Page 24 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1995
P. 24

CAPA                                                                                                   EMBRATEL


                                                                                                                                                                                                           3 # A 1 U # S                                                                                                                                  ¦





















                                                        C o n f i e   e m   g u e m   t e m



















                                                                    m a i s   d e   t r i n t a   a n o s   J























                                                                                                                                                                                                                                                                                      J o t o  C a r lo s  P in h e ir o  ó ê  F v m                            a













                                       presidente Castello Branco criou, em 16 de setem­
                    0                   bro de  1965, a Empresa Brasileira de Telecomu­                                                                                                               e forjada pelo contato com a comunidade intenuciani



                                                                                                                                                                                                      de telecomunicações — a exigir alta qualidade nos ser­

                                        nicações - Embratel. Nasceu como uma empresa
                                                                                                                                                                                                      viços — a Embratel sempre destacou o lado “brasikáo'


                                        pública  que  passou a conviver com  operadoras


                    estrangeiras aqui estabelecidas.  Depois de muito chão                                                                                                                            em suas manifestações. No texto de um de seus relatórios
                                                                                                                                                                                                      a empresa, tipicamente, lembrou sua política de apoio a

                     percorrido, a empresa está novamente sob a perspectiva                                                                                                                           tecnologia brasileira, falou do ativo engajamento de m



                     de sua próxima imersão cm uma economia de mercado.                                                                                                                               pessoal, divulgou a qualidade da sua gestão empresara!



                     Deu-se a passagem de seus trinta anos sob o impacto,                                                                                                                             e rotulou as telecomunicações como importante age®:


                     pouco  meses  antes,  da  decretação  pio  Congresso                                                                                                                             da sociedade pós-industrial do Pais.



                     Nacional,  do término do monopólio estatal das comu­                                                                                                                                      Na atuação da Embratel, os números falam por si sò.



                     nicações.  Ao  contrário  do cancioneiro popular reco­                                                                                                                           A empresa celebrou seus vinte anos. com mais de 22 na


                     mendando não  confiar em  ninguém de  mais de  trinta                                                                                                                             Km de linhas de microondas instalados, sistemas de cc-



                     anos ou de tnnata dinheiros, a Embratel, por sua perfor­



                     mance, constitui  para seus usuários e correspondentes,


                     vigorosa exceção.



                             Anterior à criação da Telebrás e do próprio Ministério


                     das Comunicações, o nome Embratel desperta emoção e



                     é associado à capacidade de um pais do Terceiro mundo,



                     cm  organizar seus próprios recursos.  Não é à-toa  que


                     dísticos colocados em “outdoors" —  estrategicamente



                     colocados  para quem  quiser ver —  rezam:  “Embratel



                     é a vitória do talento brasileiro".


                             Partindo de uma situação em que as telecomunicações



                     eram caóticas,  a  Embratel  assumiu o compromisso de



                     dotar o  Pais com  uma infra-estrutura básica de teleco­


                     municações e de opera-la com segurança. Em meados da



                     década de 80 e alcançada esta meta. a corporação voltou



                     seu interesse para o controle da produtividade e da ren­


                     tabilidade de seus serviços. E, em outra vertente, passou



                     a antecipar, na associação da informática com as tele­



                    comunicações,  o advento  de  uma  nova sociedade  —


                    a sociedade da informação.



                             A Embratel apesar de seu pouco contato direto com a



                     massa da população — o seu ambiente típico de trabalho


                    é junto ao ambiente corporativo  —-  sempre teve cons­



                    ciência de sua posição no cenário das telecomunicações



                    como elo importante para a cultura do País.  A denomi­


                    nação “via Embratel” permaneceu, durante muito tempo,



                    como um slogan popular — até por ter sido divulgado



                    pelas cadeias de  televisão que  a ela deviam  um  meio


                    eficiente e  relativamente barato de transmissão  —  c o



                    termo “padrão Embratel” refletiu e reflete a preocupação



                    da empresa com a qualidade do serviço prestado


                            Contando com uma espinha dorsal formada por uma



                    elite profissional de técnicos c pessoal de nível superior






                    24  Iw to o rt  Sai/CXit/Vó
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29