Page 5 - Telebrasil - Julho/Agosto 1993
P. 5

m  um  País  onde  se  fala  diariamente                                                                               motion  Office  -  Total  Prompt  improve­
                                                                                                              E           em escândalos, corrupção, crimes, sa­                                                                                  ment  for  Custumer  Satisfaction” ,  e  daí





                                                                                                                                                                                                                                                 por diante,  tudo visando satisfazer as  ne­
                                                                                                                          ques,  denúncias,  sequestros,  miséria,


                                                                                                                          impunidade, e a imprensa dedica qua­


                                                                                                              se todo seu espaço a esse tipo de matéria,                                                                                         cessidades dos clientes e tornar a empresa
                                                                                                                                                                                                                                                 mais competitiva no mercado.

                                                                                                              pouco  resta para se  falar  das  coisas  boas                                                                                             Voltando  à  nossa  realidade,  sabemos


                                                                                                              e do  futuro;  vive-se um verdadeiro  “ apa­                                                                                       que muitas empresas operadoras do Siste­


                                                                                                              ga  fogo’’.  As  atenções  e  o  tempo  de  to­                                                                                    ma  Telebrás,  cumprindo  orientações  da


                                                                                                              dos  estão  sempre  voltados  para  esses  fa­                                                                                     holding, já implantaram ou estão em  fase



                                                                                                              tos  ou versões.                                                                                                                   de  implantação  dos  seus  Programas  de


                                                                                                                      Enquanto isso, nações ditas do primei­                                                                                     Qualidade, algumas delas encontrando-se


                                                                                                              ro mundo - que nem por isto estão isentas                                                                                          ainda  no  estágio  mais  difícil,  ou  seja,  a


                                                                                                              dos  problemas com que  nos deparamos  -                                                                                           conscientização do seu quadro gerencial e



                                                                                                              conseguem  resolver  suas  questões  do  co­                                                                                        de  empregados,  outras já  colhendo  bons


                                                                                                              tidiano  e  acompanham o  desenvolvimen­                                                                                            resultados  através  da  aplicação  de  novas


                                                                                                              to  social  e tecnológico do mundo  moder­                                                                                         técnicas gerenciais, redução de custos, eli­



                                   José  Reinaldo  Batista                                                    no,  proporcionando a seu  povo  melhores                                                                                           minação  de  desperdícios  e  melhoria  dos


                               (Presidente  da  Telern  e                                                     condições de vida,  seja através de produ­                                                                                          seus serviços  com  conseqüente  satisfação

                                    Diretor da  Telebrasil)                                                   tos  e  serviços  de  melhor  qualidade,  seja                                                                                      dos seus clientes.



                                                                                                              através  de  uma  política  econômica  e  so­                                                                                               A  preocupação  em  abrir  as  empresas


                                                                                                              cial  mais justa.                                                                                                                  operadoras para o mercado, oferecer me­


                                                                                                                      Embora  um  pouco  tarde,  discute-se,                                                                                      lhores serviços e ocupar todos  os espaços


                                                                                                              com  maior ênfase  no  Brasil,  ações  volta­                                                                                      tem  encontrado  apoio  também  na  indús­


                                                                                                              das  para ganhos de Qualidade e  Produti­                                                                                           tria  de  telecomunicações,  que,  não  obs­



                                                                                                              vidade  nas empresas,  órgãos do Governo                                                                                            tante  as  dificuldades  porque  têm  passa­


                                                                                                              c indústrias privadas.  Alguns interpretam                                                                                         do,  respondem  com  melhores  produtos,


                                                                                                              essa  nova  fase  como  mais  um  “ modis­                                                                                          menores  prazos  e  preços  mais  competiti­


                                                                                                              mo” ,  não se dando conta da sua real  im­                                                                                          vos,  graças  a  seus  contínuos  programas


                                                                                                              portância  para  a  Nação  e  para  todos  os                                                                                      de  aperfeiçoam ento,  aplicação  da



                                                                                                              brasileiros.                                                                                                                        1SO-9000,  reformas organizacionais,  mo-


                                                                                                                      As ações governamentais,  cm que pese                                                                                      dernização de lay-out  das unidades  fabris


