Page 42 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
P. 42

uem  percorreu  os  382  estandes,
        Q

                        espalhados  pelos  32  mil  metros


                        quadrados  do  Pavilhão  de  Ex­


                        posições  do  Parque do  Anhem-



                        bi,  em  São  Paulo,  onde  reali-


       zou-se  a  Comdex/Sucesu-SP,  maior


        feira de hardware e periféricos da Amé­



        rica Latina, assistiu a uma grande fes­


       ta da  informática.


               Quinta  maior  do  mundo  em  seu


       gênero (considerando-se o número de


       participantes), a primeira Comdex bra­



       sileira  reuniu  476  expositores.  Os  es­
                                                                                                                                                                                              R e p o rta g e m :  R o o s e v e lt  N o g u e ira   de  H olanda/João  Carlos  Fonseca
       trangeiros compareceram em peso, re­


       presentados por 98 empresas, a maior                                                                                      tiu  pesado  num  evento  paralelo.  Du­                                                                                      garam  com  o  notório  objetivo de fe­


       parte  dos  Estados  Unidos,  Canadá,
                                                                                                                                 rante  três  dias  pontificou  em  estan­                                                                                     char  negócios.  De seu  lado, as subsi­

       Coréia e Taiwan. Algumas tendências,                                                                                      des,  conferências  e  debates  sobre  in­                                                                                    diárias  brasileiras  de  empresas e gru­


       que  ainda  não  tinham  ficado  muito
                                                                                                                                 formática,  no  moderno  Centro  Em­                                                                                          pos estrangeiros,  como Alcatel, Digi­
       claras, se fortaleceram no evento, rea­                                                                                   presarial  de  São  Paulo,  às  margens                                                                                       tal,  IBM,  Fujitsu,  Unisys,  Xerox e


       lizado 45 dias antes do fim da reserva
                                                                                                                                 do  Tietê.                                                                                                                    outras,  também apostaram no evento

       de  mercado.
                                                                                                                                         No  Anhembi,  a  Comdex  foi  sau­                                                                                    montando vistosos estandes. Não ha­

               A partir de 29 de outubro, o único                                                                                dada  como  uma  réplica  reduzida  do                                                                                        via  empresa  nacional  cujos produtos


       embaraço legal para a entrada de pro­
                                                                                                                                 maior  acontecimento  mundial  de  in­                                                                                        exibidos não fossem resultantes da as­
       dutos  de informática  no  país,  passou                                                                                  formática,  a  Comdex  de  Las  Vegas,                                                                                        sociação  ou  assimilação  de  tecnolo­


       a  ser  a  alíquota  sobre  importações,
                                                                                                                                 nos Estados Unidos. A tecnologia mul­                                                                                         gia estrangeira.

       basicamente  de  40%.  Mas,  superada                                                                                     tinacional  foi,  sem  dúvida,  a  tônica


       a  barreira  fiscal,  se  interpõe  outra,                                                                                da  feira.  Começando  pela  presença                                                                                                 Se, porventura, ainda pairavam dú­


       mais sutil,  talvez,  porém,  muito mais                                                                                  marcante  de  oitenta  empresas  norte-                                                                                       vidas  quanto  a  realidade da abertura


       obstaculizante,  que é a contínua  per­                                                                                                                                                                                                                 do  mercado  brasileiro  de  informáti­
                                                                                                                                 americanas e vinte coreanas,  que che­                                                                                        ca, quem visitou a Comdex/Sucesu-SP

       da  de  poder  aquisitivo  dos  brasilei­


       ros.  O  fato  afeta  diretamente  o  mer­                                                                                                                                                                                                              South  America’92  acabou  com elas.

                                                                                                                                                                                                                                                               Todavia, no consenso das pessoas ou­
       cado  de  produtos  e  serviços  de  mas­


       sa.  Sofisticados  laptops,  por  exem­                                                                                                                                                                                                                 vidas  por  TELEBRASIL,  a  vigência



        plo,  mostrados  na  Comdex,  custam                                                                                                                                                                                                                   da reserva  de mercado contribuiu co­


        USS10 mil.  Outras avançadas  máqui­                                                                                                                                                                                                                    mo  fator decisivo para a formação de


        nas, chegam a custar USS20 mil. São,                                                                                                                                                                                                                    recursos humanos,  sem os quais seria


        na cruel  recessão  econômica  brasilei­                                                                                                                                                                                                                muito difícil a absorção tecnológicae


        ra,  objetos de consumo extremamen-                                                                                                                                                                                                                     a comercialização  dos produtos.



        te  restrito.                                                                                                                                                                                                                                                    Sem  discordar  propriamente,  um


                Apesar  disso,  a  feira  —  organiza­                                                                                                                                                                                                          expositor observou:  “ porém, o sonho


        da  pela  Guazzclli  Associados,  Succ-                                                                                                                                                                                                                 de  montar  uma  indústria  estratégica



        su-SP  e  The  Interface  Group  —  dei­                                                                                                                                                                                                                 de  informática,  com  permanente ge­


        xou  como  expectativa,  a  curto  e  mé­                                                                                                                                                                                                                ração de tecnologia própria, acabou”.


        dio prazos, a movimentação de US$1                                                                                                                                                                                                                       Outros  se  manifestaram mais otimis­


        bilhão  em  negócios.  Segundo  Eduar­                                                                                                                                                                                                                   tas,  achando  que  a abertura trará in-


        do  Guazzelli,  um  dos  organizadores,                                                                                                                                                                                                                  sumos  a  custos  mais  acessíveis, com



        a  feira,  além  de  funcionar  como  um                                                                                                                                                                                                                 isso  proporcionando  produtos a pre­


        termômetro  sobre  os  novos  tempos                                                                                                                                                                                                                     ços mais competitivos no mercado in­



        trazidos  pelo  fim  da  reserva  de  mer­                                                                                                                                                                                                               ternacional.


       cado,  atraiu  representantes  e  distri­


        buidores  brasileiros,  para empresas e


        produtos  estrangeiros.  Em  sua  opi­



        nião,  isso  deve  ajudar  o  Brasil  a  se


       tornar  a  principal  porta  de  entrada                                                                                                                                                            T        A          \ A               f l \ l

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          De Taiwan, da Coréia,
       para  a  informática  na  América  Lati­                                                                                                                                         F M                 I   W                         V            I   M                —          )                                  ou do Japão, fone



       na  e,  desse  modo,  ampliar  a  partici­                                                                                                                                                           H A ÍI  O N  O f  M V                 ft 1                                        WtPUTIR                     presença asiática.


       pação  do  país  no  Mercosul.                                                                                                                                                                                                    1            ft- I  Vá i t   I


               Uma dissenção  interna,  entre a se­


       ção paulista e a nacional,  fez a  Suce-



       su-SP  assumir  sozinha  a  promoção


       da  Comdex.  A  Sucesu  Nacional,  por



       sua  vez,  deslocou  o  “ Info” ,  seu  tra­


       dicional  evento  anual,  para  a  cidade


       de Recife.  A  feira de São Paulo,  ape­


       sar  de  incluir  em  sua  denominação  a



       expressão  “South  America” ,  contou


       com uma discreta presença latino-ame­


        ricana.



                Coincidência ou não, o grupo ABC


        Algar aproveitou o momento e inves-
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47