Page 19 - Telebrasil - Março/Abril 1987
P. 19

d?                                                                                                                                   Estratégia



















                                                      Como minorar a incerteza do futuro




















                                                                                                                                                                                                                                                                   que encontre circunstâncias favoráveis,
                                                                                                                                             Hoje,  por exemplo,  telefone  e  telex
                   ambiente em que se movem as tele­
       O             comunicações está mudando  rapi­                                                                               são serviços tradicionais que a  maioria                                                                                       tal como sucedeu na França. Por sua vez,





                  damente.  Por um  lado,  há o choque  tec­                                                                        conhece e que ninguém questiona.  Mas                                                                                          a televisão a tendência próxima é dotá-


      nológico do  chip,  da  digitalização,  da                                                                                    quanto  aos  serviços  "mais  sofistica­                                                                                        la de  um canal  de retorno,  via  telefone,


      informática,  e  por outro  há  a  pressão                                                                                    dos”  que  constituem  a  automação  de                                                                                        que  a  tornará de certo  modo  interativa.


      mercadológica  das  empresas,  que  do­                                                                                       escritórios, qual  será  a  reação dos  futu­                                                                                  Todavia  a  idéia da  introdução da  comu­


      tadas  de  computadores  e  de  equipa­                                                                                        ros usuários?                                                                                                                 nicação de  vídeo bidirecional  — como o


      mentos para texto querem outro tipo de                                                                                                                                                                                                                       Plan Cable francês — tem esbarrado na


      rede, além  da tradicional  comunicação                                                                                                                                                                                                                      dificuldade  dos  investim entos  indus­

                                                                                                                                                                                                                                                                   triais e operacionais  necessários  frente
      telefônica. Tais mudanças possuem  pro­

                                                                                                                                                                                                                                                                   ao  número  de  usuários  d isp ostos  a
       fundo impacto nas empresas operadoras,


       nos serviços oferecidos aos usuários e na                                                                                                                                                                                                                   pagar por este serviço.

                                                                                                                                                                                                                                                                           Quando se fala porém de telecomuni­
       indústria  fornecedora de equipamentos.


       Assim, é  necessário ter  uma estratégia                                                                                                                                                                                                                    cações  para  corporações,  logo  surge  a


       para enfrentar a demanda  de telecomu­                                                                                                                                                                                                                      idéia das comunicações de texto (telex,


       nicações do ano 2000 (daqui a  13 anos).                                                                                                                                                                                                                    fac-símile,  teletex,  automação de escri­


               Dentro desta  ótica o vice-presidente                                                                                                                                                                                                               tório),  além  dos  serviços  orientados


       da Embratel,  Cleófas  Uchôa, promoveu                                                                                                                                                                                                                      para  a  comercialização  da  informação,


       a vinda  de Albert Glowinski,  autor do                                                                                                                                                                                                                     tais como base de dados e arquivamento


        livro  Telecomunicações  no  Ano  2000.                                                                                                                                                                                                                    do  informações.  Dados estatísticos  mos­


        Ex-membro da administração  francesa                                                                                                                                                                                                                       tram  que  60%  do  tráfego  interno  das


        de telecomunicações,  o autor,  hoje,  é                                                                                                                                                                                                                   corporações,  na  França, já  não são  mais


        consultor para a Comunidade Européia,                                                                                                                                                                                                                      de  telefonia.  Em  relação à  televisão  (de


        referente  à  área  de  informação.  Eis o                                                                                                                                                                                                                 varredura  lenta  e  rápida)  deverá  sur­


        resumo  de  sua  palestra,  proferida  em                                                                                                                                                                                                                  gir, oportunamente,  como  resultado da


        São Paulo:                                                                                                                                                                                                                                                 com unicação  d igital  de  term inal  a


                                                                                                                                                                                                                                                                   terminal.
                                                                                                                                      Albert  Glowinski.  consultor paru  telecomu­

                                                    O fu tu ro                                                                        nicações cia  Comunidade Kuropeia.                                                                                                   Voltando ao  planejamento,  verifica-


