Page 25 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1997
P. 25

Latina  explicam  essa  rápida  expansão.                                                                               mas  regiões  do  mundo,  destacando-se


                       Mas  os  lançamentos  diminuirão  até  o                                                                              os EUA, onde existem 62 milhões de as­                                                                                 de telefones celulares realizar chamadas


                      ano 2000, pois os satélites serão usados                                                                               sinantes de TV por assinatura e 93  mi­                                                                                fora das fronteiras nacionais.
                                                                                                                                                                                                                                                                         Para o início de  1995, as estimativas de
                      com maior eficiência.                                                                                                  lhões  de  domicílios  com  televisão.  A                                                                              telefones celulares em todo o mundo re­



                            Com  a  combinação  de  tecnologias,                                                                             Europa conta com mais de 20 milhões de                                                                                dundavam 55 milhões de acessos. Levan­


                      ocorre  evolução para equipamentos ter­                                                                                assinantes.                                                                                                           do  em  conta  o  interesse  demons-trado


                      minais  integrando telefone, televisor e                                                                                     O mercado potencial pode ser avalia­                                                                            pelas pessoas em conseguir maior mobi­


                      computador.  Dessa convergência surge                                                                                  do através de estatísticas de domicílios                                                                              lidade e a redução dos preços para siste­



                      um novo equipamento terminal, que não                                                                                  com  televisão  ou  ainda  com  o  estoque                                                                            mas móveis, é esperado um crescimento


                      é apenas  um computador,  mas também                                                                                   de  televisores em  uso.  Sob esse último                                                                             fantástico para o setor, podendo ocorrer


                      um televisor, um telefone, um aparelho                                                                                 critério,  a  América  Latina  representa o                                                                           que a estimativa de 260 milhões de assi­



                      de fax e, até mesmo uma caixa de correio.                                                                              quarto  maior mercado potencial  de  TV                                                                               nantes de telefones celulares para o ano


                            A  convergência  dos  telefones,  com­                                                                           por assinatura, com 80 milhões de televi­                                                                             2000, esteja subdimensionada. No início


                      putadores e  televisores  força as empre­                                                                              sores em uso, representando 8% do mer­                                                                                de  1996 já estavam operando no mundo


                      sas a procurarem externamente o conhe-                                                                                 cado mundial. Do total mundial de  1  bi­                                                                             cerca de 87 milhões de telefones celula­


                     ci-mento de que carecem. Fusões, joint-                                                                                 lhão de televisores em uso, a Europa e a                                                                              res.



                      ventures e alianças criativas de toda sor­                                                                             Asia representam, respectivamente, 35%


                      te começam a ocorrer em um ritmo acele­                                                                               e 32% do mercado mundial. Os EUA são                                                                                   Comunicações  pessoais


                      rado, conforme os três pilares da indús­                                                                              o terceiro maior mercado, com 210 mi­                                                                                  As redes de comunicações pessoais, atra­



                     tria de comunicações busquem apoio na                                                                                   lhões de televisores em  uso.  O Brasil,                                                                              vés das redes de satélites globais, do PCS


                     indústria  de  telecomunicações  que  se                                                                               com 33 milhões de televisores, ocupa o                                                                                (Personal  Communications System)  em


                     desenvolve.                                                                                                            sexto  lugar  mundial,  depois  dos  EUA.                                                                             desenvolvimento  nos  EUA,  do  PCN


                           O aparelho de televisão comum permi­                                                                             Japão com 77 milhões, Alemanha com 45                                                                                 {Personal Communications Networks) na


                     te ao telespectador selecionar filmes, pro­                                                                            milhões. China com 45  milhões e  índia                                                                               Europa, certamente acrescen-tarão vários



                     gramas  de  televisão,  videogames.  pro­                                                                              com 37 milhões.                                                                                                       milhões  de  assinantes  aos  serviços  mó­


                     gramas educacionais, compras a domicí­                                                                                       A  tecnologia e  o  mercado convivem                                                                            veis. No mesmo sentido também deverão


                     lio,  operações  bancárias,  serviços  de                                                                              com  mudanças  mútuas  e  constantes,                                                                                 concorrer  os  sistemas  DECT  (Digital



                     pagamento de contas,  reservas de qual­                                                                                surgindo a  possibilidade de serem ofe­                                                                               Eumpcan Cordless Teleeommunieations)


                     quer  espécie  e  informações  em  geral.                                                                              recidos serviços de vídeo e voz utilizan­                                                                             c o PUS { Personal Handyphone System)


                     Assim,  informações,  comunicações,                                                                                    do a mesma infra-estrutura.  Na Europa,                                                                               do Japão.


                     capacitação  técnica  e  cultural,  planeja                                                                            todas  a s   empresas  do  setor  estão  bus­                                                                               O  setor  de  telecom unicações  se



                     mento e colaboração, com todas as faci­                                                                                cando  acertos.  A  situação  de  cada  na­                                                                           reestruturará  radicalmente  em  função


                     lidades,  são  acessadas  tão  facilmente,                                                                             ç ã o ,   entretanto,  varia em  função da  re­                                                                       das diversas mudanças e ajustes em an­



                    quanto telefonar.                                                                                                      gulamentação  própria.  Mesmo  nesse                                                                                   damento,  e o  resultado  poderá  ser uma


