Page 16 - Telebrasil - Julho/Agosto 1997
P. 16

POLÍTICA  &  NEGÓCIOS















































                                                                                                                                        novos investidores  internacionais. “No                                                                                     do-se  entre  os  demais  segmentos de
                         C o l a b o r a ç ã o :  A n a   M a r i a   O li v e ir a   O i  i v a

                                                                                                                                        momento em que existir uma regra cla­                                                                                       bens de capital.



                                                                                                                                        ra e definida, como a Lei Geral de Te­                                                                                            Esse  resultado  se  deve,  em grande



                                                                                                                                        lecomunicações  (LGT),  vamos  poder                                                                                        parte, aos investimentos realizados pela



                                                                                                                                        desfrutar de uma série de  serviços ofe­                                                                                   Telebrás, principalmente com o lança­
                A   t e l e f o n i a   n o   B r a s i l   v i v e   o


                                                                                                                                        recidos por novas empresas concessio­                                                                                      mento do PASTE (Programa de Recu­
                 s e u   v e r d a d e i r o   b o o m .

                                                                                                                                        nárias“, declara Nelson Peixoto Freire,                                                                                    peração do Sistema de Telecomunica­

                A t r a i   i n v e s t i d o r e s                                                                                     presidente da Abinee.                                                                                                      ções e do Sistema  Postal); à estabili-




                 i n t e r n a c i o n a i s   e   a c i r r a   a                                                                            Para ele, o segmento de serviços de                                                                                  zação  da  economia  e  às  perspectivas




                 c o m p e t i ç ã o   i n t e r n a .                                                                                  telecomunicações  no  Brasil  tem  um                                                                                      de privatização do setor.


                                                                                                                                        potencial tão gigantesco que as previ­
                  T o d a v i a ,  d e p e n d e   d e


                                                                                                                                        sões de crescimento são até modestas.                                                                                      Investimentos
                 i n f r a - e s t r u t u r a   e d u c a c i o n a l
                                                                                                                                        Os números  apresentados pelo relató­                                                                                      Segundo o relatório da Abinee, anual­


                p a r a   a c o m p a n h a r   a                                                                                       rio da Abinee embasam  o otimismo de                                                                                       mente  as empresas  investem, em mé­




                 i n o v a ç ã o   t e c n o l ó g i c a   d o                                                                          Freire.                                                                                                                    dia,  5% de seu faturamento em ativi­




                 s é c u / o   X X L                                                                                                          O  setor  apresentou,  em  1996,  uma                                                                                dades  tecnológicas.  Estima-se que o


                                                                                                                                        taxa de crescimento de 45,5% em rela-                                                                                      nível de investimento deverá aumentar



                                                                                                                                        ção ao ano anterior, com  faturamento                                                                                      para 6% nos próximos dez anos.



                                                                                                                                        da ordem de  US$36 bilhões, destacan-                                                                                            Os líderes do segmento investem cer­



                                       tecnologia da conver­                                                                                                                                                                                                                                           ca de 8,5% em pesquisa e



                                       gência  dos  canais  de                                                                                                                                                                                                                                         desenvolvimento (P&D)
                                                                                                                                                                 TKI.KCOMDNICAÇÔKN

                                      comunicação  de  da­                                                                                                                          IRANIEN                                                ( K M   I X *  Hll.ltÔKM                                    com  previsão  de  elevar



                                       dos,  imagem  e  voz                                                        4J                                                                                                                                                                                  esse índice a 9,5% nos pró­
                                                                                                                   M
                 será  responsável  pelo  maior                                                                                                                                                                                                                                                        ximos  dez  anos.  Um dos


                                                                                                                   Jß
                 impacto no setor de telecomu-                                                                                                                                                                                                                                                         principais  objetivos das

                                                                                                                   JU>
                 nicações  nos  próximos  anos.                                                                    2J                                                                                                                                                                                  empresas locais é investir



                 Ela  envolverá  a  indústria  de                                                                   íjn                                                                                                                                                                                em  desenvolvimento de



                 equipamentos, os órgãos regu­                                                                      IJ                                                                                                                                                                                 produtos  que  incorporem



                  ladores — que estabelecerão                                                                       IJ                                                                                                                                                                                 novas tecnologias.



