Page 41 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1990
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Negócios:
Colaboração: Bernardo Hélio Schneiderman (*)
Uma nova aplicação de televisão via radia o sinal em áreas continentais, fa Dentre os principais usuários de
satélite, que tem revolucionado os negó zendo com que antenas (tipo TVRO) es BTV nos EUA podemos ressaltar os se
cios, o treinamento à distância, o lança palhadas por várias centenas de quilô guintes segmentos que tiveram maiores
mento de produtos, entre outros, está m etros recebam ao mesmo tempo o crescimentos em 1988.
obtendo grande sucesso nos países que sinal. Setor financeiro: Várias novas redes
adotaram esta modalidade inovadora Existem dois tipos de satélites usual surgiram, sendo a principal a Bankefs
das comunicações espaciais. A trans mente utilizados em BTV: os de Banda TV Network, que serve as áreas de fi
missão de televisão, via satélite, para C (4/6 GHz) e os de Banda Ku (12/14 nanças e bancárias.
ambientes que não são os tradicionais Ghz). A diferença básica entre um e ou Setor de computadores e alta tecnolo
de radiodifusão, crescem cem por cento tro é que o de Banda C tem de ser coorde- gia: Este segmento continua a crescer
a cada dois anos a nível internacional, nado com os sistem as terrestres de bastante com as novas redes, como a dos
cujas principais características e aplica transmissão, enquanto os de Banda Ku computadores Apple e Amdahl. A maio
ções serão descritas neste artigo. são freqüências exclusivas para siste ria dos fabricante como IBM, Hewlett
Numa recente edição, comemorativa mas satélites, não interferindo com ou Packard, NCR, Tandem, Texas Instru
dos 30 anos do homem no espaço (abril tros tipos de comunicações. ments e Wangs Labs já têm rede estru
de 1989), foi lançado um livro denomi Devido os satélites terem vários ca turadas e uso constante. No setor de lo
nado “Space 30”, editado pela SSPI- nais (transponders), os usuários devem jas de varejo, especializadas em compu
Sociedade Internacional de Profissio estar sintonizados no canal designado tadores, temos a Businessland e Com-
nais de Satélite, com sede em Washing ara que a estação receptora possa rece- puterland. A última novidade é uma re
er
ton, EUA, e representações em várias E o programa. A maioria dos progra de de geração de programas especializa
partes do mundo, que condensa artigos mas de BTV é codificada. No local de re dos chamada Computer Channel, Inc.
dos maiores cientistas, pesquisadores e cepção, um decodificador, credenciado A rede de televisão ASTN (Automo
profissionais das comunicaçõesespa- pelo gerador do programa, envia o sinal tive Satellite Television Network) ad-
ciais. Um dos artigos, cujo título é “Re para receptor de TV ou telão no recinto cionou mais 600 novos revendedores, no
visando o mundo tam anho de uma do usuário. ano passado, crescendo para 3.900 pon
sala”, de Arlene Krebs, explicita a visão Na maioria das vezes os programas tos de recepção, incluindo neste total
em que as comunicações, via satélite, são transm itidos ao vivo, permitindo 2.200 revendedores General Motors,
podem fazer para educar e entreter. que os participantes do evento possam que recebem a programação diaria
interagir com o centro de transmissão mente. A Chrysler anunciou que sua pe
Como funciona através de perguntas e debates. Isto é quena rede poderá se am pliar para
geralmente feito utilizando-se um tele perto de 6.000 pontos de recepção.
A popularidade do Business Televi- fone disponível no recinto, facilitando o Lojas de Varejo: Redes de lojas como
sion (BTV), entre outras aplicações na acesso através do número central que é a JCPenney, Kmart e Sears ampliaram
área de teleconferência, como audiocon- transmitido durante o programa para suas redes. A primeira cresceu de 200
ferência, conferência audiográfica, ima platéias remotas que chamam a central para 700 pontos, enquanto a segunda
gem congelada e videoconferência, (TV diretamente ou através de um coorde cresceu de 50 para 490 pontos. Por sua
bidirecional), tem criado um grande nú nador do programa que passa as ques vez, a Kmart cresceu de 5 para 800 pon
mero de redes no Canadá, Estados Uni tões ao palestrante. tos de recepção.
dos e Europa, principalmente devido a
grande oferta de transporders (canais)
nos satélites domésticos de comuniça- SATELITE
ções. Também no Japão, Austrália, ín
Legenda
dia, México e Indonésia o uso desta tec Cl — Centro de Interaçoo
nologia tem-se desenvolvido de forma P — Centro dc Produçáo
SA— Sala de Aulqcom
crescente nos últimos cinco anos. Telào, Fax. Audio,
0 BTV é uma forma de teleconferên Micro, Impressora
S — Studio
cia que utiliza o satélite de comunica
ção na configuração ponto-multipon-
topara distribuição de sin al de TV
(áudio+vídeo), transmitido ao vivo ou
pregravado e retransmitido de estúdio
de televisão da própria empresa ou de
terceiros, como outros programas co
merciais de televisão, com a diferença
do uso de sinal de retorno das audiên CENTRO DE
GEflAÇAO REDE
cias para perguntas e debates, ao vivo. NACIONAL PUBUCA
O sinal de TV é enviado do estúdio COMUTADA
através de enlaces terrestres para uma
estação de subida de sinal satélite co-
mumente denominado up-link. O sinal
então é recebido no satélite geoestacio-
nário que está a uma altitude de 36.000
km da terra e retransmitido num deter
minado transponder (ou canal), que ir-
No sistema de ensino, via satélite, um centro de geração nacional prepara os programas (P) apresentados,
1 1 Bogenheiro de telecomunicações, organizador do SSPI-
«ra.sjf Trabalha na Embratel na área de Planejamento do ao vivo, no stúdio (S). As salas de aula (SA) dotadas de telão, facsimile, áudio, micro e impressora recebem
‘Apartamento de Transmissão Via Sntólite os sinais do satélite e interagem o n -lin e, via rede telefônica, com o Centro de Interação (Cl) naciona..
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