Page 65 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1994
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Ú l t im o p á g i n a
Um espaço livre em defesa de idéias
M o n o p ó l i o v e r s u s p r i v a t i z a ç ã o
José Antonio de Alencastro e Silva(*)
pós a leitura do artigo “Não esta recebe algo semelhante - às empresas
A mos à venda”, de autoria do que com ela mantinham tráfego mútuo.
K J L engenheiro José Nunes Camargo. Era uma tabela que mostrava a taxa de
publicado na Revista TELE- chamadas completadas no tráfego inter
BRASIL de maio-junho passados, fiquei nacional (originado no sistema Bell e
muito preocupado com as teses susten dirigido para os países listados), Ocu-
tadas pelo autor. pá\ amos uma posição de honra, na frente
Minha preocupação advém do fato de da Alemanha, Itália e Espanha. Se minha
ser grande admirador de Camargo, con memória não falha, a nossa taxa variava
forme registrei em livro de minha autoria: de 55 a 609L A EMBRATEL deve dar
“Abrirei um parêntese para falar de acesso a tais dados.
Camargo, grande caráter e competência Quanto ao tratamento dispensado aos
profissional Ide foi vitima, em termos de usuários, que perderam a posição de
qualidade de serviço prestado por sua “excelência” que lhes e devida por toda
empresa, da construção do Metrô, um empresa prestadora de serviços públicos,
verdadeiro terremoto que caiu sobre a a involuçâo é ainda maior, O “Projeto
cidade do Rio de Janeiro. Não tive Assinante” deveria ser chamado “anti-
condições políticas de apoiá-lo em meu assinante” - troca, por alguns reais, a
segundo mandato. Foi uma lástima' Não qualidade das linhas e aparelhos, sem a
sei se ele compreendeu e me perdoou?" sul\aguarda de um sistema homolo-
ípág 127). U gatório competente. Confundem os ser-
E exclusivamente por essa razão que () importante não é \ iços de telecomunicações com os de ele
estou escrevendo este artigo. Não para dat tricidade, nos quais se pode ligar às toma
uma resposta à generalização feita por ele, estatização ou das de uma residência, qualquer equipa
quando afirma “(...) outro pertencente a mento, não cabendo à concessionária
corrente progressista neoliberal, que privatização e sim qualquer responsabilidade se o equipa
defende, com pseudopatriotismo, a priva prestar serviços mento não funcionar ou apresentar defei
tização (...)” e sim para que medite to mais tarde.
sobre as razões que me levaram da de boa qualidade . Outro aspecto preocupante, com que
posição estatizante para a favorável ã pri se defronta o assinante do serviço telefô
vatização. nico. é a terceirização das atividades de
Antes dc apresentar as razões de mi manutenção, especialmente as de insta
nhas mudanças, gostaria dc fa/er um vez. entende las, procurarei, a seguir, lação de linhas e aparelhos na fase de
apelo ao excelente ('amargo: não use detalhai alguns aspectos das minhas seis expansão. É profundamente lamentável
mais os argumentos já os usei nas déca razões que foram responsáveis pela que a prestadora de serviços públicos de
das de 50, 60 e 70 da atualmente cega e minha atual convicção: a camisa dc força telefonia tenha perdido o seu “embaixa
ultrapassada esquerda brasileira, que não que a Constituição de 1988 vestiu nas dor” no “país” do assinante (sua residên
quer enxergar o pior cego! a realidade telecomunicações brasileiras é uma grave cia), uma vez que foi substituído por um
mundial; nem os do corporativismo, que ameaça á modernização do País empregado de empreiteira que somente
hoje domina as empresas estatais brasi No que diz respeito á qualidade dos tem compromisso com seus empre
leiras, nelas incluídas as de tclecomuni- serviços prestados pelas empresas do gadores, não lhe cabendo qualquer
cações (Sistema TELEBRAS). As razões Sistema TELEBRAS, uma simples leitura responsabilidade sobre a qualidade dos
que me levaram a mudar são: da palestra do diretor de Operações da serviços. Além disso, tal política introduz
I) a perda da qualidade dos serviços hoidíhg, proferida em 26.10.93, no SEMI- uma grande mentira no indicador
prestados pelas empresas do Sistema NT 93, realizado em Foz do Iguaçu, quan “Empregados por 1.000 terminais”. Foi
III I BRÁS; 2) o tratamento dispensado do foram apresentados os indicadores tal deturpação que levou o Sistema
pelas empresas aos assinantes; 3) a que "Taxa de Chamadas Completadas” e Telebrás a comparar-se, neste indicador,
bra da hierarquia dentro do Sistema “Grau de Congestionamento”, dos últi com países do primeiro mundo.
II I I BRÁS; 4) a clesproíissionalização mos anos, mostra a curva descendente que A quebra de hierarquia no Sistema
das empresas do setor; 5) os investimen foi percorrida, apesar de vir melhorando TELEBRÁS é evidente em vários aspec
tos que vêm sendo realizados; 6) o des nos últimos anos. tos. Assiste-se, por exemplo, a uma luta
respeito no trato d») patrimônio público. Outro documento que deve ser cônsul acirrada entre a holding e uma de suas
Para que (’amargo, cm sua análise, tado, é um relatório que a AT&T enviava controladas, a EMBRATEL. Disputam,
possa inteirar-se de minhas razões e, tal- - não sei se a EMBRATEL atualmente através de maciça propaganda, quem é