Page 32 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1989
P. 32

r á d i o ,   t v   8 c   v í d e o                                                                                                                                                                                                                                                                                                  «/• de Paiva















                                                                                        R B S   i n a u g u r a                                                                                                                                                                                     CURTAS






                                                   “ v í d e o   h o u s e ”   e m   S ã o   P a u l o




                                                                                                                                                                                                                                                                                                               • A Mundial Filmeseou-


                                                                                                                                                                                                                                                                                                               tras distribuidoras, en­



                  A RBS Vídeo, do grupo gaúcho RBS                                                                                 bido com equipamentos de última gera­                                                                                                                                       tre as quais a Vídeo Arte
                                                                                                                                                                                                                                                                                                               do Brasil (MGM/UA), es­
          (rede  que  abrange  15  TVs,  18  rádios                                                                                ção (basicamente Sony e Ampex), a RBS                                                                                                                                       tão promovendo concur­


         AM/FM, dois jornais e duas unidades de                                                                                    investiu  em  treinamento  de  pessoal,                                                                                                                                    sos para os “videomanía-


          vídeo-produção, e uma de pós-produção)                                                                                   tanto no Brasil quanto no exterior. A ví­                                                                                                                                  cos  ,  contando com a


          inaugurou,  no dia 8  de  agosto  último,                                                                                deo-house de São Paulo possui em suas                                                                                                                                      colaboração das loca­


          sua vídeo-house na capital paulista. Se­                                                                                 ilhas D-2 e 3/4” recursos como quatro ca­                                                                                                                                  doras de todo o País. 0


          gundo  Renato  Sirotsky,  gerente-geral                                                                                  nais de áudio, correção de cores, compu­                                                                                                                                    K it  Mundial “Lança­
                                                                                                                                                                                                                                                                                                               mentos & Sucessos n?2”,
          da  RBS,  “o  mercado  de  São  Paulo,  na                                                                               tador de efeito ADO, câmeras para car­                                                                                                                                      por  exemplo, além de


          área de cinema e vídeo, é altamente es­                                                                                  tões de assinaturas e oferecem, além de                                                                                                                                    cartazes,  posters, sor­


          pecializado; as produtoras de comerciais                                                                                 um estúdio de 70nr equipado com spec-                                                                                     teios de videocassetes e fitas, oferece às loca­


          e vídeos institucionais atuam com mui­                                                                                    trakey,  capaz de  produzir sobreposição                                                                                 doras e imprensa especializada uma fita com

          ta competência e profissionalismo, mas                                                                                   de  imagens,  três  unidades de externas                                                                                  vários  trailers de seus mais recentes lança­


          havia carência  de recursos específicos                                                                                  com equipes aptas a captar imagens de                                                                                     mentos:  Sid &  Nancy,  Um  Adorável Vaga­


          de finalização e edição em vídeo”.                                                                                       vídeo.                                                                                                                    bundo,  O Solitário (foto) e Caçada Aluci­


                  Além de  um  parque técnico conce-                                                                                       Outra  ilha de edição é a  Central In-                                                                            nante. No mesmo bloco, trailers de outras fi­

                                                                                                                                   terformat, onde é possível  gerar cópias                                                                                  tas da companhia.


                                                                                                                                   em qualquer formato,  independente da


                                                                                                                                   original,  1”,  U-Matic  convencional,


                                                                                                                                   3/4”,  Betacam,  VMS,  Super  VHS,  nos                                                                                   • “Vídeo Home-Da Produção ao Marketing"


                                                                                                                                   sistemas  PAL-M  ou  NTSC.  A  RBS  Ví-                                                                                   é o  mais  recente  lançamento em livros ía
                                                                                                                                                                                                                                                             LTC dirigido basicamente aos que produzem
                                                                                                                                   deo-SP também já adquiriu um telecine                                                                                     ou  pretendem produzir fitas de vídeo. 0 au­


                                                                                                                                   35mm  Rank  Cintel,  equipamento  que                                                                                     tor, Michael Wiese, na apresentação da obra,


                                                                                                                                   transfere  imagens de  filmes para  VT  .                                                                                 expõe sua  intenção e seus votos: “com sorte,

                                                                                                                                   ”0   Brasil  está  alguns  anos atrasados                                                                                 através deste  livro, os produtores consegui­


                                                                                                                                   nesse segmento de vídeo, em  relação a                                                                                    rão evitar anos íe milhares de dólaresem fra­


                                                                                                                                   mercados como Estados Unidos e Euro­                                                                                      casso) perdidos em um caminho longo e frus­


                                                                                                                                   pa, além do Japão, é claro. A proposta da                                                                                 tran te”.  O  livro  tem  308 páginas e custa


                                                                                                                                    RBS é reduzir esse gap tecnológico, obje­                                                                                NCz$ 37,80.


