Page 43 - Telebrasil - Maio/Junho 1989
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"A aplicação da ciência e da tecnolo­                                                                         zado, que residem os maiores benefícios                                                                                sileira "fica com o restante”, está ultra­


              gia no dia-a-dia das empresas é bem di­                                                                                para  o  País.  As  m ultinacionais agem                                                                              passado.  No caso da  Elebra,  fruto da

              ferente do que poderia  parecer na  teo­                                                                               pensando a  médio e  longo prazos, afir­                                                                              aquisição de  pequena  indústria  bra­


              ria”, concluíram debatedores do Painel                                                                                 mou o vice-presidente da Rhodia.                                                                                      sileira de equipamentos de telecomuni­


              de Ciência e Tecnologia parte do Semi­                                                                                         Por sua  vez, o  PhD em  bioquímica.                                                                          cações, pelo Grupo  Docas de Santos, à


              nário comemorativo do cinquentenário                                                                                   Marcos Mares Guia, diretor de P&D da                                                                                   procura de uma  iniciativa  no  ramo da


              da  Faculdade de  Economia  e  Adminis­                                                                                Biobrás, traçou os primórdios da empre­                                                                               alta  tecnologia,  tal  como  na  Biobrás


              tração (FEA), da UFRJ  Compuseram o                                                                                   sa desde sua criação, em 62, por pequeno                                                                                houve longo aprendizado no ciclo da tec­


              debate Luciano de Sá (Rhodia), Marcos                                                                                 grupo de brasileiros que queriam produ­                                                                                 nologia.  Citando o caso da  impressora

              Mares Guia  «Biobrás),  Mário  Ripper                                                                                 zir enzimas apoiando-se na  Universi­                                                                                  Mônica, um produto Elebra para infor­


              (Elebra) e  W alter  Bartels (Embraer),                                                                               dade  local  até sua atual  posição como                                                                                mática, mostrou Ripper que existe todo


              sob coordenação de Antonio Maia da Sil­                                                                                um dos cinco fornecedores mundiais de                                                                                  um ciclo tecnológico a ser penosamente


              veira, da FEA.                                                                                                         insulina.                                                                                                              apreendido pelo empresário e que vai


                     A multinacional  Rhodia, de capitais                                                                                    Explicou o diretor que a Biobrás per­                                                                          desde a tecnologia de projeto até a tec­


              franceses, atua em  140 países, no setor                                                                              correu  verdadeiro aprendizado a partir                                                                                 nologia de fabricação e da venda do pro­

                                                                                                                                                                                                                                                            duto, em grande escala.


                                                                                                                                                                                                                                                                    — Temos, teoricamente, a possibili­


                                                                                                                                                                                                                                                            dade de fazer tudo no Brasil, mas só se


                                                                                                                                                                                                                                                           aprende, realmente, fazendo. E para ter


                                                                                                                                                                                                                                                           sucesso é preciso ter gente  preparada.


                                                                                                                                                                                                                                                           Em  1900, Dor comparação ao Brasil, os


                                                                                                                                                                                                                                                            EUAja tinnam mais engenheiros mecâ­


                                                                                                                                                                                                                                                            nicos do que civis, o que ainda não havia


                                                                                                                                                                                                                                                            ocorrido em  1955 — observou Ripper.


                                                                                                                                                                                                                                                                    Falando da industria de aeronáutica


                                                                                                                                                                                                                                                            no Brasil, o especialista em  aerodinâ­


                                                                                                                                                                                                                                                            mica e mísseis, formado pelo ITA, Wal­


                                                                                                                                                                                                                                                            ter Bartels, diretor técnico da Embraer,


                                                                                                                                                                                                                                                           disse que após o abandono, pela família


                                                                                                                                                                                                                                                            Pignutari, da fabricação do avião "Pau-


                                                                                                                                                                                                                                                            listm ha” resolveu o Ministério da Aero­


                                                                                                                                                                                                                                                            náutica criar, em 45, o Centro Tecnoló­


                                                                                                                                                                                                                                                            gico  da  A eronáutica  (CTA)  do  qual


                                                                                                                                                                                                                                                            emergiu, em 69, a Embraer — uma em­


                                                                                                                                                                                                                                                            presa caracterizada pela tecnologia de


                                                                                                                                                                                                                                                            saber  integrar outras tecnologias de


                                                                                                                                                                                                                                                            ponta num  produto final altamente so­


                                                                                                                                                                                                                                                            fisticado.


