Page 71 - Telebrasil - Março/Abril 1988
P. 71
Telebahia: avanço nas telecomunicações
Investimentos da ordem de Cz$ 20 bi tes planos a Telebahia espera um cres vista do grande número de microcompu
lhões anuais (preços de hoje) e ^ contra cimento real de 82% em relação ao nível tadores existentes no mercado. Tam
tação de 156 mil terminais são, em prin de investimento de 87. bém este ano a operadora pretende colo
cípio, as metas fundamentais da Tele No final do ano passado foi consta car à venda 40% dos terminais telefôni
bahia para o período 88/90, conforme in tada que a demanda reclamada pelo Es cos já contratados, sendo que a priori
formações do presidente da empresa Si- tado era de 417 mil terminais, dos quais dade de atendimento será para os clien
zuo Arakawa. Segundo ele, as propostas somente 30% não estão atendidos. Para tes que ainda não dispõem de outro ter
da operadora objetivam a redução da de o período 88/91, a Telebahia prevê, no minal ou contrato na localidade aten
manda reprimida, descongestionamen seu plano de metas, um crescimento mé dida.
to da planta telefônica, interiorizaçáo e dio anual de 36 mil terminais, o que re No que diz respeito à popularização
popularização das telecomunicações e presenta 7,7%, em média. do telefone, a Telebahia fixou seus obje
incremento da digitalização da rede Na área dos serviços de comunicação tivos anuais de modo a alcançar, ao final
através da implantação de centrais de textos, a Telebahia já implantou o vi de 1990, a meta de 15.118 telefones de
('PA, rádios com tecnologia digital e fi deotexto e para este ano de 1988 está uso público. Quanto à interiorizaçáo, a
bras ópticas no entroncamento das cen sendo prevista a entrada em operação concessionária pretende colocar telefo
trais. Ainda, segundo Arakawa, com es- do transtexto, um serviço provisório, em nes em 8,9% das propriedades rurais
existentes, chegando em 1991 com
3.232 terminais ativados.
Um dos grandes desafios que a em
presa enfrentará nos próximos anos se
refere a formação do seu quadro de pro
fissionais. Neste sentido, está se dedi
cando mais ao recrutamento interno,
conseguindo em 87 recrutar 56,1% do
número de vagas disponíveis. Visando
reciclar e melhorar ainda mais o desem
penho do corpo gerencial da empresa, a
Telebahia, no ano de 87, treinou 100%
dos seus gerentes. Para 88, está previsto
um trabalho sobre Desenvolvimento
Gerencial e, também, a habilitação do
quadro técnico nas áreas de informá
tica, digitalização, fibras óticas, comu
O Centro de Operações de Sistenm-COS, da '1'elebühia. nicação de dados, entre outros.
t
s
divulgação de seu s serviços ao texto, ransm issão de inais de
centro-oeste publico usuário, que vão desde TV). norte-nordeste
os serv iço s especiais (códigos,
t
CPCT, ran sm issão de in ais de • E stá m ais fácil ligar p ara os
s
• A T e le m a t — T eleco m u n ica
t
e m erg ên cia, disque 200), ele d e p a r t a m e n t o s i n t e r n o s da • Sobral tornou-se a p rim e ira
ções e M ato Grosso do S ul p a s
d
(
fone de facilidades aluguel de T elepar, em C uritiba. É que a c id a d e do in te r io r c e a re n se a
so u a u t i l i z a r e m C a m p o telefones, fac-símile, extensão em presa colocou m operação a dispor e telefone úblico DDD.
d
p
e
i
f
Grande, nicialm ente, as ib ras in te r n a ) , te le fo n e s p o p u lares D i s c a g e m D i r e t a a R a m a l O e q u ip a m e n to utilizado é de
ópticas, in te rlig a n d o a s e s t a
i
(CTC, fale-fácil, telefone semi- (DDR) que dispensa a n term e fabricação Rom atel, que possi
ções C en tro e S a n to A m aro , a público), a té os telefones negó diação da telefonista. P a ra os b ilita a u tilização do elefone
t
ser ativ ad a no próxim o ano. Os c io s ( t e l e m a r k e t i n g , v id eo - usuários locais C uritiba e Re p ú b lic o in te g ra d o , ou seja, o
(
cabos têm um com prim ento to gião M etropolitana), basta dis m esm o erm in al telefônico que
t
tal de 4,5 q u iló m etro s e foram car 105 + 1 + núm ero ntigo do pode realizar ráfego local, re
a
t
fabricados em seis fib ras ó p ti ram al da T elepar De outras ci gional ou nacional. T am bém re
cas. A p a rtir de e n tã o todos os dades, b a sta a c re sc e n ta r o có cebe c h a m a d a s c u m p rin d o a
cabos ntigos que n ecessitarem digo DDD. Por exemplo: (041) função e T P om unitário e per-
a
d
c
de su b stitu ição p a ssa rã o a ser 105 + 1 + núm ero antigo do a m ite o b lo q u e io de c h a m a d a
r
ópticos. mal da Telepar. DIC (D iscagem In te ru rb a n a a
Cobrar).
• A T elegoiás ch egou ao final • A Telesc ncontra-se en tre as
e
t
de 1987 com 150 mil e rm in a is o p e r a d o r a s q u e e s t á t r a b a • As m icro-áreas da T elebahia
instalados em su a á re a de con lhando com o processo de busca v ão g a n h a r g r a d a t i v a m e n t e
c e s s ã o , r e p r e s e n t a n d o u m a u to m á tic a , recu rso que con u m a lm o x a r if a d o p ró p rio —
e
t
acréscimo de 1% m relação ao siste em a g ru p a r todos os e r su b stitu in d o os antigos postos
ano anterior. m inais telefônicos de um a em de d is trib u iç ã o — onde serão
presa num único núm ero, deno a rm a z e n a d o s todos os m a te ri
m inado de núm ero chave. A s a is u sad o s, d ia r ia m e n te , por
sim , q u an d o a lg u m cliente li ílas e abistas nas uas ativida
c
s
s
d
j
sul-sudeste • gar para ua em presa e iscar o des u n to aos assinantes. O ob
num ero chave, a central telefô je tiv o é de se c r ia r m aio r s e
n ic a s e le c io n a , a u t o m a t i c a g u ran ça e controle aos m ateri
m ente, um dos telefones que s ais da em presa, eguindo s no
e
a
s
• A Telesp e u n iu n um colorido
r
teja livre e com pleta a ligação. vas práticas da Telebrás.
caderno de 32 p á g in a s (foto) a