Page 39 - Telebrasil - Julho/Agosto 1991
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Furukawa:












                                               M e r c a d o   d e   c a b o s   ó p t i c o s   é   p r o m i s s o r










                                                                                                                                                                                                                                   Jenner de Paiva








                 “Petróleo  e  telecomunicações  são                                                                                  A Furukawa vai participar da con­                                                                                 do por slides e transparências, as apli­



          os dois melhores negócios do  mundo,                                                                                corrência  que  será  promovida  pela                                                                                     cações e  especificações  dos produtos.


          mesmo  que  mal  administrados”.  Es­                                                                               Embratel para a implantação do enla­                                                                                      Os  cabos  da  Furukawa  são  do  tipo


          ta afirmação é do presidente da Furu­                                                                               ce  óptico  entre  o  Rio  e  São  Paulo,                                                                                 CFOA-SM-APL  e  CFOA-SM-APL-G


          kawa Industrial S.A., Anselmo  Naka-                                                                                mas  não  deverá  entrar  como  cabeça                                                                                    (monomodo),  sistemas ópticos de  alta


          tani, em  entrevista  à  R evista  Tele-                                                                            de  consórcios,  em  regime  turnkey,                                                                                     capacidade  que  operam  na  faixa  de



         brasil,  por  ocasião  da  inauguração                                                                               de  acordo  com  as  novas  normas  da                                                                                     1300  nm  ou  1550  mn,  e  CFOA-MM-


          da unidade de produção  de cabos óp­                                                                                Telebrás. Para Anselmo Nakatani, es­                                                                                      APL  e  CFOA-MM-APL-G  (multimo-


         ticos  na  Cidade  Industrial  de  Curiti-                                                                           se posicionamento se prende à existên­                                                                                    do),  sistemas  ópticos  de  média  e  bai­



         ba-PR. Apesar da recessão, ele acredi­                                                                               cia  de  poucos  grupos  nacionais  que,                                                                                  xa  capacidade  que  operam  na  faixa


         ta na recuperação econômica do Bra­                                                                                   realmente,  podem  concorrer  à  licita­                                                                                 de 850  nm  ou  1300  nm.  Segundo  Na­


         sil, a médio prazo,  e já  faz planos pa­                                                                            ção.  “A  Furukawa,  sozinha,  está  em                                                                                   katani,  a  partir  de  1984,  a Furukawa


         ra  investir  mais  nos  atuais  e  futuros                                                                          condições de oferecer todos os equipa­                                                                                    Industrial S.A., subsidiária da Furuka­



         produtos.  A  Furukawa  possui  outra                                                                                 mentos auxiliares, com competitivida­                                                                                    wa  Eletric  Co.,  iniciou  o  desenvolvi­


         fábrica (cabos de alta tensão) em Lore-                                                                               de e qualidade”, assegurou o entrevis­                                                                                    mento  de  cabos  ópticos  adaptados  à



         na-SP. A matriz internacional, a Furu­                                                                                tado.                                                                                                                     realidade  brasileira.


          kawa Eletric Co.,  fica no Japão.                                                                                                                                                                                                                      Divididos em  grupos,  cada  três vi­


                Para Nakatani, o segundo semestre                                                                                                                                                                                                       sitantes  foram  acompanhados  por


         deste  ano  apresenta-se  bastante  pro­                                                                                                                                                                                                        um engenheiro da empresa que expli­



         missor em  matéria  de  vendas,  talvez                                                                                                                                                                                                        cava,  em  detalhes,  o  funcionamento


         para compensar o  primeiro semestre,                                                                                                                                                                                                            de  todos os equipamentos  da  fábrica.


