Page 69 - Telebrasil - Julho/Agosto 1984
P. 69

D               i s q u e   2



                       Brasília:


                                                                                                                                                                                                                                                                                      M                  a s   n ã o



                        Telefone também salva vida








        Telemedicina — sistem a de atendim ento m édico  à distância — já funciona em


  Brasília.  Isso altera de form a radical todos os esquem as tradicionais, perm itindo


  que vidas sejam salvas por telefone, em  qualquer região (rural ou urbana) do país:                                                                                                                                                                                     Dentro do espírito de prestação de serviços à


         0 sistema, que o M inicom  pretende  estender a todo o B rasil, foi  instalado pela                                                                                                                                                                     comunidade, apoiado pela Telebrás, a empresa



  Telebrasília, em caráter experim ental, na cidade satélite de Sobradinho e nos m u­                                                                                                                                                                            de telecomunicações de São Paulo, Telesp, sem


  nicípios de Paracatu (MG), além  de Posse e São Dom ingos (GO) e é interligado a um                                                                                                                                                                            sombra de dúvidas vem sendo uma das que mais


  núcleo centralizador, o H ospital de B ase do D istrito  Federal.                                                                                                                                                                                              se destaca. Somando um total de 34 serviços, en­



                                                                                                                                                                                                                                                                 tre noticiários do dia  a dia,  horóscopos,  piadas


                                                                                                                                                                                                                                                                 de Ari Toledo e orientações sexuais de Heleni-


                                                                                                                                                                                                                                                                 nha Matarazzo, o paulista tem tudo, ou quase
                                         C o m o  r e d u z i r  s u a   c o n t a   t e le f ô n ic a                                                                                                                                                           tudo, ao alcance do fone: é só ligar 200, quatro





                                                                                                                                                                                                                                                                 números referentes ao assunto e esperar a gra­

         Saber usar corretam ente  o  telefone,                                                                               m ensalm ente. Ele pode fazer até três li­
                                                                                                                                                                                                                                                                 vação.
  utilizando-o nos m om entos m ais oportu­                                                                                    gações  diárias  (das  8  da  noite  às  8  da
                                                                                                                                                                                                                                                                          Implantado em fevereiro de 1982, o "Disque
  nos do dia-a-dia, é um dos m eios atuais                                                                                     m an h ã),  falando  o  tem po  que  quiser.
                                                                                                                                                                                                                                                                 200” recebe em média 5 milhões de chamadas

  para conseguir-se  um a  boa  econom ia                                                                                      M as  atenção:  isto  só  vale  para  ligações
                                                                                                                                                                                                                                                                 mensais, que oscilam entre um e dois minutos

  nas contas telefônicas m ensais, de com ­                                                                                    locais.
                                                                                                                                                                                                                                                                 conforme o assunto solicitado.  De acordo com a

  bustível e de tempo.  A final, nos dias de                                                                                            Com relação aos interurbanos, a tari­
                                                                                                                                                                                                                                                                 própria Telesp, os "Disque 200” mais chamados

   hoje, quaisquer  gastos  extraordinários                                                                                    fa  reduzida  proporciona  ao  assin an te
                                                                                                                                                                                                                                                                 são: disque piada, com uma média de 1  milhão e

   acabam comprometendo o bolso do con­                                                                                         um  desconto  (Je  50%  nas  ligações  para
                                                                                                                                                                                                                                                                 600 mil chamadas; disque horóscopo com  1  mi­
   sumidor.                                                                                                                    qualquer cidade com distância superior
                                                                                                                                                                                                                                                                 lhão; e noticiário com a média de 500 mil cha­

          Entre  as  m edidas  consideradas  eco­                                                                               a  100 quilôm etros entre seus centros de
                                                                                                                                                                                                                                                                 madas.

   nômicas,  recom enda-se  in ic ia lm e n te                                                                                  área de  tarifação.  Esse desconto vigora                                                                                                 Usando o processo de alugar linhas a  Cr$


   que o assinante  utilize  m ais  o  telefone                                                                                 de segunda  a sexta-feira das 8 da  noite                                                                                        265 mil e Cr$ 530 mil,  respectivamente,  1  e 2


    no período das 8 da noite às 8 da m anhã                                                                                    às  8  da  m anhã,  aos  sábados  após as  14                                                                                    minutos mensais, para empresas de promoções,


    para conversas m ais descontraídas.  Ele                                                                                    horas e  aos  dom ingos e  feriados  nacio­                                                                                      a Telesp agiliza  seus serviços e abre caminho


