Page 41 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1994
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que trabalha por objetivos", disse para
                                                                                                                                                                                                                                                                   —  “  Um  dos  pontos  altos  da  mu­

          a TELEBRASIL, o engenheiro, forma­
                                                                                                                                                                                                                                                           dança  na  Telesp  foi  a  melhoria  do
          do em  1%8  pelo  Inatel  de  Santa  Rita
                                                                                                                                                                                                                                                           índice  de  congestionamento.  Em  al­
          do  Sapucaí.  MG,  Lulero  de  Castro
                                                                                                                                                                                                                                                           guns  meses,  este  índice  caiu  pela  me­

          Cardoso, 47. atual diretor de operações
                                                                                                                                                                                                                                                           tade.  Hoje temos metade de nossa rede
          da Telesp.  O executivo  Lutero  ingres­
                                                                                                                                                                                                                                                           de cabos pressurizada; do entrocamen-

           sou  na  área  de  telecom unicações
                                                                                                                                                                                                                                                           to  entre  centrais  em  fibra  óptica;  e
          através da antiga Cotesp e  no decorrer
                                                                                                                                                                                                                                                           30%  das  centrais  de  comutação  em

          de sua carreira,  dentre outras  funções,
                                                                                                                                                                                                                                                          tecnologia  digital.  Operamos  em

           trabalhou  na  área  de  planejamento  e                                                                                                                                                                                                       parceria  com  o  CPqD,  da  Telebrás,



           controle  e  de  gerência  de  projetos  da
                                                                                                                                                                                                                                                          para  obter  soluções  prontas  para  nos­

           Telerj,  onde adquiriu  importante  acer­                                                                                                                                                                                                       sos problemas. Os sistemas de tráfego,



           vo de habilidades que iria utilizar com                                                                                                                                                                                                         informações comerciais, de ações e de


           intensidade em suas novas funções.                                                                                                                                                                                                             dados  cadastrais  estão  todos  em  com­




                                                                                                                                                                                                                                                           putador.  E  fizemos  da  nossa  grande

                                                   Desafios                                                                                                                                                                                                loja  de  7  de  Abril,  no  centro  de  São




                                                                                                                                                                                                                                                           Paulo,  um  paradigma  de  atendimento

                  Ao chegar na Telesp, o novo diretor                                                                                                                                                                                                      ao  cliente,  atendendo  a  100  mil


           percebeu  que  o  desafio  ia  ser  grande.                                                                                                                                                                                                     clientes/mês  e  acabando,  de  vez,  com



           Encontrou uma equipe técnica e opera­                                                                                                                                                                                                           as filas", frisou Lutero.


           cional  de  alto  nível  mas  que,  por                                                                                                                                                                                                                 — "A Telesp,  por sua  importância,



           diversas  razões,  não  achou  motivada.                                                                                                                                                                                                        poderia  ao  lado  da  Telebrás  e  do


           Tm  das  primeiras  providências  de                                                                                                                                                                                                            Minicom,  exercer  uma  influência


           Lutero  foi  ouvir  cada  um  dos  chefes                                                                                            í í      O  orçam ento  de                                                                                 favorável sobre o legislativo quanto ao



           das seis regiões em que se subdivide a                                                                                                                                                                                                          orçamento  reservado  para  as  teleco­


           operação  em  Sào  Paulo.  A  partir                                                                                                      uma Telesp  não                                                                                       municações.  Uma  empresa,  como  a



           dessas  conversações  foi  montado  o                                                                                              deve ser co rtado*’                                                                                          Telesp,  que  tem  tudo  para  crescer  e


           Plano Operacional da Telesp.                                                                                                                            Waldemar F. Neves                                                                       levar  o  bem  estar  á  população,  não



                  A  Telecomunicações  de  São  Paulo                                                                                                                                                                                                      deveria  ter  seu  orçamento  cerceado


           é dividida  operacional mente  nas  re­                                                                                                                                                                                                         pelo seu próprio Governo."


           giões, centro-sul, centro-oeste,  sudeste



           e  norte,  com  a  Grande  Sào  Paulo  ¦—                                                                                                                                                                                                                                               Vertentes


           que concentra metade dos terminais da



           Telesp                       compreendendo  as  regiões                                                                                                                                                                                                 Duas vertentes de serviço são obje­


           São  Paulo  Leste  e  Oeste.  Estas  são                                                                                I  nfim,  a  operação  na  Telesp,  deveria                                                                             to de preocupação da Telesp — a cor­



           mais conhecidas  no  dia  a-dia  da  com                                                                               sofrei  uma  mudança  de  postura  pas                                                                                   porativa  c  a  social.  Os  500  maiores


           panhia  como  OL  e  OW  O  elenco  na                                                                                 sando  de  passiva  e  isolaeionista  para                                                                              clientes da  Telesp, que utilizam apenas



           diretoria  de  operações  é  completado                                                                                ativa e participativa.                                                                                                  0,02%  da planta instalada, geram 22%


           pelos  departamentos  de  pesquisa  de                                                                                          Um  dos  pontos  altos  na  estratégia                                                                          do  faturamento da empresa c os  3  mil



           mercado,  comunicação  de  dados  e                                                                                    de reformulação operacional da  Lelesp                                                                                   maiores,  33%  É mais do que  natural,


           videotexto,  planejamento e  normal i/a-                                                                               foi  um  seminário  interno  de  dois  dias                                                                             doutrina  á  parte,  que  a  Telesp  tenha



