Page 28 - Telebrasil - Março/Abril 1993
P. 28

Embratel  ajuda recuperar                                                                                                                                                                                                                   mission Maintenance Center (ITMC), que


                                                                                                                                                                                                                                                                   fica no  Rio de Janeiro.  Cerca de 800 cir­


                                                                                                                                                                                                                                                                   cuitos  telefônicos  ficaram  interrompidos
                         cabo submarino Atlantis                                                                                                                                                                                                                   por quase cinco horas. Imediatamente, en­




                                                                                                                                                                                                                                                                   genheiros  da  Embratel  foram  acionados

                                                                                                                                                                                                                                                                   para  restaurar  o  tráfego  telefônico,  des­


                                                                                                                                                                                                                                                                   viando  todas  as  ligações  que  passavam

                Em  dois  dias  e  meio,  a  tripulação  do                                                                         teceu  a  25  quilômetros  da  praia  de  Boa                                                                                  pelo  Atlantis  para  a  Estação  Terrena de


        navio Leon Thcvcnin, trabalhando em con­                                                                                    Viagem,  no  Recife,  PE.  Esse  foi  o  pri­                                                                                  Tanguá,  também  no  Rio de Janeiro.


        junto com  três engenheiros da Embratel,                                                                                    meiro  acidente  ocorrido  com  o  Atlantis                                                                                            As  ligações  feitas  no  Brasil  foram en­


        recuperou  um  rompimento  no  cabo  sub­                                                                                   desde sua inaguraçào há dez anos.                                                                                              viadas para Portugal,  via  Intelsat, que as

        marino  Atlantis,  que  interliga  as  teleco­                                                                                       O problema foi detectado no dia 21  de                                                                                distribuiu  para outros  países.  Até a recu­


        municações do Brasil com as da cidade de                                                                                    dezembro de  1992,  por  meio  dos equipa­                                                                                     peração  total  do  cabo,  só  a  metade  do


         Dakar,  no Senegal.  O rompimento acon­                                                                                    mentos instalados no International Trans-                                                                                      tráfego foi restaurada, causando um con­




                                                                                                                                                                                                                                                                  gestionamento  que  não  foi  sentido  pelo

                                                                                                                                                                                                                                                                   usuário porque o acidente ocorreu às vés­


                                                                                                                                                                                                                                                                   peras das  festas de  fim  de ano.


                                                                                                                                                                                                                                                                           Já com  o tráfego  parcialmente restau­


                                                                                                                                                                                                                                                                   rado, a Estação de Cabos Submarinos de


                                                                                                                                                                                                                                                                   Boa  Viagem  ficou com a tarefa de locali­


                                                                                                                                                                                                                                                                  zar  o  ponto  exato  do  rompimento.  No

                                                                                                                                                                                                                                                                  dia  23  de  dezembro,  os  técnicos  da  Em­


                                                                                                                                                                                                                                                                   bratel acharam  o ponto de  falha em uma


                                                                                                                                                                                                                                                                   profundidade de 40 metros. Graças à par­


                                                                                                                                                                                                                                                                  ticipação  da  Embratel  no Atlantic Cable


                                                                                                                                                                                                                                                                  Maintenance Agreement (ACMA), seis na­


                                                                                                                                                                                                                                                                  vios  ficaram  permanentemente  em stand


                                                                                                                                                                                                                                                                   by  em  seis  portos  do  Atlântico,  com  a


                                                                                                                                                                                                                                                                   finalidade de fazer reparos em cabos sub­

                                                                                                                                                                                                                                                                   marinos lançados por empresas de teleco­


                                                                                                                                                                                                                                                                   municações.  O navio mais próximo era o


                                                                                                                                                                                                                                                                  Leon  Thevenin,  que  estava  atracado  no


                                                                                                                                                                                                                                                                   porto de  Brest,  na  França.


                                                                                                                                                                                                                                                                           A  um  custo  aproximado  de  USS  15

                                                                                                                                                                                                                                                                   mil  diários,  o  navio  começou  a  viagem


                                                                                                                                                                                                                                                                   trazendo  na  bagagem  o  material  que  foi


                                                                                                                                                                                                                                                                   usado  no  reparo  do  Atlantis.  (ACS/Em-


                                                                                                                                                                                                                                                                   bratei) *
          Durante  24  horas  os  tripulantes,  auxiliados  pelos  técnicos  da  Embratel,  se  teve/aram  para

          recuperar o cabo submarino.










                                                                                            U niversidade  de  São  P aulo






                                                                                                     Faculdade  de  E conom ia,





                                                                              A dm inistração  e  C o n tab ilid ad e









                                                Curso de Capacitação Gerencial














                            para                                                             Setor de Telecomunicações


















                                                                                 Programa  de  alto  nível,  elaborado  especialmente  para  o  corpo



                                                                                 gerencial das empresas do setor de telecomunicações por profes­



                                                                                sores  da  Fundação  Instituto  de  Administração  juntam ente  com



                                                                                 a FEA —  Faculdade de Economia,  Administração e Contabilida­



                                                                                 de  da  Universidade  de  São  Paulo.








                   m ó d u l o   I                                                                                                              MODULO  II                                                                                                                    Inscrições  Abertas


                   Evolução,  Tendências                                                                                                        Novos  Modelos  e                                                                                                             Período:  26 de abril a 5 de julho,



                   e  Estratégias  no  Setor                                                                                                    Práticas  de  Gestão                                                                                                          com  aulas às segundas feiras.


                   de  Telecomunicações                                                                                                        •   Gestão de  Inovação                                                                                                        Informações com  Didi ou  Márcia,


                        Perfil  do Setor no  Brasil                                                                                            •  Gestão da Qualidade e da Produtividade                                                                                      pelos  telefones  (011)  210-3897


                        Perfil do Setor no  Mundo                                                                                                    Novos  Paradigmas da Organização                                                                                         ou  211-0411,  ramal  5837.


                         Planejamento  Estratégico                                                                                                   Cultura e  Mudança



                        Estratégias Mercadológicas para o Setor                                                                                      Capacitação  Gerencial                                                                                                    Uma promoção conjunta



                                                                                                                                                      Negociação                                                                                                               FEA/USP  e  ABINEE
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33