Page 5 - Telebrasil - Maio/Junho 1993
P. 5

Telesp no Ano 2000
















                                                                                                        A              tarefa de planejar e projetar a evolução                                                                       viços  digitais.  A  opção  seguinte  é  perseguir

                                                                                                                       da Telesp cm direção aos anos 2000 im­
                                                                                                                                                                                                                                      um  direcionamento dc  redes  para  as  tecnolo­

                                                                                                                       plica cm  analisar  o  seu  passado,  o  pre­

                                                                                                        sente e as perspectivas do seu  futuro,  sempre                                                                              gias  ATM  (Assynchronous  Transfer  Mode),
                                                                                                                                                                                                                                     SDH (Synchronous Digital Hierarchy) e fibras

                                                                                                        vinculado aos cenários: institucional,  tecnoló­                                                                             ópticas a nível dc assinante.


                                                                                                       gico e de mercado.                                                                                                                            qualidade: em função da necessidade dos


                                                                                                                       Passado:  Desde sua  criação,  até o  final                                                                   serviços  trafegados,  a  integridade/confiabili-


                                                                                                       dos anos  80,  o  desenvolvimento da  Telesp  se                                                                              dade  estarão  garantidas  por  uma  rede  com

                                                                                                       deu dentro de um ambiente fechado (monopó-                                                                                    engenharia de caminhos alternativos, suporta­


                                                                                                       lio/tecnologia)  O objetivo era recuperar o atra­                                                                             da com  tecnologia SDH  e  roteadores associa­


                                                                                                       so representado pela forte demanda reprimida                                                                                  dos.  Uma  natural  evolução  para  TMN  (Tele­


                                                                                                       dos serviços de  forna.  A  meta básica era atin­                                                                             communication Management Network) será ob­


                                                                                                       gir um  indicador isolado de número de telefo­                                                                                tida  através  da  racionalização  dos  processos


                     Geraldo Lucas Ourivio                                                             nes por  100 habitantes. Não havia grande preo­                                                                               de O&M.

                                                                                                       cupação com  o  mercado,  ou  melhor,  com  os                                                                                                preço:  os serviços  terão  política de pre­


                                                                                                       serviços  que o  mercado  demandava.  Os  indi­                                                                               ços  competitivos  adequada  e compatível  com
                               (Diretor  Técnico
                                                                                                       cadores de qualidade eram tímidos.                                                                                            as expectativas do mercado.  Nos novos custos
                                        da  Telesp
                                                                                                                      Presente:  Profundas transformações es­                                                                        menores  serão  inseridas  a  racionalização  dos
                       e Diretor da  Telcbrasil)                                                       tão ocorrendo  Temos um  ambiente avassala­                                                                                   novos  procedimentos  operacionais,  já  incor­



                                                                                                       dor  de  descaracterizaçào  de  preconceitos,  as­                                                                            porando  novas  tecnologias,  e  a  evolução  das


                                                                                                       sociações antes  inimagináveis se tornam  reali­                                                                              redes  derivadas  de  novos  processos  de  plane­


                                                                                                       dade,  a  globalização  da  economia e  de  negó­                                                                            jamento  e engenharia associada a essa  evolu­


                                                                                                      cios avança inexoravelmente. O mercado e sua                                                                                  ção tecnológica.  Uma evolução aponta  na  di­


                                                                                                      demanda de serviços passam  a assumir a pos­                                                                                  reção da  busca  da  disponibilidade de serviços

                                                                                                       tura  de  elementos  alavancadores  da  evolução                                                                             suportados por  banda  sob demanda/alocação


                                                                                                      das  redes de  telecomunicações  O surgimento                                                                                 dinâmica  de  banda,  ou  seja:  embora  perma-


                                                                                                      de novas tecnologias transforma-se na ‘‘variá­                                                                                neniemente  disponível,  o  cliente  pagara  pela


                                                                                                      vel"  dos  serviços  a  serem  prestados,  a  cada                                                                             Banda que usar, quando  usar.

