Page 20 - Telebrasil - Março/Abril 1987
P. 20

tando-se  apenas  algum   equipam ento.


                         Mas, ao se falar de serviços de faixa larga



                         (serviços bidirecionais de vídeo,  comu­                                                                                                                                                         Opiniões de Glowinski


                         tados ou  não) a rede precisa ser radical-


                         m ente  modificada,  às custas de enorme
                                                                                                                                                                                                                        0
                         investimento.                                                                                                                               •  Rede  Digital                                  E vantajoso tornar                                             é  um sistema misto, satélite-fibra óptica
                                                                                                                                                               digital  a  rede  urbana  e  interurbana.                                                                              que compete com a difusão direta de TV.
                                  Na Europa, os serviços de faixa larga
                                                                                                                                                               Quanto à  linha de assinante, esta deve                                                                                via satélite.
                         representam , em teoria, um fator impor­
                                                                                                                                                               ser digitalizada apenas quando houver
                         tan te  sob o ângulo do  aum ento da  pro­
                                                                                                                                                               um  percentual  aceitável  de usuários in­                                                                                   • Faixa  Larga — O primeiro passo é o

                         dução  in d u stria l,  porém ,  na  p rática,                                                                                        teressados em serviços que requeiram ou­                                                                               da difusão de TV,  mas com canal de re­


                         prevê-se  um   horizonte  de  cerca  de  15                                                                                           tra linha telefônica.                                                                                                  torno  Haverá programas locais e em vi-


                         anos para  que o  processo se  revista  de                                                                                                                                                                                                                   deotape competindo com a programação


                          uma maior importância prática.                                                                                                             • Videotexto  — É um serviço de infor­                                                                           das redes nacionais de TV. Pelo canal de


                                                                                                                                                                mações operado a partir da  rede telefó­                                                                              retorno poderá  haver votação dos usua


                                                                           RDS1                                                                                 nica urbana, incluindo uma central espe­                                                                              rios em relação a que programação dese-  !


                                                                                                                                                                cífica para base de dados. Os fornecedores                                                                           jam  ver e ouvir.  A segunda fase é esta­

                                                                                                                                                                de  informação preferem,  ao contrário,                                                                               belecer uma rede de faixa larga.
                                   A  Rede  Digital  de Serviços Integra­
                                                                                                                                                                empregar rede de pacotes, que é mais efi­
                          dos  re p re se n ta ,  sem   dú v id a,  um  dos
                                                                                                                                                                ciente. O verdadeiro inimigo é, todavia, a                                                                                 • Fibra  Óptica — A nível de linha de

                          m aiores desafios com  que  se defrontam                                                                                              televisão, que é assistida durante horas,                                                                            assinante, ela só será conveniente se os


                          as adm inistrações de telecomunicações.                                                                                               diariamente, ao passo que o videotexto é                                                                              usuários estiverem  dispostos a pagar


                           Poderá  levar de  15 a 20 anos para que a                                                                                            utilizado apenas de 2 a 3 minutos. Como                                                                               para gozar de uma muítiprogramaçáode


                          d ig italização   chegue  a  nível  do  assi­                                                                                         competir?                                                                                                            TV.  Porém, cabo coaxial  ainda compete


                           nante residencial, como um todo, dotan-                                                                                                                                                                                                                   com a fibra quando so se quer apenas um  j


                           do-o de  m ulti-serviços.  É  bem  possível                                                                                               • Cabo TV — Na França, só existem al­                                                                            canal de TV.                                                                                            i


                           que  decorridos estes anos chegue-se a                                                                                               gumas cidades com este serviço  O melhor


                           satisfazer  às  necessidades do  mercado


                           não-residencial.


                                   Todavia,  pode o  planejador  imaginar


                           que certos segmentos de  mercado pode­                                                                                        cações, baseadas apenas  na velha dupla                                                                                      curto  prazo  (5anos)  e o outro faz uma


                           rã o   s e r  m a is  p e n e tra d o s   ’  do  que                                                                          telefone-telex.                                                                                                              prospecção  intelectual  do que pretende


                           outros se encam inhar seu  esforço, nesta                                                                                             Mas tudo  leva, em  últim a análise,  a                                                                              ser o futuro a longo prazo (15 a 20 anosi


                           direçáo.  F rança,  Bélgica  e  Itália  em ­                                                                                  pensar  no  enorm e  volume  de  recursos                                                                                            Cabe  no cenário a curto prazo: veri­


                           pregam a estratégia de modificar a rede                                                                                       necessários para  im plem entar o concei­                                                                                    ficar a  penetração dos diversos serviço»


                           telefónica  e x iste n te   (digitalizando-a                                                                                  to de  RDSI.  Por exemplo,  na  Com uni­                                                                                     (n  de  term inais,  tráfego, crescimento


                           progressiva mente) ao passo que o Reino                                                                                       dade Européia  fala-se em investimentos                                                                                      esperado,  ta rifa s  e  sua  repercussão1;


                           U nido  e s tá   c ria n d o   um a  nova  rede                                                                               da  ordem  de  400 bilhões de dólares em                                                                                     descrever a  rede  (arquitetura, digitali­


                          superposta, via satélite, para atender às                                                                                       15 anos para se estabelecer uma rede de                                                                                     zação,  in te g ra ç ã o ,  custos e  investi­


                           necessidades corporativas,  deixando  a                                                                                       faixa  larga, caindo para metade no caso                                                                                     m entos  operacionais por segmento de


                          digitalização  de  su a  rede  tradicional                                                                                     de  faixa estreita,  incluindo  term inais e                                                                                 mercado);  e  av aliar o  potencial  indus­


                          para mais tarde.                                                                                                               PABX necessários.                                                                                                            tr ia l  (e q u ip a m e n to s,  componentes,


                                   Isto dependerá  do  grau  de  d ig itali­                                                                                     O segredo para o sucesso da im planta­                                                                               P&D,  nível  tecnológico,  participação


                          zação da  rede,  que  na  França já  u ltra­                                                                                   ção vitoriosa de uma  RDSI é um só  — o                                                                                      internacional).


