Page 29 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1985
P. 29
l
te
ra
b
m
/E
S n u m fu tu r o a i n d a d i st a n te, o a u to m ó ve 1 poss u ir u i n adi m i n u ta
C
A
antena parabólica em sua parte externa (tudo vai depender do
desenvolvimento de tecnologias mais sofisticadas), o viajante
poderá receber mensagens através de satélites de comunica
ções? Hoje, isso pode parecer ficção-científica, mas futura
mente pode não ser.
Telefones pessoais, portáteis, de longo e médio alcances (os
de curto alcance já existem), começarão a ser usados, inicial
mente pelas pessoas que hoje utilizam bips, como médicos,
pessoal de segurança, bombeiros, policiais e outras categorias
profissionais.
Bancos de dados e bibliotecas eletrônicas, de uso público e
altíssima capacidade, acessíveis através do computador do
méstico, tornarão possíveis, dentro de pouco tempo, fazer con
sultas a uma imensa gama de informações úteis, a pesquisa de
artigos e livros sobre qualquer assunto, além da obtenção de
filmes e programas musicais, que poderão ser vistos e ouvidos
através do receptor de TV e equipamento de som, devidamente
Muitas crianças estão aprendendo ou já sabem usar computadores, in conectados ao computador.
clusive programá-los. Os próximos 10 anos deverão registrar uma produção in
dustrial que será, em grande parte, realizada por máquinas
automáticas e robôs, cabendo ao trabalhador apenas as tarefas
mais leves, e, por isso mesmo, sobrando-lhe mais tempo para
O futuro está chegando estudos e lazer. No momento, a IBM/Brasil está colaborando
com sua tecnologia de robótica junto aos laboratórios da Uni
Nos países mais industrializados, nos próximos 10 anos, versidade de Campinas (Unicamp). Enquanto isso, a SEI (Se
muitas pessoas trabalharão em casa, pelo menos parte do cretaria Especial cie Informática) está convocando indústrias
tempo (2 a 3 dias por semana), dispondo de terminais de com interessadas em fabricar robôs no país.
putador, ligados aos arquivos da empresa, bem como do video- Futuramente, a utilização do papel-moeda será possivel
fones e terminais para videoconferência, instalados às expen- mente eliminada. Os pagamentos de compras serão realizados
sas das organizações que pertencem. colocando-se o cartão magnético com código pessoal (já im
Nos últimos três anos, os computadores ent raram nas salas plantado por alguns bancos brasileiros) nos terminais instala
de aulas do país em ritmo de invasão. Hoje já se contam cerca dos em estabelecimentos comerciais, o que permitirá a trans
de 60 mil desses aparelhos empenhados em tarefas educacio ferência do dinheiro, da conta bancária do comprador, para a
nais. Um grande número de escolas brasileiras de 1. e 2." conta da loja ou supermercado. Para este fim, a Embratel lan
graus —, no entanto, não aderiu à inovação pedagógica, sim çou, em agosto de 84, o serviço de Transferência Eletrônica de
plesmente por não ter recursos financeiros para instalar cen Fundos (TEF), que possibilita que as transações dos clientes de
tros de computação em seus prédios. Muitas crianças estão instituições financeiras, realizadas em estabelecimentos co
aprendendo ou já sabem usar computadores, inclusive progra merciais, sejam executadas instantaneamente e sem a utiliza
má-los. Algumas universidades como a USP e a Unicamp já ção de cheques. O conceito de d in h e iro eletrônico parte do reco
possuem avançados centros de computação em suas áreas. O nhecimento de que o dinheiro é apenas uma informação, po
fato é que, em grande parte de seu tempo, as crianças estão dendo, portanto, ser processado e armazenado em um compu
utilizando computadores na escola ou em casa, seja em ativi tador e transmitido por um sistema de telecomunicações. É a
dades de estudos — fazendo cálculos, trabalhando com progra teleinformática "a pleno vapor”. |
mas educativos — ou simplesmente divertindo-se com video-
jogos.
A Embratel, uma das empresas do Sistema Telebrás, que
mais serviços com tecnologia avançada oferece a seus usuá
rios, deu início, em junho do ano passado, à automação do setor
educacional. Naquele mês, ela assinou, em Brasília, convênio
com a Secretaria de Educação e Fundação Educacional do Dis
trito Federal, Secretaria de Governo e Codeplan para desen
volver um projeto conjunto na área de educação e teleinformá
tica. Na ocasião, Luiz Sérgio Coelho Sampaio, vice-presidente
da Embratel, disse que "as escolas devem evoluir e dar agili
dade para contrabalançar o desenvolvimento da informática
nos próximos anos”. Ele reconheceu, ainda, que, se não houver
um processo equilibrado de crescimento dos dois setores, al
guns problemas podem surgir. Citou como exemplo o desem
prego em algumas áreas tradicionais e o aumento da oferta de
trabalho para aqueles que sabem lidar com computadores.
Várias famílias das classes A e B dos países industrializa
dos já possuem computadores domésticos, utilizados em fun
ções como lazer, instrução, controle de aparelhos eletrodomés
ticos, obtenção de informações de bancos de dados e compras
sem sair de casa.
Automóveis equipados com telefones serão comuns.
Quando uma ligação for feita, o veículo destinatário será al
cançado, independentemente do lugar onde esteja, exceto nas A robótica é uma das responsáveis pela automação da área industrial.
regiões mais remotas do país. E mesmo assim, quem sabe, se Na foto, o braço robótico IBM 7533 apanhando um ovo sem quebrá-lo.