Page 58 - Telebrasil - Março/Abril 1997
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F o n te : e n tre v is ta s  nas empresas



                      A abertura da economia ao exterior,                                                                                 em operação efeti­


                que  levou  as  empresas  a  buscar uma                                                                                   va um  maior nú­                                                                                 E s t i m a t i v a   d e   p a r t i c i p a ç ã o   d o   s e t o r   d e



                maior produtividade  para serem  mais                                                                                     mero de empresas                                                                               t e l e c o m u n i c a ç õ e s   n o   m e r c a d o   b r a s i l e i r o


                competitivas,  inclusive as estatais, in­                                                                                 privadas  na  área                                                                                                           d e   i n s t r u m e n t a ç ã o



                centivou bastante o mercado de instru­                                                                                    de telecomunica­


                 mentação, assim como a instalação de                                                                                     ções,  como  as



                 novas fábricas no País.                                                                                                  que  irão  explo­


                       Schaeffer afirma que em telecomu­                                                                                  rar a banda B da



                 nicações  as  “vedetes”  são  os  instru­                                                                                telefonia celular,


                 mentos para teste de telefonia celular,                                                                                  a  previsão  de


                 tanto  em  CDMA  ou  TDMA,  com  a                                                                                       crescimen  to  do



                 empresa oferecendo sistemas para este                                                                                     f a tu r a m e n to



                 nicho de  mercado que incorporam até                                                                                      cresce,  devendo


                 22 instrumentos de análise e medição.                                                                                     ser  de  “ 15%  no


                       A HP tem investido bastante na área                                                                                 mínimo”.



                 de  suporte  e  treinamento  para  a  área                                                                                     A empresa está


                 de  instrumentação, reconhecendo que                                                                                      mais  direcionada



                 o  pós-venda  tem  papel  fundamental                                                                                     para produtos co­


                  neste  mercado.  Segundo o gerente de                                                                                    mo  analisadores



                  marketing,  os clientes  passaram  a ser                                                                                 de  transmissão  e


                  mais exigentes  e o  número de cursos                                                                                    os voltados para transmissão de dados,                                                                                 SDH representam 50% da receita da



                  solicitados aumentou muito.  A carên­                                                                                    duas áreas que, segundo Pelliciari, re­                                                                                empresa, enquanto os voltados para


                 cia  de  bons  profissionais  em  instru­                                                                                 presentam 60% do fatu-ramento da em­                                                                                   sistemas  ópticos  somam  20%.  Em



                  mentação é que tem limitado este aten­                                                                                   presa.                                                                                                                 SDH. destacam-se os para ATM, fi­


                 dimento,  levando à  criação de crono-                                                                                          A de transmissão de dados  apresenta                                                                             bras  ópticas  e  celulares,  tanto  de



                 gramas de instalação dos instrumentos.                                                                                    maior expansão de demanda, principal­                                                                                  CDMA, TDMA ou  PCS.


                       Rui Villela Ferreira, responsável por                                                                               mente em  SDH, com  muitas  redes de                                                                                         A Anritsu no Brasil passou a funcio­



                 estes cursos na HP, lembra que há três                                                                                    grande porte sendo montadas.                                                                                            nar como um Centro  Regional para a



                 anos  era  realizado  um  curso  por  mês                                                                                       Os principais clientes da Wan-del &                                                                              América Latina e o gerente regional de


                 enquanto  hoje  são  pelo  menos  dez.                                                                                    Goltermann são as operadoras do sis­                                                                                    marketing  e  vendas,  Carlos  Augusto



                 Acrescenta que muitos atendem a em­                                                                                       tema Telebrás, que estão investindo em                                                                                  Padilha, estima que com o Mercosul e


                 presas  novas que não possuem tecno­                                                                                       fibra óptica, e o segmento bancário, que                                                                               a estabilização parcial da economia na



                  logia  de  medição  e  que  felizmente  a                                                                                 investe muito em transmissão de dados.                                                                                 região as vendas de  instrumentos têm


