Page 28 - Telebrasil - Março/Abril 1988
P. 28

WGB traz especialista em









                                                                                               automação do tráfego urbano





















                       A WGB Eletrônica de Precisão Ltda.                                                                                    operações; em 70, começou a funcionar a                                                                                           sores de  localização de veículos, semá­


               é uma empresa nacional há 10 anos vol­                                                                                        rede rádio; no ano seguinte foi resolvido                                                                                         foros  sem i-inteligentes e desvios (no


               tada para a eletrónica profissional, com                                                                                      o problema  das  zonas de silêncio que                                                                                            caso dos  bondes) sob cornando automá­


               especialização  em  instrum entação.                                                                                          ocorriam  em  túneis; e, em  76,  introdu­                                                                                        tico  do  motorneiro.  O  resultado é um


               Nesta área, ela é uma das principais for­                                                                                     ziram-se mensagens codificadas.  O sis­                                                                                           tráfego  que  Hui  eficientemente, com


               necedoras do Sistema Telebrás, para a                                                                                         tema rádio é do tipo celular, operando a                                                                                         grande  economia energética e sobre­


               qual  produz equipamentos de  medição                                                                                          150  MHz,  e  permite a comunicação si­                                                                                         tudo que dá maior conforto e confiabili-


               sob especificações definidas e adaptadas                                                                                      multânea voz/dados.                                                                                                              dade de horários para os usuários.

                                                                                                                                                          ?
               ao contexto brasileiro. Segundo Roberto                                                                                               "E  fundamental  que o equipamento                                                                                                A automação também se estendeu ao


               Becker, o sempre ativo gerente comer­                                                                                         rádio possa transmitir dados”, recomen­                                                                                          sistema rádio. Chamadas da central po-
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       I

              cial da WGB, a empresa procura saber o                                                                                         dou Kolb a fim de permitir a automação                                                                                           dem ser dirigidas a determinado veículo


              que o mercado necessita e parte para sa­                                                                                       ainda que progressiva do sistema.  Ou­                                                                                           ou  a  todos,  em  regim e de difusáo. A


              tisfizer suas necessidades, quer adqui­                                                                                        tro passo fundamental foi o da união en­                                                                                         transmissão de dados se dá em blocos de


              rindo tecnologia externa, quer adaptan­                                                                                        tre os diversos concessionários de trans­                                                                                        80 bits, mas só 48 bits significativos, a


              do-a  localmente,  quer utilizando os  re­                                                                                     portes da  área  de  Meinheim, que,  em                                                                                           1200 bauds, com 57 m de transmissão.0


              cursos de seu próprio departamento de                                                                                         conjunto,  fixaram  padrões comuns  vi­                                                                                           painel  de  bordo  possui  teclas que co­


              engenharia.                                                                                                                   sando os equipamentos a serem  adqui­                                                                                             mandam automaticamente a transmis­


                      A  WGB se apoia na experiência tec­                                                                                   ridos.                                                                                                                            são de certas funções e um visor de cris­


              nológica  da  Wandel  &  Goltermann,                                                                                                                                                                                                                            tal  líquido serve para  indicar mensa­


              uma  empresa  com  2.600  pessoas,  das                                                                                                                                                                                                                         gens e avisos.


              quais  1.800 na Alemanha Ocidental e o                                                                                                                                                                                                                                   O sistema compreende o registro au­


              restante disseminadas por uma rede de                                                                                                                                                                                                                           tomático da posição do veículo ao longo


              16 subsidiárias,  65  representantes e                                                                                                                                                                                                                          do percurso.  Um  elemento base de lo­


             agentes em todo mundo. Fora da Alema­                                                                                                                                                                                                                            calização  é  um  detetor de  infraverme­


              nha, a  Wandel  possui  unidades fabris                                                                                                                                                                                                                         lho, instalado em postes, ao longo da ro­


              nos EUA, Brasil, Reino Unido e, proxi­                                                                                                                                                                                                                          ta. Cada veículo possui um transmissor


             mamente,  no Japão e  Espanha.  Com                                                                                                                                                                                                                              infravermelho em atividade. Ao passar


             vendas dobrando a  cada  5 anos,  a  em­                                                                                                                                                                                                                         diante de um detetor este envia de volta


             presa enfatiza o controle de qualidade,                                                                                                                                                                                                                          ao veículo um sinal codificado que é cap­


             onde emprega 6% do seu  pessoal, os es­                                                                                                                                                                                                                          tado e retransmitido,  via  rádio, para a


             tagiários (W’/() e P&D, que ocupa, por si                                                                                                                                                                                                                        central. Para baratear o sistema, os sen­


             só, mais de 400 engenheiros.                                                                                                                                                                                                                                     sores infravermelhos são colocados em