                                                                                                                                                                                                                                                                     Mostrou Bartels que as aeronaves da


               Tecnologia é sahvr projetar, fitter. vendere pimintir m enmio parti um produto. Nu tecnologia                                                                                                                                                 Embraer sempre foram  fruto de cuida­


              do dia-a-dia. a prática sc distingue da teoria.                                                                                                                                                                                               doso planejamento, que  pode  levar até


                                                                                                                                                                                                                                                            seis anos, incluindo os aspectos técnico e


                                                                                                                                                                                                                                                            mercadológico.  O  Xingu é derivado do


           de  insumos  químicos.  Com  nua se  60                                                                                 da instalação, em  1975, de fábrica-pilo­                                                                                 Bandeirante, mas tem cabine pressuri­


           anos de existência no País, a subsidiária                                                                               to na localidade de Montes Claros (MG),                                                                                  zada. O Brasília, com capacidade de 30


           brasileira da  Rhodia emprega cerca  de                                                                                 valendo-se de recursos da Sudene  Após                                                                                    lugares,  possui  instrumentação eletrô­


           13 mil pessoas e está em fase de negocia­                                                                               período de quatro anos que passou asso­                                                                                   nica que  somente os sofisticados jatos


          ções com o Governo visando  im plantar                                                                                   ciada á  Lily  norte-americana,  para ad­                                                                                 767  e 757  possuem  e ganhou  mercado


          unidade fabril de fenolacetona, um pro­                                                                                  quirir tecnologia,  a  Biobrás,  hoje  inde­                                                                              poraue é o mais veloz em sua classe. O


          duto químico do qual  detém  o  virtual                                                                                  pendente, investe entre 8 e  10%  de seu                                                                                  AM a  está equipado com sistema de bar­


          monopólio, com investimentos previstos                                                                                   faturam ento  bruto  para  desenvolver                                                                                    ra de dados digitais, denominada aviô-


         de  150 milhões de dólares.                                                                                              tecnologia.  No ano  passado,  a  Biobrás                                                                                  nica  integrada,  sim ilar  à  dos aviões


                 Para  Luciano de Sá, vice-presidente                                                                              lançou a insulina humana para diabéti­                                                                                    m ilitares.  O  próximo  lançam ento  da


         executivo, com  22 anos de carreira  na                                                                                  cos,  a  custos e  qualidade compatíveis                                                                                   Embraer será o CBA-123, uma avião ci­


          Rhodia, uma multinacional  precisa ser                                                                                  com  o  mercado  internacional,  no qual                                                                                   vil de  19 lugares, que será, novamente,


         "ferozmente com petitiva” p ara  poder                                                                                   agora compete. Afirmando que a verda­                                                                                      o mais veloz em sua classe.



         sobreviver na  dura arena  cio comércio                                                                                  deira  proteção  não reside em estabele­                                                                                            A  Em braer adquiriu  tecnologia de


         internacional  Destacou o adm inistra­                                                                                   cer reserva de mercado, mas sim na ca­                                                                                      proieto valendo-se da absorção de pes­


         dor o fato que os  investim entos m un­                                                                                  pacitação tecnológica das empresas, ter­                                                                                    soal do CTA e de tecnologia de produção


         diais da Rhodia em pesquisa e desenvol­                                                                                  ni mou  M ares  G uia por fazer apelo  ao                                                                                   ao  fabricar aviões a jato,  sob  licença


         vimento,  que  ascenderam ,  só  no  ano                                                                                 Governo  para  m ais  recursos públicos                                                                                     italiana.  Finalm ente, dominou  a  tec­


         passado, a 600 milhões de dólares e en­                                                                                  aplicados  na  pesquiso tecnológica  da                                                                                     nologia de vendas enfrentando o  mer­


         fatizou a "total transparência" na divul                                                                                 empresa privada.                                                                                                            cado internacional.  Hoje, dois terços do


           açáo de tecnologia  entre  as em presas                                                                                         M ário  D ias  Ripper,  com  doutora­                                                                              faturam ento da  Embraer decorrem  de


           o grupo                                                                                                                mento  nos Estados  Unidos e diretor da                                                                                     exportação.  Desde a  fundação do ITA


                A transferência formal de tecnologia                                                                              Elebra, lembrou que o modelo de desen­                                                                                      até o  presente decorreram  43 anos.  "O


        para o Brasil é de  150 milhões de dóla­                                                                                  volvimento, em que o Governo faz a in­                                                                                      Governo brasileiro também sabe pensar


        res, mas é  na  transferência  inform al,                                                                                 fra-estru tu ra,  a  m ultinacional  entra                                                                                  a  longo  prazo”,  sentenciou  B artels.


        como na formação de pessoal especiali-                                                                                    com  a  alta tecnologia e a empresa bra-                                                                                    (J CF)







        letebrosfl. Mai/Jun /fí9
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