Page 19 - Telebrasil - Maio/Junho 1988
P. 19
exigirem bem menos investimentos do dores estão ligados a uma central públi
que os serviços âncora. Característico ca através de canais gateway e seu nú
ainda desta fase inicial foi o fato das mero tende a crescer. Estes computa
agências de propaganda não terem se dores propiciam, em geral, serviços in
sensibilizádo com o videotexto, como terativos e informativos dirigidos a gru
veículo promocional. As operadoras, por pos específicos de usuários, corno é o
sua vez, permaneciam passivas satisfa caso da Bovespa e BM&F (investimen
zendo-se com seu papel de mera trans tos); Transbrasil (reserva de passa
portadora de informações. Em suma, a gens); Bradesco, Safra e Unibanco (ser
fase de implantação do serviço de video viços financeiros); Agência Globo (es
texto caracterizou-se por um círculo vi paço publicitário) e outros. A própria
cioso constituído de baixo tráfego, baixa Telesp emprega este sistema para per
renda, baixo interesse dos fornecedores mitir a seus usuários consultarem a po
de informação e baixo nível de investi sição das contas telefônicas a vencer ou
mento em novos serviços. já vencidas.
Dois mecanismos foram então acio Outra aplicação empresarial do vi
nados. A Telesp passou a promover ser deotexto é o da Associação Comercial de
viços âncora, tais como Guia Eletrónico São Paulo que anteriormente usava
de Assinantes Telefônicos, Correio Ele apenas a rede telefônica para distribuir
trônico e o Videopapo (uma espécie de os serviços Telecheque (cadastro de che-
Disque-Amizade informático, no qual ues sem fundo mantido pelo Banco
dezenas de pessoas passaram a intera entrai) e SPC (cadastro de inadim
gir, via videotexto). Ainda mais: valen plentes alimentado pelos próprios asso
do-se da Portaria 245 (de 29.10.87) a ciados ao serviço) e que resolveu consi
operadora criou a figura do acesso á in derar, também, o emprego de gateway $
formação, que é cobrado do usuário e re
passado pela operadora aos fornece
dores de informação, que passaram daí RANKING DOS SERVIÇOS C)
por diante a ver no videotexto um ser
viço com alto potencial de rentabili Tipo de Serviço Percentagem
dade. Na prática, a Telesp cobra do do total K )
usuário um valor fixo, expresso num Videopapo a
percentual de assinatura mensal, o o to videomensagcm 48.3
tal líquido arrecadado 6 rnteudoentre os Serviços financeiro» 17.2
Guia eletrônico 5.5
— dos quais há mais de 4 milhões ins fornecedores de informações, proporcio Jogo» <k Iam bA
talados. Depois criou o serviço quiosque nal ao t ráfego gerado por cada serviço () Jornal elttrômco 5.4
Serviço» dirigido»
visando aumentar a participação do for resultado fez-se logo sentir (vide gra Inlormaçôe» para 4.6
necedor de serviço de informação na fico) o trafego passou a crescer expo COnaulta 4.2
renda gerada pelo serviço. nencialmente após a int roduçao dos ser Serviço* gerencia** 0.9
No Brasil, para o usuário doméstico, viços âncora. Divpfio* 8.1
< * 1 Base 63 mil hont de Kafogo Jan 88
isto é, do tipo não-para-negócios, os ser
viços mais procurados têm sido o de tele- Gateway Br jvleiro gosta é mevno de se comunicar os serviço» Video
compras, operações bancárias, reservas papo e vidcomensagem g**ram quase motade do tráfego video
de passagens, noticiário atualizado, jo Gateway que dizer, literalmente, texto
gos, lazer e informações práticas ao con "porta de acesso". Implantadas, a partir
sumidor. de 84. demonstraram ser um fator posi
Dentre as medidas desenvolvidas tivo no aumento do tráfego videotexto. TERMINAIS CADASTRADOS
1987
pela Telesp para aumentar o uso do vi A idéia é simples: o gateway permite Dezembro
deotexto está a do fomento ao uso de ter que um usuário ciualificado tenha aces Janeiro
minais. Por ocasião da feitura desta ma so a um computador qualquer desde que Institucional 3200 Institucional 3200
2900
2900 Residencial
Residencial
téria, existiam cerca de 14 mil termi interligado, via gateway, a uma central Micros 1res.) 1600 Micros 1res.) 2900
nais cadastrados, só no centro de São pública de videotexto. Trata-se, na Micros lind.) 400 Micros lind.) 2800
Paulo, tendendo para somar, em breve, turalmente, de um serviço destinado ao Ohóes 200 Olhòes
25 mil unidades. Deste total, cerca de mercado dos usuários profissionais de 8300 12000
20# pertencem aos próprios usuários e videotexto.
35% são micros dotados de interface vi Já existem cerca de uma dezena de
deotexto. A Telesp adquiriu micros da entidades cujos respectivos computa
linha MSX, com emulador videotexto,
que passou a alugar. Os investimentos
acumulados pela operadora, só devido a
compra de terminais, já alcançaram a
cifra de 6 milhões de dólares.
O ambiente mercadológico de video
texto adquiriu até jargão próprio. E co
mum ouvir-se falar em serviços âncora e
em serviços recheio. Serviços âncora ou
gancho são os que interessam direta
mente a maioria dos usuários, tem uma
finalidade claramente delineada e exi
gem a participação interativa do usuá
rio. Os serviços recheio, não tão objeti
vos, induzem o usuário a consumir cada
vez mais informações, complementando ou
"recheando” uma chamada videotexto.
Os serviços recheio proliferaram na
fase inicial da implantação do video
texto no País (82/85) e foram os preferi Em um ano, o núm ero de term inais videotexto aum entou quase a m etade; sào os m icros que puxam este
dos pelos fornecedores de serviços, visto crescim ento.