Page 44 - Telebrasil - Julho/Agosto 1988
P. 44

Schause decola para novas tecnologias










                                                                                                                                                                                                                                                                             • Nqja de Paula Rodrigues









                Depois de uma virada estratégica em                                                                                           Esta tendência voltada para o mer­                                                                                       foram superadas em 71%. Hoje, segundo


       sua linha de atuação, que culminou com                                                                                        cado industrial  foi  modificada em dado                                                                                          o diretor-presidente, o parque instalado


       o lançamento do Escriba 2021, novo con­                                                                                       momento devido  a problemas de  m er­                                                                                             do Escriba é de aproximadamente 3.500


       ceito em equipamento de telex, a Schau­                                                                                       cado e capitalização deficientes. Os diri­                                                                                        máquinas, "o que corresponde a 30^ do

       se objetiva  fixar a aceitação deste pro­                                                                                     gentes da Schause perceberam a neces­                                                                                             mercado” ,  assegura,  "posição que pre­


       duto no mercado, conquistando o filão                                                                                         sidade de uma nova postura estratégica                                                                                           tendemos manter em  1988”.


       de automação  de  escritórios e  inves­                                                                                       que levasse em conta a experiência al­                                                                                                    O  equ ip am en to  grava,  recebe ou


       tindo neste sentido, especialmente em                                                                                         cançada  na tecnologia de produtos de                                                                                            tra n s m ite   m ensagens  simultanea­

                                                                                                                                                                                                                                                                      mente. Tem memória de 64 Kb, com re­
           ublicidade e no seu setor de revendas.
                                                                                                                                     telecomunicações,  muito aperfeiçoada
       Ê                                                                                                                            depois dos trabalhos para a Embratel.                                                                                             curso exclusivo de compactação de men­
           Istas metas precisam se consolidar até

       que a empresa alcance novo fluxo de ca­                                                                                                                                                                                                                        sagens.  Além   de telex,  possui recursos


       pitalização e possa  investir em  novas                                                                                                                           Escriba 2021                                                                                    ara edição de textos, com todos os sím-


       tecnologias,  assim  como na continui­                                                                                                                                                                                                                             olos  gráficos  da  língua  portuguesa.

       dade de seu projeto em dotar a empresa                                                                                                Foi  quando surgiu o Escriba  (único                                                                                    Seu  visor de cristal  líquido, exclusivi­


       com uma  nova estrutura  matricial  de                                                                                       produto de linha da empresa), desenvol­                                                                                          dade  do  Escriba,  é  montado em bloco


       organização.  A Schause luta por atin­                                                                                       vido em hardware e software para ocu­                                                                                            ú nico  com  o  teclado,  o  que  permite


       gir, não simplesmente uma horizontali-                                                                                       par uma brecha do mercado aberta com                                                                                             operação  à  distância  de  até 2,5m do


       zação, mas uma integração em áreas do                                                                                        o fim da reserva concedida a Siemens e                                                                                           corpo principal do equipamento, jáqueo

       processo de produção que a torne ainda                                                                                       O livetti  no setor de telex.  A  idéia  foi                                                                                     conjunto teclado/visor é destacável.


       mais competitiva no ramo da microele-                                                                                        inaugurar com o Escriba uma  linha de                                                                                                     A  tomada de decisão para sair da cri­


       trônica.                                                                                                                     equipamentos para automação de escri­                                                                                            se  deu  certo.  O  Escriba  2021  é hoje o


                Segundo o diretor-presidente, Wal-                                                                                  tórios e junto aos grandes clientes go­                                                                                          principal negócio da Schause, responsá­

       ter Schause, a empresa começou como                                                                                          vernamentais como Correios, por exem­                                                                                           vel  por cerca  de  40%  do  faturamento.


       pioneira na fabricação nacional de má­                                                                                       plo, conquistar o mercado privado como                                                                                           Graças a ele, a empresa adotou a estru­


       quinas para embalagens a  vácuo.  V i­                                                                                       oancos  e  empresas em  geral.  W alter                                                                                         tura matricial de organização, moderni­


        sando  aperfeiçoar tecnologicamente                                                                                        Schause explica que "apesar de não ter­                                                                                          zou  sua  administração, criou pontos de


        esta divisão, a Schause aprofundou em                                                                                       mos preconceitos em relação a clientes,                                                                                         apoio em todas as regiões do País. Esta.;

        seu Centro de Pesquisas os estudos da                                                                                      pretendemos que 70% de nossas vendas                                                                                             medidas continuam em processo.


       eletrônica,  mecânica e circuitos,  pas­                                                                                     fiquem com o mercado privado, pois sa­


       sando a fabricar, inclusive, circuitos im­                                                                                  bemos que em relação ao telex ou a ou­                                                                                                                                Consolidação


       pressos profissionais, vendidos no mer­                                                                                     tros produtos desta linha de automação

       cado interno.                                                                                                               de escritórios que venhamos a desenvol­                                                                                                   Por ocasião da  apuração desta ma­


