Page 33 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1992
P. 33

para  aplicação  num  período  de  três
                                                                                                                                                                    Duelo  de  Gigantes                                                                            Na  promoção  dos  produtos  as  ar­

                  anos

                         0  Pólo  Tecnológico  de  Flonanópo-                                                                                                                                                                                              mas variaram bastante  Pela Microsoft,
                                                                                                                                              A  exemplo  do  que ocorre  no  cená­
                  lis  -   lançado  no  ano  passado,  na  5 a                                                                                                                                                                                             recursos  de  multimídia,  com  a partici­
                                                                                                                                     rio  internacional,  a 6 a  Fenasoft exibiu                                                                           pação  de  humoristas  especialmente
                  Fenasoft  --  atraiu  dezenas  de  empre­
                                                                                                                                     o  confronto  de  gigantes  da  informáti­                                                                           contratados, demonstraram as opções
                  sas brasileiras de software  Nos  próxi­
                                                                                                                                     ca.  IBM  de  um  lado.  Microsoft de  ou­                                                                           para o desenvolvimento de aplicativos

                  mos  14  meses  deverá  inaugurar  uma
                                                                                                                                     tro.  os  dois  pesos-pesados  mediram                                                                               com  integração  de  voz.  dados  e  ima­

                  filial para  a América  do Sul,  da  Deico,                                                                        forças  e  utilizaram  notáveis  recursos


                  fabricante  de  sistemas  e  •‘mother­                                                                             de marketing para conquistar corações                                                                                gens.  A IBM atacou  de preços promo­

                  boards".                                                                                                                                                                                                                                cionais,  com  o  usuário  tendo  a  chan­
                                                                                                                                     e mentes dos usuários.  O duelo maior                                                                                ce  de  adquirir  o  OS/2  por  US$210  A
                         0 Pólo de Software de Curitiba,  lan                                                                        foi  entre  a  versão  2.0  do  OS/2  (IBM),


                  çado durante a feira  pelo  prefeito  Jai                                                                          pela  primeira  vez  oferecido  com  ma­                                                                             empresa anunciou ainda que até o fim


                  me Lerner,  oferecia  estrutura  consoli                                                                           nual  traduzido  para  o  português,  e  o                                                                           do  ano  lança  o  Windows  N.T.,  desen­


                  dada dentro  de  uma  área  de  cem  mi                                                                                                                                                                                                 volvido  para  ser  “full  bits” .
                                                                                                                                     Windows  3.1  (Microsoft),  apresenta­                                                                                       Há  cinco  anos  atuando  na  área  de

                   metros quadrados.  A proposta é insta                                                                             do  numa  versão  também  em  língua


                   lar as  empresas  interessadas  em  um                                                                            portuguesa.                                                                                                          informática,  a  7COMm  trouxe  a  ver­


                   dades modulares, totalizando qumhen                                                                                                                                                                                                    são  2 0  do software PCArq,  desenvol­
                                                                                                                                                                                                                                                          vido  por ela em  1988 e cuja  base  ins­
                  tas firmas de diversos segmentos. Além
                                                                                                                                                                                                                                                          talada  gira  em torno de quatro  mil có­
                   disso, deverá ser criado um Centro  In                                                                                                                                                                                                 pias.  A  nova  versão  possui  um  novo


                   ternacional  de  Tecnologia  de  Softwa
                                                                                                                                                                                                                                                          protocolo  de  compressão  de  dados  e
                   re.  com  laboratório  e  equipamentos                                                                                                                                                                                                 de  ajuste  automático  à  qualidade  da


                   no valor de  US$2  milhões.                                                                                                                                                                           *                                linha telefónica. A empresa lançou tam­


                         Com  o  objetivo  de  até  o  ano  2000


                   conquistar pelo menos  1%  do  merca­                                                                                                                                                  \                    4                          bém  um  aparelho  denominado  Micro-
                                                                                                                                                                                                                                                          lig,  que  permite  ligar  e  desligar  um
                   do internacional de software,  o Secre­                                                                                                                                                                      V                         micro  PC  remoto,  sem  a  interferência


                   tário  Nacional  de  Ciência  e  Tecnolo­                                                                                                                                                                                              do operador, através de linha telefôni­


                   gia.  Hélio Jaguaribe.  lançou  o  Progra­
                                                                                                                                                                                                                                                          ca.  O  equipamento  já  fazia  parte  da
                   ma  Nacional  de  Exportação  de  Soft­                                                                                                                                                                                                linha  de  produtos  da  7COMm.  A  novi­


                   ware - Exposoft 2000.  A meta é alcan­                                                                                                                                                                                                 dade  é  a  possibilidade  da  operação

