Page 42 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1990
P. 42

Um espaço livre em defesa de idéias

















                                                                                                                                                                                                                                            L u iz  de  O liv e ira  M achado  (*)

                                                                                                                                                                                                                                                 (P residente da  T e le  brasil)





                                                                     No momento em que se es­                                                      sível conceber  a existência de empresas com­                                                                         rios  sem  cair  no dirigismo e na ineficiência1


                                                                     tá buscando um novo cami­                                                     petitivas em ramos dependentes de alta tecno­                                                                                 A  seleção  de setores  prioritários, que de­


                                                                     nho  para  o  desenvolvimen­                                                  logia contando apenas com os recursos de te­                                                                          vem ser desenvolvidos preferencialmente, im­

                                                                     to do  Brasil,  reconhecido o                                                 lecomunicações,  computação,  automação  e                                                                            plica  na definição de uma política de investi­


                                                                     esgotamento  do  modelo  de                                                  componentes aos preços e qualidade resultan­                                                                           mentos públicos c três tipos: a) investimentos


                                                                     substituição de importações                                                   tes  das  políticas  que  vinham  sendo  pratica­                                                                     diretos  e p rio ritá rio s : tem a vantagem iniciai

                                                                      aplicado nas décadas anterio­                                                das no  País.                                                                                                         de permitir a rápida concentração de grandes


                                                                      res, é oportuno abrir o XXI                                                          Em  resumo,  a  questão  fundamental  aqui                                                                    volumes de recursos, mas raramente gera ope­


                                                                      Painel Telebrasil com a for­                                                 tratada  pode  ser  assim  colocada:  Qual  o  ti­                                                                    rações  competitivas;  b) investimentos em in­


                                                                      mulação  de  algumas  ques­                                                  po de competitividade que realmente interes­                                                                          fra -e stru tu ra   básica:  são  investimentos  na

                            tões  importantes.  Sabemos  todos  que,  no                                                                           sa ao País?                                                                                                           áreas de educação, saúde, energia, saneamen­


                            mundo cada vez mais interdependente e inter­                                                                                   Quando  falamos  em  competitividade,  se­                                                                    to,  transporte  e  comunicações.  Este tipo de


                            ligado em que vivemos, é virtualmente impos­                                                                           gue-me  inevitavelmente  o  tema  da  capacita­                                                                       investimento  oferece  pré-condições  gerais a

                            sível a um país isolar-se do mercado mundial                                                                           ção. Entretanto,  existem vários tipos e níveis                                                                       todos  os  setores  produtivos,  sem  privilegiar


                            e, ao mesmo tempo, criar prosperidade e bem-                                                                           de capacitação e é necessário uma melhor ca­                                                                          uns em relação a outros e dá ensejo ao desen­


                            estar.  Temos,  pois,  que  buscar  a  integração                                                                      racterização do termo. Alguns países se dedi­                                                                         volvimento dos setores naturalmente mais ap­

                            para, uma vez integrados, podermos competir.                                                                           caram  a  desenvolver  sua  capacitação  como                                                                         tos;  c) investim entos em ciência e tecnologia


                                     A chamada integração competitiva requer,                                                                      produtores  altamente  eficientes  de  bens,  cu­                                                                     quando concentrados em algumas áreas prefe­


                            entretanto, respostas a algumas perguntas cru­                                                                         jos  projetos  originais  são  realizados  em  ou­                                                                    renciais  podem  significar  grande  impulso a


                            ciais:  Quais  os  setores  produtivos brasileiros                                                                     tros países. Esta tem sido a estratégia utiliza­                                                                      essas  áreas.  Quanto  aplicados  em  número

                            têm condições atuais ou potenciais  para par­                                                                          da pelos chamados tigres asiáticos, com reco­                                                                         muito grande de áreas, dispersam os recurso*


                            ticipar ativamente do mercado global?  Con­                                                                            nhecido sucesso. O desenvolvimento de proje­                                                                          disponíveis e terminam não atingindo as me­


                            trariamente à idéia que permeava muitos dos                                                                            tos  originais  e  produtos  inovadores  é  outro                                                                     tas  desejadas em  nenhuma delas.