         cujas  encomendas  foram  fracas.  Até                                                                                                                                                                                                          Os engenheiros Hélio  Durigan,  chefe



         agora a participação  da  Furukawa —                                                                                                                                                                                                            do Departamento  de  Garantia e  Qua­


         uma indústria de cabos elétricos e ele­                                                                                                                                                                                                          lidade,  e  Armando  Rodrigues Jr.,  do


         trônicos que  prima  pela  qualidade  —                                                                                                                                                                                                         Departamento Técnico-Comercial,  fo­



         está em  torno  de  40%.  “Eu  acredito                                                                                                                                                                                                          ram os escalados para acompanharem


         que, mesmo a longo prazo, temos con­                                                                                                                                                                                                            os jornalistas.  Estavam  presentes,  ao


         dições  de  ocupar,  com  nossos  produ­                                                                                                                                                                                                        evento,  diretores,  engenheiros,  técni­



         tos,  algo  em  torno  de  um  terço  do                                                                             Aspecto p arcial da  fábrica de cabos da F u ru k a ­                                                                      cos  e  gerentes  da  Embratel,  Telesp,


         mercado brasileiro, apesar da concor­                                                                                 wa,  em   C u ritib a P P .                                                                                               Telemig, Telepar, Cemig, Nec do Bra­



         rência.  Contudo,  é  bom  lembrar  que                                                                                                                                                                                                          sil e da própria Furukawa. A Telepar


        o  mercado  brasileiro  é  extremamen­                                                                                         Embora admita que existe  interes­                                                                                 (operadora local do STB) esteve repre­


        te pequeno,  se  comparado  ao  merca­                                                                                se da Furukawa em fabricar  fibra óp­                                                                                       sentada  por  um  grupo  de  12  pessoas,



        do japonês,  norte-americano  e  euro­                                                                                 tica,  Nakatani  disse  que  a  demanda                                                                                    entre as quais o presidente da compa­


        peu”, opinou  o empresário.                                                                                            brasileira ainda é muito pequena,  não                                                                                     nhia Paulo  Roberto Cordeiro.


                                                                                                                               vendo  o  menor  sentido  de  produzi-la



                                  Sistem a  NFPS                                                                               agora  no  Brasil,  “só  para dizer que  a


                                                                                                                               fibra é nacional”. Ele acrescentou que



              Segundo  Nakatani,  “a  nova  unida­                                                                            “existe  no  mundo  inteiro  ofertas  de


        de de Curitiba foi projetada objetivan­                                                                                fibra  óptica  de  excelente  qualidade  e



        do atender as crescentes necessidades                                                                                 a  custo  muito  competitivo.  Eu,  por


       brasileiras  na  área  de  cabos  ópticos,                                                                             exemplo,  tenho  a  tecnologia  para  fa­



       com maior competitividade e qualida­                                                                                   bricar  uma  das  melhores  fibras  do


       de, de acordo com os mais rígidos pa­                                                                                  mundo,  mas  ainda  não  está  na  hora



       drões internacionais”.                                                                                                 de produzir. A indústria brasileira ain­



              A  Furukawa  também  apresentou                                                                                 da  precisa amadurecer.”


       aos convidados e à imprensa o progra­



       ma  NFPS  (New  Furukawa  Produc­                                                                                                                        In au gu ração


       tion System) desenvolvido internamen­



       te para atender  com  maior  agilidade                                                                                          O  presidente  da  Embratel,  Carlos


       e  flexibilidade  às  necessidades  dos                                                                                de  Paiva Lopes,  cortou a fita simbóli­



       clientes da empresa. O sistema consis­                                                                                 ca de  inauguração da unidade de pro­


       te em  economizar  tempo  e  dinheiro,                                                                                 dução  de  cabos  ópticos,  em  Curitiba,



       racionalizando  a  produção  em  entre­                                                                                seguida de visita às instalações indus­


       gas semanais de pequenos lotes,  “des­                                                                                 triais. Antes, em um dos salões de trei­



       de que nossos clientes possam progra­                                                                                  namento,  houve palestras de apresen­


       mar adequadamente  as suas compras                                                                                     tação  do  novo  produto  proferidas  pe­


       sem  fazer grandes  estoques  no  almo-                                                                                 lo  presidente  da  empresa,  Anselmo



       xarifado”,  explicou  o  empresário,                                                                                    Nakatani,  e  pelo  gerente  geral  da  fá­


       acrescentando que “o programa ofere­                                                                                   brica,  Foad  Shaikhzadeh,  que  fez



       cerá  uma  economia  entre  30  e  35%,                                                                                um  retrospecto  da  vida  da  Furuka­                                                                                        Os  cabos  ópticos  da  F u ru k a w a   p rim a m   pela


       só em custos financeiros”.                                                                                             wa (criada em  1974) e detalhou, ajuda­                                                                                        qualidade  e  confiabilidade.
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