Page 27 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
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épresidente da Associação Brasileira de                                                                                                                                                                                                          vendedor de  listas é muito  importante


           Listas Telefônicas,  explica  que  outro                                                                                                                                                                                                        para  as editoras e  pode  alcançar  ex­



           fato que aflige  as editoras,  principal­                                                                                                                                                                                                       celentes níveis  de remuneração, caso


           mente em tempos de alta inflação, é o do                                                                                                                                                                                                        saiba trabalhar bem o mercado.


           repasse da  receita  dos  anúncios  por                                                                                                                                                                                                                 A  união entre operadora e editora


           parte das operadoras que se dá em torno                                                                                                                                                                                                         para todos os efeitos é fundamental  e


           de 30 dias, intervalo de tempo que preci­                                                                                                                                                                                                       centra-se no problema da comunicação



           saria ser diminuido,  visto  ser  esta  a                                                                                                                                                                                                       empresarial a ser exercida, em todos os


           única fonte de receita de que dispõem.                                                                                                                                                                                                          níveis. "O contrato de edição é o de uma


                                                                                                                                                                                                                                                           comunhão de interesses e as concessio­


                                             M arketing                                                                                                                                                                                                     nárias são responsáveis pela  figuração


                                                                                                                                                                                                                                                           obrigatória  que  conduzem  ao  uso  do



                  Mas o forte das listas e o que as sus­                                                                                                                                                                                                    telefone” explica o presidente da Listei,


            tenta é o marketing. Como diz Gregoria­                                                                                                                                                                                                         Gregoriano  de  Castro.  Concordando



            no de Castro:                                                                                                                                                                                                                                   com ele, Roberto Vidal opina que o tra­


                  — A universidade  da  lista  faz dela                                                                            Wanderley Gregoriano de Castro, presidente                                                                               balho de edição de listas é de cunho alta­


            um veículo de publicidade diretiva,  no                                                                                da ABC Abril Listei                                                                                                      mente profissional "algo que nem sem­


            qual é o comprador que procura o vende­                                                                                                                                                                                                         pre é  plenamente compreendido  pelas



            dor. Deste modo, o  espaço  publicitário                                                                                                                                                                                                        empresas telefônicas, no todo, no que ele


            deve ser imaginativo e livre, destinado                                                                                                                                                                                                         encontra a explicação disto "ser uma he­


             a atender o mercado,  no que ele  quer.                                                                                                                                                                                                        rança  do  passado,  decorrente  de  lutas


             Quem paga afinal de contas as listas é o                                                                                                                                                                                                       políticas que  o Sistema Telebrás teve



             anunciante.                                                                                                                                                                                                                                    que manter em relação a editoração de


                   Suplementando este  ponto de  vista,                                                                                                                                                                                                     listas”.  Mas para ele, "a comunicação


             Roberto Vidal  acha  que  a  negociação                                                                                                                                                                                                        permanente entre operadora e editora é


             publicitária com o anunciante  deveria                                                                                                                                                                                                         a chave da otimização  na confecção de



             ser deixada mais livre, o que poderia re­                                                                                                                                                                                                      listas telefônicas”.


             dundar até em  melhores descontos,  no                                                                                                                                                                                                                 Resumindo o pensamento dos demais



             todo.  Acrescentando  a  esta  idéia  Ro­                                                                                                                                                                                                      fica a expressão do presidente da ABL,


             naldo Pinheiro é de opinião que a  lista                                                                                                                                                                                                       Ronaldo  Pinheiro: o negócio de  listas é


             telefônica além de trabalhar com  infor­                                                                                                                                                                                                       somar o esforço das editoras com  o das


             mação, vende imagem.  Daí a importân­                                                                                                                                                                                                          Cias. Telefônicas, para atender melhor



            cia que as editoras concedem aos aspec­                                                                                                                                                                                                         o usuário, que é o objetivo final. íJCF)


            tos mercadológicos  e  de  vendas.  Um                                                                                  Ronaldo Pinheiro, presidente da Editei






























                                                                                                                                                                O S   1 5   A N O S   M A I S   F A L A D O S   D O   B R A S I L .
















                                                                                                           reb             - ° s


















                                                                                                                      ¦o  -                ' ’o ,































                                                                                                O h












































                                                                                                                                                                                                                       HOM ENAGEM   DATELERJ AOS 15 A N O S DATELEB









                                                                                                                                                                                                                                                          Minister lo das Comunicações



                                                                                                                                                                                                                                                          T eL en j




                                                                                                                                                                                                                                                           T eie co M U N ica çô e s  d o   hio  o e  jaiveiR O   ç.a


                                                                                                                                                                                                                                                           Empresa doSistem a Telebrás
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