Page 10 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1994
P. 10

MERCADO









                    I B M   q u e r   v e r                                                                                                                         )r a s i l   n a   M u l t i m í d i a












                                                                                                                                                                                                                                                                        Reportagem: João Carlos Pinheiro da Fonseca














                 I U   promessa da multimída é levar a



                                    informação sob qualquer forma -


                  - som, dados, imagem — a qualquer lu­


                  gar,  em  qualquer tempo  e  a  um  custo



                  razoável", disse John Jessen,  em semi­


                  nário  promovido  pela  IBM  Brasil  e  a



                  Gompucenter, no centro de treinamento


                  que a multinacional mantém na Gávea,                                                                                                                                                                                                                                                                      Uma nova


                  no Rio de Janeiro. A multimídia, hoje, já                                                                                                                                                                                                                                                                dimensão

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            mercadológica
                  é  uma  realidade  nos  Estados  Unidos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            no uso do
                   Somente  a  IBM  já  tem  mais  de  200
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            computador
                   produtos  produzidos  sob  a  rubrica  de



                   ultimidia.


                         No  Brasil,  as  aplicações  multimída


                   têm um atraso de dois anos, mas possu­



                   em,  segundo o empresário José Maria


                   Teixeira Sobrinho, mentor do evento na



                   Gávea, um excelente potencial de cres­


                   cimento. As oportunidades de negócios


                   neste segmento para a América Latina


                   estão  avaliadas  em  US$1,3  milhões,                                                                             tela com  comando



                   para o período 1993-1995, e assim mes­                                                                             ao loque, a adapta­


                   mo uma cifra dez  vezes  menor do que                                                                              ção do computador



                   para os EUA e para a Asia.                                                                                          l’S/2  para  receber


                         Do  ponto  de  vista  histórico,  a                                                                          televisão, e os dis­


                   multimídia se iniciou a partir de cartões                                                                           cos                         ópticos



                   especiais introduzidos (1986-1991) em                                                                               regraváveis.  Na


                   computadores pessoais para aplicações                                                                               área de software os



                   MM isoladas, que depois formaram re­                                                                                programas MM são


                   des MM (1991) e final mente (1993)ex-                                                                               muitos. A começar


                   plodirafn numa série de aplicaçõcs, como                                                                            pela  inclusão  do



                   para  informações  públicas,  centros  de                                                                           M  M  P  M  /  2


                   treinamento, transações financeiras e ca­                                                                           ( m u 11 i ni f d i a



                   tálogo eletrônico de vendas.                                                                                        p r e s e n   t a t i o n



                                                                                                                                       inaimager)  no  sis­

                                                               Sentir                                                                  tema  operacional




                                                                                                                                       OS/2 (2.1) ou a co­

                        Quem vê uma aplicação multimídia na                                                                             nexão  audiovisual                                                    John Jensen, da IBM,                                                         L. E. Couyei, especialista da IBM.



                   tela de um computador pensa, a princí­                                                                              que permite sincro­                                             demonstrando o Think Pad.                                                                                 em multimídia.


                   pio, estar diante de uma imagem de um                                                                                nizar sinais de audio



                   televisor de alta definição. Mas a seme­                                                                            e vídeo no computador.


                   lhança para por aí. Nas aplicações MM é                                                                                   De acordo com declaração passada aos                                                                                   As aplicações MM passaram a utilizar



                   possível,  por exemplo,  navegar dentro                                                                              atendentes do seminário  na  Gávea,  via                                                                              redes locais e metropolitanas valendo-


                  do  universo  das  informações  disponí­                                                                              videoconferência, José Robelli, vice-pre­                                                                             se da utilização de servidores de infor­



                   veis e obter apenas as rubricas que inte­                                                                            sidente corporativo da IBM para a Amé­                                                                                 mação multimídia.


                   ressam. O usuário pode exercer opções,                                                                               rica Latina, reafirmou dos Estados Uni­                                                                                      Do  ponto  de  vista da  informática,  a



                  quer  tocando  na  tela,  utilizando  um                                                                              dos que "a IBM dará suporte multimídia,                                                                                informação multimída — por lidar com


                   "mouse" ou outro meio de comunicação                                                                                                                                                                                                        imagem e sons — é percebida pelo com­
                                                                                                                                        a toda sua linha de computadores". L.E.

                  com a máquina. O computador seleciona                                                                                 Couyei, outro palestrante da IBM, disse                                                                                putador como longas sequências de bits


                   e  apresenta  a  informação sob  a  forma                                                                            que  a  multimídia  deixou  de  ser  mera                                                                              que precisam ser processados em tempo


                   desejada, como texto, som, imagens ou                                                                                curiosidade para fazer parte do dia-a-dia                                                                              real.  Já  os  dados  tradicionais  formam



                   uma combinação destas. Como disse John                                                                               dos negócios. A cadeia de televisão NBC,                                                                               blocos menores que surgem em rajadas


                   Jessen,  o  impacto  nas  aplicações                                                                                                                                                                                                        e podem ser transportados por técnicas
                                                                                                                                        a  Nu  Media  e  a  IBM  se  uniram  para

                   multimídia  é  a  capacidade  de  experi­                                                                            lançar um jornal eletrônico que chega ao                                                                               de  armazenamento-envio  (store-


                   mentar c "sentir" a informação.                                                                                                                                                                                                            forward) como no caso de redes de pa­
                                                                                                                                        computador por telecomunicações e sur­

                         Dentre os produtos MM de hardware,                                                                             ge configurado na tela de acordo com as                                                                                cotes e de correio eletrônico.


                   desenvolvidos  pela  IBM,  situam-se  a                                                                                                                                                                                                           A informática tradicional está mudan­
                                                                                                                                        áreas de interesse do cliente.
                                                                                                                                                                                                                                                               do para se adaptar às características da
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15