                            princípios  da  estratégia  brasileira  em  passa­                                                                     tipo  de  capacitação,  que  eventualmente  po­                                                                               Fica  evidente  que  o  que  se  pretende é a


                            do recente, é forçoso reconhecer que nenhum                                                                            de  ser  alcançado  em  alguns  setores.  Outros,                                                                     formulação  de um  Plano  Estratégico para a


                            país poderá tomar-se ao mesmo tempo autô­                                                                              ainda, poderiam buscar apenas a capacitação                                                                           Nação.  Para  isso,  são  necessárias  algumas


                            nomo e competitivo em todos os setores. Den­                                                                           para utilizar eficazmente as tecnologias e equi­                                                                      definições  básicas, que são clássicas nesse ti­

                            tro do setor eletrônico, que segmentos devem                                                                           pamentos disponíveis no mercado internacio­                                                                           po  de  trabalho.  A  primeira definição é uma


                            ser os escolhidos para receber a maior concen­                                                                         nal.                                                                                                                  análise  de  situação  —  Onde  estamos? A se­


                            tração de recursos para que se desenvolvam,                                                                                    De  que  capacitação  tecnológica  estamos                                                                    gunda  definição  básica é a  dos objetivos -

                            buscando  atingir a padrões internacionais?                                                                            falando em cada caso? Todo plano de desen­                                                                            Onde queremos chegar?


                                    Ainda  no campo  da competitividade,  de­                                                                      volvimento  deve  dar  atenção  prioritária  à                                                                                As questões formuladas procuram caracte­


                            ve-se discutir até que  ponto a proteção  a  al­                                                                       questão  dos  recursos  humanos.  No  caso  do                                                                        rizar  pontos  importantes  dessas  definições.


                            guns  setores  pode  inibir  o  desenvolvimento                                                                        Brasil,  parece óbvio que é  necessária  a gera­                                                                      A  partir das  respostas aceitáveis a essas per­

                            de outros potencialmente competitivos.  Mui­                                                                           ção  de postos de  trabalho de  maior  produti­                                                                       guntas,  podemos então chegar ao plano pro­


                            tas  vezes  segmentos  que  possuem  vantagens                                                                         vidade, que possam ser melhor remunerados.                                                                            priamente  dito,  que  poderia  ser  sintetizado


                            comparativas naturais como clima, solo, qua­                                                                           Funções  desse  tipo  requerem,  entretanto,                                                                          em  outra  pergunta:  Como fazer para passar

                            lidade e abundância de matéria-prima deixam                                                                            maior  qualificação  dos  recursos  humanos.                                                                          do  País que somos ao que queremos ser?


                            de alcançar a competitividade a nível interna­                                                                        Como suprir as necessidades exigidas? O que                                                                                    Concluímos  propondo  conceitos que de­


                            cional pela dificuldade de acesso e custos ele­                                                                        fazer  com  o  grande  contingente  de  pessoas                                                                       vem nortear as decisões sobre as muitas ques­


                            vados  dos  equipamentos  necessários  a  sua                                                                         de  formação precária  hoje existente?                                                                                 tões  que  surgirão  no  detalhamento de todos


                            atividade.                                                                                                                     A  atuação  do  governo  é  imprescindível                                                                    esses  pontos.  Acima  de  ideologias  próprias


                                    Devemos  ter  sempre  presente  que,  assim                                                                   no  estabelecimento  de  regras  gerais  e  metas                                                                      que  pretendem,  no exercício das funções go­

                            como  no  setor  eletrônico,  a  microeletrônica                                                                      nacionais.  Mesmo  para o atingimento dessas                                                                           vernamentais,  decidir  soberanameme o que


                           é  insumo  para  todos  os  outros  segmentos,                                                                         metas a atuação governamental  pode ser  de­                                                                           é bom ou mau para o País, o que deve preva­


                           da  mesma  forma todas as áreas  do  Comple­                                                                           cisiva,  pelos  poderes  de  aglutinação  e  indu­                                                                     lecer  é  o  interesse do  usuário final, que sus­


                           xo  Eletrônico  são normalmente insumos  pa­                                                                           ção  que  lhes  são  próprios.  A  contrapartida                                                                       tenta  o  processo ao adquirir os bens e servi-

                           ra as demais atividades produtivas, e é impos­                                                                         é  se  cair  no  dirigismo  estatal  que  inibe  a  li­                                                                ços,  e  o  interesse da sociedade como um to­



