Page 19 - Telebrasil - Março/Abril 1987
P. 19
d? Estratégia
Como minorar a incerteza do futuro
que encontre circunstâncias favoráveis,
Hoje, por exemplo, telefone e telex
ambiente em que se movem as tele
O comunicações está mudando rapi são serviços tradicionais que a maioria tal como sucedeu na França. Por sua vez,
damente. Por um lado, há o choque tec conhece e que ninguém questiona. Mas a televisão a tendência próxima é dotá-
nológico do chip, da digitalização, da quanto aos serviços "mais sofistica la de um canal de retorno, via telefone,
informática, e por outro há a pressão dos” que constituem a automação de que a tornará de certo modo interativa.
mercadológica das empresas, que do escritórios, qual será a reação dos futu Todavia a idéia da introdução da comu
tadas de computadores e de equipa ros usuários? nicação de vídeo bidirecional — como o
mentos para texto querem outro tipo de Plan Cable francês — tem esbarrado na
rede, além da tradicional comunicação dificuldade dos investim entos indus
triais e operacionais necessários frente
telefônica. Tais mudanças possuem pro
ao número de usuários d isp ostos a
fundo impacto nas empresas operadoras,
nos serviços oferecidos aos usuários e na pagar por este serviço.
Quando se fala porém de telecomuni
indústria fornecedora de equipamentos.
Assim, é necessário ter uma estratégia cações para corporações, logo surge a
para enfrentar a demanda de telecomu idéia das comunicações de texto (telex,
nicações do ano 2000 (daqui a 13 anos). fac-símile, teletex, automação de escri
Dentro desta ótica o vice-presidente tório), além dos serviços orientados
da Embratel, Cleófas Uchôa, promoveu para a comercialização da informação,
a vinda de Albert Glowinski, autor do tais como base de dados e arquivamento
livro Telecomunicações no Ano 2000. do informações. Dados estatísticos mos
Ex-membro da administração francesa tram que 60% do tráfego interno das
de telecomunicações, o autor, hoje, é corporações, na França, já não são mais
consultor para a Comunidade Européia, de telefonia. Em relação à televisão (de
referente à área de informação. Eis o varredura lenta e rápida) deverá sur
resumo de sua palestra, proferida em gir, oportunamente, como resultado da
São Paulo: com unicação d igital de term inal a
terminal.
Albert Glowinski. consultor paru telecomu
O fu tu ro nicações cia Comunidade Kuropeia. Voltando ao planejamento, verifica-
se que uma das primeiras coisas a serem
O planejamento das TCs é algo que só avaliadas deve ser uma análise quanti
pode ser feito caso se leve em conta os Em termos de comunicações domés tativa do mercado e como se deve evoluir
aspectos da evolução política, econô ticas, existem , de fato, apenas dois para estabelecer a rede, no futuro. E há
mica, tecnológica e principalmente mer serviços a considerar — o telefone e a que se pensar no investimento já exis
cadológica, que cada País oferece. No televisão. Planos ambiciosos tais como o tente, entendendo-se que sua renovação
entanto, é difícil interrelacionar estes do fac-símile residencial tiveram que ser completa poderá levar até 50 anos.
diferentes aspectos para a obtenção da arquivados por falta, inclusive, de maior Surge logo como primeira conclusão
alquimia adequada à obtenção de políti interesse por parte dos usuários. Quanto que a implementação de serviços de
cas con-sistentes. Muitas vezes tais polí ao videotexto, este pode se transformar faixa estreita é geralmente compatível
ticas são estabelecidas a priori pelo num serviço residencial público, desde com o investimento evistonto
Governo, antes mesmo de se avaliar
devidamente, qual o nível dos problemas
envolvidos.
Em termos rápidos, planejar as tele
comunicações é efetuar uma análise A SEGMENTAÇÃO DO MERCADO
geral das forças nelas atuantes — e que
às vezes são conflitantes — para em
seguida estabelecer o caminho a ser Usuário Profissionais; Pequenas Grandes Empresas
trilhado. Para planejar bem, um dos as Profissional e Médias Empresas
e Entidades Estatais
pectos mais importantes é, sem dúvida,
o estudo do mercado. Trata-se de achar
sua dimensão, destrinchar seus seg
mentos, avaliar seu potencial de cresci Telefone Telefone Telefone
mento. Videotexto Comunicações Móveis Comunicações Móveis
Televisão Correio Eletrônico
Os serviços de TCs não constituem Audioconferência
Videofone Telex, Teletex
um bloco monolítico, assim é preciso con Automação de Escritório
Fac-Símile, Mensagens
siderar os diferentes tipos de usuários Micros e Minis Correio Eletrônico
(residencial, pequena e média empresa Videotexto Comercial Videotexto Comercial
ou profissional e corporativo). Há que se Imagens Fixas (PAC)
Informática (PAC/FAC)
considerar, ainda, a populaçáo economi Redes de Computador
camente m arginal, que precisa ser Imagem de Alta Definição
atendida e as reações esperadas do mer Videofone
cado. Videoconferência