Page 70 - Telebrasil - Julho/Agosto 1986
P. 70
Bodas de Ouro da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
"Alô, Alô, Brasil! Está no ar a PRE-8, Rá da”, "Carioca” e "Vamos Ler”), para a PRE-8 anos tornou-se o maior mito do rádio bra
dio Nacional do Rio de Janeiro!” Isto aconte resultou muito benéfica. Os salários cres sileiro. São inúmeros os "folclores” que con
ceu há 50 anos. na voz do locutor Celso Gui ceram, atraindo o que de melhor havia no tam até hoje sobre o que acontecia nos basti
marães, às 21 horas do dia 12 de setembro de meio artístico: cantores, locutores, progra dores da Rádio Nacional. Contudo, muitos
1936. Naquela data inaugurava-se a emis madores, técnicos e radioatores. casos verdadeiros ainda afloram entre os
sora que poucos anos depois ficaria cognomi Em 1942 ia para o ar a primeira radiono historiadores. O cronista Rubem Braga cos
nada de "estação das multidões”, liderando a vela: Em Busca da Felicidade. Com o fim do tumava dizer que "o povo brasileiro falava a
audiência radiofônica em todo o País. Com Estado Novo, após a II Grande Guerra Mun- língua da Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.
um potente transmissor ípara a época) de 22 diaf, a experiência da emissora oficial mos O mundo maravilhoso de sonhos transmi
KW, recursos técnicos e financeiros, bom trou-se, em termos de programação e públi tido pela PRE-8 tinha tanta força, tanto im
elenco e cobertura da imprensa escrita, a co, totalmente vitoriosa. Durante vários pacto, que os ouvintes o transformavam em
realidade. Desde sua fundação, em 1936, até
Nacional do Rio logo começava a se destacar.
O impacto do rádio sobre a sociedade bra 1960, a Rádio Nacional manteve a liderança
sileira a partir de meados da década de 30 foi de audiência no Brasil.
muito mais profundo do que aquele que a Depois de ser administrada durante
muitos anos pela Superintendência das Em
televisão viria a produzir vinte anos depois.
presas Incorporadas ao Patrimônio da
De certa forma, o jornalismo impresso, se
gundo o sociólogo Orlando Miranda, ainda União, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro,
era erudito, tinha apenas relativa eficácia ( a em junho de 1976, passou para a Radiobrás,
maioria da população brasileira era analfa holding de um grupo de emissoras estatais
beta). O rádio comercial e a popularização do espalhadas em alguns Estados brasileiros,
veículo implicaram a criação de um elo entre principalmente na Região Amazônica e li
o indivíduo e a coletividade, mostrando-se deradas pela Rádio Nacional de Brasília.
capaz não apenas de vender produtos e ditar E para finalizar estas sucintas remines-
"modas”, como também mobilizar as mas cèncias da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
sas, levando-as a uma part icipação ativa na vale lembrar que no dia 10 de julho de 1955,
vida nacional. o Programa César de Alencar comemorava,
Porém, em 1940, o Governo decidiu que a no estádio do Maracanazinho, o seu 10.° ani
Rádio Nacional "possuía todos os preceitos versário, com a presença de 20 mil pessoas.
de ser um instrumento de afirmação do re Era o ponto alto da história da emissora. E.
gime”. E Getúlio Vargas decretou a encam ao mesmo tempo, era o começo do fim da par-
pação da empresa "A Noite”, à qual perten ticipaçáo de grandes camadas populares na
cia a emissora. Se a encampação liquidou vida do rádio: a concorrência dos disc jockeys
com a imprensa escrita do grupo (também e seus hit parades. e da TV, acabaria por en
responsável pelas revistas "Noite Ilustra terrar os programas de auditório.
CURTAS L e i S a r n e y b e n e f i c i a
p r o d u t o r e s d e v í d e o
• Algumas empresas brasileiras produtoras • Com uma categoria especial para vídeo,
de equipamentos para radiodifusão estão ne será realizado de 6 a 20 de outubro, no audi O Congresso Nacional aprovou, recente
gociando com a Motorola, detentora do sis tório do jornal "O Globo”, no Rio de Janeiro, a mente, projeto de lei que dispõe sobre a con
tema C-Quam para AM estéreo no Brasil, os XVII Mostra Internacional do Filme Cientí cessão de incentivos fiscais para operações de
direitos de fabricação dos excitadores, o que fico. A promoção é do Governo do Estado e da caráter cultural e artístico, beneficiando
inclui também um contrato de assistência Fundação Roberto Marinho, com o apoio do também os produtores independentes de ví
técnica. A informação foi dada ao "Jornal da CNPq, do Banerj e da Embravídeo (Minis deo. Segundo o projeto, as pessoas físicas po
AESP” pelo secretário de Radiodifusão do tério da Cultura). derão deduzir, observado o limite de 10% de
Minicom, eng. Lourenço Chehab. sua renda bruta, até 80% do patrocínio de
• A Cic Video é a primeira distribuidora a ex
portar filmes nacionais em videocassete para produções cinematográficas e de vídeo. As
• A Abert comunica que realizará de 23 a 26 pessoas jurídicas poderão deduzir os mesmos
de setembro o XV Congresso Brasileiro de suas empresas afiliadas na América Latina. 80% gastos com patrocínios, mas direta
Radiodifusão, em Brasília, DF, no Centro de São os seguintes os primeiros títulos negocia mente do imposto devido, com limite percen
Convenções do Hotel Nacional. Simultanea dos: Aventuras da Turma da Mônica; A Ex tual igual ao da alíquota aplicável.
mente haverá a XI Exposição de Equipamen torsão; Meus Amores no Rio; A Intrusa; Re Em outro artigo, a Lei Sarney. como vem
tos de Radiodifusão e o VI Seminário Técnico pública dos Assassinos e Lúcio Flávio. sendo chamada, estabelece outro forte incen
Nacional de Radiodifusão. • A Universidade Federal de Santa M aria tivo às produtoras, ao permitir desconto de
(RS) vai promover de 7 a 11 de outubro o I 50% do imposto de renda para pessoas físicas
• A Globo Vídeo assinou, durante o Festival Festival Sul-Brasil de Vídeo e Televisão. Po ou jurídicas que façam investimentos em
de Cinema de Cannes (França), um contrato derão participar produtores de vídeo de todo produtoras, através da compra de ações no
com a Embassy para distribuição ení video o País nas categorias documentário, erótico, minativas ou quotas do capital social. Esse
cassete de 100 títulos de seu catálogo. Dentre ficção, experimental, vídeo-clip, comercial, desconto terá o mesmo limite e bases de cál
os filmes que serão comercializados no Brasil vinheta, infantil, didático, educativo e ani culos aplicados nos patrocínios. A Lei Sarney
encontram-se: Cborus Line; Floresta de Es mação. Paralelamente ao festival, serão rea entrará em vigor, após sua publicação no
meraldas; a Primeira Noite de um Homem; lizados seminários abordando a produção in "Diário Oficial”, valendo seus efeitos para a>
Vice Squad; Fuga de Nova Iorque; Ânsia de dependente, o vídeo didático e uma política declarações de renda apresentadas em 198/
Amar e outros. para o setor. sobre o ano-base de 1986.