Page 26 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
P. 26
Fundamental no negócio de listas 6 o marketing. Jangada com o XVII Painel da Telebrasil
em Fortaleza (CE) e Listei inscritos nu vela.
São sete irmãs as editoras de listas precisão jurídica pelo advogado Wan- sugere maior flexibilidade na atual nor-
telefónicas: Listei (RS), SC, Centro/Oes- derley Gregoriano de Castro, (ex-Tele- matização que rege as listas, que consi
te, Nordeste, SP, int.); OESP (SP/RJ); brás), presidente da ABC-Abril Listei, dera um trabalho sério, mas um pouco
Editei (PR, ES, BA, SE, AL); Guiatel "a lista telefônica integra o regime de rígida”. 5
(MG); LTN (SP, interior); LTP (SP, int.); exploração de telefonia constituindo um Outro aspecto que os executivos de
Guia Sabe (CTBC/MG). Em termos direito da concessionária que deve exer listas levantam é o de que o tempo cie
gráficos, a OESP (O Estado de São Pau cê-lo mediante a empresa privada”. maturação dos investimentos é de 1
lo), Editei e Guiatel são dotados de par Do ponto de vista físico, como expli anos e de que os contratos dão garantia
ques próprios, a Listei emprega as facili cou um editor, uma lista telefônica pode de 4 e de até no máximo 8 anos. Os m
dades da Editora Abril, e as LTN, LTP chegar a duas mil páginas, com cerca de vestimentos para listas podem ser ele
e Guia Sabe as da OESP. 400 verbetes por página (o limite é 500), vados. A Editei possui, por exempl°;
Em linhas rápidas, o modelo brasilei levando-se em conta o problema de seu equivalente a 12 milhões de dólares \
ro de contratação de listas funciona da manuseio e do tamanho mínimo do tipo vestidos no negócio de listas, que Pa
seguinte maneira: a editora selecionada para um uso confortável por parte do eles representam 33 edições difere0 ’
possui um contrato de exclusividade usuário. 2 milhões de exemplares e 950 nu
para edição de listas por 4 anos, renová Os editores têm idéias bem firmes so minais. A maioria dos editores
vel por outros tantos; tem acesso ao ca bre como o processo de edições de listas tados concorda que o percentualr .
dastro de usuário da operadora; e co pode ser aperfeiçoado. Para o advogado pelas operadoras de 25% é elevado, ^
mercializa os anúncios. A operadora re Ronaldo Pinheiro, há dois anos presi bindo o crescimento das empresas. ^
tém 25% da receita que acarreta dos dente da Editei (associação da Aro Par o publicitário Roberto Viciai, da L
anunciantes, via conta telefônica, re ticipações Ltda e Carvajal e Publicar percentual chega a ser "leonino
passando o restante para a editora. S/A, da Colômbia), "o Brasil é muito he veria baixar para patamares cia
Sob outro ângulo, como expresso com terogêneo com gostos diferentes, o que de 10%. Ronaldo Pinheiro, que tam
_ . . _ii ^