Page 44 - Telebrasil - Maio/Junho 1993
P. 44
T e l e b r á s p a r t e p a r a r e d e i n t e l i g e n t e
A Telebrás planeja implantar, a par
A re d e de te le fo n ia do S istem a
tir de 94 - no Rio e em São Paulo -
Telebrás está se m odernizando.
duas plataformas iniciais constituídas
A in tro d u ç ã o da in fo rm á tic a p e r de um PAS e um PCS, com base de
m ite g e ra r n ovo s serviços. Isto dados associadas. Posteriormente, no
vai a u m e n ta r a re c e ita do s is te vas cent rais CPAs serão equipadas com
ma, p ro m e te m os técnicos. software para exercerem funções de
PAS. Segundo Duprat, não será im
plantado um ambiente inteligente dis
tribuído por ser de difícil controle.
' rma central de comutação por pro
I grama armazenado ou central viço público de mensagem de voz e
Luiz Teixeira de Matos, da Tele
brás, por sua vez, explicou que o ser
CPA é um computador especiali-
I zado para tal fim. Uma rede pú
blica de telecomunicações pode con de fac-símile é um serviço automático
ter centenas dessas centrais CPAs que de caixas eletrônicas destinado a ser
dialogam e trocam mensagens entre acessado através da rede telefônica.
si. Convenientemente coordenadas por Tal serviço já movimenta 1,2 milhões
um centro de controle, que por sua de caixas eletrônicas nos EUA e 40
vez também é um computador que mil na Alemanha. Na Califórnia, pro
possui uma base de dados, um con George I ukui, da Telesp. explicando a filoso fessores o utilizam para enviar men
junto de centrais CPAs - interligadas fia da rede inteligente. sagens aos pais e no Canadá, editais
por sinalização CCITT n" 7 - for de licitação podem ser recuperados
mam uma “rede inteligente’’. via serviço de mensagem de fax.
De acordo com Carlos Fernando das chamadas, em função do horário O serviço de caixa eletrônica para
Ximenes Duprat, da Telebrás, a im e do local de origem. Para tanto, uma mensagens de voz serve não só como
plantação de uma rede inteligente per central PAS ao ouvir o sinal 800 sus secretária eletrônica, associada a um
mitirá a chegada de serviços que au pende a ligação e consulta um PC'S e terminal telefônico, como também po
mentarão a receita do Sistema Tele sua base de dados. Um novo número de atuar como telefone virtual de quem
brás, como no caso do “serviço 800“ . é dado ao PAS que redireciona a cha não tem aparelho telefônico e quer
Neste, um assinante - que contrata o mada para outro local. ter um número só para receber reca
serviço junto á operadora - se res No serviço Telecard, ao discar o dos. O mesmo serviço, aplicado ao
ponsabiliza pelo débito dos usuários código 107 o usuário dá sua senha a fax, atua como fac-símile de quem
que acessam o número do assinante, uma operadora que consulta uma ba não o possui e como dispositivo de
precedido do código 800. “ É uma cha se de dados para certificar-se de sua armazenamento adicional de quem a
mada comercial que sai de graça para validade e assim efetuar a ligação. No tem. Na implantação destes serviços
o usuário, mas que pode aumentar o Telecard avançado tudo isto será fei no Sistema Telebrás é preciso a utili
tráfego DDD cm até 25% e a receita to automaticamente. Bastará que o zação de aparelhos telefônicos do ti
anual do Sistema Telebrás cm 800 mi usuário disque sua senha nas teclas po multifreqüencial e a adaptação de
lhões de dólares” , afirmou o técnico. de seu aparelho telefônico multifre- certas centrais do tipo eletromecâni-
Ao expor os serviços baseados nos qucncial. Já na rede virtual avançada cas, acrescentou Luiz Matos.
princípios da rede inteligente, Duprat será possível a um usuário discar e
disse que basta a combinação de, no obter diretamente um ramal de um Telesp
máximo, cerca de vinte blocos bási PABX distante.
cos de soílwarc para atender as ne Segundo George Fukui, da Telesp,
cessidades do mercado. Ele explicou as redes de telecomunicações estão fa
ainda que uma rede inteligente envol dadas a transportar um volume cada
ve o uso de PAS ou pontos de acesso vez maior de informações, o que as
do serviço, tal como uma central CPA, leva a ter necessariamente maior qua
dotada de software adequado; de PCS lidade c maior segurança. Por sua vez
que são pontos de controle de serviço os sistemas para supervisionar tal re
constituídos por um computador com de exigem cada vez mais maior sofis
uma base de dados a ele associado;e ticação em termos de automação ou
de PTS que são pontos de transferên elet i onização, devendo chegar em pou
cia de sinalização. co tempo a empregar a rede neural.
Com a chegada da rede inteligen isto é, comandada por sistemas que
te, a Telebrás esta difundindo servi conseguem “ aprender” , isto c, siste
ços 800, Telecard e Rede Virtual avan mas que conseguem adquirir inteli
çados além do televoto, número de gência própria.
acesso universal, número personali Explicou ainda George Fukui que
zado c associado a tudo isto poderá a programação de uma central telefô
acrescentar o serviço de recados gra nica do tipo CPA pode conter mais
vados. O serviço 800 permiti o uso de de 20 milhões de instruções e que os
um número nacional único de acesso fornecedores de centrais são relutan
a um assinante e ainda a programa Alberto O/olins. da liricsson. elogia a estacão tes em mexer neste tipo de softwârt'
ção de um encaminhamento variável AXT. da Liberdade. preferindo, no caso de implantação