Page 33 - Telebrasil - Março-Abril 1996
P. 33

crescer a 6 % ao ano de forma contro­



                                                                                                                                                                                                                                                                     lada  e  que  o  monopólio  das  TCs  se


                                                                                                                                                                                                                                                                     tornou  demasiadamente  pequeno


                                                                                                                                                                                                                                                                     para atender  à  demanda.  Para  o



                                                                                                                                                                                                                                                                     CPqD, ele o vê como uma  Fundação



                                                                                                                                                                                                                                                                     em  que  todos  os  operadores,  pri­


                                                                                                                                                                                                                                                                     vados e públicos, injetariam dinheiro.


                                                                                                                                                                                                                                                                              Dilson  Dalpiaz  Dias,  do  grupo



                                                                                                                                                                                                                                                                     ABC  Algar,  que  explora  em  regime


                                                                                                                                                                                                                                                                     de  monopólio  privado  a CTBC-MG,



                                                                                                                                                                                                                                                                      fez  um  retrospecto  da  legislação  re­


                                                                                                                                                                                                                                                                      lativa  à  concessão  para  exploração



                                                                                                                                                                                                                                                                      de serviços  de  TCs  e  opinou  que


                                                                                                                                                                                                                                                                      uma Lei  Geral,  não precisaria abran­



                                                                                                                                                                                                                                                                      ger,  de  imediato,  todos  os  aspectos


                                                                                                                                                                                                                                                                      da regulamentação  e  sim,  apenas,  os



                                                                                                                                                                                                                                                                      serviços  que  poderiam  ser  logos


                                                                                                                                                                                                                                                                      abertos à competição.



                                                                                                                                                                                                                                                                              O presidente do Instituto Brasileiro


                                                                                                                                                                                                                                                                      para  o  Desenvolvimento  das  Teleco­

                                                            Da  esquerda para a direita,  Matthew Flanigan  (TIA),


                                                         Luiz Carlos Bahiana (Telebrasil) e Hélio Azevedo (H&T)                                                                                                                                                       municações  -  IBDT,  Oscar  Dias
                                                                                                                                                                                                                                                                      Corrêa,  analisou  o  projeto  de  Lei  n°



                                                                                                                                                                                                                                                                       1.287/95 (Lei Mínima) e lembrou que

                quer  trocar um monopólio do Estado                                                                                         advogou a discussão de uma Lei Geral                                                                                      licitação para a outorga de concessão



                por  um  monopólio  privado".  Ele                                                                                          que  viesse  a  substituir  o  Código                                                                                     para  o  serviço  móvel  celular  vai


                advogou  a  verdade  tarifária,  sem                                                                                        Brasileiro  de  Telecomunicações.  O                                                                                      caracterizar  um  serviço  público.



                subsídio  cruzado  e  disse  que  para  o                                                                                   advogado  Oswaldo  Murgel,  ex-con-                                                                                        Segundo  ele,  o  prazo  de  15  anos,


                usuário, o sistema deve parecer único.                                                                                      sultor jurídico  da  Embratel,  achou,                                                                                    renováveis,  para  os  concessionários



                                  “A privatização final do sistema                                                                          porém,  que  não  há  nada  que  impeça                                                                                   privados  do serviço,  deveriam  ser


                Telebrás é irreversível mas a empresa                                                                                       normatizar, aos poucos, partes da Lei.                                                                                    estendidos para 25 ou 30 anos.



                não  pode perder o  seu  valor",  obser­                                                                                                                                                                                                                       Na discussão sobre a Lei  Mínima,



                vou  Fernando  Xavier  adicionando                                                                                          Opina a iniciativa privada                                                                                                 Luiz  Antonio  Silva,  da  Telerj  e  da


                que  o  ritmo  dessa  privatização,                                                                                          No Painel dedicado a discutir a nova                                                                                      Fittel,  disse  não  ser  possível  operar


                porém, dependerá  do  grau  de justa                                                                                         legislação,  C arlos  de  Paiva  Lopes,                                                                                   telefonia celular, em regime de com­



                competição  que  irá  sendo  obtido.  O                                                                                     presidente  da  Ericsson,  disse  que  a                                                                                   petição,  sem  a  existência  de  um



                dirigente mostrou que os atuais pres­                                                                                        forma  mais  rápida  do  Sistema Tele­                                                                                    orgào regulador. Nisto foi contestado


                tadores de serviço                                                como o sistema                                             brás  se  tornar  eficiente  é  começar                                                                                   pelo  advogado  Oswaldo  Murgel  que