               Este  acúm ulo  de  ex p eriên cia   e                                                                               ver, ele é uma ótima oportunidade” .                                                                                           téria, a Schause estava por realizar con­


       "know-how" trouxe afirmação a empre­                                                                                                 A empresa paulista Forma e Função                                                                                       venções regionais de vendas nas cidades


       sa, levando-a a tornar-se fornecedora de                                                                                    foi  responsável  pelo design  do equipa­                                                                                        de São Paulo (sede da gerência nacional

       equipamentos de telecomunicações (a                                                                                          mento e a  Intermanagement, de  Curi­                                                                                           de vendas),  Fortaleza,  Porto Alegre, e


                                                                                                                                                                                                                                                                    uma  convenção  nacional em Curitiba,
          artir da primeira encomenda feita pela
      Ç                                                                                                                            tiba, cuidou do projeto mercadológico. A                                                                                         com todos os revendedores do Escriba. A
                                                                                                                                   Opus, agência de publicidade,  também
           elepar, de Curitiba),  principalmente


      para a  Em bratel,  sua  maior cliente                                                                                       de Curitiba, tratou da divulgação e dis­                                                                                         empresa irá ampliar, agora no segundo

      nesta  Divisão de  Projetos  Especiais,                                                                                      tribuição do  produto.  O  trabalho con­                                                                                         semestre, o número de revendedores —


      com  90% das encomendas de produtos                                                                                           junto culminou  na premiaçáo do Escri­                                                                                          que atualmente somam 43 revendas —


      para  fabricação.  Este ano, são seis os                                                                                     ba, em  1987, com  o Top de  Marketing,                                                                                          para cerca de 50 revendedores espalha­


      projetos  encomendados,  sendo que a                                                                                         promovido pela ADVB - Associação dos                                                                                             dos  por todo  o  País.  Isso  representará


      única outra cliente diferente é a Èqui-                                                                                      Dirigentes de Vendas do  Brasil,  como                                                                                           um  contingente  de  aproximadamente

      tel, que contratou a fabricação de multi-                                                                                    um dos melhores "cases” do mercado.                                                                                              350  vendedores,  todos servidos por um


     concentradores,  a  serem  exportados                                                                                                  Foram investidos no produto um to­                                                                                      intenso programa de treinamento.


     para  a  Am érica  Latina.  As entregas                                                                                       tal de  1  milhão de dólares, e depois que                                                                                                Como  complemento de apoio a esta


     para a Equitel começarão durante o ano                                                                                        ele foi lançado na Feira de Informática                                                                                          nova  estrutura  com ercial,  a Schause


     que vem.                                                                                                                      de  1986, as previsões iniciais de vendas                                                                                        está alocando grande parte dos recursos


                                                                                                                                                                                                                                                                    em um amplo esquema publicitário, sob


                                                                                                                                                                                                                                                                    os cuidados da Opus, a fim de consolidar


                                                                                                                                                                                                                                                                    o  Escriba junto a seu público consumi­

                                                                                                                                                                                                                                                                     dor.  A lex Ferraresi explica que a Hnha



                                                                                                                                                                                                                                                                     seguida pela agência "é de transmitira


                                                                                                                                                                                                                                                                     mensagem de qualidade e inovaçáo,cal­


                                                                                                                                                                                                                                                                     cada no fato de que a Schause trabalha


                                                                                                                                                                                                                                                                     com grau de excelência tecnológica".

                                                                                                                                                                                                                                                                              W alter Schause  enfatiza que a con­


                                                                                                                                                                                                                                                                     solidação das metas que dão sustento ao


                                                                                                                                                                                                                                                                     Escriba são i mportantes, para que a em­


                                                                                                                                                                                                                                                                     presa possa iniciar a realização de novos


                                                                                                                                                                                                                                                                      projetos, "fase em que precisamos novo


                                                                                                                                                                                                                                                                      fluxo de capital,  para nos adequarmos


                                                                                                                                                                                                                                                                      às  necessidades  de  investimentos em


                                                                                                                                                                                                                                                                      novas tecnologias” .  E tece algumas ob­


                                                                                                                                                                                                                                                                      servações:


                                                                                                                                                                                                                                                                               —   Fatu ram os  cerca  de  US$ 3 mi­


                                                                                                                                                                                                                                                                      lhões,  em  1986,  US$  10  milhões, em

                                                                                                                                                                                                                                                                       1987. Para este ano, nosso faturamento


                                                                                                                                                                                                                                                                      está  estim ado  em  US$  17  milhõese


                                                                                                                                                                                                                                                                      para o próximo ano, sem acrescentar no­

          Vista da  indústria Schause, em  Curitiba                                                                                                                                                                                                                   vos  produtos,  ele já  está estimado em
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49