Page 8 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1994
P. 8

SER VIÇOS









                   T V   p o r   a s s i n a t u r a













                    c h e g a   a t r o p e l a n d o




































                     D            urante o Io Fórum Internacional de                                                                                A recepção de


                                  TV por Assinatura (Pay TV), reali­
                                                                                                                                                              televisão,


                    zado  no  auditório  do Jockey  Club  do                                                                                              via satélite,


                     Rio  de  Janeiro,  Jonathan  Baker,  da                                                                                            vai competir



                    Communications  Concepts  do  Brasil,                                                                                        com a televisão

                                                                                                                                                                  a cabo.
                    descreveu nossa televisão por assinatu­



                     ra  (TVA)  como  "um  adolescente  que


                    está prestes a crescer". Daniel Barbará,


                    da  agência  DPZ,  também  se  mostrou



                    otimista c estimou em 500 mil pessoas


                    o  mercado  potencial  inicial  —  classe



                     média e alia - a atingir.                                                                                          dos e  um estatal, além de  3  milhões de                                                                             da TV por assinatura é de 60% dos lares.


                          Em termos rápidos, o usuário que se                                                                           assinantes de serviço de televisão abona­                                                                                   Charles  Hewitt  é um  dos  dirigentes da



                    abona  ao  serviço  de  TVA  recebe  cm                                                                             dos a  1200 sistemas de cabo. A partir de                                                                             Satellite Broadcasting and Communications


                    troca uma programação para seu televi­                                                                               1986, se permitiu â cabodifusão (cable tv)                                                                           Association, uma entidade sem fins lucrati­



                    sor. O sinal de televisão pode chegar por                                                                           argentina pegar sinais de satélites (na Chi­                                                                           vos que trata do mercado de programas e de


                    irradiação  cm  UHF  (MMMDS),  por                                                                                  na ainda é proibido).                                                                                                  informações. Ao definir suas atividades, dis­



                    cabodifusão (fibra óptica ou coaxial) ou                                                                                  Júlio Tápias, da ATVC (associação de                                                                             se jocosamcntc o executivo norte-americano


                    por recepção direta (DTH) ou codifica­                                                                              cabodifusão argentina)  explicou  que  a                                                                               que gastava um terço de seu tempo discutin­



                    da,  via satélite.  Estima-se que existem                                                                           oferta  de  25  canais  do  sistema  básico                                                                            do com o Governo dos EUA, outro terço


                    no  Brasil,  1,1  milhões  de  parábolas  —                                                                         custam, na Argentina dolarizada, U$25                                                                                  praticando marketing e outro terço se comu­



                    que crescem a um ritmo de 30 mil men­                                                                                mensais subindo para US$30 a 45, para                                                                                 nicando com todos para evitai* que antago­


                    sais -  que recebem sinais de televisão,                                                                            um  maior  número  (40)  de  canais.  Ele                                                                              nistas se massacrem. Em realidade, ele esta­



                    cm  aberto,  do  satélite  Brasilsat  e  de                                                                          lembrou que o perfil  da  tv  a cabo está                                                                             va dizendo que o mercado da informação é


                    outros artefatos. Parábolas acima de  1,5                                                                           mudando. "É basicamente televisão mas                                                                                  objeto de intensa competição.



                    m de diâmetro são candidatas â recepção                                                                             em breve vai ter outras serventias", prog­                                                                                   Os EUA possuem 94 milhões de resi­


                    de TVA, considerados os atuais satélites                                                                             nosticou o executivo.                                                                                                 dências  com  televisores  cuja  maioria



                    que emitem sinais na Banda C.                                                                                             No Brasil, o mercado brasileiro atro­                                                                            (84 milhões) é atendida por cabodifusão


                         Tecnologia,  investimentos,  legislação e                                                                       pelou a indefinição da legislação. Hoje,                                                                              (catv). A indústria de catv norte-ameri­



                   progamação são os ingredientes básicos da                                                                            existem 140 mil lares assinando progra­