                                                                                                                                                                                                                                                                   se que uma das primeiras coisas a serem


                 O planejamento das TCs é algo que só                                                                                                                                                                                                              avaliadas deve ser uma  análise quanti­


         pode ser feito caso se  leve em conta os                                                                                             Em  termos de comunicações domés­                                                                                    tativa do mercado e como se deve evoluir


         aspectos  da  evolução  política,  econô­                                                                                    ticas,  existem ,  de  fato,  apenas  dois                                                                                   para estabelecer a  rede,  no futuro.  E  há


         mica, tecnológica e principalmente mer­                                                                                      serviços a  considerar — o telefone e a                                                                                      que se  pensar  no  investimento já  exis­


         cadológica,  que cada  País oferece.  No                                                                                     televisão.  Planos ambiciosos tais como o                                                                                    tente, entendendo-se que sua  renovação


         entanto,  é difícil  interrelacionar estes                                                                                   do fac-símile residencial tiveram que ser                                                                                    completa poderá levar até 50 anos.


         diferentes aspectos para a obtenção da                                                                                       arquivados por falta, inclusive, de maior                                                                                            Surge  logo como primeira conclusão


         alquimia adequada à obtenção de políti­                                                                                      interesse por parte dos usuários. Quanto                                                                                     que  a  implementação  de  serviços  de


         cas con-sistentes. Muitas vezes tais polí­                                                                                   ao videotexto, este pode se transformar                                                                                      faixa  estreita é geralmente compatível


         ticas  são  estabelecidas  a priori pelo                                                                                     num  serviço  residencial  público, desde                                                                                    com  o  investimento evistonto


         Governo,  antes  mesmo  de  se  avaliar


         devidamente, qual o nível dos problemas


         envolvidos.


                 Em termos rápidos, planejar as tele­


         comunicações é  efetuar  uma  análise                                                                                                                                                                    A SEGMENTAÇÃO DO MERCADO


         geral das forças nelas atuantes — e que


         às  vezes  são  conflitantes — para  em


         seguida  estabelecer o  caminho  a  ser                                                                                                  Usuário                                                      Profissionais;  Pequenas                                                                     Grandes Empresas


         trilhado.  Para planejar bem, um dos as­                                                                                                 Profissional                                                 e Médias Empresas
                                                                                                                                                                                                                                                                                                            e Entidades  Estatais
         pectos mais importantes é, sem  dúvida,


         o estudo do mercado. Trata-se de achar


         sua  dimensão,  destrinchar seus  seg­


         mentos, avaliar seu potencial  de cresci­                                                                                                Telefone                                                     Telefone                                                                               Telefone


         mento.                                                                                                                                   Videotexto                                                    Comunicações Móveis                                                                   Comunicações Móveis
                                                                                                                                                  Televisão                                                     Correio Eletrônico
                 Os serviços de TCs  não constituem                                                                                                                                                                                                                                                   Audioconferência
                                                                                                                                                   Videofone                                                   Telex, Teletex
         um bloco monolítico, assim é preciso con­                                                                                                                                                                                                                                                    Automação de Escritório
                                                                                                                                                                                                                Fac-Símile, Mensagens
         siderar os diferentes tipos de  usuários                                                                                                                                                               Micros e Minis                                                                        Correio Eletrônico


         (residencial, pequena e média empresa                                                                                                                                                                  Videotexto Comercial                                                                  Videotexto Comercial


         ou profissional e corporativo). Há que se                                                                                                                                                                                                                                                    Imagens Fixas (PAC)
                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Informática (PAC/FAC)
         considerar, ainda, a populaçáo economi­                                                                                                                                                                                                                                                      Redes de Computador


         camente  m arginal,  que  precisa  ser                                                                                                                                                                                                                                                       Imagem de Alta Definição


         atendida e as reações esperadas do mer­                                                                                                                                                                                                                                                      Videofone

         cado.                                                                                                                                                                                                                                                                                        Videoconferência
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24