Page 41 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1990
P. 41

Negócios:



























                                                                                                                                                                             Colaboração: Bernardo Hélio Schneiderman (*)










                Uma nova aplicação de televisão via                                                                          radia o sinal em áreas continentais, fa­                                                                                         Dentre os principais usuários de


          satélite, que tem revolucionado os negó­                                                                           zendo com que antenas (tipo TVRO) es­                                                                                     BTV nos EUA podemos ressaltar os se­


          cios, o treinamento à distância, o lança­                                                                          palhadas por várias centenas de quilô­                                                                                    guintes segmentos que tiveram maiores


          mento de produtos, entre outros, está                                                                              m etros recebam   ao  mesmo tempo o                                                                                      crescimentos em 1988.


          obtendo grande sucesso nos países que                                                                              sinal.                                                                                                                           Setor financeiro: Várias novas redes


          adotaram esta modalidade  inovadora                                                                                         Existem dois tipos de satélites usual­                                                                           surgiram, sendo a principal a Bankefs


          das comunicações espaciais. A trans­                                                                               mente utilizados em BTV: os de Banda                                                                                      TV Network, que serve as áreas de fi­


          missão de televisão, via satélite, para                                                                            C  (4/6  GHz) e os de Banda Ku  (12/14                                                                                    nanças e bancárias.


          ambientes que não são os tradicionais                                                                              Ghz). A diferença básica entre um e ou­                                                                                          Setor de computadores e alta tecnolo­

          de radiodifusão, crescem cem por cento                                                                             tro é que o de Banda C tem de ser coorde-                                                                                gia: Este segmento continua a crescer


          a cada dois anos a nível internacional,                                                                            nado  com  os sistem as terrestres de                                                                                     bastante com as novas redes, como a dos


          cujas principais características e aplica­                                                                         transmissão, enquanto os de Banda Ku                                                                                      computadores Apple e Amdahl. A maio­


          ções serão descritas neste artigo.                                                                                  são freqüências exclusivas para siste­                                                                                   ria dos fabricante como IBM, Hewlett


                Numa recente edição, comemorativa                                                                             mas satélites, não interferindo com ou­                                                                                  Packard, NCR, Tandem, Texas Instru­


          dos 30 anos do homem no espaço (abril                                                                              tros tipos de comunicações.                                                                                               ments e Wangs Labs já têm rede estru­


          de 1989), foi lançado um livro denomi­                                                                                      Devido os satélites terem vários ca­                                                                             turadas e uso constante. No setor de lo­

          nado “Space 30”, editado  pela SSPI-                                                                                nais (transponders), os usuários devem                                                                                  jas de varejo, especializadas em compu­


          Sociedade Internacional  de Profissio­                                                                             estar sintonizados no canal designado                                                                                     tadores, temos a Businessland e Com-


          nais de Satélite, com sede em Washing­                                                                                 ara que a estação receptora possa rece-                                                                               puterland. A última novidade é uma re­


                                                                                                                                 er
          ton, EUA, e representações em várias                                                                                E o programa. A maioria dos progra­                                                                                      de de geração de programas especializa­

          partes do mundo, que condensa artigos                                                                               mas de BTV é codificada. No local de re­                                                                                 dos chamada Computer Channel, Inc.


          dos maiores cientistas, pesquisadores e                                                                             cepção, um  decodificador, credenciado                                                                                           A rede de televisão ASTN (Automo­


          profissionais das comunicaçõesespa-                                                                                 pelo gerador do programa, envia o sinal                                                                                  tive Satellite Television Network) ad-


          ciais. Um dos artigos, cujo título é “Re­                                                                           para receptor de TV ou telão no recinto                                                                                  cionou mais 600 novos revendedores, no


          visando o mundo  tam anho  de  uma                                                                                 do usuário.                                                                                                               ano passado, crescendo para 3.900 pon­


          sala”, de Arlene Krebs, explicita a visão                                                                                   Na maioria das vezes os programas                                                                                tos de recepção, incluindo neste total


          em que as comunicações, via  satélite,                                                                              são transm itidos ao vivo, permitindo                                                                                    2.200 revendedores General Motors,


          podem fazer para educar e entreter.                                                                                 que os participantes do evento possam                                                                                    que recebem  a programação diaria­

