Page 54 - Telebrasil - Maio/Junho 1998
P. 54

Banda B impulsiona                                                                                                                são:  D H   3 1 8 v i;  D H   368  v i;  Qp

                                                                                                                                                                      388  vi,  todos  com  garantia de um


                                                                                                                                                                     ano,  e s te n d id a   tam bém   para  os
                        competição tecnológica                                                                                                                        acessórios.  Podem   ser  encontra­



                                                                                                                                                                      dos  nas  p róp rias  operadoras c  na


                                                                             Ana Oliva                                                                                rede de varejo n acion al. A  em pre­

                                                                                                                                                                      sa  conta  com   36  assistências téc­
             Adrenalina no mercado brasileiro de celulares                                                                                                            nicas  em   todo  o  Brasil.


              digitais.  /Is  marcas competem entre si

              com  inovação  tecnológica c preço.                                                                                                                       PIONE1RISMO                     Prim eira  fornece­

              Quem ganha é o consumidor.                                                                                                                               dora  de telefones celulares  para as



                                                                                                                                                                       operadoras da banda  B. a Gradien­

                                                                                                                                                                       te  lançou em   n ovem bro o Skywav.
                                                                                           qu e.  segu n d o  L u n d gren .  é  o  5
                             entrada  da  banda  B  na  te­
              A                lefon ia   celu lar  tem  agita­                             se  m ercado  justificou  a  instalação                                    totalm en te  p ro d u zid o   no  Brasil.
                                                                                            m aior do grupo.  O “ tam anho"  des­

                                                                                                                                                                       Saiu  à  frente  das  conhecidas  mar­
                               d o   o  m erca d o   b ra sile iro
                               d e   t e le c o m u n ic a ç õ e s   e

                                                                                                                                                                       o  volu m e  de  vendas  de  celulares
                                                                                            da  A m érica  Latina,  que  consum iu
              p ro vo ca d o   um a  sen sível  (e  estra­                                  da  prim eira  fábrica  de  celulares                                      cas.  liderando,  junto com   a  Nokia,
              tégica) m udança  nos preços da ha­                                           investim entos da ordem  de USS 30                                         para  os  assinantes  da  A m ericel—

              b ilitação.  assinatura  m ensal,  pas­                                       m ilhões  Estão previstos  mais  USS                                       cerca de 70°o. O rgulhoso com  o re­

              san do  pelas tarifas e  in cid in d o  so­                                    15  m ilhões  para  am pliar a capaci­                                    sultado. o gerente de  m arketing da


              b re  os  a p a re lh o s .  Q u em   sai  g a ­                              dade  instalada  de  1.5  m ilhão  para                                     U nidade  de  Telecom unicações  da

              n h an do  é  o  con su m idor.  Tam bém                                      2.5  m ilhões  de  terminais ano.                                           Gradiente.  Ernesto  Watanabe.  diz

              gan h am   os  fabricantes  que  a cele­                                             Sem  com petir no início da ban­                                     q u e  a  e x p e c ta tiv a   é  to rn a r  o


              raram  a  prod u ção  para  aten der  o                                       da  B  no  Brasil,  a  empresa  quer  re­                                   S k y w a v   "u m   p ro d u to   p op u la r” .

              m ercado  con su m idor.                                                      cu p erar  o  espaço  que  perdeu  e                                        Ele  aposta  na  força  d o  canal  de

                      E ric s s o n ,  G r a d ie n te .  N E C .                           avançar em   direção à  liderança                                                     vendas  da  G radiente:


              N ok ia  e  PCC.  forn eced ores  o fic i­                                    do  m ercado.  C om eçou  o  ano                                                      são  m ais  de  590  ca­

              ais  para  as  op erad oras  da  banda                                        bem .  as  vendas  acum uladas                                                        nais  de  d istrib u ição,


              B,  n ão  e s c o n d e m   a  e x p e c ta tiv a                             do prim eiro trimestre do ano                                                        dois m il pontos de ven ­

              em  relação ao aqu ecim en to da p ro­                                        superam  o núm ero de apa­                                                           das.  além   de  24  labo-

              d u ção  e  apostam   nos  preços  sub­                                       re lh o s   c o m e rc ia liz a d o s


              sid iad os  pelas operadoras  trazen ­                                        em   1097 e a produção de

              d o  o  con su m id o r  para  m ais  perto                                   m arço chegou a  140 m il

              de  suas  m arcas.  “ Nessa  c o m p eti­                                     term inais.


              ção.  g a n h a m   a q u e le s   qu e  estão                                        A s   e n c o m e n d a s

              a te n to s   ã  lo g ís tic a ,  a  p ra zo s   de                           c r e s c e r a m   d e p o is

              entrega,  ao  suporte  técn ico  e  su ­                                      que foram   in clu ídos


              p orte  aos  pon tos  de  vendas,  não                                        na  lista  d e  te le fo ­

              esq u ecen d o dos in vestim en tos em                                        n es  o fic ia is   das

              marketing” ,  op in a o  p resid en te da                                     quatro  prim eiras


              U n id a d e   d e   C o m u n ic a ç õ e s   da                              operadoras (Am e-

              Ericsson,  Bjorn  Eundgren.                                                   ricel,  BSE,  BCP

                                                                                            e  M a x ite l).  Os


               CRESCIMENTO  U m  dos líderes do                                             m o d e lo s   di


              m ercado m u ndial  de aparelhos c e ­                                        g ita is   E r ic ­

              lu lares  co m   tecn o lo g ia   d igita l,  a                               sson   m a is

              Ericsson  preten de  torná-los  popu­                                         v e n d  i d os


              lares  aqui  tam bém .  Os  planos  da

              em presa  não  são  tím idos.  Investir

              m ais  no  marketing  da  marca  (não
                                                                                                Ericsson
              revelou   o  valor),  m elhorar as  cam ­
                                                                                                DF388vi
              panhas  de  prom oção  de  vendas  e
                                                                                                                                                                                        Gradiente UTEL
              de  distribu ição,  e.  por  fim ,  atingir
                                                                                                                                                                                          Partner/Prata
              a  liderança  d o  m ercado  brasileiro
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59