          ção da  operação  e  de  controle  opera­                                                                               que reuniu cm Sào José do Rio Prelo a                                                                                    voltado  primeiramente  sua  atenção


          cional.                                                                                                                 maioria  dos  executivos  c  supervisores                                                                                para  atender  ao  chamado  grandes



                          "Na ocasião,  tive um  verdadeiro                                                                       de  linha.  O  debate  foi  intenso  mas                                                                                 clientes, metade dos quais se situam na


          estalo  Ocorreu  me que cada  região da                                                                                 resultou  cm  providencias  práticas,                                                                                    área industrial.



          Telesp deveria  ser operada como  uma                                                                                   como  melhoria  na  frota  de  veículos,                                                                                         Do  lado  da  demanda,  a  Telesp


          mim  Telesp  e  determinei  como  parâ­                                                                                 treinamento  de  pessoal  e  acabar com                                                                                  cadastrou os clientes na área da grande



          metros a  serem  alcançados,  os  da  me­                                                                               alguns  problemas  técnicos  de  rápida                                                                                  São Paulo e registrou em 50 pontos da



          lhor empresa do sistema Telebrás, que                                                                                   solução.                                                                                                                 capital — com dados reais — o pedido


          na época era a Telepar. Além disto,  fiz                                                                                        Atenção especial foi dada ao estudo                                                                              para  950  mil  terminais.  O  mesmo


          algumas  trocas  nas  chefias  departa­                                                                                 do  mercado  para  levantar  o  que  o                                                                                   processo,  feito no  interior, conduziu  a



          mentais  c  parti  firme  para  a  implan­                                                                             cliente realmente queria e  seu  grau de                                                                                  uma  demanda  de  350  mil  terminais.



          tação  da  comunicação  de  dados.  A                                                                                   satisfação.  Para  isto  foi  contratado um                                                                              Explicou  Lutero  que  um  número  ele­


          Telesp não tinha  nem  uma  rede  deter-                                                                                levantamento com  uma firma especia­                                                                                     vado  de  especuladores, juntamente



          minística*',  observou  o  diretor  Lutero,                                                                             lizada.  a OPUS.  Como resultado, con­                                                                                   com  pessoas  necessitando  mesmo  de


          acrescentando  que,  hoje,  o  desempen­                                                                               clui-se que deveriam co-existir, de um                                                                                    telefones,  tumultou  as  filas,  o  que



          ho da Telesp se situa entre os três  me­                                                                                lado,  os  serviços  sofisticados  para  o                                                                               motivou críticas na imprensa.


          lhores do sistema Telebrás.                                                                                            cliente corporativo e de outro o atendi­                                                                                                    "Mas  o  esforço  valeu  a  pena.



                Outro  aspecto  importante  para  i                                                                              mento social efetivo para a população.                                                                                    Agora,  pelo  menos,  temos  em  nossos



         operação da Telesp foi mudar a atitude                                                                                           Outro grande passo para a melhoria                                                                               computadores  a  demanda  real  de  Sào


         do pessoal  e  colocar  o  foco  da  ope­                                                                               operacional  da  Telesp  foi  o  estreita­                                                                                Paulo  por  telefones,  incluM\e.  com



         ração no cliente.  Com  filosofia  inspi                                                                                mento  das  relações  entre  as  diretorias                                                                               localização  no  mapa,  dos  domicílios


         rada  em  Lee  lacocca  (vide  box),  c                                                                                 técnica e  de  operações.  "Tive  no  Vin-                                                                               onde ela se encontra", disse com certo



         mago  da  indústria  autom obilística                                                                                   ce,  um  grande parceiro e companheiro                                                                                   orgulho,  o  diretor  de  operações  da


         norte-americana,  ficou  estabelecido                                                                                   de  sinergia  gerencial",  frisou  Lutero                                                                                Telesp.  Ele  deu  a  entender  que  em



         para  as  regiões  de  operação,  que  e                                                                                referindo-se  ao  diretor  técnico  da                                                                                   pouco tempo acabará o mercado negro


         cliente  deveria  ser  visto,  não  apenas                                                                              Telesp que tem  sob sua asa a telefonia                                                                                  de  telefones  em  Sào  Paulo,  onde  um



         como  um  usuário  e  sim  com o  um                                                                                   celular (mais matéria sobre este tema,                                                                                    aparelho  pode  chegar  a  custar entre


         cliente e verdadeiro “sócio da Telesp".                                                                                nesta edição) da Telesp.                                                                                                  US$ 2 e US$6 mil.
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