                Telebrás                             querem preservar o valor                                                                logo  a  competir  e  não  aguardar  a                                                                                    não  vê  obstáculo,  tendo  em  vista


                de  suas  ações  no  mercado  e  que  os                                                                                     retirada de eventuais entraves. "‘Numa                                                                                    que  a  tarifa  —  o  único  item  ainda



                novos  prestadores  de  serviço  procu­                                                                                      longa caminhada é preciso dar o pri­                                                                                      não  regulamentado  —  será  dada


                ram o retorno de seus investimentos.                                                                                         meiro  passo",  observou  Paiva  Lopes                                                                                    pelo  critério  do  menor  preço,  por



                         Fernando  Xavier explicou que  fo­                                                                                  acrescentando  que  o  País  precisa                                                                                      ocasião da licitação.


                ram  feitas  reuniões  gerenciais  em



                todo sistema  Telebrás  para  mudar  a


                cultura vigente                                            seu  maior desafio



                —  preparando  a  empresa  para  com­



                 pelir,  valorizando  a  qualidade,  preo-


                cupando-se com  o mercado, efetuan­                                                                                                                                            Marketing World'96



                do parcerias  e  relacionamentos,  tudo


                isso observando  leis,  normas e  regu­



                lamentos.  Na  comparação  94/95,  o                                                                                                                 H& T também efetuou no Expo                                                                        tos por telefone, o marketing dire­


                tráfego  da  Telebrás  cresceu,  em  me­                                                                                                  A          Center Norte,  em São Paulo,                                                                       to  e os serviços  de apoio,  como



                dia 2 0 %,  o  número  de  empregados                                                                                                    o Marketing World V6, com Feira                                                                                publicidade,  bureaux de telemar­



                por mil acessos instalados caiu de 7,8                                                                                                   e  Congresso  voltados para  Tele­                                                                             keting,  artes gráficas,  editoração,


                para 6 , 1   e o investimento total cresceu                                                                                              marketing,  Serviços de Marketing                                                                              promoção  de eventos,  outdoors,



                de  US$4,26  para  US$4,6  milhões.                                                                                                      e Marketing Direto. Para o promo­                                                                              pesquisa de mercado e multimídia.



                Para  1996  estão  previstos  investi­                                                                                                   ter  Hélio  de Azevedo, presidente


                 mentos  de  US$7  bilhões  voltados                                                                                                     da H& T,  o evento veio preencher                                                                                       O Congresso do Telemarketing



                 para telefonia  celular,  rede  de  fibra                                                                                               a lacuna de um setor de atividades                                                                              World contou  com parceria  da


                 óptica  e  para  a  Rede  Nacional  de                                                                                                  que anteriormente contava apenas                                                                                Telemarketing & Businness Tele­



                 Alta Velocidade  -  Renave.                                                                                                             com pequenas exposições                                                                                         communications - TBTeda Asso­


                         Nos  corredores  da  Telexpo’96,  a                                                                                                                                                                                                             ciação Brasileira de  Telemarket­



                 Federação  Interestadual  dos  Traba­                                                                                                            Foram  cerca  de  100 exposito­                                                                        ing  -  ABT.  O  Direct  Marketing



                 lhadores  em  Telecomunicações                                                                                                          res,  700 congressistas  e dez mil                                                                               World teve o apoio da Associação


                 Fittel distribuiu mensagem criticando                                                                                                    visitantes que de  12 a  15 de mar­                                                                            Brasileira de Marketing Direto -



                 a  chegada  casuística  de  uma  l  ei                                                                                                  ço.  discutiram a  venda de produ­                                                                              A BEM D.


                 Mínima  que  poderá  ser  provisória  e
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38