Page 63 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1994
P. 63
UNICAMP
Alicia Ferreira GonçalvesC)
N se constituir uma política
o dia 15 de julho
Neste sentido, além de
deste ano a Zetax
Tecnologia S.A .,
de gestão propriam ente
empresa de TCs, recebeu, dita. o participacionism o
de um órgão ccrtificador possui uma outra dimensão,
internacional, a certificação que é a cultural, que serve
ISO 9001. O fato se deu em de elem ento de com uni
prazo relativamente curto, cação e consenso. Daí. o
se comparado ao decorrido pressuposto é de que a cul
com outras em presas do tura age ao nível intersubje-
setor. tivo (porque partilhada sub
Segundo Flávio Fernan jetivamente) na medida em
des — responsável pela que os profissionais no
implementação do progra interior da firma, orientam
ma de qualidade na empre suas ações e interações
sa — a certificação conce informados pelos seguintes
dida à Zetax foi fruto de um Pedro Noluu o de Moraes t ue prrudenie da Zrlax. um do> < ultores conceitos: parceria, coope
d a m o d e r n a g e s 0 o emprrtanal purfmpa/na
intenso trabalho desen ração (não praticar a "lei-
volvido num prazo de 14 de-Gerson"), comprometi
meses, dos quais nove tiveram acom sional e ao conceito de parceria. Em mento com a excelência c outros (con
panhamento da IBM. Durante os cinco prim eiro lugar, a valorização do form e está exposto na “C arta de
meses subseqtlentes a empresa apren profissional é fundamental, de modo Princípios" da Zetax).
deu sozinha a lidar com o assunto especial no caso de em presas que
qualidade. aluam no segm ento de telem ática, Funcionário da Zetax: "Em troca
Desde 1982 a Zetax ocupa o segun onde o principal requisito face á com de uma maior dedicação, eu entendo
do lugar no ranking nacional de petição do mercado é a qualidade. que alguns dos meus interesses estão
empresas de TCs. detendo nada menos Pesquisas demonstraram que, de sendo contemplados."
que 15% do mercado de comutação um modo geral, os produtos nacionais Esse a l g o em troca que o fun
pública no Brasil. Seu faturamento, ainda apresentam baixo nível de quali cionário diz receber, indica que a
que em 1988 era de U S$800 m il, dade. O custo da assistência técnica em presa procura de algum m odo
saltou para US$23 milhões em 1993. (pós-venda) para os produtos bra realizar uma composição entre os seus
Para este ano a expectativa é de USS30 sileiros constitui I6‘f dos custos interesses, sintetizado na otimização
milhões! Na opinião de Flávio. o totais, enquanto no Japão c EUA estes do processo produtivo, com os interes
desempenho da empresa e a velocidade percentuais são de 0.5% e 1%. respee- ses dos funcionários, que podem ser
com que se mobilizou para conseguir a tivam ente. A qualidade permanente traduzidos em reconhecimento eco
certificação, devem -se. em grande pressupõe um comprometimento por nómico-profissional e condições de
parte, à política de gestão adotada, bem parte dos profissionais. Tal compro trabalho satisfatórias.
como à maneira como está estruturada, metimento depende em grande parte
ou seja. de forma horizontalizada, per da construção de uma determ inada
mitindo significativa flexibilidade na “Cultura Organizacional”, o que impli
resolução de seus processos. ca na internalização de certos con
Gostaria neste artigo de destacar ceitos c valores pelo conjunto das pes
dois pontos que julgo essenciais no soas envolvidas no sistema. DGraduada em
contexto de uma dministração partici A constatação que se faz. a partir Antropologia, a
autora faz parte
pativa. Na minha opinião, eles con do “caso Zetax", é a de que a cultura do Programa de
tribuem. de forma determinante, para o organizacional engendra uma identi Mestrado do
sucesso da Zetax, principalmcnte con dade organizacional coesa, comparti Departamento
de Política
siderando-se que trata-se de uma em lhada pelo conjunto da organização, Cientifica e
presa total mente nacional atuando em desta forma canalizando todo o poten Tecnológica
do Instituto
um mercado altamente competitivo. cial criativo e promovendo o compro
de Geooènoas
Refiro-me à valorização da força de m etim ento dos p ro fissio n ais em da UNICAMP.
trabalho do elemento humano-profis- relação aos objetivos da empresa.