Page 70 - Telebrasil - Março/Abril 1985
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tual, traduzido em computador do qua]
                         Volto agora à sua questão anterior,


                   que é a mais difícil, nem tenho vontade                                                                                                                                                                                                                    tam bém   é dependente.  Veja bem;i


                   de respondê-la. Quem estará no poder?                                                                                                                                                                                                                      imagem!



                   Digo que serão pessoas mais jovens, com                                                                                                                                                                                                                          Situação bem diversa seria se eu po*


                   capacidade de raciocinar, de captar os                                                                                                                                                                                                                     suísse o meu próprio computador, com


                   problemas a longo e curto prazos. Capa­                                                                                                                                                                                                                    minhas próprias memórias, no meu pró.


                  cidades mais intelectuais, deve-se fri­                                                                                                                                                                                                                     prio território.  Lá eu  sou o dono, eu


                   sar. Sei que é meio vago, mas o que ve­                                                                                                                                                                                                                    guardo, eu empresto, eu determino. Mi­


                   nho tentando explicar em minhas con­                                                                                                                                                                                                                       nha  memória é minha enciclopédia e


                   ferências é exatamente a oposição entre                                                                                                                                                                                                                    minha enciclopédia está sujeita ao meu


                  a sociedade "regalienne” e a sociedade                                                                                                                                                                                                                      computador pessoal. Mas eu a possuo,


                   convivial. Trata-se de um problema de                                                                                                                                                                                                                      ela não está longe como numa organiza­



                   estrutura geral e propus dois tipos de so­                                                                                                                                                                                                                 ção (rede) regalienne, está na minha


                   ciedade.                                                                                                                                                                                                                                                   casa, eu a consulto quando quero.




                                                                                                                                                                                                                                                                              E  — Ú sr. poderia falar sobre a impor­
                   E  — Como explicaria o que é uma socie­


                   dade "regalienne”?                                                                                                                                                                                                                                         t â n c i a   d o   c a s a l   n a   s o c i e d a d e  d a


                   M — Primeiro a idéia de uma sociedade                                                                                                                                                                                                                      informação?


                   onde as redes são construídas utilizan­                                                                                                                                                                                                                    M              Considero a unidade do casal como


                   do-se aparelhagens dispendiosas, gran­                                                                                                                                                                                                                     a  unidade fundamental da vida. Creio


                   des sistemas cujo preços excedem de to­                                                                                                "Penso que os jovens são                                                                                            no  indivíduo  mas posso dizer que os


                   das as maneiras a capacidade do indiví­                                                                                                                                                                                                                    valores fundamentais do mundo em que


                    duo.  Em  outras  palavras,  a  "rede”                                                                                                      sub-utilizados em sua                                                                                         vivemos são o indivíduo e o casal, o ver­


                    abrange investimentos em estradas,                                                                                                      capacidade intelectual”                                                                                           dadeiro casal. Aquele em que a sexuali­



                    aviões, etc.  E um serviço social que se                                                                                                                                                                                                                  dade tem  papel  importante mas onde


                    expande, que cobre e molda toda a socie­                                                                                                                                                                                                                  também  atuam outros pontos determi­


                    dade. As pessoas que acessam esta rede                                                                                                                                                                                                                    nantes, como a comunhão intelectual,


                    têm a posse do que é veiculado por ela,                                                                                      aptos entram na organização da  rede e                                                                                       por exemplo. E o que acontece comigo: a


                    ou seja, as informações, os conhecimen­                                                                                      temos assim  todo um sistema. E o que                                                                                        maior parte dos livros que escrevi ulti­


                    tos, os dados.  Possuindo os dados, pos­                                                                                     chamo de sociedade "regalenga” (regali­                                                                                       mamente é assinada por minha compa­


                    suem o poder. Possuem, em outras pala­                                                                                       enne) e creio ser para onde tendemos, já                                                                                      nheira  e eu.  Poderíamos dizer que a


                    vras, a própria sociedade.                                                                                                   que ela está parcialmente em funciona­                                                                                        mim cabe mais a realização e a ela a or­



