Page 58 - Telebrasil - Março/Abril 1997
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F o n te : e n tre v is ta s nas empresas
A abertura da economia ao exterior, em operação efeti
que levou as empresas a buscar uma va um maior nú E s t i m a t i v a d e p a r t i c i p a ç ã o d o s e t o r d e
maior produtividade para serem mais mero de empresas t e l e c o m u n i c a ç õ e s n o m e r c a d o b r a s i l e i r o
competitivas, inclusive as estatais, in privadas na área d e i n s t r u m e n t a ç ã o
centivou bastante o mercado de instru de telecomunica
mentação, assim como a instalação de ções, como as
novas fábricas no País. que irão explo
Schaeffer afirma que em telecomu rar a banda B da
nicações as “vedetes” são os instru telefonia celular,
mentos para teste de telefonia celular, a previsão de
tanto em CDMA ou TDMA, com a crescimen to do
empresa oferecendo sistemas para este f a tu r a m e n to
nicho de mercado que incorporam até cresce, devendo
22 instrumentos de análise e medição. ser de “ 15% no
A HP tem investido bastante na área mínimo”.
de suporte e treinamento para a área A empresa está
de instrumentação, reconhecendo que mais direcionada
o pós-venda tem papel fundamental para produtos co
neste mercado. Segundo o gerente de mo analisadores
marketing, os clientes passaram a ser de transmissão e
mais exigentes e o número de cursos os voltados para transmissão de dados, SDH representam 50% da receita da
solicitados aumentou muito. A carên duas áreas que, segundo Pelliciari, re empresa, enquanto os voltados para
cia de bons profissionais em instru presentam 60% do fatu-ramento da em sistemas ópticos somam 20%. Em
mentação é que tem limitado este aten presa. SDH. destacam-se os para ATM, fi
dimento, levando à criação de crono- A de transmissão de dados apresenta bras ópticas e celulares, tanto de
gramas de instalação dos instrumentos. maior expansão de demanda, principal CDMA, TDMA ou PCS.
Rui Villela Ferreira, responsável por mente em SDH, com muitas redes de A Anritsu no Brasil passou a funcio
estes cursos na HP, lembra que há três grande porte sendo montadas. nar como um Centro Regional para a
anos era realizado um curso por mês Os principais clientes da Wan-del & América Latina e o gerente regional de
enquanto hoje são pelo menos dez. Goltermann são as operadoras do sis marketing e vendas, Carlos Augusto
Acrescenta que muitos atendem a em tema Telebrás, que estão investindo em Padilha, estima que com o Mercosul e
presas novas que não possuem tecno fibra óptica, e o segmento bancário, que a estabilização parcial da economia na
logia de medição e que felizmente a investe muito em transmissão de dados. região as vendas de instrumentos têm
área de calibração também vem regis Para atender a uma crescente deman tido expansão razoável, que poderia ser
trando uma maior demanda, com as da, a empresa tem reforçado as áreas maior se houvesse mais estabilidade
empresas buscando cabibrar de forma de assistência técnica e de treinamento, política no continente.
adequada o seu instrumental. apesar da dificuldade em contratar bons Em 1997, a América Latina, excetu
profissionais no mercado. Segundo o ando México e Brasil, deve gerar um
Um mercado de gerente, as universidades não estariam faturamento de R$4 milhões para a
até R$120 milhões formando bem e em quantidade sufici empresa. Este mercado representaria no
A Wandel & Goltermann Instru ente especialistas para o setor, citando total R$30 milhões, enquanto o do Bra
mentação estima que o mercado de ins como exceções a USP e a UFF. sil seria de R$50 milhões, consideran
trumental de medição no Brasil gira em Quanto às tendências tecnológicas do-se os instrumentos básicos e não os
torno de R$80 milhões/ano, conside dos produtos, destaca a multifun- sistemas mais complexos de análise. A
rando os produtos básicos, podendo cionalidade, a simplicidade de opera estimativa de crescimento do fatura
chegar a R$120 milhões se incluídos ção e a atualização dos equipamentos mento a nível mundial da empresa é de
os sistemas mais complexos de análi via software. 15%, devendo ser maior no Brasil, em
se, com computadores possantes e virtude da abertura de mercados e da
softwares sofisticados. Nova linha de produtos instalação de novas empresas no País.
Segundo o gerente de vendas da em A Anritsu Wiltron Eletrônica era to Padilha destaca como tendências
presa, Ednir Pelliciari, o faturamento talmente voltada para a área de teleco tecnológicas a miniaturização dos
destes produtos foi de R$ 10 milhões em municações desde a sua instalação no equipamentos e a integração com a infor-
1995 e de R$ 12 milhões no ano seguin Brasil há vinte anos, e deve faturar mática. Afirma que o mercado se
te, estimando para 1997 uma receita de R$10 milhões no ano de 1997. A sofisticou e que a calibração correta dos
R$ 13,2 milhões. A estabilização da eco Anritsu associou-se a Wiltron e esta produtos é uma exigência das empresas
nomia e a abertura de monopólios esta beleceu uma política para comer para a obtenção do certificado ISO 9002.
tais, com a entrada de novas empresas cialização das duas linhas de produtos, Entre as tendências do mercado ele res
em mercados como o de telecomunica que prevê um aumento do percentual salta a de empresas públicas partirem
ções, são fatores que incentivaram este da Wiltron, de instrumental em geral, para projetos xumkey e uma maior de
crescimento continuado. de 10% para 30%, entre 1997 e 2001. manda por suporte e treinamento. Isto
Para 1998 e 1999. quando deve entrar Por segmento, os produtos para tem levado a empresa a investir mais