Page 19 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1988
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E u r o p a
Acelera sua competição em alta tecnologia
três centros de gravidade — tecnologia
da informação, robótica e biotecnologia.
Dentre os resultados já alcançados, ci
tou Fels a televisão de alta definição (o
cinema em casa), com protótipo já de
monstrado publicamente e que resultou
do esforço combinado da Philips,
Thompson e Bosch Outro projeto euro
peu de sucesso é o da manufatura flexí
vel, Famos. cjue permitirá que produtos
personalizados, “ao gosto do freguês",
sejam fabricados em massa. Na área de
transportes, destaca-se o Prometheus
(vide box), que resulta de união de sen
sores, rede de dados e computador a
Tecnologia em debate: (E-D) Kazuo Yanagishita (Mitsubishi), Xavier Fels (Eureka) e intér bordo, destinado a gerenciar o tráfego
prete, além de Michael Micbaud (DeplP Estado - EUA). de tudo que se move sobre rodas.
Mas não é ainda tudo. disse Xavier
Fels: em operação, desde 86, deve-se ao
“A mega-Europa se prepara para en projeto Eureka o sistema EU16 ES2
frentar o século XXI, com base no desen para gravação direta de desenhos na su
volvimento da tecnologia. Represen perfície do silício, acelerando grande
tando um mercado de 400 milnões de mente a produção de chips.
pessoas, a Comunidade Européia possui As atividades do Eureka ainda in
mais do dobro de cientistas e técnicos do vestem nos ramos da agronomática (si
Í ue o Japão e mais do que os Estados nergia do computador e da agricultura
Inidos. Por outro lado, trata-se de um do avião hipersònico (Nova Iorque-Tó-
mercado fragmentado entre 19 países quioem uma hora), da inteligência arti
de estruturas fixas e de soluções por ve ficial, da engenharia de software (pro
zes antigas. Além disto, há que contar gramas para fazer programas), da tele
com a ferrenha concorrência japonesa, visão tridimensional e da monitoração
norte-americana e dos NICs (New In atmosférica e marítima para observar a
dustrialized Countries), como a Coréia poluição. E os países em desenvolvi
do Sul e a Malásia (o Brasil náo foi ci mento como se situam neste contexto?
tado). O que fazer nestas circunstân Simulador da Daimler-Benz, único no mun "São grandes mercados ainda não explo
cias? Criar o projeto Eureka", responde do, que ó complementado por imagens digi rados", admite com simplicidade o coor
Xavier Fels, que é chefe do secretariado tais em computador (não mostradas). denador do projeto Eureka.
deste importante projeto europeu de
cooperação tecnológica e que envolve
dezenove países. O q u e é P ro m e th e u s ?
O Eureka — o nome remonta à excla
mação que teria feito Arquimedes ao Grandes planos estratégicos merecem nização do tráfego e da sociedade em
descobrir porque flutuava — visa a tor nomes míticos. Prometheus roubou o fogo eral, operando de maneira coordenada,
nar mais flexível a estrutura produtiva do céu e por isso foi castigado. Umas das g
•entre os projetos que integram o Prome
européia, melhorar a qualidade de vida grandes aplicações modernas do fogo foi, theus destacam-se um computador a
das populações e, obviamente, competir sem dúvida, movimentar automóveis, ca bordo auxiliando o motorista (Pro-Can.
com os Estados Unidos e Japão como lí minhões, motocicletas, criando o trans uma rede de comunicações entre compu
porte individualizado do século XX, mas
deres do comércio internacional de alta também toda uma seqüela de desastres tadores de bordo e com unidades fixas
(Pro-Net); um sistema de informações e
tecnologia. Do ponto de vista organiza (um milhão e setecentas mil ocorrências de sensoriamento de tráfego, comunican
cional, o Eureka engloba governos, es por ano, somente na Europa Ocidental) e do-se com computadores a bordo (Pro-
critórios de projetos nacionais, indús de mega-engarrafamentos de tráfego. Road).
trias e centros de pesquisa, vai expli Algo precisava ser feito. Desde 86, mais Será possível, então, ao motorista sa
cando Xavier Fels. de 300 cientistas e engenheiros em insti ber de antemão (fora de seu limite visual)
Ele acrescenta que cabe aos Gover tutos de pesauisa e em centros de desen da situação da estrada i mesmo existindo
volvimento ua indústria automotiva eu
fog). Os carros manterão diálogo compu
nos zelar pela padronização da tecno ropéia — Alfa-Romeo, Austin, Daimler- tador-a-computador evitando colisões e
logia e pela unificação de estruturas Benz, Fiat, Jaguar, Matra, Peugeot. Pors estabelecendo prioridades em cruzamen
operacionais e dos centros de pesquisas, che, Renault, Rolls Royce, Saab-Scania, tos. Automóveis dialogarão com seus mo
ao passo que às coordenações nacionais Volkswagen, Volvo — participam do de toristas para lhe dar ciência de como vão
compete selecionar e iniciar projetos, senvolvimento conjunto, dentro do apoio as coisas a bordo e lá fora empregando,
overnamental propiciado pelo sistema
prover a fundos públicos, contactar os f quem sabe. voz artificial. Para chegar a
universos de pesquisa e da indústria, 'ureka, ao Prometheus (Program for an este estágio, estão sendo desenvolvidas
European Traffic with Highest E f f i -
além de procurar parceiros internacio- ciency and Unprecedented Safety). coisas tais como inteligência artificial,
uais. A Europa está em marcha. Como explica o diretor de planeja novos chips dedicados para uso embar
cado. sistemas de comunicação e estudos
Em três anos, o Eureka, que conta mento da Daimler-Benz. alemã, H.P. Gla- de engenharia de tráfego. A partir de
com investimento de 5 bilhões de dóla- the, o verdadeiro âmbito da indústria au 1993 se perceberá, no mundo, o impacto
res. já gerou cerca de 200 projetos, en tomobilística mundial é o sistema consti de Prometheus.
volvendo mais de 100 entidades diver tuído de motorista, veículo, estrada, orga-
sas, e que se concentram em torno de
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