Page 33 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1992
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para aplicação num período de três
Duelo de Gigantes Na promoção dos produtos as ar
anos
0 Pólo Tecnológico de Flonanópo- mas variaram bastante Pela Microsoft,
A exemplo do que ocorre no cená
lis - lançado no ano passado, na 5 a recursos de multimídia, com a partici
rio internacional, a 6 a Fenasoft exibiu pação de humoristas especialmente
Fenasoft -- atraiu dezenas de empre
o confronto de gigantes da informáti contratados, demonstraram as opções
sas brasileiras de software Nos próxi
ca. IBM de um lado. Microsoft de ou para o desenvolvimento de aplicativos
mos 14 meses deverá inaugurar uma
tro. os dois pesos-pesados mediram com integração de voz. dados e ima
filial para a América do Sul, da Deico, forças e utilizaram notáveis recursos
fabricante de sistemas e •‘mother de marketing para conquistar corações gens. A IBM atacou de preços promo
boards". cionais, com o usuário tendo a chan
e mentes dos usuários. O duelo maior ce de adquirir o OS/2 por US$210 A
0 Pólo de Software de Curitiba, lan foi entre a versão 2.0 do OS/2 (IBM),
çado durante a feira pelo prefeito Jai pela primeira vez oferecido com ma empresa anunciou ainda que até o fim
me Lerner, oferecia estrutura consoli nual traduzido para o português, e o do ano lança o Windows N.T., desen
dada dentro de uma área de cem mi volvido para ser “full bits” .
Windows 3.1 (Microsoft), apresenta Há cinco anos atuando na área de
metros quadrados. A proposta é insta do numa versão também em língua
lar as empresas interessadas em um portuguesa. informática, a 7COMm trouxe a ver
dades modulares, totalizando qumhen são 2 0 do software PCArq, desenvol
vido por ela em 1988 e cuja base ins
tas firmas de diversos segmentos. Além
talada gira em torno de quatro mil có
disso, deverá ser criado um Centro In pias. A nova versão possui um novo
ternacional de Tecnologia de Softwa
protocolo de compressão de dados e
re. com laboratório e equipamentos de ajuste automático à qualidade da
no valor de US$2 milhões. * linha telefónica. A empresa lançou tam
Com o objetivo de até o ano 2000
conquistar pelo menos 1% do merca \ 4 bém um aparelho denominado Micro-
lig, que permite ligar e desligar um
do internacional de software, o Secre V micro PC remoto, sem a interferência
tário Nacional de Ciência e Tecnolo do operador, através de linha telefôni
gia. Hélio Jaguaribe. lançou o Progra
ca. O equipamento já fazia parte da
ma Nacional de Exportação de Soft linha de produtos da 7COMm. A novi
ware - Exposoft 2000. A meta é alcan dade é a possibilidade da operação
çar uma receita anual de US$2 bilhões ¦ ¦ ¦ y t n t r - i ser feita por intermédio das linhas
e tornar o país um produtor e distri Música eletrônica atraiu jovens. Transdata e LP.v
buidor de software, segundo informou
Eduardo Moreira da Costa, coordena
dor do programa. Os recursos para a
sua implementação, da ordem da US$9 Batalhas de Marketing
milhões, vêm em parcelas, fornecidas
pelo PNUD-Programa das Nações Uni
das para o Desenvolvimento.
Ala guerra pela conquista dos me A People, empresa de consulto
Voltado essencialmente para peque
lhores efeitos de marketing valia tu ria e treinamento, por sua vez mon
nas e médias empresas, o programa do para chamar a atenção. A vence
busca desenvolver pólos em diversas tou um autêntico cassino em seu es
dor a parece ter sido a WordPerfect tande. Os vencedores no jogo ga
cidades brasileiras, onde serão insta que pontificou com uma notável atua
lados laboratórios para o desenvolvi ção em toda a feira Líder nos Esta nhavam cursos gratuitos, a serem mi
mento de software, prmcipalmente pa nistrados em nove cidades à esco
dos Unidos, com a venda do seu ho lha. Um croupié de verdade geren
ra os ambientes Windows e Unix. Na
mônimo processador de textos, ela ciava a mesa de apostas. A técnica
execução do programa estão envolvi-
dividiu o seu imenso estande em duas para atrair atenção funcionou. Os in
óos, além da Secretaria Nacional de
partes. Numa atraía o público para teressados em participar, congestio
Ciência e Tecnologia, o CNPq, a Tele-
uma sala onde eram feitas demons navam o trânsito próximo ao estan
órás. o DCT/ltamaraty. a Assespro, a trações. à semelhança da grande
Abicomp e a Sucesu Nacional. de da empresa, durante toda a feira.
maioria dos expositores da feira. Em Houve, é claro, empresas que lan
outra, porém, ela chamava mais aten çaram mão de outros recursos. A
ção Era a parte que reproduzia um maioria, todavia, optando pela fana
estúdio de rádio com programação distribuição dos tradicionais folhetos.
ao vivo. O público formou longas fi Ao fim do dia um mar de papel espa
las na porta de um espaço envidra lhava-se pelo chão. denunciando uma
çado onde foi montado um auditório falha na organização da infra-estru
com 86 lugares. Tratava-se da Rá tura do evento: escassez de lixeiras.
dio FM WordPerfect 5 1" Com pro Em quase todos os estandes não fal
gramas de hora em hora. era inten taram também pequenos brindes,
sa a procura de convites para assis bombons, cafezinhos e dnnques Ge
tir a uma demonstração, com dura nerosos e concorridos coquetéis tam
ção de 40 minutos. bém aconteceram. Marcaram ponto,
Num ritmo frenético, as performan alguns promovidos pela mídia, como
ces eram conduzidas, por um as publicações ‘ Byte Brasil e - Da
••disck-jockey " (o gerente de marke ta News". O jornal O Estado de São
ting Paulo Kretly) que animava a pla Paulo contribuiu para aumentar o
téia. fazendo distribuição de brindes, clima de ”hapennmg “ patroc.nando
exaltando as qualidades dos produ performances de modelos esti zaaos
tos. e sorteando exemplares de soft em •'elementos de in fo rm áticaq u e
ware (letterPerfect e WordPerfect; circulavam pela feira impressionan
além de unidades de impressoras Ri do o público com uma pontorrurva
ma de 24 agulhas. A programação especial.
incluía, de permeio, quadros humo
rísticos com atores profissionais