Page 18 - Telebrasil - Julho/Agosto 1997
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POLÍTICA a NEGÓCIOS
C o n g r e s s o i n t e r n a c i o n a l a n a l i s a a s m u d a n ç a s q u e e s t ã o o c o r r e n d o n o s e t o r b a n c á r io .
A questão é como utilizá-las da me mais fácil o acesso aos serviços fi
C o l a b o r a ç ã o : A n a M a r i a O l i v e i r a O I i v a
lhor maneira para obter mais qualida nanceiros, independentemente do horá
de em benefício de clientes e usuári rio de expediente de atendimento ao pú
om o tema central “Competindo
os...”, reflete Eduardo Conde, diretor blico dos postos e agências.
na Era da Tecnologia da Infor
Setorial de Automação Bancária da Uma pesquisa realizada junto a 128
mação”, o VII Congresso Inter
Febraban. No texto de apresentação do bancos múltiplos e comerciais, respon
nacional de Automação Bancá
evento aos congressistas, ele enfatizou sáveis por 96,6% da rede de agências
ria, ocorrido no mês de junho, em São
que as empresas voltadas para o mer e 92,14% dos funcionários, apontou o
Paulo, promoveu uma profunda análi
cado deverão buscar o aperfeiçoamen seguinte resultado: cerca de 28 milhões
se sobre as mudanças que estão acon
to contínuo que a tecnologia propicia e de clientes detentores de 70% das con
tecendo no setor bancário, decorrentes
procurar diferenciais para atender seus tas correntes acessam seus bancos por
das novas tecnologias de automação.
clientes. intermédio de telefones e computado
Num ambiente de estabilidade da
Norteado por essas premissas, o res.
moeda e de maior integração do Brasil
evento debateu, entre outros assuntos, As Unidades de Resposta Audível
à economia internacional, elas são fer
a utilização de canais alternativos, des (URA) permitem em média40 milhões/
ramentas que promovem a compe
tacando a presença dos bancos na mês de consultas automáticas viatele-
titividade e o aumento de oferta de ser
Internet, a potência do banco virtual e fone/computador, e a prestação de ser
viços, com menor custo e mais quali
os aspectos relacionados com seguran viços bancários pela conexão de com
dade.
putadores pessoais, em escritórios
Para o presidente da Federação
e residências (home banking/office
Brasileira das Associações dos
banking) atende a mais de 1,4 mi
Bancos (Febraban), Roberto Se
lhão de clientes, sendo um milhão
túbal, os serviços e o atendimento
de pessoas físicas.
bancários estão, cada vez mais, con Os 234 bancos do País — 160
dicionados a essas tecnologias, o 6.15°/.
privados nacionais, 41 privados es
que requer uma atualização cons
trangeiros e 33 públicos — man
tante. “O sucesso dependerá consi
têm 16.484 agências e 9.229 pos
deravelmente das opções adotadas
tos para atendimento a clientes e
e do volume de investimentos em
usuários, sendo que 86% já estão
tecnologia”, prevê.
conectados on-line e 72% on-line/
O evento propiciou aos cerca de
real time.
500 participantes do setor, o debate de
ça. Da pauta constou também o deba Em 1996, os bancos realizaram mais
todas estas questões que, segundo con
te das tecnologias emergentes, como o de 11,5 bilhões de lançamentos em con
siderações feitas por Setúbal, “são vi
smart card, data warehouse e dabase tas correntes. A compensação bancá
tais para o futuro do sistema financei
marketing e como el as afetarão o setor ria processou 3 ,1 bilhões de cheques e
ro”. Ocorrendo paralelamente ao con
financeiro. 488 milhões de bloqueios de cobrança
gresso, a VII Exposição de Equipamen
para atender às necessidades de paga
tos, Produtos e Serviços de Automação Investimentos mentos e recebimentos dos clientes.
Bancária reuniu 45 expositores e re Segundos dados da Febraban, os inves Quase 50 milhões de clientes utili
cebeu cerca de 6 mil visitantes duran timentos em tecnologia de informática zam cartões para realizar cerca de 458
te os três dias do evento. e de telecomunicações, em 1996, não transações (média mensal) entre reti
foram pequenos: chegaram a R$1,5 radas de dinheiro, transferências entre
Aperfeiçoamento bilhão. Com isso, possibilitaram au contas, consultas de daldos e aplicações
“As tecnologias emergentes, a exem mentar a oferta dos sistemas de auto- financeiras. O uso crescente de cartões
plo da Internet e dos recursos de atendimento por meio de equipamen permitiu uma redução na emissão de
multimídia, estão contribuindo de for tos remotos, plataformas de retaguar 1,3 bilhão de cheques em relação a
ma radical para as mudanças atuais, da, telefonia e microcomputadores in 1993. O volume de cheques compen
criando novos mercados e reorganizan terligados aos sistemas dos bancos. sados diminuiu de 4,4 bilhões em 1993
do o trabalho nas empresas. Esses equipamentos tornam cada vez para 3,1 bilhões em 1996. T