Page 33 - Telebrasil - Março-Abril 1996
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crescer a 6 % ao ano de forma contro
lada e que o monopólio das TCs se
tornou demasiadamente pequeno
para atender à demanda. Para o
CPqD, ele o vê como uma Fundação
em que todos os operadores, pri
vados e públicos, injetariam dinheiro.
Dilson Dalpiaz Dias, do grupo
ABC Algar, que explora em regime
de monopólio privado a CTBC-MG,
fez um retrospecto da legislação re
lativa à concessão para exploração
de serviços de TCs e opinou que
uma Lei Geral, não precisaria abran
ger, de imediato, todos os aspectos
da regulamentação e sim, apenas, os
serviços que poderiam ser logos
abertos à competição.
O presidente do Instituto Brasileiro
para o Desenvolvimento das Teleco
Da esquerda para a direita, Matthew Flanigan (TIA),
Luiz Carlos Bahiana (Telebrasil) e Hélio Azevedo (H&T) municações - IBDT, Oscar Dias
Corrêa, analisou o projeto de Lei n°
1.287/95 (Lei Mínima) e lembrou que
quer trocar um monopólio do Estado advogou a discussão de uma Lei Geral licitação para a outorga de concessão
por um monopólio privado". Ele que viesse a substituir o Código para o serviço móvel celular vai
advogou a verdade tarifária, sem Brasileiro de Telecomunicações. O caracterizar um serviço público.
subsídio cruzado e disse que para o advogado Oswaldo Murgel, ex-con- Segundo ele, o prazo de 15 anos,
usuário, o sistema deve parecer único. sultor jurídico da Embratel, achou, renováveis, para os concessionários
“A privatização final do sistema porém, que não há nada que impeça privados do serviço, deveriam ser
Telebrás é irreversível mas a empresa normatizar, aos poucos, partes da Lei. estendidos para 25 ou 30 anos.
não pode perder o seu valor", obser Na discussão sobre a Lei Mínima,
vou Fernando Xavier adicionando Opina a iniciativa privada Luiz Antonio Silva, da Telerj e da
que o ritmo dessa privatização, No Painel dedicado a discutir a nova Fittel, disse não ser possível operar
porém, dependerá do grau de justa legislação, C arlos de Paiva Lopes, telefonia celular, em regime de com
competição que irá sendo obtido. O presidente da Ericsson, disse que a petição, sem a existência de um
dirigente mostrou que os atuais pres forma mais rápida do Sistema Tele orgào regulador. Nisto foi contestado
tadores de serviço como o sistema brás se tornar eficiente é começar pelo advogado Oswaldo Murgel que
Telebrás querem preservar o valor logo a competir e não aguardar a não vê obstáculo, tendo em vista
de suas ações no mercado e que os retirada de eventuais entraves. "‘Numa que a tarifa — o único item ainda
novos prestadores de serviço procu longa caminhada é preciso dar o pri não regulamentado — será dada
ram o retorno de seus investimentos. meiro passo", observou Paiva Lopes pelo critério do menor preço, por
Fernando Xavier explicou que fo acrescentando que o País precisa ocasião da licitação.
ram feitas reuniões gerenciais em
todo sistema Telebrás para mudar a
cultura vigente seu maior desafio
— preparando a empresa para com
pelir, valorizando a qualidade, preo-
cupando-se com o mercado, efetuan Marketing World'96
do parcerias e relacionamentos, tudo
isso observando leis, normas e regu
lamentos. Na comparação 94/95, o H& T também efetuou no Expo tos por telefone, o marketing dire
tráfego da Telebrás cresceu, em me A Center Norte, em São Paulo, to e os serviços de apoio, como
dia 2 0 %, o número de empregados o Marketing World V6, com Feira publicidade, bureaux de telemar
por mil acessos instalados caiu de 7,8 e Congresso voltados para Tele keting, artes gráficas, editoração,
para 6 , 1 e o investimento total cresceu marketing, Serviços de Marketing promoção de eventos, outdoors,
de US$4,26 para US$4,6 milhões. e Marketing Direto. Para o promo pesquisa de mercado e multimídia.
Para 1996 estão previstos investi ter Hélio de Azevedo, presidente
mentos de US$7 bilhões voltados da H& T, o evento veio preencher O Congresso do Telemarketing
para telefonia celular, rede de fibra a lacuna de um setor de atividades World contou com parceria da
óptica e para a Rede Nacional de que anteriormente contava apenas Telemarketing & Businness Tele
Alta Velocidade - Renave. com pequenas exposições communications - TBTeda Asso
Nos corredores da Telexpo’96, a ciação Brasileira de Telemarket
Federação Interestadual dos Traba Foram cerca de 100 exposito ing - ABT. O Direct Marketing
lhadores em Telecomunicações res, 700 congressistas e dez mil World teve o apoio da Associação
Fittel distribuiu mensagem criticando visitantes que de 12 a 15 de mar Brasileira de Marketing Direto -
a chegada casuística de uma l ei ço. discutiram a venda de produ A BEM D.
Mínima que poderá ser provisória e