Page 62 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1995
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FPLMTS. denominado UMTS (Universal É claro que dificuldades associadas à obtenção merecem ser investigados em maior profundi
M< )bile Telecomunu ations S v.s tem). das informações aqui analizadas e discutidas dade. Nesta linha, são a seguir comentados
w
podem ter prejudicado o atendimento do obje alguns pontos considerados relevantes na
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS tivo proposto inicialmente. Entretanto, espera- análise da implementação da tecnologia digital
De acordo com o objetivo fixado para este se que, em termos globais, a utilidade do e dos serviços de comunicações pessoais no
trabalho, procurou-se apresentar um panorama material constante deste texto não tenha sido Brasil.
geral da telefonia móvel celular cobrindo um afetada por e\entuais deficiências. Para com
período de 20 anos, ou seja. desde a implan plementar este texto, fica a sugestão de leitura • TDMA versus CDMA
tação do sen iço no início da década de 80. do relatório "End of the line", publicado na
passando pela atual tase de transição tecnológ revista The Economist cm 23/10/93. Este Nos últimos anos, esta questão tem sido objeto
ica (analógica/digital) e chegando às previsões relatório apresenta uma minuciosa análise da de inúmeros debates. Os partidários de umae
estabelecidas para o ano 2000. Esta evolução é situação atual dos serviços móveis sob a ótica outra tecnologia procuram destacar as respec-
delineada na figura 10, a qual laz referência da aplicação em comunicações pessoais, tivas qualidades, justificando motivos que
aos diversos sistemas descritos nas seções incluindo inúmeros dados técnicos, económi levem à definição daquela mais adequada para
anteriores c fixa, ainda que de modo aproxi cos e operacionais. aplicação em telefonia móvel celular. É
mado. o posicionamento de cada um ao longo Verifica-se pelo exposto a existência de opinião do autor que. sob o ponto de \ista
do período de tempo considerado. inúmeras questões ainda em aberto e itens que estritamente técnico, o CDMA possui maior
potencial para ocupar esta posição. An razoes
desta colocação estão alinhadas na Seção
4.2.2. Entretanto, a decisão final não c sim
ples. uma vez que, embora o padrão CDMA
tenha sido empregado com sucesso em aph
cações militares e em comunicações por
satélite, no campo da telefonia móvel celular a
experiência acumulada é ainda rclativamente
reduzida, f altam dados sobre o desempenho
deste padrão em área de alta densidade de
tráfego, caracterizadas por procedimentos de
handofí frequentes e com maior probabilidade
de serem atingidos níveis inaceitáveis de
interferência \o contrário, a técnica TDMA
tem o respaldo de uma operação satisfatória
em sistemas ponto-muitiponto. contando tam
bém com a aceitação que o padrão GSM está
tendo na Europa e Ásia Outro ponto a ser
mencionado refere-se ao custo para o usuário
do padrão CDMA que utiliza uma tecnologia
sofisticada e ainda não é objeto de uma pro
dução em larga escala. Por estes motivos e
recomendável que a decisão relativa à adoção
de uma das tecnologias em questão seja toma
da após uma análise criteriosa dos aspectos
técnicos, econômicos e operacionais envolvi-
dos. Aguardar os resultados do próximo ano
( I995). quando está prevista a implantação da
tecnologia CDMA em cidades como Los
Angeles, Atlanta e outras, talvez seja um
ponto de partida razoável.
• Satélites em órbita baixa
Neste contexto, uma questão de extrema im
portância é a decisão sobre a validade de par
ticipar. na condição de parceiro, de um dos
projetos listados na tabela IV. Existe certo
concenso de que, provavelmente apenas dois
destes projetos serão efetivamente implemen
tados. A base técnica e a capacidade de cada
empresa no levantamento dos recursos finan
ceiros necessários, assim como o custo do
serviço para os usuários são condições essen
ciais para esta sobrev ida. Por outro lado. a tec
nologia de satélites de pequena dimensão em
órbitas de baixa altitude provém principal
mente de aplicações militares, não havendo
experiência no que se refere à utilização em
sistemas de telecomunicações celulares
Adicionalmente há também que considerar a
potencialidade do mercado e a possibilidade
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