Page 71 - Telebrasil - Março/Abril 1988
P. 71

Telebahia: avanço nas telecomunicações











                Investimentos da ordem de Cz$ 20 bi­                                                                                      tes planos a  Telebahia espera um cres­                                                                                         vista do grande número de microcompu­


        lhões anuais (preços de hoje) e ^ contra­                                                                                         cimento real de 82% em relação ao nível                                                                                         tadores existentes no mercado. Tam­


        tação de 156 mil terminais são, em prin­                                                                                          de investimento de 87.                                                                                                          bém este ano a operadora pretende colo­



         cípio, as metas fundamentais da Tele­                                                                                                    No final  do ano passado foi consta­                                                                                    car à venda 40% dos terminais telefôni­


         bahia para o período 88/90, conforme in­                                                                                         tada que a demanda reclamada pelo Es­                                                                                           cos já contratados, sendo que a priori­


         formações do presidente da empresa Si-                                                                                           tado era de 417 mil terminais, dos quais                                                                                        dade de atendimento será para os clien­


         zuo Arakawa. Segundo ele, as propostas                                                                                           somente 30% não estão atendidos. Para                                                                                           tes que ainda não dispõem de outro ter­



         da operadora objetivam a redução da de­                                                                                          o período 88/91, a Telebahia prevê,  no                                                                                         minal ou contrato na localidade aten­


         manda reprimida, descongestionamen­                                                                                              seu plano de metas, um crescimento mé­                                                                                          dida.


         to da planta telefônica, interiorizaçáo e                                                                                         dio anual de 36 mil terminais, o que re­                                                                                                No que diz respeito à popularização



         popularização das telecomunicações e                                                                                              presenta 7,7%, em média.                                                                                                       do telefone, a Telebahia fixou seus obje­


          incremento da digitalização da  rede                                                                                                      Na área dos serviços de comunicação                                                                                   tivos anuais de modo a alcançar, ao final


          através da  implantação de  centrais                                                                                             de textos, a Telebahia já implantou o vi­                                                                                      de  1990, a meta de  15.118 telefones de


          ('PA, rádios com tecnologia digital e fi­                                                                                        deotexto e para este ano de  1988 está                                                                                         uso público. Quanto à interiorizaçáo, a


          bras ópticas no entroncamento das cen­                                                                                           sendo prevista a entrada em operação                                                                                          concessionária pretende colocar telefo­



          trais. Ainda, segundo Arakawa, com es-                                                                                           do transtexto, um serviço provisório, em                                                                                       nes em 8,9% das propriedades rurais


                                                                                                                                                                                                                                                                         existentes,  chegando em  1991  com


                                                                                                                                                                                                                                                                         3.232 terminais ativados.



                                                                                                                                                                                                                                                                                  Um dos grandes desafios que a em­


                                                                                                                                                                                                                                                                          presa enfrentará  nos próximos anos se


                                                                                                                                                                                                                                                                          refere a formação do seu quadro de pro­


                                                                                                                                                                                                                                                                          fissionais.  Neste sentido, está se dedi­


                                                                                                                                                                                                                                                                         cando  mais ao recrutamento  interno,


                                                                                                                                                                                                                                                                         conseguindo em 87  recrutar 56,1% do


                                                                                                                                                                                                                                                                          número de  vagas disponíveis. Visando


                                                                                                                                                                                                                                                                          reciclar e melhorar ainda mais o desem­


                                                                                                                                                                                                                                                                         penho do corpo gerencial da empresa, a



                                                                                                                                                                                                                                                                         Telebahia, no ano de 87, treinou  100%


                                                                                                                                                                                                                                                                         dos seus gerentes. Para 88, está previsto


                                                                                                                                                                                                                                                                          um  trabalho sobre Desenvolvimento


                                                                                                                                                                                                                                                                         Gerencial e, também, a habilitação do


                                                                                                                                                                                                                                                                         quadro técnico nas áreas de  informá­


                                                                                                                                                                                                                                                                         tica, digitalização, fibras óticas, comu­



           O Centro de Operações de Sistenm-COS, da '1'elebühia.                                                                                                                                                                                                         nicação de dados, entre outros.













                                                                                                                                                                                                                           t
                                                                                                                                                                                                                                                                   s
                                                                                                              divulgação                     de      seu s        serviços               ao                texto, ransm issão                               de inais                de
                                   centro-oeste                                                               publico              usuário,               que         vão       desde                      TV).                                                                                                      norte-nordeste



