Page 60 - Telebrasil - Março/Abril 1997
P. 60

trumentos, gerando uma maior procu­                                                                                     tatais e privatização, estimulam a bus­                                                                                 transmissões de voz, dados e imagens



                 ra por estes serviços.                                                                                                  ca  de  uma  maior  produtitividade  das                                                                                com o sistema SDH, que levou à cria­


                       Nas tendências tecnológicas citou a                                                                               empresas, que passam a enfrentar uma                                                                                    ção de testadores de SDH. A tendên­



                 redução do tamanho dos instrumentos,                                                                                    competição muito mais acirrada.  Para                                                                                   cia para o  uso de  fibras ópticas pro­


                 a  maior durabilidade  das  baterias e o                                                                                aferir melhor esta produtitividade são                                                                                  vocou o surgimento de instrumentos



                 uso de software, fatores que permitem                                                                                   necessários instrumentos cada vez mais                                                                                  que  permitem  testar  até  150  quilô­


                 mais  funções  aos  equipamentos,  que                                                                                  eficazes de medição, o que tem provo­                                                                                   metros de fibras. O mesmo ocorre em



                 serão mais complexos, e também mais                                                                                     cado um constante avanço tecnológico                                                                                    áreas como digitalização e compres­


                 fáceis de operar.                                                                                                        nos produtos para atender a esta deman­                                                                                são de sinais de vídeo.


                                                                                                                                         da crescente. No plano nacional, a es­                                                                                        Os instrumentos, segundo o gerente,



                 Otimista com  o Brasil                                                                                                   tabilidade da moeda contribuiu para o                                                                                  tendem  a  virar cartões que seriam in­



                 A Tektronix Indústria e Comércio, que                                                                                   crescimento da economia e consequen­                                                                                    seridos em um rcick básico, ampliando


                 tem um faturamento geral  mundial de                                                                                     temente do mercado de instrumentos.                                                                                    as funções. O uso crescente de software



                 US$2  bilhões,  dos  quais  cerca  de                                                                                         A  Tektronix  fornece  no  Brasil  ins­                                                                           e uma operação cada vez mais simples


                 US$800 milhões com instrumentação,                                                                                       trumental em geral para as áreas de TV                                                                                 são  outras  tendências  dos  instrumen­



                 está  otimista  com  as  perspectivas  do                                                                                e telecomunicações, desenvolvimento,                                                                                   tos que se tornarão cada vez mais pos­


                 mercado  brasileiro  destes  produtos,                                                                                   pesquisa e  ensino,  manutenção  e  as­                                                                                santes e diversificados.



                 onde atua há 24 anos.                                                                                                    sistência técnica, energia elétrica e in­


                       Mesmo  sem  revelar  números  ou                                                                                   dústria  autom obilística.  Segundo                                                                                    Crescimento de  100%



                 percentuais de crescimento, “por razões                                                                                  Ramacciotti,  a área de  telecomunica­                                                                                 A  M inipa/Ando  tem  registrado  um


                 estratégicas, apenas”, garante o geren­                                                                                  ções está em voga e tem se expandido                                                                                   crescimento de  100% em seu fatura­


                 te de vendas da região Sul da América                                                                                    com  as  medidas  do  governo,  “sendo                                                                                 mento anual desde  1994,  devendo re­



                 Latina, Mário Ramacciotti, a empresa                                                                                     muito  representativa”  na  receita  da                                                                                pelir este  resultado  no corrente ano.



                 tem elevado o seu faturamento no Pais                                                                                    empresa.                                                                                                               Segundo o gerente comercial da em­


                 em  função dos atuais cenários econô­                                                                                         Comentando tendências tecnológicas,                                                                               presa,  Paulo  Roberto  Simões,  isto


                 micos do Brasil e do mundo.                                                                                              observa que os instrumentos seguem a                                                                                   tem  sido  alcançado  graças  a  uma



                       A globalização da economia mundi­                                                                                  evolução dos equipamentos das respec­                                                                                  agressiva  política  de  diversificação



                 al  e o processo de abertura do Brasil,                                                                                  tivas áreas. Em telecomunicações, por                                                                                  de produtos, baseada no desenvolvi­


                 promovendo quebra de monópolios es-                                                                                      exemplo,  lembra  a  convergência  de                                                                                   mento  interno de  novos equipamen­



                                                                                                                                                                                                                                                                  tos de medição e controle.



                                                                                                                                                                                                                                                                        A  maior demanda  por  instrumental



                                                            F í l l I I f  4 I T I O I ) t O   t t o s   O P ) p M ;   u )                     l o   i M H l a i m c m l n c é i o   I                                                                            estaria ocorrendo nas indústrias eletro-


                                                                                                                                                                                                                                                                  eletrônicas, que representaram mais de



                                                                                                                                                                                                                                                                  50%  da  receita obtida com estes pro­



                                                                                                                                                                                                                                                                  dutos. Já o segmento de telecomunica­


                                                                                                                                                                                                                                                                  ções  deve  apresentar  um crescimento



                                                                                                                                                                                                                                                                  mais  elevado  de  dem anda  após  a


                                                                                                                                                                                                                                                                  privatização das estatais e a entrada de



                                                                                                                                                                                                                                                                  novas operadoras em segmentos como



                                                                                                                                                                                                                                                                  a  banda  B  da  telefonia celular, que é


                           —                                                                                                                                                                                                                                       um  campo  onde  deverá  haver muitas



                                                                                                                                                                                                                                                                   vendas de instrumental. A privatização


                        u—                                                                                                                                                                                                                                         das empresas de energia elétrica tam­




                                                                                                                                                                                                                                                                   bém deverá expandir a comercialização

                        M A                                                                                                                                                                                                                                        de  instrumentos  de  medição  no  País.




                                                                                                                                                                                                                                                                   lembra Simões.


                                                                                                                                                                                                     y'
                         1C                                                                                                                                                                                                                                              Afirmando  que  o  mercado de ins­

                                                                                                                                                                                                                                                                   trumentação ainda é bem tradicional,



                                                                                                                                                                                                                                                                   observa que  ele  está carente de coi­



                                                                                                                                                                                                                                                                   sas  novas com melhores preços. En­


                           *  I                                                                                                                                                                                                                                    tre  as  tendências  tecnológicas,  des­



                                                                                                                                                                                                                                                                   taca a de produtos mais compactos e



                           A  •                                                                                                                                                                                                                                    amigáveis,  observando  que  a  infor­


                                                                                                                                                                                                                                                                    m atização  de  instrum entos  “ainda


                           J !                                                                                                                                                             A s em p re sas H ew ellt                                               está  longe  para nós” .



                                                                                                                                                                                    P ackard, M in ip a/A n d o  e                                                        A Minipa/Ando estima ter uma par­



                                                                                                                                                                      T ektro n ix não in fo rm aram  os                                                            ticipação  de  70%  nas  vendas  de
                                        .  —  • <



                                                                                      * ‘K                                                                               seus dados de fatu ra-m en to                                                              multímetros e osciloscópios analógicos

                                                                                                                                                                                                                                                                    no  mercado  brasileiro.  A  Ando é um
                                                                                                  t**7                                                                                                          n estes anos.

                                                                                                                                                                                                                                                                    dos grandes fornecedores mundiais de



                                                                                                                                                                        Fonte: entrevistas nas empresas                                                             produtos de instrumentação.





                6 0   T e le b ra sil,  M a r ./A b r./97
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65