                                                                                                                                                 mento.                                                                                                                       ganização. E claro que entre nósexistet

                    E  — Isso não é perigoso?                                                                                                                                                                                                                                  hábito do convívio, o costume, etc. mas


                    M — O risco é que este processo de con­                                                                                      E  — E quanto à sociedade da informa-                                                                                         existe também o entusiasmo que nasci


                    densação e de concentração aumente                                                                                           ção?



                    sempre o poder. Uma autogeração de po­                                                                                       M — O que ficou patente é que nossa so­


                    der,  mais e mais,  semelhante a  uma                                                                                        ciedade caminha da condição de socie­


                    bola de neve, que simplifique, penetre e                                                                                     dade de realização, do trabalho, do arte­


                    defina as características das mensagens                                                                                      sanato, para a sociedade de pura infor­


                    que podem circular nestas redes, o que                                                                                       mação.  Haverá sempre os autômatos


                    não pode, o que deve ser eliminado. Este                                                                                     para fazer os trabalhos práticos, tere­


                    poder seria a própria censura. Mais do                                                                                       mos somente que comandá-los. Isso é in­


                    que  isso, seria  o poder de modelar a                                                                                       formação, conhecimento,  dados,  nú­


                    forma dos seres pelo que eles podem di­                                                                                      meros, comunicação. Vimos que a socie­


                    zer, comunicar, fazer, interagir ou não.                                                                                     dade industrial desliza de uma socie­


                          Temos, portanto, primeiro a rede, de­                                                                                  dade de produção, no sentido material



                    pois as pessoas adaptadas à rede e de­                                                                                       (carvão, trigo) para uma produção infor­


                    pois o poder da rede. Os indivíduos mais                                                                                     mática.







                                                                                                                                                 E  — Existem outras alternativas?


                                                                                                                                                 M — Há outra alternativa na qual a in­


                                                                                                                                                 formatização se faz na escala do indiví­


                                                                                                                                                 duo.  O indivíduo recolhe, desenvolve


                                                                                                                                                 seu  territó rio ,  seu  campo  pessoal.



                                                                                                                                                 Campo talvez im aterial,  mas ainda                                                                                                                       "Quando se ama


                                                                                                                                                 campo.                                                                                                                                                   todo mundo, não


                                                                                                                                                       Há um bom exemplo dado por um de



                                                                                                                                                 meus colegas que sendo um profissional                                                                                                                  se ama ninguém”


                                                                                                                                                da  informática, se serve bastante dos


                                                                                                                                                sistemas de dados, mas não conserva ne­


                                                                                                                                                 nhum arquivo pessoal. Todos os seus ar­



                                                                                                                                                quivos estão no computador. Acontece                                                                                            de saber que pensamos juntos a mesma


                                                                                                                                                que para que os computadores conser­                                                                                            coisa.  Em outras palavras, a solidarie­


                                                                                                                                                vem arquivos,  precisamos pagar por                                                                                             dade e a lealdade são essenciais. Uma


                                                                                                                                                isto.                                                                                                                            das coisas mais odiosas no mundo con­



                                                                                                                                                       Suponhamos que, por um  acidente                                                                                          temporâneo é o sistema social que ins­



                                    "As grandes cidades                                                                                         qualquer, ele não possa  mais pagar.                                                                                             tala a denúncia e o policiamento na vida



                                    criam a ideologia da                                                                                        Neste caso, o sistema vai apagar auto­                                                                                           do casal. E claro que existem casais que
                                                                                                                                                maticamente todos os dados. Em outras
                                                                                                                                                                                                                                                                                 não dão certo, mas isto é problema deles.

                             desumanizaçáo do ser”                                                                                              palavras, sou dependente desta estru­                                                                                            A lealdade fundamental é uma coisa so­



                                                                                                                                                tura que é frágil. Todo o trabalho pas­                                                                                          bre a qual o mundo exterior não deve ter


                                                                                                                                                sado de uma pessoa, seu poder intelec­                                                                                           nenhum poder.
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