                                      é  o  trunfo  da  empresa  num  cená­                                      a  área  de  treinam ento  de  RH. den­


             satisfeitos,  e este percentual evoluiu                                       rio de com petição empresarial  que                                       tro  da  p olítica  geral  de  qualidade

             para  75%   no  final  do  ano:  na  con­                                    se  aproxima.                                                              da  em presa.  O   sucesso  do  progra­

             ven cion al.  83.77%   dos  clientes  es­                                            Rara o gerenciam ento e o trans­                                   ma  de  R H   fo i  o b tid o   através  dn


             tão  satisfeitos  com   os  serviços  pres­                                   porte das  informações,  será  utiliza­                                   treinam ento  inten sivo  de  96% do^

             tados.  A   taxa  de chamadas  com ple-                                      da a tecnologia  SDH -  Smchronous                                         em pregados  da  Telepar.
                                                                                                                                                                             O  conselho de administração da
             tadas  subiu  de  62%   em   1996  para                                      Digital  Hiemrchy.  com  uso  de  tec­

            64%  em   1997  e  foi  reduzida a  laxa                                       nologia  cross  concct.  pioneira  no                                     Telepar. em  abril últim o, elegeu Huz

            de  congestionam ento  para  4.0%                                             País,  totalm enle  integrada  e  con ­                                    M ário  Lam pert  M arques  presuinn
                                                                                                                                                                     te  da  em presa.  Rara  a presidência
                    N a  autom atização  de  sistemas,                                    tando com  um m oderno sistema de

            estão  em   andam ento  projetos  com o                                       gerência.                                                                  d o  c o n se lh o   de  administração-

            o  Sistem a  de  Faturamento,  Tarifaçáo                                             Rira  maior qualidade  nos servi­                                   colegiado elegeu  o conselheiro


            e  Arrecadação,  e  o  Sistema  Integra­                                      ços e obtenção de ganhos cio produ­                                        Carlos  de  A lm eida.  Continuam

            do  rle  C om ercialização  de  Serviços,                                     tividade,  a  operadora  investiu  em                                      retores Fujio Takamura. admiru  ^


            qu e  introduziu  m aior  eficiência  na                                      equipamentos e sistemas de contro­                                         tivo;  Ivan  Campagnolli  Iunl° r

            com ercialização de  prcxlutos e servi­                                       le  da  planta  de  telecom unicações                                      genharia:  G iorgio  Bampi-  oc0                                 0


            ços  e na administração da  fila  de es-                                      instalada. O seu Centro Estadual de                                        co-fin an ceiro  e  de  relações  ¦                              ,

            |M*ra  para  a  aquisição  de  telefones.                                     Gerência  de  Rede  permite  uma  v i­                                     m ercado:  A m adeu   Colom  >°  '  ^

                    N o   aten dim ento ao público,  foi                                  são em  tempo  real  do desem penho                                        can te,  recu rso s  h u m                   a n o s .


            criado  um  serviço  específico  para                                         de  quaisquer  equipamentos  e  dos                                        A lberto  Ruschel.  serviços-
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