Page 27 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
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épresidente da Associação Brasileira de vendedor de listas é muito importante
Listas Telefônicas, explica que outro para as editoras e pode alcançar ex
fato que aflige as editoras, principal celentes níveis de remuneração, caso
mente em tempos de alta inflação, é o do saiba trabalhar bem o mercado.
repasse da receita dos anúncios por A união entre operadora e editora
parte das operadoras que se dá em torno para todos os efeitos é fundamental e
de 30 dias, intervalo de tempo que preci centra-se no problema da comunicação
saria ser diminuido, visto ser esta a empresarial a ser exercida, em todos os
única fonte de receita de que dispõem. níveis. "O contrato de edição é o de uma
comunhão de interesses e as concessio
M arketing nárias são responsáveis pela figuração
obrigatória que conduzem ao uso do
Mas o forte das listas e o que as sus telefone” explica o presidente da Listei,
tenta é o marketing. Como diz Gregoria Gregoriano de Castro. Concordando
no de Castro: com ele, Roberto Vidal opina que o tra
— A universidade da lista faz dela Wanderley Gregoriano de Castro, presidente balho de edição de listas é de cunho alta
um veículo de publicidade diretiva, no da ABC Abril Listei mente profissional "algo que nem sem
qual é o comprador que procura o vende pre é plenamente compreendido pelas
dor. Deste modo, o espaço publicitário empresas telefônicas, no todo, no que ele
deve ser imaginativo e livre, destinado encontra a explicação disto "ser uma he
a atender o mercado, no que ele quer. rança do passado, decorrente de lutas
Quem paga afinal de contas as listas é o políticas que o Sistema Telebrás teve
anunciante. que manter em relação a editoração de
Suplementando este ponto de vista, listas”. Mas para ele, "a comunicação
Roberto Vidal acha que a negociação permanente entre operadora e editora é
publicitária com o anunciante deveria a chave da otimização na confecção de
ser deixada mais livre, o que poderia re listas telefônicas”.
dundar até em melhores descontos, no Resumindo o pensamento dos demais
todo. Acrescentando a esta idéia Ro fica a expressão do presidente da ABL,
naldo Pinheiro é de opinião que a lista Ronaldo Pinheiro: o negócio de listas é
telefônica além de trabalhar com infor somar o esforço das editoras com o das
mação, vende imagem. Daí a importân Cias. Telefônicas, para atender melhor
cia que as editoras concedem aos aspec o usuário, que é o objetivo final. íJCF)
tos mercadológicos e de vendas. Um Ronaldo Pinheiro, presidente da Editei
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