Page 62 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1994
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AUTOMACOM’94
C o m é r c i o e n f r e n t a
b a r r e i r a c u l t u r a l
uma promoção do consultor C x u f í n Á ! V a r ° t U Í S B o ^ y u v a
empresarial, Antonio Galvão d a Z l Z- duardo R°^o .
da Assoe,açao Comercial do
NVasconcellos, realizou-se duran
Rio de Janeiro.
te dois dias, no Senai do Rio de Janei
ro, o II Seminário e exposição de auto
mação comercial — Automacom, sob
o lema “a automação a serviço do
lucro”. Prestigiaram o evento, dentre
outros, Álvaro Catão e Luiz Carlos
Rocha, da Associação Comercial do
Rio de Janeiro; José Carlos Vieira de Mesa de abertura,
Figueiredo, do Sebrae-RJ; Evandro com o organizador
Peçanha, da Secretaria de Desen Antonio Galvão,
volvimento Econômico, Ciência e ao centro; ao
Tecnologia; e Celso Parisi, da Sucesu- fundo, Ailton
RJ. Fornari
Segundo AiIton Fornari, presidente proferindo
da Associação de Supermercados do sua palestra.
Estado do Rio de Janeiro — Asseri, a
relativa lentidão na introdução da auto
mação no comércio no País resulta,
não só da necessidade do empresário
arcar com os investimentos neces
sários, mas também de um problema
cultural em que o computador é visto Produtos
com desconfiança. Ainda assim, ele A T ecnocenter mostrou seu sis
revelou otimismo ao prever que para Na exposição de produtos de hard tema de automação de estacionamento
1995 a automatização comercial cres ware, a Way Data apresentou micros e em supermercados, que o Freewayjá
cerá com o exemplo das cadeias de utiliza. Outro produto da empresa, este
produtos da rede Novell; a Fita Prix a
grandes supermercados, como Sendas. impressora Thard para etiquetas; a para restaurantes, integra o processo
Paes Mendonça, Carrefour e Pão de K*rrer & Castro o processo térmico cliente, bar, cozinha e caixa, numa
Açúcar que vão liderar o processo. coisa só e miniza erros e reclamações.
Fieedom para código de barras, além
— “E importante que as lojas brasi de uma coleção de scanners e de leito O sistem a tem se constituído num
leiras dos grandes centros se moderni grande sucesso junto as mesas de
res ópticos de última geração. A BNV
zem ou ficarão condenadas a migrar Bingo que vêm proliferando nas
°,u « tó to r cie código de barra
“
para praças menos importantes. Gru ç CD. da C IS e o relógio de ponto, da metrópoles. O produto, desenvolvido
pos como o Wall-Mart, cora mais de em São Paulo é montado em Manaus.
10 mil lojas em todo o mundo, vão Urano. Este ultimo permite, inclusive A DSI/CM , estabelecida desde 19M-
começar a chegar e é preciso que o deixar pequenas mensagens num visor apresentou aplicativos para autoniaça°
de cristal liquido, como “amanhã é fe-
comércio estar preparado. Uma loja i taci o . de escolas e o conjunto de sistemas
super-automatizada da Wall-Mart vai administrativos-Sinca.
ser lançada no início de 1995, em São Para coleta de dados — a Drogam1
Paulo. da Sé em São Paulo atende a 4 m>
Segundo levantamento efetuado pela clientes/dia com este sistema — a
Nielsen Serviços de Marketing, cm apresentou o Hand Terra, um tefliun*
março de 1994, o total de lojas dotadas de dados que dá para segurar na mao
de leitoras ópticas era de 121, com São que se ligado ao micro da loja P
Paulo concentrando 80 destes estabe meio de um par trançado. A lj|a<*j
lecimentos, o Rio de Janeiro, 27; Santa poderia ser via rádio “mas o Dem ,
Catarina, 18 e o Paraná, 17. O número botou restrições”, queixou-se Jose
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ícM nçoes , quciAuu
de supermercados com check out auto Garjaka. A Feira foi com pletada
matizado — uso de leitoras de código presença de um minipool de empIL^jes
de barras, de impressoras de cheques e lideradas pela integradora XVVK ír ^
de consulta on Une a bancos — vem M T e impressoras de Nota Fiscal . f ^
dobrando a cada ano e alcançou em S w e d a (s c a n n ers e i m pres sor a _
outubro de 1994, um total de 186, con cheques); pela Inpress (perifene. -
tia 92, registrados no ano passado. ücamer de mão para ler etiqueta com impressão); e pela PHAF (sisie
( odtgo de barras e impressora.
integrados). (j.c.F.)