Page 10 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1994
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MERCADO
I B M q u e r v e r )r a s i l n a M u l t i m í d i a
Reportagem: João Carlos Pinheiro da Fonseca
I U promessa da multimída é levar a
informação sob qualquer forma -
- som, dados, imagem — a qualquer lu
gar, em qualquer tempo e a um custo
razoável", disse John Jessen, em semi
nário promovido pela IBM Brasil e a
Gompucenter, no centro de treinamento
que a multinacional mantém na Gávea, Uma nova
no Rio de Janeiro. A multimídia, hoje, já dimensão
mercadológica
é uma realidade nos Estados Unidos.
no uso do
Somente a IBM já tem mais de 200
computador
produtos produzidos sob a rubrica de
ultimidia.
No Brasil, as aplicações multimída
têm um atraso de dois anos, mas possu
em, segundo o empresário José Maria
Teixeira Sobrinho, mentor do evento na
Gávea, um excelente potencial de cres
cimento. As oportunidades de negócios
neste segmento para a América Latina
estão avaliadas em US$1,3 milhões, tela com comando
para o período 1993-1995, e assim mes ao loque, a adapta
mo uma cifra dez vezes menor do que ção do computador
para os EUA e para a Asia. l’S/2 para receber
Do ponto de vista histórico, a televisão, e os dis
multimídia se iniciou a partir de cartões cos ópticos
especiais introduzidos (1986-1991) em regraváveis. Na
computadores pessoais para aplicações área de software os
MM isoladas, que depois formaram re programas MM são
des MM (1991) e final mente (1993)ex- muitos. A começar
plodirafn numa série de aplicaçõcs, como pela inclusão do
para informações públicas, centros de M M P M / 2
treinamento, transações financeiras e ca ( m u 11 i ni f d i a
tálogo eletrônico de vendas. p r e s e n t a t i o n
inaimager) no sis
Sentir tema operacional
OS/2 (2.1) ou a co
Quem vê uma aplicação multimídia na nexão audiovisual John Jensen, da IBM, L. E. Couyei, especialista da IBM.
tela de um computador pensa, a princí que permite sincro demonstrando o Think Pad. em multimídia.
pio, estar diante de uma imagem de um nizar sinais de audio
televisor de alta definição. Mas a seme e vídeo no computador.
lhança para por aí. Nas aplicações MM é De acordo com declaração passada aos As aplicações MM passaram a utilizar
possível, por exemplo, navegar dentro atendentes do seminário na Gávea, via redes locais e metropolitanas valendo-
do universo das informações disponí videoconferência, José Robelli, vice-pre se da utilização de servidores de infor
veis e obter apenas as rubricas que inte sidente corporativo da IBM para a Amé mação multimídia.
ressam. O usuário pode exercer opções, rica Latina, reafirmou dos Estados Uni Do ponto de vista da informática, a
quer tocando na tela, utilizando um dos que "a IBM dará suporte multimídia, informação multimída — por lidar com
"mouse" ou outro meio de comunicação imagem e sons — é percebida pelo com
a toda sua linha de computadores". L.E.
com a máquina. O computador seleciona Couyei, outro palestrante da IBM, disse putador como longas sequências de bits
e apresenta a informação sob a forma que a multimídia deixou de ser mera que precisam ser processados em tempo
desejada, como texto, som, imagens ou curiosidade para fazer parte do dia-a-dia real. Já os dados tradicionais formam
uma combinação destas. Como disse John dos negócios. A cadeia de televisão NBC, blocos menores que surgem em rajadas
Jessen, o impacto nas aplicações e podem ser transportados por técnicas
a Nu Media e a IBM se uniram para
multimídia é a capacidade de experi lançar um jornal eletrônico que chega ao de armazenamento-envio (store-
mentar c "sentir" a informação. forward) como no caso de redes de pa
computador por telecomunicações e sur
Dentre os produtos MM de hardware, ge configurado na tela de acordo com as cotes e de correio eletrônico.
desenvolvidos pela IBM, situam-se a A informática tradicional está mudan
áreas de interesse do cliente.
do para se adaptar às características da