Page 28 - Telebrasil - Março/Abril 1988
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WGB traz especialista em
automação do tráfego urbano
A WGB Eletrônica de Precisão Ltda. operações; em 70, começou a funcionar a sores de localização de veículos, semá
é uma empresa nacional há 10 anos vol rede rádio; no ano seguinte foi resolvido foros sem i-inteligentes e desvios (no
tada para a eletrónica profissional, com o problema das zonas de silêncio que caso dos bondes) sob cornando automá
especialização em instrum entação. ocorriam em túneis; e, em 76, introdu tico do motorneiro. O resultado é um
Nesta área, ela é uma das principais for ziram-se mensagens codificadas. O sis tráfego que Hui eficientemente, com
necedoras do Sistema Telebrás, para a tema rádio é do tipo celular, operando a grande economia energética e sobre
qual produz equipamentos de medição 150 MHz, e permite a comunicação si tudo que dá maior conforto e confiabili-
sob especificações definidas e adaptadas multânea voz/dados. dade de horários para os usuários.
?
ao contexto brasileiro. Segundo Roberto "E fundamental que o equipamento A automação também se estendeu ao
Becker, o sempre ativo gerente comer rádio possa transmitir dados”, recomen sistema rádio. Chamadas da central po-
I
cial da WGB, a empresa procura saber o dou Kolb a fim de permitir a automação dem ser dirigidas a determinado veículo
que o mercado necessita e parte para sa ainda que progressiva do sistema. Ou ou a todos, em regim e de difusáo. A
tisfizer suas necessidades, quer adqui tro passo fundamental foi o da união en transmissão de dados se dá em blocos de
rindo tecnologia externa, quer adaptan tre os diversos concessionários de trans 80 bits, mas só 48 bits significativos, a
do-a localmente, quer utilizando os re portes da área de Meinheim, que, em 1200 bauds, com 57 m de transmissão.0
cursos de seu próprio departamento de conjunto, fixaram padrões comuns vi painel de bordo possui teclas que co
engenharia. sando os equipamentos a serem adqui mandam automaticamente a transmis
A WGB se apoia na experiência tec ridos. são de certas funções e um visor de cris
nológica da Wandel & Goltermann, tal líquido serve para indicar mensa
uma empresa com 2.600 pessoas, das gens e avisos.
quais 1.800 na Alemanha Ocidental e o O sistema compreende o registro au
restante disseminadas por uma rede de tomático da posição do veículo ao longo
16 subsidiárias, 65 representantes e do percurso. Um elemento base de lo
agentes em todo mundo. Fora da Alema calização é um detetor de infraverme
nha, a Wandel possui unidades fabris lho, instalado em postes, ao longo da ro
nos EUA, Brasil, Reino Unido e, proxi ta. Cada veículo possui um transmissor
mamente, no Japão e Espanha. Com infravermelho em atividade. Ao passar
vendas dobrando a cada 5 anos, a em diante de um detetor este envia de volta
presa enfatiza o controle de qualidade, ao veículo um sinal codificado que é cap
onde emprega 6% do seu pessoal, os es tado e retransmitido, via rádio, para a
tagiários (W’/() e P&D, que ocupa, por si central. Para baratear o sistema, os sen
só, mais de 400 engenheiros. sores infravermelhos são colocados em
poucos pontos de controle e a distância,
Novos mercados Eletrônica a bordo (radio, audio, computa em rotas conhecidas, é obtida por sen
dor) nu mont a a eficiência do transporto ur sores, tipo odômetro, acoplados às rodas
%
A procura de novas oportunidades bano o beneficia o motorista. do veículo.
esteve no Brasil, Pel Van Neerhos, Ma- O número de passageiros embarca
naging Director da WG Kommunika- dos é obtido, para fins de controle esta-
tionstechnik GmbH, trazendo consigo o E o que fez a teleinformática para tístico, pelo peso do veículo, cuja infor
Sr. Kolb, coordenador de transportes da ajudar o sistema de transportes de Mei m ação é tra n sm itid a , automatica
cidade de Meinheim (RFA), que reali nheim? Em primeiro lugar, a ligação de mente, via rádio e registrado em com
zaram palestras em Brasília, Curitiba, voz entre o condutor do veículo e o cen putador. Os semáforos são controlados
Rio de Janeiro e São Paulo sobre ''Siste tro de operações serviu para melhorar a por um processo descentralizados Cada
mas Computadorizados para o Controle eficiência do tráfego pela transmissão semáforo pode ser controlado d * modo
de Veículos”. de avisos adequados. Também em casos automático pela presença do veie de
A Alemanha Ocidental possui 248 de emergência, a ligação rádio tem-se tectada quer por sensor infraverm io
mil km (o Brasil é 34 vezes mais exten revelado fundamental — até para situa quer por bobina de indução embutu.. no
so) com 60 milhões de habitantes. A ex ções de assalto. solo.
periência telemática vivida pela cidade Mas foi a introdução da transmissão Um microprocessador, tipo CMOS
de Meinheim cobre uma área de 60 por de dados, um dos maiores auxílios técni com 16 kbytes de memória controla, a
70 km, cujos 2 milhões de habitantes são cos que beneficiou a vida do motorista. bordo, as operações. Dentre elas, a de
transportados por um pool de empresas "Este deve ter sua atenção empregada, modificar painéis de avisos e indicar a
envolvendo um sistema radial de bon fundamentalmente, para dirigir o veí próxima parada do veículo. De acordo
des, que transitam em corredores exclu culo e nada mais”, ressaltou Kolb. com Kolb, toda esta eletrônica, em
sivos, sincronizado com linhas de ônibus grande parte fornecida pela WG, resul
correspondentes. Todo sistema opera Automação tou num controle real time do tráfego,
com precisão germânica e o uso de tele com melhor despacho das unidades mó
comunicações e de microcomputadores Do ponto de vista de hardware, os veis, eliminação de lotações excessiva*
vale dizer da teleinformática — só ônibus e bondes de Meinhein vêm muni ou insuficientes.
veio acelerar sua eficiência. dos de toda uma parafernália eletrô No Brasil, a palestra despertou ele
Segundo destacou Kolb, a introdução nica; computador de bordo, painel de co vado interesse dos especialistas e não
da eletrônica nos transportes foi efetua mando, painéis de aviso, controle de bi será surpresa se cidades, como Curitiba
da gradual mente. Em 69, começaram os lhetes, sistema sofisticado de áudio. O ou São Paulo venham a ter, em futur
estudos para introdução de ligações via percurso, por sua vez, também é automa próximo, seu tráfego teleautomatizado
rádio entre os veículos e o centro de tizado, envolvendo a existência de sen (JCF) Y