Page 37 - Telebrasil - Julho/Agosto 1995
P. 37

cardápio),  serviços  on-line  via  Internet                                                                            milhões  e 4 mil  itens de  estoque opera                                                                               vista  pela  iniciativa  privada  como


                 ou a realidade virtual.                                                                                                  com  lojas  eletrônicas,  das  quais  nove                                                                             um dos  maiores  filàos  emergentes.



                         Segundo  Ira Carlin, a tradicional  di­                                                                          no  interior  de  São  Paulo.  Não existe                                                                              A Escola  do  Futuro  nascida  há  seis


                 fusão da informação de massa — rádio,                                                                                    estoque  ou  produtos  físicos  nessa  loja.                                                                           anos tem  100  pesquisadores  e  convê­


                 tevê  e  publicidade  —  está  sendo  aos                                                                                O cliente faz sua escolha, através de um                                                                               nios com o Sebrae, Cesp e CNPq além


                 poucos substituída pela interação perso­                                                                                 monitor  de  vídeo  acoplado  a  um  CD                                                                                de  programas  de  intercâmbio  com



                 nalizada do usuário com o meio.  Quei­                                                                                   interativo, que o vendedor opera e rece­                                                                               Israel e  os  Estados  Unidos  e  opera  ao


                 ram. ou não as agências de publicidade,                                                                                  be a encomenda em 24 horas. As “lojas                                                                                  longo  de  dez  projetos  de  pesquisa.


                 os novos meios de comunicação intera­                                                                                    eletrónicas'’  ,como  são  chamadas estes                                                                              Hoje, o  contato  com  a  informação  é



                 tivos, como satélites e cabos, estão im­                                                                                 espaços,  são  um  sucesso.  Os chefes de                                                                              essencial  até  para  o  trabalhador braçal


                 pactando  a  população  e  modificando                                                                                   loja disputam sua instalação e os clien­                                                                               que  precisará  interagir  com  máquinas


                 seus  hábitos.  Nos  EUA.  o  cidadão  co­                                                                               tes —  mesmo  boias-frias  da  cidade  de                                                                              comandadas  a  computador.



                 mum  disporá,  antes  do anos  2000,  de                                                                                 Batatais — longe de mostrarem descon­                                                                                           Para  o  professor  Frederic  Litto,  o


                 quatrocentos  canais de  televisão  para                                                                                 fiança fizeram subir as vendas em 30%.                                                                                 processo educativo tem sido visto como


                 exercer  sua escolha.                                                                                                            A  TV  interativa já  existe,  como  no                                                                        uma  linha  de  montagem  em  que  se



                         “No passado era o conteúdo da men­                                                                               caso  da  votação  por  telefone, já  prati­                                                                           empurram  conhecimentos,  sacode-se


                 sagem  que  determinava  que  canal  se                                                                                  cada no Brasil. O próximo nível de inte­                                                                               bem  e jogam-se  ao  final  os  indivíduos


                 deveria  usar.  Agora  é  o  usuário  quem                                                                               ração  é  o  de  vários  participantes                                                                                 no mercado do trabalho.  Memorização,



                 decide c é para ele que devemos dirigir                                                                                  poderem  jogar  um  mesmo jogo.  Na                                                                                    ensino linear e seqüencial vão ser coisas


                  nosso esforços.  O  mesmo conteúdo  do                                                                                  Finlândia,  desde  outubro  de  94,  ocorre                                                                            do passado graças a técnicas interativas


                  New  Iorque  Times  tanto  pode  ser  lido                                                                              um  projeto-piloto  da  McCann  na  área                                                                               da  informação  —  Internet  e  CD-i



                  no computador,  no  papel  ou  em  vídeo.                                                                               da publicidade, que roda um anúncio da                                                                                 apoiando a Televisão via satélite — que


                  A  publicidade  agora  terá  que  se  preo­                                                                             Coca-Cola  e  permite  que  cada  usuário                                                                              podem ensinar o aluno a melhor pensar,


                  cupar, cada vez mais. com  o núcleo do                                                                                  possa,  interativamente,  escolher  o  seu                                                                             definir problemas  e  tomar decisões.  O


                  conteúdo que  servirá  para diversas  lin­                                                                              final.  A  audiência  ao  programa  sim­                                                                               professor passa a ser um juiz para idéias



                  guagens. A preocupação do comerciante                                                                                   plesmente  dobrou.                                                                                                     conflictantes  e  não  mais  um  mero


                  será  com  a  aceleração  do  ciclo  de  um                                                                                     Uma  das  grandes  aplicações  da                                                                              entregador  de  informações.  Trinta


                  produto                       do nascimento à sua obsoles­                                                              interatividade  e  das  novas  técnicas                                                                               escolas em São Paulo, Rio e Goiânia se



                  cência                    que será cada vez mais rápido.                                                                eletrônicas  será  na  área  do  Ensino,                                                                               interligam,  via  Internet,  com  doze  es­


