Page 36 - Telebrasil - Julho/Agosto 1995
P. 36

Joào Carlos Pinheiro da Fonseca





















                                s  telecomunicações  serào  cada                                                                   presas  de  software.  Para  Les  Brown,                                                                               executivo  da  Mc  Cann  Interactive.  Ele

                                                                                                                                                                                                                                                           comparou  o  ambiente  da  informação
             M                  vez  mais  interativas.  O  usuário                                                               jornalista voltado para assuntos da tele­                                                                                dos  anos  80                                   vídeo  cassetes,  video


                                                                                                                                   visão, os serviços interativos, via cabo,
                                navegará  de  maneira  crescente


                                —  através  de  um  terminal  ou                                                                   poderão  movimentar  até  LSS300  bi­                                                                                  games, modems, software                                                              com o da


             de  outro  dispositivo                                              no  verdadeiro                                    lhões  anuais  e  modificar padrões  de                                                                                 década  de  90,  mareada  pela  comuni­


             mar da  informação que terá disponível                                                                                consumo, com o téléshopping e o banco                                                                                   cação  celular  e  pelo  disco  CD-ROM



             e  isto  impactará  nossa  sociedade  foi  o                                                                          eletrônico.                                                                                                             No ano 2000, o domínio será o de uma


             que disseram, em resumo, especialistas                                                                                        A compra eletrónica sem sair de casa                                                                            indústria  multicanal  da  informação.


             reunidos no  Hotel  Shcraton, no Rio de                                                                                       a pessoa vê o produto na tela e fecha                                                                                   Nos  anos  70,  o  marketing  dizia



             Janeiro,  para  o “Interactive Communi­                                                                               negócio,  via  transação  eletrônica                                                                                    à publicidade o que queria. Seguiu-se a


             cations  E^xpo'95’\  numa  promoção  da                                                                               poderá substituir o sistema de venda por                                                                                ditadura  dos  grandes  shoppings  e



             Congrex do Brasil.                                                                                                    catálogo  e  dc  reembolso postal  que  só                                                                              do “merchandizing".  Nos  anos  90,


                                                                                                                                   nos  l  l  A  vende  U$  70 bilhões anuais.                                                                             porém,  e o  consumidor  que  domina a


             Briga  pelo  lar                                                                                                      As  vidcolocadoras  que  movimentam                                                                                     cena  Cabe  a  ele  optar  sobre  todo  ti­


             Durante longos anos, o aparelho telefô­                                                                               l  SS  13  bilhões  por  ano também  terão                                                                              po de  informação  que  lhe  chega,  via



             nico reinou absoluto, como terminal dc                                                                                que  ficar  atentas  ao  serv iço  \ ideo-on-                                                                           disco  óptico  interativo  (CD-i),  quios­


            comunicação. Náo mais. Computadores                                                                                    dcmmand,  em  que  o  espectador,  atra­                                                                                que eletrônico  ( t e l a   e l e t r ô n i c a   c o m



            e  televisores  disputam  o  papel  de  ter­                                                                           vés  dc  um  pedido  ele*


             minal  eletrônico  no  lar.  Para  John                                                                               trônico. tem uma opção


            Carey,  da  (ireystonc  Communications                                                                                 relativa  sobre  o  video



            c consultor de empresas, como AT& I,                                                                                   que  irá  ver  na  telinha


             Bell  Atlantic  c  Continental  Cablc                                                                                 (ou  teláo).



             Vision, as empresas dc tevê a cabo vêm                                                                                          As operadoras tele­


             investindo milhões de dólares para dar                                                                                fónicas  também  estão


            ao televisor domestico as f unções de um                                                                               dc  olho  no  mercado



            computador  pessoal  ao  passo  que  a                                                                                 dos serviços interativos


            indústria  da  computação  contra-ataca                                                                                e  dc  faixa  larga.  A



            com a multimídia e a videoconferência.                                                                                 Amcritcch com  13  mi­


                    A  base  instalada  de  televisores                                                                            lhões de linhas conven­



            nos 1  stados  Unidos  é  maior  do  que  a                                                                            cionais  ( 1,4  milhões


            de computadores pessoais. Praticamente                                                                                 dc celulares) já  desen­



            tod os  os  08  milhões  de  lares  norte-                                                                             volveu  um  sistema  dc


           americanos contam com pelo menos um                                                                                     tclecompras  para  uma



           televisor que  poderá  se  tornar o centro                                                                              rede dc supermercados,


           eletrônico do lar  Já o computador pes­                                                                                 reserva  de  passagens e



           soal,  mais  rico  cm  suas  aplicações,                                                                               de  turismo  com  mul­


           porem  mais complexo dc operar, pene­                                                                                   timídia  para  a  United



           tra em  33% dos  lares norte-americanos                                                                                 Airlines  e  a  busca  de


           e  menos de  10% deles estão equipados                                                                                  informações  junto  a



           com  modem  para  poder  operar  “on-                                                                                  órgãos  do  Governo


           !inc"  Empresas  como  a  IBM,  Intel,                                                                                 o Civic  Link.



           Microsoft  e Oracle (grupo New Mídia)


          já se voltam para os serviços multimídia                                                                                Publicidade  se



                   vo/, dados,  imagens moveis                                                             para                   adapta


          aplicações corporativas e que cm breve                                                                                  O  mundo  da  publici­



          ah ançarào  o mercado de  massa.                                                                                        dade  vai  scr  afetado  e


                   I  xpericncías-piloto  estáo  sendo                                                                           já  se  prepara  para  so­



          condu/idas  sobre  mídia  interativa  em                                                                                breviver  com  a  mídia                                                                           Operadoras de  TCs,  de tevê a cabo e de


          várias  partes  do  mundo,  tanto  do  lado                                                                             interativa,  disse  Ira                                                                                  informática disputam o mercado da


                                                                                                                                                                                                                                  informação.  Especialistas dos EUA vieram
          das operadoras de  l(  s quanto das em­                                                                                 C arlin,  vice-prcsidcnte                                                                    mostrar o potencial da tecnologia interativa.







          36  ïelobrnsü, Ji;i /Ago /95
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41