                                                                                                              os      serv iço s              especiais                 (códigos,

                                                                                                                                 t
                                                                                                              CPCT, ran sm issão                                  de in ais              de                •    E stá         m ais         fácil        ligar         p ara         os
                                                                                                                                                                        s
                •    A     T e le m a t           —       T eleco m u n ica­
                                                                                                                                                                                   t
                                                                                                              e m erg ên cia,                    disque             200), ele­                             d e p a r t a m e n t o s                     i n t e r n o s            da               •    Sobral             tornou-se                  a     p rim e ira
                ções e             M ato         Grosso              do     S ul      p a s­
                           d
                                                                                                                                                                  (
                                                                                                              fone          de      facilidades aluguel                                  de                T elepar,               em       C uritiba.                É     que        a             c id a d e          do      in te r io r           c e a re n se             a
                so     u     a     u t i l i z a r             e m         C a m p o                          telefones,                  fac-símile,                   extensão                           em presa               colocou m                    operação                a             dispor e                telefone úblico                          DDD.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      d
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   p
                                                                                                                                                                                                                                                      e
                                      i
                                                                                  f
                Grande, nicialm ente,                                      as ib ras                           in te r n a ) ,           te le fo n e s             p o p u lares                          D i s c a g e m                 D i r e t a           a     R a m a l                     O     e q u ip a m e n to                   utilizado                é    de
                ópticas,               in te rlig a n d o                   a s     e s t a ­
                                                                                                                                                                                                                                                                    i
                                                                                                              (CTC,             fale-fácil,               telefone               semi-                     (DDR)             que        dispensa               a n term e­                           fabricação                   Rom atel,                que        possi­
                ções         C en tro            e    S a n to          A m aro ,             a               público),                a té      os     telefones                negó­                     diação             da       telefonista.                   P a ra         os              b ilita          a    u tilização                  do elefone
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                t
                ser      ativ ad a             no     próxim o                ano.         Os                 c io s        ( t e l e m a r k e t i n g ,                    v id eo -                     usuários                locais C uritiba                          e    Re­                p ú b lic o            in te g ra d o ,               ou      seja,          o
                                                                                                                                                                                                                                                   (

                cabos           têm         um        com prim ento                        to­                                                                                                             gião         M etropolitana),                         basta           dis­                m esm o erm in al                           telefônico                 que
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         t

                 tal     de      4,5       q u iló m etro s                  e    foram                                                                                                                    car       105       +     1   +    núm ero ntigo                         do               pode          realizar ráfego                            local,          re­
                                                                                                                                                                                                                                                                   a
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          t
                 fabricados                  em        seis         fib ras          ó p ti­                                                                                                               ram al           da     T elepar               De      outras            ci­              gional           ou      nacional.               T am bém                re­

                 cas.       A     p a rtir          de      e n tã o         todos          os                                                                                                             dades,             b a sta         a c re sc e n ta r              o    có­               cebe          c h a m a d a s                c u m p rin d o                 a


                 cabos ntigos                       que        n ecessitarem                                                                                                                               digo         DDD.             Por        exemplo:                 (041)                   função e                 T P om unitário                          e   per-
                                a
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       d
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       c
                 de      su b stitu ição                   p a ssa rã o             a    ser                                                                                                                105       +     1   +     núm ero              antigo           do a ­                   m ite          o    b lo q u e io             de       c h a m a d a
                                                                                                                                                                                                                                                                                   r
                 ópticos.                                                                                                                                                                                   mal        da     Telepar.                                                               DIC          (D iscagem                    In te ru rb a n a                 a


                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Cobrar).


                 •    A     T elegoiás                 ch egou               ao      final                                                                                                                 •    A    Telesc ncontra-se                                en tre         as
                                                                                                                                                                                                                                       e
                                                                        t
                 de      1987         com          150       mil e rm in a is                                                                                                                              o p e r a d o r a s                q u e       e s t á        t r a b a ­                 •    As       m icro-áreas                    da      T elebahia

                  instalados                 em       su a       á re a        de      con­                                                                                                                 lhando            com         o   processo               de     busca                    v ão        g a n h a r            g r a d a t i v a m e n t e

                 c e s s ã o ,           r e p r e s e n t a n d o                       u m                                                                                                               a u to m á tic a ,                 recu rso              que         con­                 u m        a lm o x a r if a d o                    p ró p rio            —


                                                             e
                                                                                                                                                                                                                                                                                 t
                  acréscimo                 de      1% m               relação              ao                                                                                                             siste          em       a g ru p a r            todos          os e r­                    su b stitu in d o                   os     antigos              postos
                  ano       anterior.                                                                                                                                                                       m inais            telefônicos                  de      um a         em ­                de      d is trib u iç ã o                 —       onde           serão


                                                                                                                                                                                                            presa          num         único          núm ero,               deno­                   a rm a z e n a d o s                 todos           os      m a te ri­

                                                                                                                                                                                                            m inado              de      núm ero               chave.             A s­               a is       u sad o s,            d ia r ia m e n te ,                  por


                                                                                                                                                                                                           sim ,         q u an d o           a lg u m           cliente             li­              ílas      e abistas                 nas uas                ativida­
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    c
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    s
                                                                                                                                                                                                                                  s
                                                                                                                                                                                                                                                                       d
                                                                                                                                                                                                                                                                                                               j
                                       sul-sudeste •                                                                                                                                                        gar      para ua                em presa               e iscar              o            des u n to                aos       assinantes.                   O     ob­
                                                                                                                                                                                                            num ero              chave,            a   central             telefô­                   je tiv o          é    de      se      c r ia r        m aio r          s e ­


                                                                                                                                                                                                            n ic a        s e le c io n a ,             a u t o m a t i c a ­                        g u ran ça             e    controle               aos       m ateri­

                                                                                                                                                                                                            m ente,           um        dos      telefones               que s­                      ais      da      em presa, eguindo s                                    no­
                                                                                                                                                                                                                                                                                    e
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      a
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              s
                  •   A    Telesp e u n iu                      n um         colorido
                                             r
                                                                                                                                                                                                            teja       livre        e   com pleta                a    ligação.                       vas        práticas              da      Telebrás.
                  caderno               de      32      p á g in a s           (foto)          a
   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76