Page 41 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1994
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que trabalha por objetivos", disse para
— “ Um dos pontos altos da mu
a TELEBRASIL, o engenheiro, forma
dança na Telesp foi a melhoria do
do em 1%8 pelo Inatel de Santa Rita
índice de congestionamento. Em al
do Sapucaí. MG, Lulero de Castro
guns meses, este índice caiu pela me
Cardoso, 47. atual diretor de operações
tade. Hoje temos metade de nossa rede
da Telesp. O executivo Lutero ingres
de cabos pressurizada; do entrocamen-
sou na área de telecom unicações
to entre centrais em fibra óptica; e
através da antiga Cotesp e no decorrer
30% das centrais de comutação em
de sua carreira, dentre outras funções,
tecnologia digital. Operamos em
trabalhou na área de planejamento e parceria com o CPqD, da Telebrás,
controle e de gerência de projetos da
para obter soluções prontas para nos
Telerj, onde adquiriu importante acer sos problemas. Os sistemas de tráfego,
vo de habilidades que iria utilizar com informações comerciais, de ações e de
intensidade em suas novas funções. dados cadastrais estão todos em com
putador. E fizemos da nossa grande
Desafios loja de 7 de Abril, no centro de São
Paulo, um paradigma de atendimento
Ao chegar na Telesp, o novo diretor ao cliente, atendendo a 100 mil
percebeu que o desafio ia ser grande. clientes/mês e acabando, de vez, com
Encontrou uma equipe técnica e opera as filas", frisou Lutero.
cional de alto nível mas que, por — "A Telesp, por sua importância,
diversas razões, não achou motivada. poderia ao lado da Telebrás e do
Tm das primeiras providências de Minicom, exercer uma influência
Lutero foi ouvir cada um dos chefes í í O orçam ento de favorável sobre o legislativo quanto ao
das seis regiões em que se subdivide a orçamento reservado para as teleco
operação em Sào Paulo. A partir uma Telesp não municações. Uma empresa, como a
dessas conversações foi montado o deve ser co rtado*’ Telesp, que tem tudo para crescer e
Plano Operacional da Telesp. Waldemar F. Neves levar o bem estar á população, não
A Telecomunicações de São Paulo deveria ter seu orçamento cerceado
é dividida operacional mente nas re pelo seu próprio Governo."
giões, centro-sul, centro-oeste, sudeste
e norte, com a Grande Sào Paulo ¦— Vertentes
que concentra metade dos terminais da
Telesp compreendendo as regiões Duas vertentes de serviço são obje
São Paulo Leste e Oeste. Estas são I nfim, a operação na Telesp, deveria to de preocupação da Telesp — a cor
mais conhecidas no dia a-dia da com sofrei uma mudança de postura pas porativa c a social. Os 500 maiores
panhia como OL e OW O elenco na sando de passiva e isolaeionista para clientes da Telesp, que utilizam apenas
diretoria de operações é completado ativa e participativa. 0,02% da planta instalada, geram 22%
pelos departamentos de pesquisa de Um dos pontos altos na estratégia do faturamento da empresa c os 3 mil
mercado, comunicação de dados e de reformulação operacional da Lelesp maiores, 33% É mais do que natural,
videotexto, planejamento e normal i/a- foi um seminário interno de dois dias doutrina á parte, que a Telesp tenha
ção da operação e de controle opera que reuniu cm Sào José do Rio Prelo a voltado primeiramente sua atenção
cional. maioria dos executivos c supervisores para atender ao chamado grandes
"Na ocasião, tive um verdadeiro de linha. O debate foi intenso mas clientes, metade dos quais se situam na
estalo Ocorreu me que cada região da resultou cm providencias práticas, área industrial.
Telesp deveria ser operada como uma como melhoria na frota de veículos, Do lado da demanda, a Telesp
mim Telesp e determinei como parâ treinamento de pessoal e acabar com cadastrou os clientes na área da grande
metros a serem alcançados, os da me alguns problemas técnicos de rápida São Paulo e registrou em 50 pontos da
lhor empresa do sistema Telebrás, que solução. capital — com dados reais — o pedido
na época era a Telepar. Além disto, fiz Atenção especial foi dada ao estudo para 950 mil terminais. O mesmo
algumas trocas nas chefias departa do mercado para levantar o que o processo, feito no interior, conduziu a
mentais c parti firme para a implan cliente realmente queria e seu grau de uma demanda de 350 mil terminais.
tação da comunicação de dados. A satisfação. Para isto foi contratado um Explicou Lutero que um número ele
Telesp não tinha nem uma rede deter- levantamento com uma firma especia vado de especuladores, juntamente
minística*', observou o diretor Lutero, lizada. a OPUS. Como resultado, con com pessoas necessitando mesmo de
acrescentando que, hoje, o desempen clui-se que deveriam co-existir, de um telefones, tumultou as filas, o que
ho da Telesp se situa entre os três me lado, os serviços sofisticados para o motivou críticas na imprensa.
lhores do sistema Telebrás. cliente corporativo e de outro o atendi "Mas o esforço valeu a pena.
Outro aspecto importante para i mento social efetivo para a população. Agora, pelo menos, temos em nossos
operação da Telesp foi mudar a atitude Outro grande passo para a melhoria computadores a demanda real de Sào
do pessoal e colocar o foco da ope operacional da Telesp foi o estreita Paulo por telefones, incluM\e. com
ração no cliente. Com filosofia inspi mento das relações entre as diretorias localização no mapa, dos domicílios
rada em Lee lacocca (vide box), c técnica e de operações. "Tive no Vin- onde ela se encontra", disse com certo
mago da indústria autom obilística ce, um grande parceiro e companheiro orgulho, o diretor de operações da
norte-americana, ficou estabelecido de sinergia gerencial", frisou Lutero Telesp. Ele deu a entender que em
para as regiões de operação, que e referindo-se ao diretor técnico da pouco tempo acabará o mercado negro
cliente deveria ser visto, não apenas Telesp que tem sob sua asa a telefonia de telefones em Sào Paulo, onde um
como um usuário e sim com o um celular (mais matéria sobre este tema, aparelho pode chegar a custar entre
cliente e verdadeiro “sócio da Telesp". nesta edição) da Telesp. US$ 2 e US$6 mil.