                                                                                                                                   tivando a especialização e eficiência em


                                                                                                                                   serviços de  vídeo”,  disse  Walmor  Ber-                                                                                                                                  •  A  Globo Vídeo ainda



            Uma das ilhas de edição da RBS  Vídeo-SP,                                                                              gesch, diretor-geral do Sistema TV e Ví-                                                                                                                                   não promoveu concursos

           com equipamentos de última geração.                                                                                     deo RBS.                                                                                                                                                                   para  locadoras e consu-


                                                                                                                                                                                                                                                                                                              midores  (pelo menos,

                                                                                                                                                                                                                                                                                                              não chegou ao nosso co­

                                                                                                                                                                                                                                                                                                               nhecimento), mas anun­



           Dynavision  II:                                                                                                                                                                                                                                                                                    cia  seus últimos lança­
                                                                                                                                                                                                                                                                                                               mentos: Conquista San-


                                                                                                                                                                                                                                                                                                              f  renta (foto), Alegre Li-

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  ertin a,  O  Morro dos
                                                     Nova geração em videogame                                                                                                                                                                                                                                 Ventos Uivantes, FBI -



                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Arquivo Secreto, Perigo


                                                                                                                                                                                                                                                                                                               no Paraíso e Gritos que


                  A Dynacom  Eletrônica Ltda., sedia­                                                                              disso, os cartuchos com até 4 Mbytes de                                                                                   Aterrorizam. Também da Globo Vídeo: Fuga


          da em São Paulo, está tentando ressus­                                                                                   memória permitem  a produção  de  um                                                                                      do  Inferno, Aniversário Sangrento, A Trai­


          citar o videogame, que entrou em declí­                                                                                  número muito maior de telas, imagens,                                                                                     ção do Falcão, Jogando Sujo, História de uma
                                                                                                                                                                                                                                                             Vida e Rambo (Desenhos - Vol. II).
          nio nos últimos anos, sendo, paulatina­                                                                                  detalhes e cores”. Um dos acessórios do


          mente,  substituído  pelo videocassete                                                                                   aparelho (opcional)  é uma pistola  a  la­


          como  forma  de diversão  doméstica.  A                                                                                  ser que acionada eletronicamente possi­                                                                                    • A Uzina Vídeo realizou, de 26 a 29 de se­


          empresa acaba de lançar o Dynavision                                                                                     bilita,  em  seus jogos específicos,  testar                                                                               tembro, no Centro de Convenções Rebouças


          II, um videogame de 3f geração, que, en­                                                                                 os reflexos de rapidez e  raciocínio  dos                                                                                  em São Paulo, o II Festival Brasileiro de Ví­


          tre outras novidades, traz um óculos tri­                                                                                usuários.  O Dynavision II foi desenvol­                                                                                   deo  Empresarial, destinado a estimular os

          dimensional gratuitamente. A previsão                                                                                    vido para o sistema PAL-M de televisão,                                                                                    profissionais de empresas que mais se desta­


         da volta de um novo sucesso de vendas,                                                                                     adotado no Brasil.                                                                                                        caram nas áreas de treinamento e comunica­


         segundo  diretores  da  Dynacom,  ba­                                                                                                                                                                                                                ção  durante 88/89.  Os primeiros colocados



         seia-se, de um lado, nas próprias carac­                                                                                                                                                                                                             foram premiados com troféu. Paralelamente,
                                                                                                                                                                                                                                                              houve o III Congresso Nacional do Uso do Ví­
         terísticas  inovadoras  do produto e,  de                                                                                                                                                                                                            deo na Empresa.


         outro lado, no grande sucesso alcançado


         em  todo  o mundo pelo  videogame  Nin­


         tendo, de origem japonesa, que serviu                                                                                                                                                                                                                • Este ano, a televisão completa meio século


         de base para o desenvolvimento do Dy­                                                                                                                                                                                                                de existência comercial. Ela surgiu, publica­


         navision II, com o qual é compatível.                                                                                                                                                                                                                mente, como grande atração da abertura da


                 De acordo com os empresários, “a 3?                                                                                                                                                                                                           Feira Mundial de Nova York, em 30 de abril


         geração  de  videogames  caracteriza-se                                                                                                                                                                                                              de  1939, com uma audiência de cerca de mil


         por  imagens  de  altíssim a  definição,                                                                                                                                                                                                              pessoas em volta de 100 a 200 receptores. No
                                                                                                                                                                                                                                                               dia  seguinte,  nascia a Rede NBC (National

         comparáveis apenas  aos  bons flipera­                                                                                                                                                                                                                Broadcasting Corp.)  filiada à RCA (Radio

         mas, com acompanhamento contínuo de                                                                                                                                                                                                                   Corporation of America), cujo presidente.


         fundo sonoro durante todas as etapas da                                                                                                                                                                                                               David Sarnoff, previu que “este novo meio de


         ação, ajustando-se ao enredo de forma a                                                                                                                                                                                                               comunicação  irá  revolucionar a humani­



         produzir efeitos  mais  realistas.  Além                                                                                   Videogam e de 3.“ geração lançado pela  Dynacom .                                                                          dade”.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37