Page 16 - Telebrasil - Maio/Junho 1998
P. 16

Governo







                  Anatei  admite  antecipar  concorrência










          A           s operadoras privadas que cumpnrem até 2001  os seus com­                                               RS 1  000.00/mès. que somam 43% do total, detinham naquele ano 98%
                                                                                                                              das linhas telefônicas  Lembrou que a  densidade telefônica termina^
                      promissos  de  universalização fixados  no contrato de  conces­

                                                                                                                               100 habitantes em 1994 era infenor à do Chile. México e Argentma
                      são assinado poderão atuar em outros mercados  Pelas regras
                                                                                                                                     Citou as metas do PASTE lançado no atual governo e lembrou que
                      anteriores, as operadoras só poderiam escolher livremente as

                      áreas de atuação a partir de 2004  Segundo o conselheiro da

                                                                                                                              monopolista estatal,  fortalecendo o papel regulador do  Estado e au­
          Anatei, Luiz Francisco Tenóno Perrone. esta é uma forma de incentivar                                               para  alcançá-las  decidiu-se  por  uma  reforma  estrutural  do  modelo
          as operadoras a promoverem a universalização mais rapidamente                                                       mentando e melhorando a oferta de serviços através da universalização


                  Ele fez uma revisão das telecomunicações nos últimos 20 anos.                                                e de um sistema competitivo nas operadoras

          destacou os motivos que levaram o governo a promover a privatização                                                         A divisão da Telebrás em três M dings locais e uma internacional


          e comentou a atuação da Anatei,  salientando o plano de metas de                                                     levou em consideração que isto faciktana a atuação do órgão regulador

          universalização, "que é o queremos atingir no ser­                                                                                                     e gerana um maior aumento da oferta e de opor­

          viço fixo comutado"                                                                                                                                    tunidades de investimento,  apoiando o  desen­


                  Perrone  disse que a Anatei  reduziu as  metas                                                                                                 volvimento regional,  estabelecendo uma maior

          de  universalização  apenas  no  tocante  aos  telefo­                                                                                                 competição  e  facilitando  o  cumprimento  de

          nes públicos, pois as propostas iniciais eram supe­                                                                                                    metas  de  untversafizaçáo  menores  e  distribuí­


          riores até às de países do primeiro mundo                                                                                                              das. além de oferecer mais compradores poten­

                  Esclareceu que a Anatei ampliou a proposta                                                                                                     ciais. A empresa únca só ofereceria vantagens


          do BNDES,  que recomendava que as operadoras                                                                                                           em termos de atuação internacional e esta não

          de telefonia adquirissem 20% de seus equipamen­                                                                                                        era a pnondade do governo para o setor

          tos  e  componentes  de  empresas  instaladas  no                                                                                                                 Enfatizou  que  as  tetes  a  serem  privati­


          Brasil, ampliando este percentual para 100%, desde                                                                                                     zadas têm a função principal de cumpnr as me­

          que os produtos locais apresentem condições se­                                                                                                        tas de universalização definidas e que as novas

          melhantes  aos  importados  Enfatizou  que a  pro­                                         Perrone: metas foram mantidas                               operadoras autorizadas  têm  como  meta esta­


          posta do BNDES não reservava 20% para a indús­                                                                                                         belecer a competição. Perrone assegura que nos

          tria nacional e que a legislação internacional da qual o Brasil partici­                                             editais  para  estas  "autorizadas"  será  permrtido que  elas  fixem as


          pa não permite "reservas de mercado"                                                                                 suas metas de universalização e que para incentivar propostas maio­

                 Comentando o mercado de 1972 a 1994, observou que o número                                                    res em termos de cobertura, este critério pesará 65% na decisão e o

          de  terminais instalados  passou de  1.4  milhão para  13 milhões e as                                               preço oferecido. 35%                                                                                   ~m


          localidades atendidas subiram de 2.2 mil para  17.5 mil  Nos últimos                                                        Enfocou ainda a estrutura da Anatei, suas competências e pnn-

          20 anos. o tráfego de ligações locais subiu  13 vezes e o de ligações                                                cipais realizações,  como o plano geral de outorgas,  o de  metas de


         interurbanas cresceu  19 vezes,  com o número de terminais instala­                                                   universalização,  o  de  metas  de  qualidade  e  os  regulamentos  do

         dos tendo aumentado  10 vezes mais que a população                                                                    serviço telefônico fixo comutado, o de interconexao. numeração de

                 A dificuldade deste modelo é que era baseado no autofinanciamento                                             telefones e remuneração de redes


         e somente famílias de mais recursos financeiros puderam adqumr termi­                                                        0  conselheiro  da  Anatei  destacou  ainda  itens  do  contrato  de

         nais  Segundo ele. em  1994. as famílias com renda mensal acima de                                                   concessão que ampliam a fiscalização da Anatei, que terá estruturas


         RS 3.000.00. que são 4% da população, detinham 32% das linhas telefôni­                                               regionais  para  acompanhamento  nos  próximos  meses,  cumprindo

         cas; eas na faixa de RS 2 000.00 a RS 3 000.00, que representam  12% da                                              assim a  sua função de  órgão regulador e fiscalizador  do  setor,  que


         população, possuíam  49% das linhas telefônicas  As famílias acima de                                                poderá impor pesadas multas de até RS 50 milhões.




        20                                                                                                                    2 0
                                       TV POR ASSINATURA                                                                                              SERVIÇO MÓVEL CELULAR
                                                                                                             1 6 , 5                                                   Milhões de acessos
                                              Milhões dc usuários
         1 5                                                                                                                   15|







         10                                                                                                            :       1 0






         0 5    :                                                                                                              0 5 -




                                                    1,8                                                          %
                                                                                                                                           O
                                                                                                                                     vi.
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21