Page 42 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1994
P. 42

AUTOM AÇÃO  m j m M









          B r a s i l   c h e g a                                                                                                                                                                                                                       dos  seus  produtos  e  serviços”,  afir­

                                                                                                                                                                                                                                                        mou  Simone  Silva  Lopes,  coordena­




          a   2 5   m i l   p r o d u t o s                                                                                             F*  .  *  -w                                                                                                    dora de  marketing da Abac.


                                                                                                                                            * “/»'?Cif?                          •.. •                                                                        Um  dos  principais  benefícios


          c o d i f i c a d o s   e m   9 3                                                                                                                                                                                                             auferidos  com  a  automatização,  de

                                                                                                                                                                                                                                                        acordo com a Abac, é a redução mé­



                                                                                                                                                                                                                                                        dia de 30 a 40rr do tempo em fila nas



                O conceito dc automação comercial                                                                                                                                                                                                       lojas. Além disso, os estabelecimen­


          está amplamente difundido no merca­                                                                                                                                                                                                           tos  comerciais  conseguem  exercer


           do  brasileiro.  Tanto assim  que  o  nú­                                                                                                                                                                                                    melhor  controle  sobre  o  estoque  e



           mero de estabelecimentos comerciais                                                                                                                                                                                                          atendei  com  maior  rapidez  as  mu­


           automatizados  passou  de  apenas  12.                                                                                                                                                                                                       d a n ç a s   de  hábito dos  consumidores.


           em  1990. para cerca de 300 em  1993.                                                                                                                                                                                                          \  \bac  e  a  representante  brasileira


           segundo informações da Abac (Asso­                                                                                                                                                                                                           da  LAN  internacional  com  sede  em


           ciação  Brasileira  de  Automação  Co­                                                                                                                                                                                                       Bruxelas,  Bélgica,  da  qual  fazem



           mercial).                                                                                                                                                                                                                                    parte  63  países.


                 A estimativa é   de que o Brasil tenha                                                                                                                                                                                                       Por outro  lado,  a  Abac procurou  in­


           terminado 1993 com 25 mil itens iden­                                                                                                                                                                                                        centivai  o  processo  de  automatização



           tificados com código de barras, repre­                                                                                                                                                                                                       das  empresas  através  de  um  extenso


            sentando  um  incremento  de  60'*  em                                                                                                                                                                                                      programa  de  ativ idades,  que  inclui  a


            relação a  1992  O* supeimercados li                                                                                                                                                                                                         um 11  ação de cm sos. ciclos de palestras


            deram  o  ranking  das  empresas  que                                                                                                                                                                                                        e programas de treinamento. Criada há


            usam  leitura  óptica  padrão fcAN,  se­                                                                                                                                                                                                      10 anos  a entidade contem um quadro



            guidos  por  lojas  de  departamento  e                                                                                                                                                                                                      dc  ;  '50 associados, composto por va-


            livrarias  1  ste salto compi OVii                                                                   itk                                                                                                                                     iciistas, atacadistas, indústrias de bens


            em presa >  estão  investindo  cm                                                                                                                                                                                                            de consumo, fabricantes deequipumen


            tecnologias que permitem aumentai  a                                                                                                                                                                                                         tos  prestadores de sei \ iços e entidades



            produtividade e melhorar a qualidade                                                                                                                                                                                                         de classe. (./,/*.)










                                                    ECONOMIA f ¦  m









                                                       Grupo Partcon fatura US$ 95 milhões em 93












                  o   dtictor  de  marketing  do  Grupo                                                                            (  «mstititel  peimanci v»  com  autonomia                                                                              leehnologies Inc  para conversão de da


            Partcon. Maivcllo Abi  Sabei, infoimou                                                                                 paia  v«»itliiiUflt  gelando  seus  negócios,                                                                          d o s   em  sistemas  do  geoproeessamento;



            qne  o  faturamento do pmpo,  em  1992.                                                                                parcerias  r  consóivios,  prmcipalmcmc                                                                                parceria com a empresa canadense SUL


            foi deUS* 70 milhões  I  rn  199 \ dewia                                                                               em projetos de PCT.                                                                                                    Systemhouse;  comercialização  recorde



            se  situar  em  tomo de  USS  95  milhões,                                                                                   Paia o c u \ utivo do t irupo Partcon. os                                                                        de 25 mil terminais telefónicos em proje­


            sendo  US$  ls  milhões  da  (  onstiutel.                                                                             latos mais ides antes ocoiíidos em  1993                                                                               tos  Pt  T;  vitória  na  licitação  ria  AT&T



            USS  I  1.5  milhões da  Batik  e  USS  35,5                                                                           fórum  I  ançarnentodo l elecondomínio;                                                                                paia executar a tei minaçfio do cabo óptico


            milhões  das  emprcMis  do exierioi  Ide                                                                               assinatura de eoiuiato com exclusividade                                                                               submarino  "Américas-1",  em  Lorlale/.a,



            lembrou aassoeiu\ ao tio (impo Partcon.                                                                                com  a  empresa  norte  americana                                                                                      UL;  lançamento do PABX 24112, equi­


            no  dia  10  de  novembro  ultimo,  com  a                                                                             Interdigital,  para  representação,  produ                                                                             pamento  para  24  troncos e  1  12  ramais;



            M  I  lelecomunica/ioni, pertencente ao                                                                                çao. uso de mau as e patentes no Brasil,                                                                               assinatura  tio  acordo  comercial  com  a


            grupo  italiano  da  S TI* I  I  sta  empresa                                                                          na área de telefonia rural; lançamento do                                                                               Samsung.com a linha PABX digital tem­



            vinha procurando um parceiro a quem se                                                                                 sistema "l Jltraphone Batik", também para                                                                               poral Corex, equipados com 448 e  12 mil



            associasse visundoentrar no mercado da                                                                                 a área nu al. parceria (’onstmtel/Baymont                                                                              portas, entre outros. (././,)


            AméricaI  atina,exceloaArgentina,onde



            já está presente com uma empresa local.


            Segundo Abi  Saber, as negociações du



            raiam  mais  de  um  ano  I  stnva  em  dis


            v tixxan não apenas a participação finan



            eeira,  mas  a  preservação  da  forma  de                                                                                                                                                                                                                                                                               A /<//•( •<’//(>


            trabalho imprimida pelo (impo Partcon,                                                                                                                                                                                                                                                                                  Abi Saber,

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    tio (iru/w
            que tem se mostrado vitoriosa  O grupo                                                                                                                                                                                                                                                                                   Partcon.


            vendeu  a  Al  I  4 I'/«  do capital  lotai  da



            ( ‘nnstmtele W/(  da Bank  que continua


            com  libeidade  em  buscai  tecnologia  e



             produto que  julgai  necessários com ou


             ti os parceiro», como poi exemplo o aeoi



             do  para  distribuição  «lo  PABX  Corex


             assinado  com  a  Sainsimg,  já  tendo  a



             Al  I  como  sócia.  Da  mesma  forma  a
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47