Page 5 - Telebrasil - Maio/Junho 1993
P. 5
Telesp no Ano 2000
A tarefa de planejar e projetar a evolução viços digitais. A opção seguinte é perseguir
da Telesp cm direção aos anos 2000 im
um direcionamento dc redes para as tecnolo
plica cm analisar o seu passado, o pre
sente e as perspectivas do seu futuro, sempre gias ATM (Assynchronous Transfer Mode),
SDH (Synchronous Digital Hierarchy) e fibras
vinculado aos cenários: institucional, tecnoló ópticas a nível dc assinante.
gico e de mercado. qualidade: em função da necessidade dos
Passado: Desde sua criação, até o final serviços trafegados, a integridade/confiabili-
dos anos 80, o desenvolvimento da Telesp se dade estarão garantidas por uma rede com
deu dentro de um ambiente fechado (monopó- engenharia de caminhos alternativos, suporta
lio/tecnologia) O objetivo era recuperar o atra da com tecnologia SDH e roteadores associa
so representado pela forte demanda reprimida dos. Uma natural evolução para TMN (Tele
dos serviços de forna. A meta básica era atin communication Management Network) será ob
gir um indicador isolado de número de telefo tida através da racionalização dos processos
Geraldo Lucas Ourivio nes por 100 habitantes. Não havia grande preo de O&M.
cupação com o mercado, ou melhor, com os preço: os serviços terão política de pre
serviços que o mercado demandava. Os indi ços competitivos adequada e compatível com
(Diretor Técnico
cadores de qualidade eram tímidos. as expectativas do mercado. Nos novos custos
da Telesp
Presente: Profundas transformações es menores serão inseridas a racionalização dos
e Diretor da Telcbrasil) tão ocorrendo Temos um ambiente avassala novos procedimentos operacionais, já incor
dor de descaracterizaçào de preconceitos, as porando novas tecnologias, e a evolução das
sociações antes inimagináveis se tornam reali redes derivadas de novos processos de plane
dade, a globalização da economia e de negó jamento e engenharia associada a essa evolu
cios avança inexoravelmente. O mercado e sua ção tecnológica. Uma evolução aponta na di
demanda de serviços passam a assumir a pos reção da busca da disponibilidade de serviços
tura de elementos alavancadores da evolução suportados por banda sob demanda/alocação
das redes de telecomunicações O surgimento dinâmica de banda, ou seja: embora perma-
de novas tecnologias transforma-se na ‘‘variá neniemente disponível, o cliente pagara pela
vel" dos serviços a serem prestados, a cada Banda que usar, quando usar.
momento mais completos e complexos. No aspecto institucional, a Telesp tem a
Futuro: Cenários de desregulamentações/ obrigação de manter a oferta dos serviços, meios
privatizações, competição, globalização da eco c facilidades para o pleno desenvolv imento da
nomia, demanda exponencial de serviços digi economia do Estado dc São Paulo e de sua
tais, rápido e constante surgimento de novas população. O setor de telecomunicações já se
tecnologias, qualidade, produtividade, adequa constitui numa das alavancas da economia e
ção e uso eficaz dos poucos recursos disponí não apenas mais um dos seus segmentos.
veis. Dentro deste novo ambiente é que será
fundamental identificar c construir o caminho O.s serviços - sem descuidarmos da necessida
da Telesp cm direção ao Ano 2000 de dc melhorar aqueles já ofcrcddos - deverão
O preceito básico para se evoluir ou ga ser ampliados continuamente, em sua oferta e di
nhar competência está no entendimento indi versificação, considerando que boa parte da popu
vidual c na alteração da postura da organiza lação não tem acesso pleno, ainda, aos serviços
ção Telesp: ambos devem se direcionar para o de foma. Com a expectativa de resultados concre
mercado. tos no futuro, estamos participando do projeto
Esta colocação, embora possa parecer Mullicom-21 - Comunicações MultimndaLs pa
uma tomada de posição simples e evidente, ra o Século XXI - desenvolvido pela Unicamp.
varrequerer um esforço transcendental dc com Nos próximos anos teremos, nos servi
preensão individual, gerencial e da área de RH ços de comunicação de dados e móvel celular,
que terá dc promover, obrigatória e maciça as maiores derivadas de crescimento. Através
mente, e no menor espaço de tempo, uma mu da telefonia celular, por exemplo, será possí
dança radical da cultura, do pensamento e das vel resolver, fínalmente. e a custos compatí
atitudes da empresa. veis, o problema da telefonia rural.
No caminho para a Telesp do Ano 2000 o A verdade é que temos um dever de ca
maior desafio talvez seja este: criar o corpo agen sa, com lições diárias a resolver implementar.
te que promoverá c conduzirá esta evolução. An O mais importante, porém, e que uma nova
teciparemos tendências e desejos do mercado, co Telesp já pode ser visualizada com autonomia
locando o desenvolvimento da planta condiciona de gestão e atuando, cada vez mais. por meio
de parcerias comerciais fortes Ao mesmo tem
do, em todos os seus elementos, à prestação dc
po as Unidades de Negócios Independentes abor
serviços que será sustentada no trinômio adequa
darão, com mais agilidade e eficácia, o merca
ção, qualidade c preço.
do. e proporcionarão um atendimento mais
adequação: o planejamento técnico glo adequado às necessidades do cliente que se
bal tem como linha mestra a digitalização, a transformará, definitivamente, na razão de ser
opticalização e o wireless (comunicação sem da Telesp. »
fio), o que propiciará um ambiente adequado
para a prestação de uma ampla gama de ser