                  área de calibração também vem regis­                                                                                      Para atender a uma crescente deman­                                                                                    tido expansão razoável, que poderia ser



                  trando  uma  maior  demanda,  com  as                                                                                    da,  a empresa tem  reforçado  as áreas                                                                                 maior  se  houvesse  mais  estabilidade


                 empresas buscando cabibrar de forma                                                                                       de assistência técnica e de treinamento,                                                                                política no continente.



                  adequada o seu instrumental.                                                                                              apesar da dificuldade em contratar bons                                                                                      Em  1997, a América Latina, excetu­


                                                                                                                                            profissionais  no  mercado.  Segundo  o                                                                                ando  México e  Brasil, deve gerar um



                  Um mercado de                                                                                                             gerente, as  universidades não estariam                                                                                 faturamento  de  R$4  milhões  para a



                 até R$120 milhões                                                                                                          formando bem e em quantidade sufici­                                                                                    empresa. Este mercado representaria no


                  A  Wandel  &  Goltermann  Instru­                                                                                         ente especialistas  para o setor, citando                                                                               total R$30 milhões, enquanto o do Bra­



                  mentação estima que o mercado de ins­                                                                                    como exceções a USP e a UFF.                                                                                             sil seria de R$50 milhões, consideran­



                  trumental de medição no Brasil gira em                                                                                          Quanto  às  tendências  tecnológicas                                                                              do-se os instrumentos básicos e não os


                  torno  de  R$80  milhões/ano,  conside­                                                                                   dos  produtos,  destaca  a  multifun-                                                                                   sistemas mais complexos de análise. A



                  rando  os  produtos  básicos,  podendo                                                                                    cionalidade, a simplicidade de opera­                                                                                   estimativa  de  crescimento  do  fatura­


                  chegar a  R$120  milhões  se  incluídos                                                                                   ção e a atualização dos equipamentos                                                                                    mento a nível mundial da empresa é de



                  os sistemas mais complexos de análi­                                                                                      via software.                                                                                                            15%, devendo ser maior no Brasil, em


                  se,  com  computadores  possantes  e                                                                                                                                                                                                               virtude  da abertura de  mercados e da



                  softwares sofisticados.                                                                                                   Nova linha de produtos                                                                                                   instalação de novas empresas no País.



                        Segundo o gerente de vendas da em­                                                                                        A Anritsu Wiltron Eletrônica era to­                                                                                     Padilha  destaca  como  tendências


                  presa,  Ednir  Pelliciari,  o  faturamento                                                                                talmente voltada para a área de teleco­                                                                                  tecnológicas  a  miniaturização  dos



                  destes produtos foi de R$ 10 milhões em                                                                                   municações desde a sua instalação no                                                                                     equipamentos e a integração com a infor-


                   1995 e de R$ 12 milhões no ano seguin­                                                                                   Brasil  há  vinte  anos,  e  deve  faturar                                                                               mática.  Afirma  que  o  mercado  se



                  te, estimando para  1997 uma receita de                                                                                   R$10  milhões  no  ano  de  1997.  A                                                                                     sofisticou e que a calibração correta dos



                  R$ 13,2 milhões. A estabilização da eco­                                                                                  Anritsu  associou-se  a Wiltron e  esta­                                                                                 produtos é uma exigência das empresas


                  nomia e a abertura de monopólios esta­                                                                                    beleceu  uma  política  para  comer­                                                                                     para a obtenção do certificado ISO 9002.



                  tais,  com a entrada de novas empresas                                                                                    cialização das duas linhas de produtos,                                                                                  Entre as tendências do mercado ele res­


                  em mercados como o de telecomunica­                                                                                       que prevê  um  aumento do  percentual                                                                                     salta a de empresas públicas partirem



                  ções, são fatores que incentivaram este                                                                                   da Wiltron, de instrumental  em geral,                                                                                    para projetos xumkey e uma maior de­



                  crescimento continuado.                                                                                                    de  10% para 30%, entre  1997 e 2001.                                                                                    manda por suporte e treinamento. Isto


                         Para 1998 e  1999. quando deve entrar                                                                                     Por  segmento,  os  produtos  para                                                                                 tem  levado a empresa a investir mais
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