                          passa o  índice de 30% perm itindo a  co­                                                                                      problema deve ser atacado globalmente                                                                                                 A  longo  prazo, o jogo passa a ser co­


                          n exão  d ig ita l  te rm in a l  a  te rm in a l,                                                                             pelas operadoras,  pela  indústria  e  pelo                                                                                  mandado pela  consistência a ser manti­


                          através da  introdução apenas de sinali­                                                                                       governo,  a v a lia n d o   c o rre ta m e n te   o                                                                          da  entre os  fatores técnicos, industrial,


                          zação e de uns poucos equipamentos adi­                                                                                        potencial que o mercado oferece.                                                                                             sócio-económico,  levando em conta o*


                          cionais.  Ao  invés,  nos  casos  em  que a                                                                                                                                                                                                                 aspectos regional  e  internacional, tudo


                          com utação  pública  digital  e  a  rede de                                                                                                                       Planejamento                                                                              isto coerente  com  o cenário já estabele­


                          troncos for apenas da ordem de 1 a 2%, se­                                                                                                                                                                                                                  cido  para  outro  prazo.  Equivale a des­


                          rá  talvez preciso adotar outras estraté­                                                                                              Em  term os de  planejam ento,  a  per­                                                                              crever tecnicamente o que será a rede do



                          gias para se chegar à  RDSI.                                                                                                   gunta fundam ental u fazer é uma só — a                                                                                      ano  2000  ou  2010;  que investimento e


                                  No  cen ário   europeu  (12  países),  o                                                                               quem  se destinam   as telecomunicações                                                                                      parque industrial devem ser previstos, e


                          período de  1990 a  1995  poderá  ser o de                                                                                     do  País?  C onceitualm ente,  as  TCs  se                                                                                   que  m edidas  adm inistrativas, legaise


                          m aior  investim ento  global  e  da  insta­                                                                                   apoiam   num   trip é   co n stitu íd o s  pelo                                                                              políticas, deverão ser tomadas.


                          lação da  rede de assinantes  RDSI,  para                                                                                      serviço,  pela  infra-estrutura  da  rede  e                                                                                          Como resultado de tal processo o que


                          um  sistema  de comunicações integr adas                                                                                       pelo aspecto industrial?                                                                                                      se espera  obter é,  para as operadoras-


                         de  faixa  e stre ita   para  o  m ercado  não                                                                                          Q u an to   aos  serviços  é  necessário                                                                              um a  definição  dos  padrões de trans­


                         residencial  e  para  os  usuários  indivi­                                                                                     avaliar  que  demanda  existe  nos  merca­                                                                                    m issão  (m icroondas,  satélites, cabos,


                         d u a is  íaficcio n ad o s  da  in fo rm ática)                                                                                dos domésticos e  residencial,  frente  às                                                                                    fib ras);  de  com utaçãoa  (RDSI, faixa


                         que as desejarem , dispostos a pagar as                                                                                         condições sócio-económicas  existentes,                                                                                       larga  e estreita)  e de rede  local (a níve1


                         novas tarifas.                                                                                                                  tom ando  em  conta  as  diferenciações                                                                                       de  assinante).  P ara  a  indústria é dar-



                                  Não se pode esquecer que os serviços                                                                                   regionais.  Q uanto  â  rede  há que consi­                                                                                   lhe o benefício das perspectivas a curtoc

                         de  teleco m u n ic açõ es  são  m ercado  e                                                                                    d erar  os  aspectos económico  e  técnico                                                                                    longo prazos para  seus produtos e servi­



                         d essa  m a n e ira   dependem   do  estad o                                                                                    (c r e s c im e n to f d ig ita  1 izaçáo ,  in te ­                                                                          ços.  P ara  os  legisladores e administra­


                         sócio-económico de cada  região ou  País.                                                                                       gração,  facilidades existentes,  padroni­                                                                                    dores contem plá-los com  um elenco de


                         Até que  ponto o  consumidor residencial                                                                                        zação).  Q uanto  ao  ângulo  in d u strial                                                                                   dados  objetivos  que  necessitarão par»


                         estará disposto a pagar pelas novas faci­                                                                                       consiste em  estim ar o  mercado domésti­                                                                                     decidir  sobre  questões tais como: des


                         lidades? P referirá  consum ir  m ais TV                                                                                        co  e  p a ra   e x p o rta ç ã o ,  in c lu in d o   os                                                                      regram ento  ou  monopólio, pesquisa?


                         ou  mais videotexto? E quanto ao mundo                                                                                          mercados afins da automação e do entre­                                                                                       desenvolvim ento,  economia de escab


                         dos  negócios?  Ainda  é  preciso  conven­                                                                                      tenim ento eletrônicos.                                                                                                       sinergia  entre  telecomunicações, com


                         c e r  m u ito s   e m p r e s á r io s   q u e   se u s                                                                                Desenvolvem -se  dois  tipos de cená­                                                                                 put adores  e  entretenim ento.  Como tf


                         negócios não  progredirão se continua­                                                                                          rios.  Um  deles  e x tra p o la   a  situ ação                                                                               d isse  o  p o eta  —  p la n e ja r é  tambér


                         rem   p e rsistin d o   n as  a tu a is   com uni-                                                                              atual  e  a  projeta  para  um  horizonte de                                                                                  sonhar um  pouco.                                                                                      «
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25