Page 60 - Telebrasil - Março/Abril 1997
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trumentos, gerando uma maior procu tatais e privatização, estimulam a bus transmissões de voz, dados e imagens
ra por estes serviços. ca de uma maior produtitividade das com o sistema SDH, que levou à cria
Nas tendências tecnológicas citou a empresas, que passam a enfrentar uma ção de testadores de SDH. A tendên
redução do tamanho dos instrumentos, competição muito mais acirrada. Para cia para o uso de fibras ópticas pro
a maior durabilidade das baterias e o aferir melhor esta produtitividade são vocou o surgimento de instrumentos
uso de software, fatores que permitem necessários instrumentos cada vez mais que permitem testar até 150 quilô
mais funções aos equipamentos, que eficazes de medição, o que tem provo metros de fibras. O mesmo ocorre em
serão mais complexos, e também mais cado um constante avanço tecnológico áreas como digitalização e compres
fáceis de operar. nos produtos para atender a esta deman são de sinais de vídeo.
da crescente. No plano nacional, a es Os instrumentos, segundo o gerente,
Otimista com o Brasil tabilidade da moeda contribuiu para o tendem a virar cartões que seriam in
A Tektronix Indústria e Comércio, que crescimento da economia e consequen seridos em um rcick básico, ampliando
tem um faturamento geral mundial de temente do mercado de instrumentos. as funções. O uso crescente de software
US$2 bilhões, dos quais cerca de A Tektronix fornece no Brasil ins e uma operação cada vez mais simples
US$800 milhões com instrumentação, trumental em geral para as áreas de TV são outras tendências dos instrumen
está otimista com as perspectivas do e telecomunicações, desenvolvimento, tos que se tornarão cada vez mais pos
mercado brasileiro destes produtos, pesquisa e ensino, manutenção e as santes e diversificados.
onde atua há 24 anos. sistência técnica, energia elétrica e in
Mesmo sem revelar números ou dústria autom obilística. Segundo Crescimento de 100%
percentuais de crescimento, “por razões Ramacciotti, a área de telecomunica A M inipa/Ando tem registrado um
estratégicas, apenas”, garante o geren ções está em voga e tem se expandido crescimento de 100% em seu fatura
te de vendas da região Sul da América com as medidas do governo, “sendo mento anual desde 1994, devendo re
Latina, Mário Ramacciotti, a empresa muito representativa” na receita da pelir este resultado no corrente ano.
tem elevado o seu faturamento no Pais empresa. Segundo o gerente comercial da em
em função dos atuais cenários econô Comentando tendências tecnológicas, presa, Paulo Roberto Simões, isto
micos do Brasil e do mundo. observa que os instrumentos seguem a tem sido alcançado graças a uma
A globalização da economia mundi evolução dos equipamentos das respec agressiva política de diversificação
al e o processo de abertura do Brasil, tivas áreas. Em telecomunicações, por de produtos, baseada no desenvolvi
promovendo quebra de monópolios es- exemplo, lembra a convergência de mento interno de novos equipamen
tos de medição e controle.
A maior demanda por instrumental
F í l l I I f 4 I T I O I ) t O t t o s O P ) p M ; u ) l o i M H l a i m c m l n c é i o I estaria ocorrendo nas indústrias eletro-
eletrônicas, que representaram mais de
50% da receita obtida com estes pro
dutos. Já o segmento de telecomunica
ções deve apresentar um crescimento
mais elevado de dem anda após a
privatização das estatais e a entrada de
novas operadoras em segmentos como
a banda B da telefonia celular, que é
— um campo onde deverá haver muitas
vendas de instrumental. A privatização
u— das empresas de energia elétrica tam
bém deverá expandir a comercialização
M A de instrumentos de medição no País.
lembra Simões.
y'
1C Afirmando que o mercado de ins
trumentação ainda é bem tradicional,
observa que ele está carente de coi
sas novas com melhores preços. En
* I tre as tendências tecnológicas, des
taca a de produtos mais compactos e
A • amigáveis, observando que a infor
m atização de instrum entos “ainda
J ! A s em p re sas H ew ellt está longe para nós” .
P ackard, M in ip a/A n d o e A Minipa/Ando estima ter uma par
T ektro n ix não in fo rm aram os ticipação de 70% nas vendas de
. — • <
* ‘K seus dados de fatu ra-m en to multímetros e osciloscópios analógicos
no mercado brasileiro. A Ando é um
t**7 n estes anos.
dos grandes fornecedores mundiais de
Fonte: entrevistas nas empresas produtos de instrumentação.
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