                                                                                                              a  sua  boa vontade,  tem  sido insuficientes                                                                                       e até contratação de auditorias de concei­


                                                                                                              nesse setor,  haja  visto os grandes investi­                                                                                       to internacional,  para fiscalizarem  a apli­



                                                                                                              mentos  necessários,  fixando-se  mais  no                                                                                         cação  de  rigorosos  processos  de  controle


                                                                                                             estabelecimento  de  políticas.  Mesmo  as­                                                                                          de  qualidade,  como  tive  a  oportunidade


                                                                                                             sim,  jâ podemos considerar algo de posi­                                                                                            de verificar,  pessoalmente,  em  recente vi­


                                                                                                             tivo,  uma  vez que  a  preocupação  na  me­                                                                                         sita a uma indústria do setor, em São Paulo.



                                                                                                             lhoria  dos  produtos  e  serviços  já  é  cons­                                                                                             O que pode assegurar o sucesso de um


                                                                                                             tatada  em  vários  segmentos  que  vêm  in­                                                                                         Programa  de  Qualidade,  principalmente


                                                                                                             tensificando  seus  investimentos  na  área                                                                                          em uma empresa operadora? Eu diria que,



                                                                                                             de  Qualidade  e  Produtividade,  e  procu­                                                                                          em  igual  ordem  de  prioridade,  estaria  a


                                                                                                             rando adotar o modelo japonês de gestão                                                                                              vontade e o comprometimento da alta di­


                                                                                                             de  Qualidade.                                                                                                                       reção da empresa;  a participação  de todo


                                                                                                                     Para  ilustrar a afirmativa de que Qua­                                                                                      o  quadro  de empregados;  e  a garantia de



                                                                                                             lidade  não  é  modismo,  citarei  alguns  fa­                                                                                       estabilidade,  através  do  profissionalismo


                                                                                                             tos relacionados que ocorreram no Japão.                                                                                             sem  as  interferências  políticas  de  caráter


                                                                                                             Em  1965, a indústria japonesa implantou                                                                                             partidário e provinciano, com imposições



                                                                                                             a  política  de  Qualidade  com  a  audaciosa                                                                                        e conseqüentes desgastes, que são frequen­


                                                                                                             meta do ZD - Zero Defeito.  Há exatos 20                                                                                             tes.


                                                                                                            anos,  se consolidava nos setores governa­                                                                                                    Dessa  forma,  reafirmo  minha  convic­



                                                                                                             mentais  e  empresas  privadas  do  Japão  a                                                                                         ção de que Qualidade passa  pela vontade


                                                                                                            implantação  dos  Programas  de  Qualida­                                                                                             da  sociedade,  que  o  Brasil  tem  potencia­



                                                                                                            de  utilizando  técnicas  do  CCQ,  ju st  in                                                                                         lidade para Qualidade,  assim  como  qual­


                                                                                                            time,  kaizen,  kanban,  dentre outras,  com                                                                                          quer nação que procure o seu desenvolvi­


                                                                                                            resultados hoje constatados no mundo in­                                                                                              mento e que as ações em  busca da Quali­



                                                                                                            teiro.                                                                                                                                dade  Total  não  fazem  parte  de  nenhum


                                                                                                                     Em  1982,  a  NTT  (Nippon  Telegraph                                                                                        modismo e sim  de uma questão de sobre­


                                                                                                            and Telephone Corporation) iniciou a im­                                                                                              vivência.


                                                                                                            plantação  do  sistema  “ Orange  Lines”  e                                                                                                   Faço,  portanto,  uma  Proposta  Decen­


                                                                                                            do “ Customer Representative Committee” .                                                                                             te,  àqueles que  não contribuem  de  forma



                                                                                                            Em  1990,  implantou a “ Corporate Philo-                                                                                             positiva,  para  que  nos  deixem  trabalhar


                                                                                                            sophy”  (Provision  o f  Best  Service  and                                                                                           com  a seriedade e o profissionalismo que


                                                                                                            Trust).  Em  1992,  instalou o  “ Topics Pro-                                                                                         o  País  necessita. %
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10