Page 42 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
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uem percorreu os 382 estandes,
Q
espalhados pelos 32 mil metros
quadrados do Pavilhão de Ex
posições do Parque do Anhem-
bi, em São Paulo, onde reali-
zou-se a Comdex/Sucesu-SP, maior
feira de hardware e periféricos da Amé
rica Latina, assistiu a uma grande fes
ta da informática.
Quinta maior do mundo em seu
gênero (considerando-se o número de
participantes), a primeira Comdex bra
sileira reuniu 476 expositores. Os es
R e p o rta g e m : R o o s e v e lt N o g u e ira de H olanda/João Carlos Fonseca
trangeiros compareceram em peso, re
presentados por 98 empresas, a maior tiu pesado num evento paralelo. Du garam com o notório objetivo de fe
parte dos Estados Unidos, Canadá,
rante três dias pontificou em estan char negócios. De seu lado, as subsi
Coréia e Taiwan. Algumas tendências, des, conferências e debates sobre in diárias brasileiras de empresas e gru
que ainda não tinham ficado muito
formática, no moderno Centro Em pos estrangeiros, como Alcatel, Digi
claras, se fortaleceram no evento, rea presarial de São Paulo, às margens tal, IBM, Fujitsu, Unisys, Xerox e
lizado 45 dias antes do fim da reserva
do Tietê. outras, também apostaram no evento
de mercado.
No Anhembi, a Comdex foi sau montando vistosos estandes. Não ha
A partir de 29 de outubro, o único dada como uma réplica reduzida do via empresa nacional cujos produtos
embaraço legal para a entrada de pro
maior acontecimento mundial de in exibidos não fossem resultantes da as
dutos de informática no país, passou formática, a Comdex de Las Vegas, sociação ou assimilação de tecnolo
a ser a alíquota sobre importações,
nos Estados Unidos. A tecnologia mul gia estrangeira.
basicamente de 40%. Mas, superada tinacional foi, sem dúvida, a tônica
a barreira fiscal, se interpõe outra, da feira. Começando pela presença Se, porventura, ainda pairavam dú
mais sutil, talvez, porém, muito mais marcante de oitenta empresas norte- vidas quanto a realidade da abertura
obstaculizante, que é a contínua per do mercado brasileiro de informáti
americanas e vinte coreanas, que che ca, quem visitou a Comdex/Sucesu-SP
da de poder aquisitivo dos brasilei
ros. O fato afeta diretamente o mer South America’92 acabou com elas.
Todavia, no consenso das pessoas ou
cado de produtos e serviços de mas
sa. Sofisticados laptops, por exem vidas por TELEBRASIL, a vigência
plo, mostrados na Comdex, custam da reserva de mercado contribuiu co
USS10 mil. Outras avançadas máqui mo fator decisivo para a formação de
nas, chegam a custar USS20 mil. São, recursos humanos, sem os quais seria
na cruel recessão econômica brasilei muito difícil a absorção tecnológicae
ra, objetos de consumo extremamen- a comercialização dos produtos.
te restrito. Sem discordar propriamente, um
Apesar disso, a feira — organiza expositor observou: “ porém, o sonho
da pela Guazzclli Associados, Succ- de montar uma indústria estratégica
su-SP e The Interface Group — dei de informática, com permanente ge
xou como expectativa, a curto e mé ração de tecnologia própria, acabou”.
dio prazos, a movimentação de US$1 Outros se manifestaram mais otimis
bilhão em negócios. Segundo Eduar tas, achando que a abertura trará in-
do Guazzelli, um dos organizadores, sumos a custos mais acessíveis, com
a feira, além de funcionar como um isso proporcionando produtos a pre
termômetro sobre os novos tempos ços mais competitivos no mercado in
trazidos pelo fim da reserva de mer ternacional.
cado, atraiu representantes e distri
buidores brasileiros, para empresas e
produtos estrangeiros. Em sua opi
nião, isso deve ajudar o Brasil a se
tornar a principal porta de entrada T A \ A f l \ l
De Taiwan, da Coréia,
para a informática na América Lati F M I W V I M — ) ou do Japão, fone
na e, desse modo, ampliar a partici H A ÍI O N O f M V ft 1 WtPUTIR presença asiática.
pação do país no Mercosul. 1 ft- I Vá i t I
Uma dissenção interna, entre a se
ção paulista e a nacional, fez a Suce-
su-SP assumir sozinha a promoção
da Comdex. A Sucesu Nacional, por
sua vez, deslocou o “ Info” , seu tra
dicional evento anual, para a cidade
de Recife. A feira de São Paulo, ape
sar de incluir em sua denominação a
expressão “South America” , contou
com uma discreta presença latino-ame
ricana.
Coincidência ou não, o grupo ABC
Algar aproveitou o momento e inves-