                                                                                                      momento mais completos e complexos.                                                                                                           No aspecto institucional, a Telesp tem a


                                                                                                                      Futuro: Cenários de desregulamentações/                                                                       obrigação de manter a oferta dos serviços, meios


                                                                                                      privatizações, competição, globalização da eco­                                                                               c facilidades para o pleno desenvolv imento da


                                                                                                      nomia, demanda exponencial de serviços digi­                                                                                  economia  do  Estado  dc  São  Paulo  e  de  sua


                                                                                                      tais,  rápido  e  constante  surgimento  de  novas                                                                            população.  O  setor  de telecomunicações já  se


                                                                                                      tecnologias, qualidade, produtividade, adequa­                                                                                constitui  numa  das  alavancas  da  economia  e


                                                                                                      ção e uso eficaz dos poucos  recursos disponí­                                                                                não apenas mais um dos seus segmentos.

                                                                                                      veis.  Dentro  deste  novo  ambiente  é  que  será


                                                                                                      fundamental identificar c construir o caminho                                                                                         O.s serviços - sem descuidarmos da necessida­


                                                                                                      da Telesp cm direção ao  Ano 2000                                                                                             de  dc  melhorar  aqueles já  ofcrcddos  -  deverão


                                                                                                                     O preceito básico para se evoluir ou ga­                                                                       ser ampliados continuamente, em sua oferta e di­


                                                                                                     nhar  competência  está  no  entendimento  indi­                                                                               versificação, considerando que boa parte da popu­


                                                                                                     vidual c na alteração da postura da  organiza­                                                                                 lação  não  tem  acesso  pleno, ainda, aos  serviços


                                                                                                     ção Telesp:  ambos devem se direcionar para o                                                                                  de foma. Com a expectativa de resultados concre­


                                                                                                     mercado.                                                                                                                       tos  no  futuro,  estamos  participando  do  projeto

                                                                                                                     Esta  colocação,  embora  possa  parecer                                                                       Mullicom-21  - Comunicações MultimndaLs pa­


                                                                                                     uma  tomada  de  posição  simples  e  evidente,                                                                                ra o Século XXI  - desenvolvido pela  Unicamp.


                                                                                                     varrequerer um esforço transcendental dc com­                                                                                                  Nos  próximos  anos  teremos,  nos  servi­


                                                                                                     preensão individual, gerencial e da área de RH                                                                                 ços de comunicação de dados e móvel celular,


                                                                                                     que  terá  dc  promover,  obrigatória  e  maciça­                                                                              as  maiores  derivadas  de crescimento.  Através


                                                                                                     mente, e no menor espaço de tempo, uma mu­                                                                                     da  telefonia  celular,  por  exemplo,  será  possí­


                                                                                                    dança radical da cultura, do pensamento e das                                                                                   vel  resolver,  fínalmente.  e  a  custos  compatí­


                                                                                                    atitudes da empresa.                                                                                                            veis, o  problema da telefonia  rural.


                                                                                                            No  caminho  para  a  Telesp  do  Ano  2000  o                                                                                          A verdade é que temos  um dever  de ca­


                                                                                                    maior desafio talvez seja este: criar o corpo agen­                                                                             sa, com  lições diárias a resolver  implementar.


                                                                                                    te que promoverá c conduzirá esta evolução. An­                                                                                 O  mais  importante,  porém,  e  que  uma  nova



                                                                                                    teciparemos tendências e desejos do mercado, co­                                                                                 Telesp já pode ser visualizada com autonomia


                                                                                                    locando o desenvolvimento da planta condiciona­                                                                                 de gestão e atuando,  cada  vez mais.  por  meio

                                                                                                                                                                                                                                    de parcerias comerciais fortes  Ao mesmo tem­
                                                                                                    do,  em  todos  os  seus  elementos, à  prestação  dc

                                                                                                                                                                                                                                    po as Unidades de Negócios Independentes abor­
                                                                                                    serviços que será sustentada no trinômio  adequa­

                                                                                                                                                                                                                                    darão, com mais agilidade e eficácia, o merca­
                                                                                                    ção, qualidade c preço.
                                                                                                                                                                                                                                    do.  e  proporcionarão  um  atendimento  mais
                                                                                                                   adequação: o planejamento técnico glo­                                                                           adequado  às  necessidades  do  cliente  que  se


                                                                                                   bal  tem  como  linha  mestra  a  digitalização,  a                                                                              transformará, definitivamente, na razão de ser


                                                                                                   opticalização  e  o  wireless  (comunicação  sem                                                                                 da  Telesp. »


                                                                                                   fio),  o que propiciará  um  ambiente adequado


                                                                                                   para  a  prestação de  uma  ampla  gama  de ser­
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10