                   Televisão  por  Assinatura.  No  Brasil,  a                                                                           mações  de  tevê,  com  39  licenças  em                                                                              cana gera US$21,5 bilhões e a de tele­


                   tecnologia da tevê analógica é total mente                                                                           operação, com a programação da TVA                                                                                     visão, via satélite, US$ 1,3 bi. Em com­



                   conhecida. A televisão digital e a compres­                                                                          (grupo Abril) presente em 33/39 e a da                                                                                 paração,  as  operadoras  de  TCs  geram



                   são eletrônica da imagem conduzem a sinais                                                                           Globosat  em  21/39  das  licenças.  A                                                                                  fantásticos  US$80bilhões,  o  dobro do


                   mais penetrantes e antenas menores e repre­                                                                          Globosat tem interesse financeiro entre                                                                                 PIB  de  Portugal.  Fruto  da  dinâmica



                   sentam o futuro próximo. Segundo Jonathan                                                                             30  a  40%,  em  43  licenças,  através  da                                                                            desses agentes, surgem novas alianças


                   Baker, os custos de implantação da TVA                                                                                                                                                                                                      e antigos sócios podem se tornar rivais.
                                                                                                                                        NetBrasil. A NetBrasil que tem 12 licen­                                                                                Há o projeto do presidente Clinton de

                   são  altos  e  é  preciso  haver  garantia  de                                                                       ças  em  operação  é  formada  pela


                   legislação e de mercado para justificar o                                                                                                                                                                                                    colocar fibra óptica nos EUA para levar
                                                                                                                                         Multicanal  (uma  grande  operadora  de                                                                                educação ao lares norte-americanos por

                   investimento. A oferta de programação -  o                                                                           cabos) e RBS  (que  é o sócio sulino da



                   item de maior custo -  aí está, existente no                                                                                                                                                                                                 meios eletrônicos.
                                                                                                                                        Globo). As licenças para TVA são con­                                                                                         Satélites de difusão direta podem tra­

                   Brasil e é abundante no exterior.
                                                                                                                                        cedidas levando em conta um máximo                                                                                      zer sinais a US 17,00 por residência, ao

                         No  Brasil,  por  falta  de  investimento
                                                                                                                                        de operadoras por área geográfica.                                                                                      passo que a fibra da operadora telefônica

                   estatal e receio da perda do monopólio das
                                                                                                                                              O negócio da TVA cobre um primeiro                                                                                chega aos lares custando US$800.00.

                  TCs quanto ao investidor privado, a televi­                                                                            nível  de  fornecedores  de  programação



                   são por cabo, não decolou.  A  legislação                                                                                                                                                                                                          A  recepção  de  sinais  de  televisão,
                                                                                                                                        como a Turner (CNN,  TNT,  Cartoons),                                                                                   via satélite, é feita nos EUA utilizando

                   existente, se cinge à distribuição de sinais
                                                                                                                                         Disney, Playboy e a Superstar que fez uma                                                                              parábolas de 2,1 m {para a banda C) o

                   de televisão (distv) que difere da TVA, por
                                                                                                                                         pacote (CBS, NBC,ABC, Itália, Europa)                                                                                  de 0,70cm (para a banda Ku). A partir
                   nao poder gerar sua própria programação.                                                                              para  o  Brasil,  a  que  se  segue  grandes



                   Já  na  Argentina,  a  cabodi fusão  data  de                                                                        empresas de TVA que revendem progra­                                                                                    de  1986, a grande aceitação da recep­



                    1960 e a televisão (estatal) de 1951. Hoje,                                                                          mação para licenciados, além de operarem                                                                               ção de  sinais de  satélites  --  até então


                   a televisão austral detém três canais priva-                                                                                                                                                                                                 gratuita -- sofreu uma redução devido
                                                                                                                                         serviços próprios. Nos EUA, a penetração                                                                               ao  impacto da codificação da progra-


                  ó
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13