                          Do ponto de vista técnico, a interati­                                                                          formulou  o  professor  Frederic  Litto,                                                                              colas em Israel para trocar informações


                  vidade  digital  pode  ser  visualizada  co­                                                                            da  Escola  do  Futuro  da  USP  para                                                                                 sobre  experiências  científicas  e  com


                  mo  um  espaço que  tem  nas  ordenadas,                                                                                quem a  área  da  Educação  passa  a  ser                                                                              Portugal  para a área de  linguagem.  l f



                  a  potência  de  processar  informação,


                  medida  em  mips  (milhões  da  informa­


                 ções por segundo)  e nas abeissas, a ca­



                  pacidade  de  transmitir  a  informação,                                                                                                                                               Realidade Virtual


                 medidas em bit/s. A fibra ótica já conse­


                 gue  carrear  informação  bastante  para                                                                                                        idéia  da  realidade  virtual  é                                                               redura tridimensional, a imagem de


                  se atingir qualidade de imagem da tele­                                                                                                        simples,  sua  execução  com-                                                                  uma pessoa e o cenário da sala onde



                  visão atual ou tio cinema, porém, as exi­                                                                                        plieada                 < *   a s   consequências para  a                                                    ela se encontra. Essa mesma imagem


                 gências  de  processamento  ainda  estão                                                                                          sociedade suo imprevisíveis  Não s a ­                                                                        "virtual "  é  também  armazenada


                  um pouco altas para os “chips” correntes.                                                                                         bemos distinguir o que é verdadeiro                                                                         num  computador distante.  A  seguir


                                                                                                                                                   do que é virtual.  Numa conversação                                                                          utilizando  um  capacete  com  uma



                 Interatividade  no  Brasil                                                                                                         telefônica,  por  exemplo,  a  pessoa                                                                       câmera, passam-se a registrar as va­


                 Ricardo Machado, sócio-gerente da I  spam                                                                                         que fala sahe (pie sua voz é real mas                                                                        riações  de  movimento  feitas pelo



                 e Antonio Franchinc, diretor da G I EC,                                                                                           a voz do interlocutor que chega atra­                                                                        sujeito  que  atualizam permanente­


                 mostraram  seus trabalhos dc  interativi­                                                                                          vés do aparelho não o é. im a janela,                                                                       mente as bases de dados.  O compu­


                 dade feitos no Brasil para diversos clien­                                                                                        pode ser uma  tela com um filme de                                                                           tador opera  de  tal maneira  que  as



                 tes,  tendo  como  suporte  o disco  CD-i                                                                                         uma paisagem  nela projetada.                                                                                imagens,  local e distante,  pareçam


                 da Philips. No caso tia firma de seguran­                                                                                                 Hoje,  há jogos em que uma pes­                                                                      ser única.  Uma espécie de videocon­


                 ça,  Pires, a  arma  tio  vigilante  sendo                                                                                        soa munida de óculos e luvas espe­                                                                           ferência pode então ser estabelecida



                 treinado com o auxílio dc CD-i interage                                                                                           ciais, interage com uma tela e passa                                                                         com a sensação, porém,  que tudo é


                 com  a  imagem  de  assaltos  mostradas                                                                                           a fazer parte do cenário. A telehiper-                                                                        local e real.

                                                                                                                                                   virtualidade, um nome em si compli­                                                                                   As  implicações são grandes por
                 num tclào.  No parque da Mônica, mon­


                tado  no  Shopping  Eldorado  em  São                                                                                              cado,  quer ser muito mais.  Trata-se                                                                        que as imagens digitais,  armazena­


                 Paulo, é a vez das crianças  interagirem                                                                                          de produzir, através do computador,                                                                          das em computador, podem ser ma­



                como  uma mini-agência  bancária  que                                                                                              uma  "realidade "em que uma pessoa                                                                            nipuladas a vontade,  via software e


                surge na tela e oferece opções.                                                                                                    não distinga mais os limites entre a                                                                          dado  vida  independente.  Será pos­



                        Para a Alcântara Machado, promotor                                                                                         imagem  locaI  e  a  imagem  virtual,                                                                        sível conversar  com  entes fictícios


                de feiras, os especialistas mostraram um                                                                                           distante,  que  é  transmitida  ou  que                                                                       ou  até que já morreram.  E a  reali­
                                                                                                                                                   é criada  pelo  computador.  No Ja-                                                                           dade passaria a ser feita com fluxos
                quiosque  eletrônico  voltado  para  os



                futuros eventos.  Para a Brastemp e para                                                                                           páo,  os  Laboratórios  do  Advanced                                                                          de  informação,  associados  a  voz


                a  própria  Philips  foram  feitos  vídeos                                                                                          Telecommunications  Research,  sob                                                                          sintética  e  a  inteligência  artificial,


                 interativos para  treinamento de pessoal                                                                                          comando de  Nabuvoshi  Terashima,                                                                             numa  nova  versão  Século  XXI  de
                                                                                                                                                                                                     w
                                                                                                                                                                                                                                                                 Frankstein,  elocubrou John  Tiffin,
                em novos produtos. A Fundação ( ietúlio                                                                                            têm  300  pesquisadores  traba­                                                                               da  Universidade  Wellington  (New


                Vargas  tem  um  projeto  para  C  D-i                                                                                             lhando na  superhighway  e  na                                                                                Zeland), para  quem  a grande apli­


                interativo  para  divulgar o  ISO-9000.                                                                                            telehvpervirtual idade.                                                                                       cação da  realidade  virtual será  na


                        A  venda  totalmente  eletrônica  já                                                                                                Um computador armazena numa                                                                         área da Educação.



                existe no Brasil. () Magazine Luize, com                                                                                           base de dados,  a partir de uma var-


                50 lojas, e faturamento anual de US$250
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42