                                                                                                                                                  berdade  de  iniciativa,  leva  à  burocracia  e  à                                                                    do,  que  só  será  beneficiada  na  medida em

                                                                                                                                                  ineficiência,  e  dilui  as  responsabilidades  de                                                                     que  o  País,  melhor  integrado na comunida­


                                                                                                                                                  todos os participantes do processo.                                                                                    de internacional e mais eficiente e competiti­


                                                                                                                                                          Eis aqui  outra questão  fundamental:  Co­                                                                     vo,  possa  gerar  mais  empregos e de melhor
                           (*)  Com  base na palestra proferida na  abertura  do

                          X X I  Painel  Telebrasil  realizado  no  auditório  dos                                                                mo usar o poder de fogo do governo para in­                                                                            nível;  enfim, capaz de gerar mais prospenda-

                           Correios em São Paulo.                                                                                                 duzir  o  desenvolvimento  de  setores  prioritá­                                                                      de  e  de melhor distribuí-la.











                                                                                                                         Diretores:                                                                               Castro  Azevedo,  Humberto Chagas  Pradal,                                                 Silvio Sola (MTb. 12.224  DRT RJ)
                                TELEBRASIL -  Revisla
                                                                                                                         Armando Luiz Medeiros                                                                    João Carlos  P.  da  Fonseca,  João  Ferreira                                              (L)iagramador c Produtor)
                                Brasileira  de Telecomunicações
                                                                                                                        Carlos de  Paiva  Lopes                                                                   Durão,  José  Luiz Azevedo  Valle,  José Raul
                                e Informática
                                                                                                                        Haroldo Corrêa dc Mattos                                                                  Allegretti,  Josemar da Costa  Vallim,  Lázaro
                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Gennyson Castro Azevedo
                                                                                                                        Jayme João  Mansur                                                                        José de  Brito,  Lenine  Rocha,  Luiz Eduardo                                              Paulo César Cara^ fCcwttfo ce.
                                Uma publicação bimestral da TELEBRASIL                                                  Max  Hamers de Aragão Lisboa                                                              da  Rocha,  Luiz Ernesto  Krau,  Luiz  Mauro

                                - Associação Brasileira de Telecomunicações                                                                                                                                                                                                                                  Apoio:
                                                                                                                        Salomão Wajnberg                                                                          Vianna Camargo,  Márcio  Machado  Rabello,
                                CGC 42.355.537-OOOI-14                                                                                                                                                                                                                                                       Leticia S  Matos (secretariado)
                                                                                                                                                                                                                  Raphael  Roger  Douek,  Roberto Aroso
                                                                                                                        EXPEDIENTE:                                                                              Cardoso, Salomão Wajnberg, Solon  Benayon                                                   Áureo Nascimento

                                                                                                                        Diretor-Responsável                                                                                                                                                                  Distribuição:
                               Av.  Pasteur.  383 -  Urca - CEP 22290                                                                                                                                            da  Silva.
                                                                                                                        Armando  Luiz Medeiros                                                                                                                                                               Gennyson Castro Azevedo
                               TM.: (021) 295-4432 - TIx.:  (21) 23057                                                                                                                                           Redação:

                               Rio de Janeiro -  RJ                                                                     Editor:                                                                                  Jenner  de  Paiva                                                                           Composição:  Blue C h ip

                                                                                                                        João Carlos Pinheiro da Fonseca                                                                                                                                                      Fotolito:  Quiroicoior Leda
                               .Secretário  Executivo:                                                                                                                                                           (MTb  12.009/DRT/RJ)
                                                                                                                       (MTb.  I2.886/DRT/RJ)
                               Gennyson Castro Azevedo                                                                                                                                                           João Carlos  Pinheiro da  Fonseca                                                           Impressão:


                                                                                                                                                                                                                (MTb.  12.886/DRT/RJ)                                                                        Copycentro Gráfica
                               DIRETORIA  DA  TELEBRASIL                                                               Conselho de  Redação:

                               Presidente:                                                                             Antonio Martini Ferrari,  Armando  Luiz                                                   Equipe de Arte:                                                                            Laboratório Fotográfico:

                               Luiz de Oliveira  Machado                                                               Medeiros, Andrea Benito Lo-Presti, Gennyson                                               José Ferreira da Silva (programação  visual)                                               Wanda
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46