                                                                                                                              interagir com o centro de transmissão                                                                                    mente. A Chrysler anunciou que sua pe­


                                   Como funciona                                                                             através de perguntas e debates.  Isto é                                                                                   quena  rede  poderá se am pliar para


                                                                                                                             geralmente feito utilizando-se um tele­                                                                                   perto de 6.000 pontos de recepção.


                A popularidade do Business Televi-                                                                            fone disponível no recinto, facilitando o                                                                                        Lojas de Varejo: Redes de lojas como


         sion (BTV), entre outras aplicações na                                                                              acesso através do número central que é                                                                                    a JCPenney, Kmart e Sears ampliaram


         área de teleconferência, como audiocon-                                                                             transmitido durante o programa para                                                                                       suas redes. A primeira cresceu de 200


         ferência, conferência audiográfica, ima­                                                                            platéias remotas que chamam a central                                                                                     para 700 pontos, enquanto a segunda


         gem congelada e videoconferência, (TV                                                                               diretamente ou  através de um coorde­                                                                                     cresceu de 50 para 490 pontos. Por sua


         bidirecional), tem criado um grande nú­                                                                             nador do programa que passa as ques­                                                                                      vez, a Kmart cresceu de 5 para 800 pon­


         mero de redes no Canadá, Estados Uni­                                                                               tões ao palestrante.                                                                                                      tos de recepção.


         dos e Europa, principalmente devido a


         grande oferta de transporders (canais)


         nos satélites domésticos de comuniça-                                                                                                                                                                                                                   SATELITE


         ções. Também no Japão, Austrália, ín­

                                                                                                                                                            Legenda
         dia, México e Indonésia o uso desta tec­                                                                                                           Cl  — Centro de Interaçoo


         nologia tem-se desenvolvido de forma                                                                                                               P  — Centro dc Produçáo

                                                                                                                                                            SA— Sala de Aulqcom
        crescente nos últimos cinco anos.                                                                                                                            Telào, Fax. Audio,


               0 BTV é uma forma de teleconferên­                                                                                                                    Micro, Impressora
                                                                                                                                                            S  — Studio
        cia que utiliza o satélite de comunica­


        ção na configuração ponto-multipon-


        topara distribuição de sin al de TV


        (áudio+vídeo), transmitido ao vivo ou


        pregravado e retransmitido de estúdio


        de televisão da própria empresa ou de


        terceiros, como outros programas co­


        merciais de televisão, com a diferença


        do uso de sinal de retorno das audiên­                                                                                                                  CENTRO DE
                                                                                                                                                                GEflAÇAO                                                                                                               REDE
        cias para perguntas e debates, ao vivo.                                                                                                                 NACIONAL                                                                                                               PUBUCA


              O sinal de TV é enviado do estúdio                                                                                                                                                                                                                                       COMUTADA


       através de enlaces terrestres para uma


       estação de subida de sinal satélite co-


        mumente denominado  up-link.  O sinal


       então é recebido no satélite geoestacio-


        nário que está a uma altitude de 36.000


        km da terra e retransmitido num deter­


        minado transponder (ou canal), que ir-






                                                                                                                            No sistema de ensino, via satélite, um centro de geração nacional prepara os programas (P) apresentados,
        1 1 Bogenheiro de telecomunicações, organizador do SSPI-

        «ra.sjf  Trabalha na Embratel na área de Planejamento do                                                            ao vivo, no stúdio (S). As salas de aula (SA) dotadas de telão, facsimile, áudio, micro e impressora recebem
        ‘Apartamento de Transmissão Via Sntólite                                                                             os sinais do satélite e interagem o n -lin e, via rede telefônica, com o Centro de Interação (Cl) naciona..




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              3 9
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46