Page 32 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1989
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r á d i o , t v 8 c v í d e o «/• de Paiva
R B S i n a u g u r a CURTAS
“ v í d e o h o u s e ” e m S ã o P a u l o
• A Mundial Filmeseou-
tras distribuidoras, en
A RBS Vídeo, do grupo gaúcho RBS bido com equipamentos de última gera tre as quais a Vídeo Arte
do Brasil (MGM/UA), es
(rede que abrange 15 TVs, 18 rádios ção (basicamente Sony e Ampex), a RBS tão promovendo concur
AM/FM, dois jornais e duas unidades de investiu em treinamento de pessoal, sos para os “videomanía-
vídeo-produção, e uma de pós-produção) tanto no Brasil quanto no exterior. A ví cos , contando com a
inaugurou, no dia 8 de agosto último, deo-house de São Paulo possui em suas colaboração das loca
sua vídeo-house na capital paulista. Se ilhas D-2 e 3/4” recursos como quatro ca doras de todo o País. 0
gundo Renato Sirotsky, gerente-geral nais de áudio, correção de cores, compu K it Mundial “Lança
mentos & Sucessos n?2”,
da RBS, “o mercado de São Paulo, na tador de efeito ADO, câmeras para car por exemplo, além de
área de cinema e vídeo, é altamente es tões de assinaturas e oferecem, além de cartazes, posters, sor
pecializado; as produtoras de comerciais um estúdio de 70nr equipado com spec- teios de videocassetes e fitas, oferece às loca
e vídeos institucionais atuam com mui trakey, capaz de produzir sobreposição doras e imprensa especializada uma fita com
ta competência e profissionalismo, mas de imagens, três unidades de externas vários trailers de seus mais recentes lança
havia carência de recursos específicos com equipes aptas a captar imagens de mentos: Sid & Nancy, Um Adorável Vaga
de finalização e edição em vídeo”. vídeo. bundo, O Solitário (foto) e Caçada Aluci
Além de um parque técnico conce- Outra ilha de edição é a Central In- nante. No mesmo bloco, trailers de outras fi
terformat, onde é possível gerar cópias tas da companhia.
em qualquer formato, independente da
original, 1”, U-Matic convencional,
3/4”, Betacam, VMS, Super VHS, nos • “Vídeo Home-Da Produção ao Marketing"
sistemas PAL-M ou NTSC. A RBS Ví- é o mais recente lançamento em livros ía
LTC dirigido basicamente aos que produzem
deo-SP também já adquiriu um telecine ou pretendem produzir fitas de vídeo. 0 au
35mm Rank Cintel, equipamento que tor, Michael Wiese, na apresentação da obra,
transfere imagens de filmes para VT . expõe sua intenção e seus votos: “com sorte,
”0 Brasil está alguns anos atrasados através deste livro, os produtores consegui
nesse segmento de vídeo, em relação a rão evitar anos íe milhares de dólaresem fra
mercados como Estados Unidos e Euro casso) perdidos em um caminho longo e frus
pa, além do Japão, é claro. A proposta da tran te”. O livro tem 308 páginas e custa
RBS é reduzir esse gap tecnológico, obje NCz$ 37,80.
tivando a especialização e eficiência em
serviços de vídeo”, disse Walmor Ber- • A Globo Vídeo ainda
Uma das ilhas de edição da RBS Vídeo-SP, gesch, diretor-geral do Sistema TV e Ví- não promoveu concursos
com equipamentos de última geração. deo RBS. para locadoras e consu-
midores (pelo menos,
não chegou ao nosso co
nhecimento), mas anun
Dynavision II: cia seus últimos lança
mentos: Conquista San-
f renta (foto), Alegre Li-
ertin a, O Morro dos
Nova geração em videogame Ventos Uivantes, FBI -
Arquivo Secreto, Perigo
no Paraíso e Gritos que
A Dynacom Eletrônica Ltda., sedia disso, os cartuchos com até 4 Mbytes de Aterrorizam. Também da Globo Vídeo: Fuga
da em São Paulo, está tentando ressus memória permitem a produção de um do Inferno, Aniversário Sangrento, A Trai
citar o videogame, que entrou em declí número muito maior de telas, imagens, ção do Falcão, Jogando Sujo, História de uma
Vida e Rambo (Desenhos - Vol. II).
nio nos últimos anos, sendo, paulatina detalhes e cores”. Um dos acessórios do
mente, substituído pelo videocassete aparelho (opcional) é uma pistola a la
como forma de diversão doméstica. A ser que acionada eletronicamente possi • A Uzina Vídeo realizou, de 26 a 29 de se
empresa acaba de lançar o Dynavision bilita, em seus jogos específicos, testar tembro, no Centro de Convenções Rebouças
II, um videogame de 3f geração, que, en os reflexos de rapidez e raciocínio dos em São Paulo, o II Festival Brasileiro de Ví
tre outras novidades, traz um óculos tri usuários. O Dynavision II foi desenvol deo Empresarial, destinado a estimular os
dimensional gratuitamente. A previsão vido para o sistema PAL-M de televisão, profissionais de empresas que mais se desta
da volta de um novo sucesso de vendas, adotado no Brasil. caram nas áreas de treinamento e comunica
segundo diretores da Dynacom, ba ção durante 88/89. Os primeiros colocados
seia-se, de um lado, nas próprias carac foram premiados com troféu. Paralelamente,
houve o III Congresso Nacional do Uso do Ví
terísticas inovadoras do produto e, de deo na Empresa.
outro lado, no grande sucesso alcançado
em todo o mundo pelo videogame Nin
tendo, de origem japonesa, que serviu • Este ano, a televisão completa meio século
de base para o desenvolvimento do Dy de existência comercial. Ela surgiu, publica
navision II, com o qual é compatível. mente, como grande atração da abertura da
De acordo com os empresários, “a 3? Feira Mundial de Nova York, em 30 de abril
geração de videogames caracteriza-se de 1939, com uma audiência de cerca de mil
por imagens de altíssim a definição, pessoas em volta de 100 a 200 receptores. No
dia seguinte, nascia a Rede NBC (National
comparáveis apenas aos bons flipera Broadcasting Corp.) filiada à RCA (Radio
mas, com acompanhamento contínuo de Corporation of America), cujo presidente.
fundo sonoro durante todas as etapas da David Sarnoff, previu que “este novo meio de
ação, ajustando-se ao enredo de forma a comunicação irá revolucionar a humani
produzir efeitos mais realistas. Além Videogam e de 3.“ geração lançado pela Dynacom . dade”.