Page 37 - Telebrasil - Julho/Agosto 1995
P. 37
cardápio), serviços on-line via Internet milhões e 4 mil itens de estoque opera vista pela iniciativa privada como
ou a realidade virtual. com lojas eletrônicas, das quais nove um dos maiores filàos emergentes.
Segundo Ira Carlin, a tradicional di no interior de São Paulo. Não existe A Escola do Futuro nascida há seis
fusão da informação de massa — rádio, estoque ou produtos físicos nessa loja. anos tem 100 pesquisadores e convê
tevê e publicidade — está sendo aos O cliente faz sua escolha, através de um nios com o Sebrae, Cesp e CNPq além
poucos substituída pela interação perso monitor de vídeo acoplado a um CD de programas de intercâmbio com
nalizada do usuário com o meio. Quei interativo, que o vendedor opera e rece Israel e os Estados Unidos e opera ao
ram. ou não as agências de publicidade, be a encomenda em 24 horas. As “lojas longo de dez projetos de pesquisa.
os novos meios de comunicação intera eletrónicas'’ ,como são chamadas estes Hoje, o contato com a informação é
tivos, como satélites e cabos, estão im espaços, são um sucesso. Os chefes de essencial até para o trabalhador braçal
pactando a população e modificando loja disputam sua instalação e os clien que precisará interagir com máquinas
seus hábitos. Nos EUA. o cidadão co tes — mesmo boias-frias da cidade de comandadas a computador.
mum disporá, antes do anos 2000, de Batatais — longe de mostrarem descon Para o professor Frederic Litto, o
quatrocentos canais de televisão para fiança fizeram subir as vendas em 30%. processo educativo tem sido visto como
exercer sua escolha. A TV interativa já existe, como no uma linha de montagem em que se
“No passado era o conteúdo da men caso da votação por telefone, já prati empurram conhecimentos, sacode-se
sagem que determinava que canal se cada no Brasil. O próximo nível de inte bem e jogam-se ao final os indivíduos
deveria usar. Agora é o usuário quem ração é o de vários participantes no mercado do trabalho. Memorização,
decide c é para ele que devemos dirigir poderem jogar um mesmo jogo. Na ensino linear e seqüencial vão ser coisas
nosso esforços. O mesmo conteúdo do Finlândia, desde outubro de 94, ocorre do passado graças a técnicas interativas
New Iorque Times tanto pode ser lido um projeto-piloto da McCann na área da informação — Internet e CD-i
no computador, no papel ou em vídeo. da publicidade, que roda um anúncio da apoiando a Televisão via satélite — que
A publicidade agora terá que se preo Coca-Cola e permite que cada usuário podem ensinar o aluno a melhor pensar,
cupar, cada vez mais. com o núcleo do possa, interativamente, escolher o seu definir problemas e tomar decisões. O
conteúdo que servirá para diversas lin final. A audiência ao programa sim professor passa a ser um juiz para idéias
guagens. A preocupação do comerciante plesmente dobrou. conflictantes e não mais um mero
será com a aceleração do ciclo de um Uma das grandes aplicações da entregador de informações. Trinta
produto do nascimento à sua obsoles interatividade e das novas técnicas escolas em São Paulo, Rio e Goiânia se
cência que será cada vez mais rápido. eletrônicas será na área do Ensino, interligam, via Internet, com doze es
Do ponto de vista técnico, a interati formulou o professor Frederic Litto, colas em Israel para trocar informações
vidade digital pode ser visualizada co da Escola do Futuro da USP para sobre experiências científicas e com
mo um espaço que tem nas ordenadas, quem a área da Educação passa a ser Portugal para a área de linguagem. l f
a potência de processar informação,
medida em mips (milhões da informa
ções por segundo) e nas abeissas, a ca
pacidade de transmitir a informação, Realidade Virtual
medidas em bit/s. A fibra ótica já conse
gue carrear informação bastante para idéia da realidade virtual é redura tridimensional, a imagem de
se atingir qualidade de imagem da tele simples, sua execução com- uma pessoa e o cenário da sala onde
visão atual ou tio cinema, porém, as exi plieada < * a s consequências para a ela se encontra. Essa mesma imagem
gências de processamento ainda estão sociedade suo imprevisíveis Não s a "virtual " é também armazenada
um pouco altas para os “chips” correntes. bemos distinguir o que é verdadeiro num computador distante. A seguir
do que é virtual. Numa conversação utilizando um capacete com uma
Interatividade no Brasil telefônica, por exemplo, a pessoa câmera, passam-se a registrar as va
Ricardo Machado, sócio-gerente da I spam que fala sahe (pie sua voz é real mas riações de movimento feitas pelo
e Antonio Franchinc, diretor da G I EC, a voz do interlocutor que chega atra sujeito que atualizam permanente
mostraram seus trabalhos dc interativi vés do aparelho não o é. im a janela, mente as bases de dados. O compu
dade feitos no Brasil para diversos clien pode ser uma tela com um filme de tador opera de tal maneira que as
tes, tendo como suporte o disco CD-i uma paisagem nela projetada. imagens, local e distante, pareçam
da Philips. No caso tia firma de seguran Hoje, há jogos em que uma pes ser única. Uma espécie de videocon
ça, Pires, a arma tio vigilante sendo soa munida de óculos e luvas espe ferência pode então ser estabelecida
treinado com o auxílio dc CD-i interage ciais, interage com uma tela e passa com a sensação, porém, que tudo é
com a imagem de assaltos mostradas a fazer parte do cenário. A telehiper- local e real.
virtualidade, um nome em si compli As implicações são grandes por
num tclào. No parque da Mônica, mon
tado no Shopping Eldorado em São cado, quer ser muito mais. Trata-se que as imagens digitais, armazena
Paulo, é a vez das crianças interagirem de produzir, através do computador, das em computador, podem ser ma
como uma mini-agência bancária que uma "realidade "em que uma pessoa nipuladas a vontade, via software e
surge na tela e oferece opções. não distinga mais os limites entre a dado vida independente. Será pos
Para a Alcântara Machado, promotor imagem locaI e a imagem virtual, sível conversar com entes fictícios
de feiras, os especialistas mostraram um distante, que é transmitida ou que ou até que já morreram. E a reali
é criada pelo computador. No Ja- dade passaria a ser feita com fluxos
quiosque eletrônico voltado para os
futuros eventos. Para a Brastemp e para páo, os Laboratórios do Advanced de informação, associados a voz
a própria Philips foram feitos vídeos Telecommunications Research, sob sintética e a inteligência artificial,
interativos para treinamento de pessoal comando de Nabuvoshi Terashima, numa nova versão Século XXI de
w
Frankstein, elocubrou John Tiffin,
em novos produtos. A Fundação ( ietúlio têm 300 pesquisadores traba da Universidade Wellington (New
Vargas tem um projeto para C D-i lhando na superhighway e na Zeland), para quem a grande apli
interativo para divulgar o ISO-9000. telehvpervirtual idade. cação da realidade virtual será na
A venda totalmente eletrônica já Um computador armazena numa área da Educação.
existe no Brasil. () Magazine Luize, com base de dados, a partir de uma var-
50 lojas, e faturamento anual de US$250