                                                                                                                                                                                                                                                                              poucos pontos de controle e a distância,


                                           Novos mercados                                                                                    Eletrônica a  bordo (radio,  audio,  computa­                                                                                    em  rotas conhecidas, é obtida por sen­



                                                                                                                                             dor) nu mont a a eficiência do transporto  ur­                                                                                    sores, tipo odômetro, acoplados às rodas
                       %
                      A  procura de  novas oportunidades                                                                                     bano o beneficia o motorista.                                                                                                     do veículo.


             esteve no Brasil, Pel Van  Neerhos, Ma-                                                                                                                                                                                                                                    O  número de passageiros embarca­


             naging Director da  WG  Kommunika-                                                                                                                                                                                                                                dos é obtido, para fins de controle esta-


             tionstechnik GmbH, trazendo consigo o                                                                                                    E  o  que  fez a  teleinformática  para                                                                                  tístico,  pelo peso do  veículo, cuja infor­


             Sr. Kolb, coordenador de transportes da                                                                                         ajudar o sistema de transportes de Mei­                                                                                           m ação  é  tra n sm itid a ,  automatica­


             cidade de Meinheim (RFA), que  reali­                                                                                           nheim? Em primeiro lugar, a ligação de                                                                                            mente, via  rádio e  registrado em com­


             zaram palestras em Brasília, Curitiba,                                                                                          voz entre o condutor do veículo e o cen­                                                                                           putador.  Os semáforos são controlados


             Rio de Janeiro e São Paulo sobre ''Siste­                                                                                       tro de operações serviu para melhorar a                                                                                           por um processo descentralizados  Cada


             mas Computadorizados para o Controle                                                                                            eficiência  do  tráfego pela transmissão                                                                                           semáforo  pode ser controlado d * modo


             de Veículos”.                                                                                                                   de avisos adequados. Também em casos                                                                                               automático pela presença do veie                                                                        de­



                      A  Alemanha  Ocidental  possui  248                                                                                    de emergência,  a  ligação rádio tem-se                                                                                            tectada quer por sensor infraverm  io


             mil km  (o Brasil é 34 vezes mais exten­                                                                                         revelado fundamental — até para situa­                                                                                            quer por bobina de indução embutu..  no


             so) com 60 milhões de habitantes. A ex­                                                                                         ções de assalto.                                                                                                                   solo.


             periência telemática vivida pela cidade                                                                                                  Mas foi a introdução da transmissão                                                                                                 Um  microprocessador, tipo CMOS


             de Meinheim cobre uma área de 60 por                                                                                            de dados, um dos maiores auxílios técni­                                                                                            com  16 kbytes de memória controla, a


             70 km, cujos 2 milhões de habitantes são                                                                                         cos que beneficiou a  vida do motorista.                                                                                           bordo,  as operações.  Dentre elas, a de


             transportados por um pool de empresas                                                                                             "Este deve ter sua atenção empregada,                                                                                             modificar painéis de avisos e indicar a


             envolvendo um  sistema  radial  de  bon­                                                                                         fundamentalmente,  para  dirigir o veí­                                                                                            próxima parada do veículo.  De acordo


             des, que transitam em corredores exclu­                                                                                          culo e nada mais”, ressaltou Kolb.                                                                                                 com  Kolb,  toda  esta  eletrônica, em


             sivos, sincronizado com linhas de ônibus                                                                                                                                                                                                                            grande parte fornecida pela WG, resul­



             correspondentes.  Todo  sistema  opera                                                                                                                                   Automação                                                                                  tou  num controle  real  time do tráfego,


              com precisão germânica e o uso de tele­                                                                                                                                                                                                                             com melhor despacho das unidades mó­


              comunicações e de  microcomputadores                                                                                                     Do ponto de  vista  de  hardware, os                                                                                       veis, eliminação de  lotações excessiva*


                      vale dizer da  teleinformática —  só                                                                                    ônibus e bondes de Meinhein vêm muni­                                                                                               ou insuficientes.


              veio acelerar sua eficiência.                                                                                                    dos de  toda  uma  parafernália  eletrô­                                                                                                    No  Brasil,  a  palestra despertou ele­


                      Segundo destacou Kolb, a introdução                                                                                      nica; computador de bordo, painel de co­                                                                                           vado  interesse dos especialistas e não


              da eletrônica nos transportes foi efetua­                                                                                        mando, painéis de aviso, controle de bi­                                                                                           será surpresa se cidades, como Curitiba


              da gradual mente. Em 69, começaram os                                                                                            lhetes, sistema sofisticado de áudio.  O                                                                                            ou  São  Paulo venham  a ter, em futur



              estudos para introdução de ligações via                                                                                          percurso, por sua vez, também é automa­                                                                                             próximo, seu tráfego teleautomatizado


              rádio entre os veículos  e  o centro  de                                                                                         tizado, envolvendo a existência de sen­                                                                                                                                                                                   (JCF)  Y
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33