Page 56 - Telebrasil - Março/Abril 1997
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A empresa está selecionando merca­



               dos com boas perspectivas para a área


               de instrumentação mas não planeja ter



               um  grande  leque  de  produtos.  Weiss


               argumenta  que  uma  grande  oferta de


               equipamentos poderia prejudicar a pre­



               ocupação da  empresa em oferecer uma


                linha  de  produtos  tecnologicamente



                atualizada e capaz de atenderas neces­


                sidades  de seus usuários.


                      O faturamento da Equitel na área de



                instrumentação tem  apresentado fatu­


                ramento crescente. De outubro de 1994



                a  setembro  de  1995  a  receita  foi  de


                R$500  mil,  pulando  para  R$2.5  mi­


                 lhões  nos doze meses seguintes.  Para



                outubro do ano passado até  setembro


                de  1997 a previsão é de R$3 milhões.


                      Os principais clientes da Equitel em                                                                                                 S / s t e m a s   s o f i s t i c a d o s   d e   m o n i t o r a ç ã o   c o m p l e m e n t a m   o s   i n s t r u m e n t o s .



                instrumentação  são  as  operadoras  do


                Sistema  Telebrás  que  adquirem  os                                                                                         empresa, Adérito Fernandes Souza Fi­                                                                                   de redes é um ramo com grande poten­



                analisadores de  protocolos,  responsá­                                                                                      lho,  a CGA Optosystems especializou-                                                                                  cial  e que  as  empresas de  instrumen­


                veis por cerca de 50% do faturamento                                                                                         se em  instrumentação para  o setor de                                                                                  tação  tendem a se voltar para uma su­



                da área  de  instrumentação. Já os pro­                                                                                      telecomunicações atendendo principal­                                                                                   pervisão mais complexa. Segundo ele,


                dutos  para a  linha óptica estão  tendo                                                                                     mente a operadoras, firmas de instala­                                                                                  o  mercado  sul americano  é  pobre


                uma maior demanda junto às empresas                                                                                          ção,  fabricantes  de  fibras  e  a  labo­                                                                              tecnologicamente  e,  hoje,  os  clientes



                de instalação de redes externas.                                                                                             ratórios.                                                                                                               desta  região estão  buscando sistemas


                      Weiss observa que a crescente evo­                                                                                           O faturamento da empresa tem cres­                                                                                de gerenciamento mais modernos.



                lução  tecnológica  de  diversas  áreas                                                                                      cido de 1W<  a 80% nos últimos anos e                                                                                         No campo tecnológico ressalta como


                impõe a utilização de instrumentos de                                                                                        o gerente atribui estes resultados ao di­                                                                               perspectivas a redução do tamanho dos


                medição de menor porte, com maior po­                                                                                        namismo da COA  Oplo-systems, que                                                                                       equipamentos de medição, a maior ca­



                tencial de aferição e de uso mais fácil.                                                                                     tem  buscado  novas  tecnologias  e  no­                                                                                pacidade de  aferição dos mesmos e o



                Os  instrumentos,  segundo  ele,  serão                                                                                      vos mercados.                                                                                                           uso de softwares cada vez mais evoluí­


                cada  vez  mais  controlados  por  soft­                                                                                           Entre estes destaca o de telefonia ce­                                                                            dos,  além  de  maiores  facilidades


                ware.Ressalta ainda que a Equitel  for­                                                                                      lular, no qual a empresa já atua há três                                                                                operacionais destes instrumentos. Des­



                nece.  além  do  suporte  técnico  opera­                                                                                    anos.  com  instrumentos  para testes e                                                                                  taca a monitoração centralizada como



               cional  dos  equipamentos  comerciali­                                                                                        manutenção, como analisadores de pro­                                                                                    um caminho  no  qual  as  empresas de


                zados.  serviços que o complementam,                                                                                         tocolos e levantadores de campo.                                                                                         instrumentação devem investir.


               dentro  da  filosofia  “one face  to  the                                                                                           Ressalta que no último ano a empre­



               customer",  de  facilitar  e  agilizar  os                                                                                    sa passou a oferecer também produtos                                                                                     Atuação em todos



               processos, buscando a permanente sa­                                                                                          para testes em sistemas de transmissão                                                                                   os  mercados


               tisfação dos clientes.                                                                                                        e para “testagem" de comunicação de                                                                                      Dispondo de cinco mil produtos na área



                      A empresa tem um programa de co­                                                                                       dados.                                                                                                                   de instrumentos de medição, reunidos


               operação com universidades, através do                                                                                              O segmento de produtos para fibras                                                                                 em  um  catálogo  que é  chamado de a



               qual cede máquinas que são utilizadas                                                                                         ópticas  ainda  representaria  70%  do                                                                                   “Bíblia  do  setor',  a  Hewlett  Packard


                na formação de recursos humanos para                                                                                         faturamento  da  empresa,  mas  outros                                                                                   atua em praticamente todos os merca­


               a área de instrumentação. Entre as ins­                                                                                       segmentos apresentam um crescimen­                                                                                       dos, mas reconhece que o segmento de



               tituições  que  participaram  deste  pro­                                                                                     to crescente de receita, como o dos ce­                                                                                   telecomunicações  é  responsável  por



               grama estão a Unicamp, de São Paulo,                                                                                          lulares e o de comunicação de dados.                                                                                      50% do faturamento destes produtos.


               e  a  Universidade Católica do Paraná.                                                                                        Outro mercado em expansão é o de ins­                                                                                           Segundo o gerente de marketing da


               Na  primeira,  há  também  a  participa­                                                                                      trumentos  para  análise  das  redes  de                                                                                  área de instrumentos e sistemas de tes­



               ção da Telesp no programa.                                                                                                    cabo de cobre. Ele comenta que, tradi­                                                                                    tes e medição da HP. Carlos Schaeffer,



                                                                                                                                             cionalmente, as redes externas não fo­                                                                                    o  mercado  brasileiro  seria superior a


                Diversificando  produtos                                                                                                     ram  muito  atendidas  pela  área  de                                                                                     R$ 100 milhões/ano em todos os ramos


               Há dez anos a CGA Optosystems co­                                                                                             instrumentação,  mas  que  este  quadro                                                                                   da economia, com a área de telecomu­



               meçou  a  atuar  no  mercado  de  instru­                                                                                     começa a se alterar.                                                                                                      nicações respondendo por pelo menos


               mentação com produtos para a área de                                                                                                A menina dos olhos da empresa são                                                                                   R$50 milhões anuais.



               fibras ópticas c há oito, após absorver                                                                                       os  sistemas  de  supervisão  de  cabos                                                                                               A  empresa  não  informa  o  seu


               outras empresas do ramo passou a ofe­                                                                                         ópticos,  que  são  utilizados  pela  Em-                                                                                 faturamento  anual  na  área de  instru­


               recer equipamentos para caracterização                                                                                        bratel nas ligações de Rio-SP-BH e nos                                                                                    mentação, mas reconhece que ele tem



               destas libras para os fabricantes de ca­                                                                                      cabos submarinos.                                                                                                         crescido na média de 30% nos últimos


               bos e de fibras.                                                                                                                    Comentando  sobre  tendências  do                                                                                   dois  anos,  devendo  repetir  este  per­



                      Segundo  o  gerente  comercial  da                                                                                     mercado, ressalta que o gerenciamento                                                                                     centual de expansão em  1997.
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