                 as  regras  — e  as  operadoras                                                                                                                                                                                                                                                             A indústria de telecomu-


                 —  que  passarão  a  competir                                                                                                                                                                                                                                                         nicações  pode  ser dividi­

                                                                                                                    O   s e t o r   d e   t e l e c o m u n i c a ç õ e s   f o i   o   d e s t a q u e   e m   t e r m o s   d e
                 entre si.                                                                                          c r e s c i m e n t o   e m   1 9 9 6 ,  c o m   u m a   t a x a   d e   c r e s c i m e n t o   d e   4 5 , 5 %                                                                   da em dois segmentos: te­



                        Segundo estudos apresenta­                                                                  e m   r e / a ç ã o   a o   a n o   a n t e r i o r ,   a t i n g i n d o   u m   f a t u r a m e n t o   d e   U S $                                                              lefonia  (centrais  telefôni­



                  dos pela Abinee (Associação                                                                       3 , 6   b i l h õ e s ,   r e s u l t a d o ,   p r i n c i p a l m                       e n t e ,   d a   a m            p l i a ç ã o   d o s                                   cas  públicas  e  privadas,

                                                                                                                    i n v e s t i m e n t o   r e a l i z a d o s  p e i a   T e /e b r á s .
                  Brasileira da Indústria Elétri-                                                                                                                                                                                                                                                      equipamentos  multiplex,



                  ca  e  Eletrônica),  outras  ten­                                                                                                                                                                                                                                                    sistemas  de  comunicação



                 dências tecnológicas, como a                                                                                                                                                                                                                                                          por rádio,



                  migração  da  telefonia  para                                                                                                                                                                                                                                                              aparelhos  telefônicos



                 tecnologia celular, o aumento                                                                                                                      TKI.KCmftJNICAÇÕES                                                                                                                 convencionais e os de te-


                 do  conteúdo  de  software  e  a                                                                                                                  COMÉRCIO EXTERIOR                                                                                                                   lefonia celular) e periféri­



                 diminuição do  hardware  nos                                                                                                                        ¦  K\|H»rluvAis  ¦  Im porfiiçAw                                               (KM 18$ itlI.IIÒK.Si                               cos  (cabos  telefônicos.



                 produtos e  a  redução de pre­                                                                                                                                                                                                                     1.25                               cabos de fibra óptica, equi-
                                                                                                              ij

                 ços unitários (com queda  de                                                                                                                                                                                                                                                          pamentos para transmissão



                 5% ao ano) também irão cau-                                                                  UI                                                                                                                                                                                       e recepção de TV a cabo.



                sar impacto no mercado.                                                                                                                                                                                                                                                                sistemas de energia, ante­
                                                                                                             OJ

                      Essas  tendências  indicam                                                                                                                                                                                                                                                       nas etc).



                que a telefonia no  Brasil  está                                                             0.0                                                                                                                                                                                             No segmento de telefo­
                                                                                                                                •#2                             n.i                            94                             W

                passando  por um momento de                                                                                                                                                                                                                                                            nia,  estima-se  um cresci­



                ebulição  tecnológica, tornan­                                                            E n q u a n t o   a s   i m                p o r t a ç õ e s   d e   e q u i p a m                      e n t o s   d e   t e l e c o m                u n i c a ç õ e s                     mento médio anual de 13%



                do a  indústria  local  cada  vez                                                          c r e s c e r a m   5 0 0 %   n o  p e r í o d o   1 9 9 2 - 1 9 9 6 ,  c o m   u m   m o n t a n t e   d e   U S $ 1 , 2 5                                                                 para a área de menor evo­

                                                                                                          b i / h ã o e m           1 9 9 6 ,  o   v a / o r  d a s  e x p o r t a ç õ e s  d e s s e s p r o d u t o s  c o n t i n u a p o u c o                                                     lução, que é a de telefonia
                mais  competitiva  e  atraindo                                                            r e p r e s e n t a t i v o .
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21