                          Durante muitos anos, o aparelho tele                                                                             continente, a s   diferenças entre os diver­                                                                           situação de contínua revolução, previs­



                    fônico dominou isoladamente como ler                                                                                   sos países s e   reflete nos níveis de pene                                                                            ta por diversos analistas. Com toda cer-


                    minai  de comunicação.  Hoje. computa                                                                                  lração da  televisão a cabo em  cada  um                                                                               lc/a  a  velocidade dessas mudanças não



                    dores e televisores já disputam  posição                                                                               deles, que chega perlo de  I00L  na  Bei                                                                               será uniforme cm todo o mundo. As pri­

                                                                                                                                           gica e  1  iixemburgo.  mas  não passa de
                    de terminal eletrônico no lar. No momen                                                                                                                                                                                                       oridades  da  maioria  dos  clientes  dos

                                                                                                                                            15Ví  na Espanha, dados de  1993.
                    to  as  empresas  de  TV  a  cabo estão  in                                                                                                                                                                                                   países em desenvolvimento continuarão



                    vestindo  milhões  de  dólares  para  in­                                                                                                                                                                                                     sendo distintas das dos países mais de-
                                                                                                                                           Celulares                                                                                                              senvolvidos, que certamente aguardarão

                   crementar ao televisor doméstico as fun
                                                                                                                                           A tecnologia, espeeifieaniente as comu­                                                                                pelo  acesso  aos  serviços  básicos.
                   ções de um computador pessoal,  enquan­
                                                                                                                                           nicações sem  fio. está tomando obsole­                                                                                     Os operadores, os provedores de ser­

                   to que  a  indústria  de computação  faz  a
                                                                                                                                           ta a maioria das regras tradicionais. Sis­                                                                             viços e os  fabricantes de equipamentos

                   contra-ofensiva  com  a  multimídia  e  a
                                                                                                                                           temas baseados  no rádio, como os  tele-                                                                               que não puderem se antecipar e se adap­

                   videoconferência.
                                                                                                                                           lones celulares, já não são privilégio de                                                                              tar a estas  mudanças  atravessarão  séri­



                                                                                                                                           uma elite. A tecnologia está possibilitan­                                                                             as  dificuldades.  O  trafego  de  voz,  que
                   TV por assinatura                                                                                                      do a popularização dos sen iços e os pre­                                                                               atualmente representa cerca de 80% das



                     O serviço de televisão por assinatura já                                                                             ços  estão  caindo.  Além  disso,  os  acor­                                                                            receitas das empresas de telecomunica­



                   se encontra bastante difundido em algu­                                                                                dos  de  roaniin#,  permitem  aos  clientes                                                                             ções,  diminuirá  significativamente  em



                                                                                                                                                                                                                                                                  relação  às  receitas  oriundas  dos  servi­



                                                                                                                                                                                                                                                                 ços  de  dados,  textos,  imagens  e  vídeo,


                                                                                                                                                                                                                                                                  sendo provável que em 2000, fique abai­


                                                                                                                                                                                                                                                                  xo de 50%, segundo o analista Michael
                                                                              Mercado  mundial  de  satélites
                                                                                                                                                                                                                                                                 Spencer ,  da Booz,  Allen  Fronteiras  &



                                                                                                                                                                                                                                                                  Hamilton.



                                     60                                                                                                                                                                                                                                No ano  2000,  as  fronteiras entre em­


                                     60-                                                  F 'to                                                                                                                                                                  presas de televisão a cabo. de telecomu­


                                                                                                                                                                                                                                                                  nicações e de computadores  se confun­
                                     40

                                                                                                                                                                                                                                                                 dirão  total mente,  conforme  destaca  o
                                     30                                                                            » L í


                                     20                                                                                 \ ¦£»                                                                                        ?  1995                                     analista  de  tendências  mundiais  John
                                                                                                                                                                                                                                                                 Naisbitt em  “Paradoxo Global".  O pal­

                                     10                                                                                                                                                                              EB 2000                                     co está armado para as empresas de  te­


                                        0      M                                                                                                                                                                                                                 lecomunicações  invadirem  os  territóri­


                                                  América                                                                                     Europa                                                                                                             os  umas das outras e  fazê-lo em  parce­


                                                 do Norte                                                                                  Central e
                                                                                                                                                                                                                                                                 ria.  ou  em  competição,  com  as  empre­


                                                                                                                                                Leste
                                                                                                                                                                                                                                                                 sas de televisão a cabo.



                          Ponte: Euroconsult                                                                                                                                                                                                                          O desaparecimento da distância como

                                                                                                                                                                                                                                                                chave para o preço da comunicação po-






                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Jan./Fev , 97. Telebra$'  25
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30