Page 26 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
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Fundamental no negócio de listas 6 o marketing. Jangada com o XVII Painel da Telebrasil


                                                                                  em Fortaleza (CE) e Listei inscritos nu vela.


























                       São sete irmãs as editoras de listas                                                                            precisão jurídica pelo advogado Wan-                                                                                    sugere maior flexibilidade na atual nor-


               telefónicas: Listei (RS), SC, Centro/Oes-                                                                               derley Gregoriano de Castro, (ex-Tele-                                                                                  matização que rege as listas, que consi­


               te, Nordeste, SP, int.); OESP (SP/RJ);                                                                                  brás), presidente da ABC-Abril  Listei,                                                                                 dera um trabalho sério, mas um pouco


               Editei  (PR, ES,  BA, SE, AL); Guiatel                                                                                  "a lista telefônica integra o regime de                                                                                 rígida”.                                                                                             5



               (MG); LTN (SP, interior); LTP (SP, int.);                                                                               exploração de telefonia constituindo um                                                                                         Outro aspecto que os executivos de


              Guia  Sabe  (CTBC/MG).  Em  termos                                                                                       direito da concessionária que deve exer­                                                                                listas levantam é o de que o tempo cie


              gráficos, a OESP (O Estado de São Pau­                                                                                   cê-lo mediante a empresa privada”.                                                                                      maturação dos investimentos é de 1


              lo), Editei e Guiatel são dotados de par­                                                                                        Do ponto de vista físico, como expli­                                                                           anos e de que os contratos dão garantia


              ques próprios, a Listei emprega as facili­                                                                               cou um editor, uma lista telefônica pode                                                                                de 4 e de até no máximo 8 anos. Os m


              dades da Editora Abril, e as LTN, LTP                                                                                    chegar a duas mil páginas, com cerca de                                                                                 vestimentos para listas podem ser ele­


              e Guia Sabe as da OESP.                                                                                                  400 verbetes por página (o limite é 500),                                                                               vados. A Editei possui, por exempl°;


                      Em linhas rápidas, o modelo brasilei­                                                                            levando-se em conta o problema de seu                                                                                   equivalente a 12 milhões de dólares \


              ro de contratação de listas funciona da                                                                                  manuseio e do tamanho mínimo do tipo                                                                                    vestidos no negócio de listas, que Pa



              seguinte maneira: a editora selecionada                                                                                  para um uso confortável por parte do                                                                                    eles representam 33 edições difere0  ’


             possui  um  contrato de exclusividade                                                                                    usuário.                                                                                                                 2 milhões de exemplares e 950 nu


             para edição de listas por 4 anos, renová­                                                                                        Os editores têm idéias bem firmes so­                                                                            minais.  A maioria dos editores


             vel por outros tantos; tem acesso ao ca­                                                                                 bre como o processo de edições de listas                                                                                 tados concorda que o percentualr  .


             dastro de usuário da operadora; e co­                                                                                    pode ser aperfeiçoado. Para o advogado                                                                                   pelas operadoras de 25% é elevado,  ^


             mercializa os anúncios. A operadora re­                                                                                  Ronaldo Pinheiro, há dois anos presi­                                                                                    bindo o crescimento das empresas.  ^



             tém  25% da receita que acarreta dos                                                                                     dente da Editei (associação da Aro Par­                                                                                  o publicitário Roberto Viciai, da L


             anunciantes, via conta telefônica, re­                                                                                   ticipações Ltda e Carvajal e Publicar                                                                                    percentual chega a ser "leonino


             passando o restante para a editora.                                                                                      S/A, da Colômbia), "o Brasil é muito he­                                                                                 veria baixar para patamares cia


                     Sob outro ângulo, como expresso com                                                                              terogêneo com gostos diferentes, o que                                                                                   de 10%. Ronaldo Pinheiro, que tam




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          _  .  .  _ii                          ^
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