                   çar uma receita anual de US$2 bilhões                                                                             ¦ ¦ ¦                                                     y   t n t r -   i                                          ser  feita  por  intermédio  das  linhas


                   e  tornar  o  país  um  produtor  e  distri­                                                                       Música eletrônica atraiu jovens.                                                                                    Transdata  e  LP.v


                   buidor de software, segundo informou


                   Eduardo  Moreira  da  Costa,  coordena­


                   dor  do  programa.  Os  recursos  para  a


                   sua implementação, da ordem da US$9                                                                                                                               Batalhas de                                                             Marketing


                   milhões,  vêm  em parcelas,  fornecidas

                   pelo  PNUD-Programa  das Nações  Uni­


                   das para  o  Desenvolvimento.
                                                                                                                                                     Ala guerra pela conquista dos me                                                                             A  People,  empresa  de  consulto­
                         Voltado essencialmente para peque­
                                                                                                                                             lhores efeitos de  marketing  valia  tu                                                                      ria  e  treinamento,  por sua  vez mon­
                  nas  e  médias  empresas,  o  programa                                                                                     do para  chamar a atenção.  A  vence


                  busca  desenvolver  pólos  em  diversas                                                                                                                                                                                                 tou um autêntico cassino em seu es­
                                                                                                                                             dor a parece ter sido a  WordPerfect                                                                         tande.  Os  vencedores  no  jogo  ga­
                  cidades  brasileiras,  onde  serão  insta­                                                                                 que pontificou com uma notável atua


                  lados  laboratórios  para  o  desenvolvi­                                                                                  ção  em  toda a  feira  Líder nos  Esta                                                                      nhavam cursos gratuitos, a serem mi­

                  mento de software, prmcipalmente pa­                                                                                                                                                                                                    nistrados  em  nove  cidades  à  esco­
                                                                                                                                             dos Unidos,  com a  venda do seu ho                                                                          lha.  Um  croupié  de  verdade  geren­
                  ra  os  ambientes  Windows  e  Unix.  Na
                                                                                                                                             mônimo  processador  de  textos,  ela                                                                        ciava  a  mesa  de  apostas.  A  técnica
                  execução  do programa  estão  envolvi-
                                                                                                                                             dividiu o seu imenso estande em duas                                                                         para atrair atenção funcionou.  Os in­
                  óos,  além  da  Secretaria  Nacional  de
                                                                                                                                             partes.  Numa  atraía  o  público  para                                                                      teressados em participar,  congestio­
                  Ciência e  Tecnologia,  o  CNPq,  a  Tele-
                                                                                                                                             uma sala  onde  eram  feitas  demons­                                                                        navam  o  trânsito  próximo  ao  estan­
                  órás.  o  DCT/ltamaraty.  a  Assespro,  a                                                                                  trações.  à  semelhança  da  grande


                  Abicomp  e  a  Sucesu  Nacional.                                                                                                                                                                                                        de da empresa,  durante toda a feira.
                                                                                                                                             maioria dos expositores da feira.  Em                                                                                Houve,  é claro,  empresas que lan­


                                                                                                                                             outra, porém, ela chamava  mais aten­                                                                        çaram  mão  de  outros  recursos.  A


                                                                                                                                             ção  Era  a  parte  que  reproduzia  um                                                                      maioria,  todavia,  optando  pela  fana


                                                                                                                                             estúdio  de  rádio  com  programação                                                                         distribuição dos tradicionais folhetos.


                                                                                                                                             ao  vivo.  O público  formou  longas  fi­                                                                    Ao fim do dia um mar de papel espa­

                                                                                                                                             las  na  porta  de  um  espaço  envidra­                                                                     lhava-se pelo chão. denunciando uma


                                                                                                                                             çado onde foi montado um auditório                                                                           falha  na  organização  da  infra-estru­


                                                                                                                                             com  86  lugares.  Tratava-se  da  Rá­                                                                       tura do evento: escassez de lixeiras.


                                                                                                                                             dio  FM  WordPerfect  5  1"  Com  pro­                                                                       Em quase todos os estandes não fal­


                                                                                                                                             gramas  de  hora  em  hora.  era  inten­                                                                     taram  também  pequenos  brindes,


                                                                                                                                             sa a procura  de convites para assis­                                                                        bombons, cafezinhos e dnnques  Ge­


                                                                                                                                             tir a  uma  demonstração,  com  dura­                                                                        nerosos e concorridos coquetéis tam­


                                                                                                                                             ção de  40 minutos.                                                                                          bém aconteceram.  Marcaram ponto,

                                                                                                                                                     Num ritmo frenético, as performan­                                                                   alguns promovidos pela mídia,  como


                                                                                                                                             ces  eram   conduzidas,  por  um                                                                             as publicações  ‘ Byte Brasil  e  - Da­


                                                                                                                                              ••disck-jockey " (o gerente de  marke­                                                                      ta News".  O jornal  O Estado de São


                                                                                                                                             ting Paulo Kretly) que animava a pla­                                                                        Paulo  contribuiu  para  aumentar  o


                                                                                                                                             téia. fazendo distribuição de brindes,                                                                       clima  de  ”hapennmg “ patroc.nando


                                                                                                                                             exaltando  as  qualidades  dos  produ­                                                                       performances de modelos esti  zaaos

                                                                                                                                             tos.  e sorteando exemplares de soft                                                                         em  •'elementos de in fo rm áticaq u e


                                                                                                                                             ware  (letterPerfect  e  WordPerfect;                                                                        circulavam  pela  feira  impressionan­


                                                                                                                                             além de unidades de impressoras Ri                                                                           do  o  público  com  uma  pontorrurva


                                                                                                                                             ma  de  24  agulhas.  A  programação                                                                         especial.


                                                                                                                                             incluía,  de  permeio,  quadros  humo­


                                                                                                                                             rísticos com atores profissionais
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38