Page 78 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1986
P. 78
Standard Eletrônica
Reportagem: Nícia Cherem Ribas
Fotos: Antonio Nery
Passada a crise, a Standard Eletrônica S/A-Sesa, parte para a
conquista de uma fatia cada vez maior do mercado privado de telecomunicações.
Com uma nova estrutura comercial e um matemático de 25 anos, que está na mestre de 1985: junho, Cr$ 2 bilhões; ju
a garra de diretores jovens e dinâmicos, empresa desde 1982. Com este objetivo, lho, Cr$ 3 bilhões 200; agosto, Cr$ 3 bi
a Sesa vai de vento em popa: o fatura Carrilho implantou uma nova estru lhões 300; setembro, Cr$ 4 bilhões 100;
mento com vendas para o mercado pri tura comercial, que proporciona maior outubro, Cr$ 4 bilhões 970; novembro,
vado, que em junho de 1985 foi de Cr$ 2 dinamismo às vendas e à assistência Cr$ 6 bilhões 100; dezembro, Cr$ 7 bi
bilhões, chegou a Cr$ 7 bilhões em de técnica. Hoje, a Sesa, uma empresa inte lhões. Para o ano de 1986, as perspecti
zembro. Em janeiro de 1986, as enco gralmente nacional sob o controle do en vas são ainda mais animadoras. So
mendas foram da ordem de Cr$ 24 bi genheiro Samsào Wõiler, com uma dire mente no mês de janeiro, a Sesa recebeu
lhões, ultrapassando todas as expectati toria formada por empresários e técni encomendas da ordem de Cr$ 24 bi
vas. Através de uma política agressiva cos competentes, como Nilson Carolino, lhões. "Nossa meta para este ano é au
de vendas e assistência técnica, a Sesa Leo Fidlarczyk e Luiz de Macedo Couti- mentar a produtividade com o mesmo
recupera e consolida sua imagem junto nho, tem gerências regionais de vendas número de empregados: 2.030”, diz Car
à clientela. Ao mesmo tempo, lança no em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortale rilho.
vos produtos e incrementa as exporta za, além de escritórios em todo o terri Na Praça Aquidauana, 7, Vicente de
ções. "Com cautela, com os pés no chão, e tório nacional para vendas e assistência Carvalho, Rio de Janeiro, onde a Stan
com a experiência de quem já viveu uma técnica. dard ocupa uma área de 69 mil metros
crise muito séria, avançamos na busca "Reativamos toda a nossa infra-es quadrados, o clima é de euforia. Dire
de novos cominhos”, alerta o diretor co trutura comercial, aumentamos o nú tores e empregados se sentem gratifica
mercial, João José Carrilho. mero de vendedores e fizemos um bom dos com a recuperação da Sesa e orgu
Ao mesmo tempo em que cumpre os trabalho de marketing”, informa o dire lhosos da sua situação atual: está
prazos de entrega de produtos para as tor adjunto, Paulo Gomide, 41 anos, res pronta para competir com grandes fa
concessionárias da Telebrás, de acordo ponsável pelas áreas de marketing, ex bricantes.
com o Plano de Recuperação da Sesa im portação e treinamento.
plantado pelo Ministério das Comunica O novo esquema de trabalho e o bom Mercado privado
ções em março de 1985, a Standard Ele entrosamento entre os empregados da
trônica S/A avançou com firmeza no área comercial, que atuam em equipe, A mesa telefônica PABX P200, que
mercado privado de telecomunicações. sem tomar decisões isoladas, apresen pode ter de 50 a 1.000 linhas, é o produto
"Queremos mostrar nossa capacidade taram resultados animadores em pouco mais antigo e também o mais rentável
comercial na área privada”, declara o tempo. As vendas para o mercado pri para a Sesa. Grandes empresas, bancos
diretor comercial, João José Carrilho, vado cresceram durante o segundo se e indústrias costumam solicitar folhetos
e propostas de venda deste equipa
mento. Todos os meses, a Sesa coloca no
mercado de 16 a 20 mesas desse tipo.
Em termos de quantidade, o produto
mais vendido é o aparelho telefônico:
sete mil por mês. A linha de telefones da
Sesa inclui dois modelos. O Standard
versão teclado, aparelho projetado de
acordo com a padronização da Telebrás,
tem circuito e teclado eletrônico desen
volvidos pela Sesa. O mesmo modelo é
fabricado com disco e diversas cores. O
Gôndola teclado tem linhas modernas e
vários recursos: campainha eletrônica
com controle de sonoridade, botão para
obtenção de linha sem necessidade de
acionar o gancho e facilidade de instala
ção através do plug. Além disso, o tecla
do permite armazenar chamadas, repe
tir automaticamente a chamada em
caso de ocupado, e retirar o número da
memória, garantindo o sigilo das liga
ções.
A diretoria comercial da Sesa está
planejando uma campanha publicitária
junto à Mesbla, para divulgação do tele
C arrilho e Gomide im plantaram uma nova estrutura comercial e vibram com n cresci
fone tipo Gôndola. Carrilho acredita na
mento das vendas.
Telebrosil. Jan Fev,86