Page 18 - Telebrasil - Julho/Agosto 1997
P. 18

POLÍTICA a NEGÓCIOS













































           C o n g r e s s o   i n t e r n a c i o n a l  a n a l i s a   a s   m u d a n ç a s   q u e   e s t ã o   o c o r r e n d o   n o   s e t o r  b a n c á r io .












                                                                                                                                           A questão é como utilizá-las da me­                                                                                   mais  fácil  o  acesso  aos  serviços fi­

                     C o l a b o r a ç ã o :  A n a   M a r i a   O l i v e i r a   O I  i v a
                                                                                                                                     lhor maneira para obter mais qualida­                                                                                       nanceiros, independentemente do horá­



                                                                                                                                     de  em  benefício  de  clientes  e  usuári­                                                                                 rio de expediente de atendimento ao pú­

                              om o tema central “Competindo
                                                                                                                                     os...”, reflete  Eduardo Conde, diretor                                                                                     blico dos postos e agências.

                              na  Era da Tecnologia da  Infor­
                                                                                                                                     Setorial  de  Automação  Bancária  da                                                                                            Uma pesquisa realizada junto a 128

                               mação”, o VII Congresso Inter­
                                                                                                                                     Febraban. No texto de apresentação do                                                                                      bancos múltiplos e comerciais, respon­

                               nacional de Automação Bancá­
                                                                                                                                     evento aos congressistas, ele enfatizou                                                                                    sáveis  por 96,6% da rede de agências

            ria, ocorrido no mês de junho, em São
                                                                                                                                     que as empresas voltadas  para o  mer­                                                                                     e 92,14% dos funcionários, apontou o
            Paulo, promoveu uma profunda análi­
                                                                                                                                     cado deverão buscar o aperfeiçoamen­                                                                                       seguinte resultado: cerca de 28 milhões


            se sobre  as mudanças que estão acon­
                                                                                                                                     to contínuo que a tecnologia propicia e                                                                                    de clientes detentores de 70% das con­

            tecendo no setor bancário, decorrentes
                                                                                                                                     procurar diferenciais para atender seus                                                                                    tas correntes acessam seus bancos por

            das novas tecnologias de automação.
                                                                                                                                     clientes.                                                                                                                  intermédio de telefones e computado­

                  Num  ambiente  de  estabilidade  da
                                                                                                                                           Norteado  por  essas  premissas,  o                                                                                 res.

            moeda e de maior integração do Brasil
                                                                                                                                     evento debateu, entre outros assuntos,                                                                                           As  Unidades  de  Resposta  Audível

            à economia internacional,  elas são fer­
                                                                                                                                     a utilização de canais alternativos, des­                                                                                 (URA) permitem em média40 milhões/

            ramentas  que  promovem  a  compe­
                                                                                                                                     tacando  a  presença  dos  bancos  na                                                                                     mês de consultas automáticas viatele-

            titividade e o aumento de oferta de ser­
                                                                                                                                     Internet,  a potência do banco virtual e                                                                                  fone/computador, e a prestação de ser­
            viços, com  menor custo e mais quali­
                                                                                                                                     os aspectos relacionados com seguran­                                                                                     viços bancários pela conexão de com­

            dade.
                                                                                                                                                                                                                                                                            putadores pessoais, em escritórios

                  Para  o  presidente  da  Federação
                                                                                                                                                                                                                                                                           e residências (home banking/office

            Brasileira  das  Associações  dos
                                                                                                                                                                                                                                                                           banking) atende a mais de 1,4 mi­

            Bancos  (Febraban),  Roberto  Se­
                                                                                                                                                                                                                                                                            lhão de clientes, sendo um milhão

            túbal,  os serviços e o atendimento
                                                                                                                                                                                                                                                                           de pessoas físicas.

            bancários estão, cada vez mais, con­                                                                                                                                                                                                                                  Os  234  bancos  do  País —  160


            dicionados  a  essas  tecnologias,  o                                                                                  6.15°/.

                                                                                                                                                                                                                                                                           privados nacionais, 41 privados es­
            que  requer uma atualização cons­

                                                                                                                                                                                                                                                                           trangeiros e  33  públicos — man­
            tante. “O sucesso dependerá consi­

                                                                                                                                                                                                                                                                           têm  16.484 agências e 9.229 pos­
            deravelmente das opções adotadas

                                                                                                                                                                                                                                                                           tos  para  atendimento  a clientes e
            e  do  volume  de  investimentos  em
                                                                                                                                                                                                                                                                           usuários,  sendo que 86% já estão

            tecnologia”, prevê.
                                                                                                                                                                                                                                                                           conectados on-line e 72% on-line/

                  O evento propiciou aos cerca de
                                                                                                                                                                                                                                                                           real time.

            500 participantes do setor, o debate de
                                                                                                                                    ça. Da pauta constou também  o deba­                                                                                             Em  1996, os bancos realizaram mais

            todas estas questões que, segundo con­
                                                                                                                                    te das tecnologias emergentes, como o                                                                                     de  11,5 bilhões de lançamentos em con­

            siderações  feitas por Setúbal, “são vi­
                                                                                                                                    smart card,  data warehouse e dabase                                                                                       tas  correntes.  A  compensação bancá­

            tais para o futuro do sistema financei­
                                                                                                                                    marketing e como el as afetarão o setor                                                                                    ria processou 3 ,1  bilhões de cheques e

            ro”.  Ocorrendo paralelamente ao  con­
                                                                                                                                    financeiro.                                                                                                               488 milhões de bloqueios de cobrança


           gresso, a VII Exposição de Equipamen­
                                                                                                                                                                                                                                                              para atender às necessidades de paga­


           tos, Produtos e Serviços de Automação                                                                                    Investimentos                                                                                                             mentos e recebimentos dos clientes.



           Bancária  reuniu  45 expositores e re­                                                                                   Segundos dados da Febraban, os inves­                                                                                           Quase 50 milhões  de clientes utili­



          cebeu cerca de  6 mil visitantes duran­                                                                                   timentos em tecnologia de informática                                                                                     zam cartões para realizar cerca de 458



          te os três dias  do evento.                                                                                               e de  telecomunicações,  em  1996,  não                                                                                   transações  (média  mensal) entre reti­



                                                                                                                                    foram  pequenos:  chegaram  a  R$1,5                                                                                      radas de dinheiro, transferências entre



          Aperfeiçoamento                                                                                                           bilhão.  Com  isso,  possibilitaram  au­                                                                                  contas, consultas de daldos e aplicações



          “As  tecnologias  emergentes,  a exem­                                                                                    mentar a oferta dos sistemas de auto-                                                                                     financeiras. O uso crescente de cartões



          plo  da  Internet  e  dos  recursos  de                                                                                   atendimento  por meio de equipamen­                                                                                       permitiu  uma  redução  na emissão de



         multimídia, estão contribuindo de for­                                                                                     tos  remotos,  plataformas  de  retaguar­                                                                                  1,3  bilhão  de  cheques  em  relação a



         ma  radical  para  as  mudanças  atuais,                                                                                  da, telefonia e microcomputadores in­                                                                                       1993.  O  volume  de cheques compen­



         criando novos mercados e reorganizan­                                                                                      terligados  aos  sistemas  dos  bancos.                                                                                  sados diminuiu de 4,4 bilhões em 1993



         do o trabalho nas empresas.                                                                                               Esses  equipamentos  tornam  cada  vez                                                                                    para 3,1  bilhões em  1996.                                                                        T
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23