    tem  uma  van tagem   ao  fazer  lig a çõ es                                                                                nais  durante  todo  o  dia.  Usando  fichas
                                                                                                                                                                                                                                                                 para a livre iniciativa, deixando a cargo das em­

    nesse horário: pagará apenas um  im pul­                                                                                    DDD  ou  o  sistem a  DDC,  suas  ligações                                                                                       presas locadoras a forma de usar esses espaços,


    so e falará o tempo que  quiser.  Ao  con­                                                                                  tam bém   serão  beneficiadas  pelas  tari­
                                                                                                                                                                                                                                                                 tanto a nível comercial, como a nível de assun­
    trário, em qualquer  outro  horário,  pa­                                                                                   fas, já que as ligações a cobrar, via tele­
                                                                                                                                                                                                                                                                 tos abordados.
    gará  um  im p u lso  a  cad a  q u a tro   m i­                                                                             fonista, custam   50% nos três primeiros                                                                                                 Entre as 10 empresas de promoções que alu­



    nutos.                                                                                                                       m inutos. No que concerne às fichas, por                                                                                         gam linhas (H-L, Unipresse Fage entre outras)

                                                                                                                                 m edida  de  economia  recomenda-se  aos
                                         V a n ta g e n s                                                                                                                                                                                                         a que mais se destaca é a TV Direta, empresa da
                                                                                                                                 usuários que as adquiram nos postos de
                                                                                                                                                                                                                                                                  Lemos Britto Promoções. Trabalhando também

            Se agir m oderadam ente, o assinante                                                                                 serviços  esp alh ad os  pela  cidade,  nos                                                                                      com  produção independente de programas e


     talvez nem precise  ultrapassar  a  fran­                                                                                   bancos  autorizados,  lojas,  farm ácias  e                                                                                      anúncios para televisão, a TV Direta produz 11


     quia de 90 m inutos, que lhe é concedida                                                                                    bares com telefones semipúblicos.                                                                                                dos 34 serviços prestados pelo "200”, entre eles



                                                                                                                                                                                                                                                                  os supra-solicitados disque-piada,  horóscopo


                                                                                                                                                                                                                                                                  (num total de 6 linhas, sendo uma para cada



                                                                                                                                                                                                                                                                  dois signos), e notícias, além do disque-cáo e do
                                                                     Varredura lenta uma                                                                                                                                                                          disque-histórias infantis, produzido por Lídia




                                                                                                                                                                                                                                                                  Sabelli, uma jornalista com 32 anos de profissão
                                              opção para videoconferências                                                                                                                                                                                         que não conta histórias conhecidas ("problemas




                                                                                                                                                                                                                                                                  de direito autoral”) E sim as cria, "inspirada em



             Uma solução barata para efetuar videoconferência aplicável à pequenas e m é­                                                                                                                                                                         ilustrações e histórias de crianças” contadas por


       dias entidades e  até  m esm o  para particulares,  está  surgindo  no horizonte.  O  sis­                                                                                                                                                                 sua filha que é pedagoga e também jornalista.


       tema para transm itir um  sinal  de  áudio  e outro de  im agem  sim ultaneam ente re­                                                                                                                                                                     Além das histórias infantis,  Lídia também re­


       quer duas linhas telefônicas. Se a opção for para transm issão alternativam ente de                                                                                                                                                                         dige os horóscopos, arte que aprendeu durante


       som e de imagem, apenas um a linha telefônica será necessária.                                                                                                                                                                                              12 anos com Ornar Cardoso.


              0  sistema completo é sim ples e consta de um a câmera portátil de vídeo, um tele­                                                                                                                                                                           Envolvendo diretamente  10 profissionais,


       visor ou monitor de vídeo e o próprio aparelho telefônico com pequena adaptação. O                                                                                                                                                                          entre redatores, locutores e operadores, a TV


       coração do sistem a é um a interface (nos Estados Unidos custa  10 m il dólares) que                                                                                                                                                                         Direta tanto subloca seus minutos, oferecendo a


        seleciona ou "congela” um dos quadros do vídeo e posteriorm ente envia a im agem                                                                                                                                                                            redação final, como é o caso do Makro, Fiat e


        na linha telefônica por  um   processo  de  varredura  lenta.  No  outro  extremo  uma                                                                                                                                                                      Purina (disque-cáo), como cobram uma cota de


        aparelhagem sim ilar recebe o sin al e m ostra a im agem  num monitor de vídeo ou                                                                                                                                                                           participação, no valor de 2 milhões de cruzeiros



        num televisor.                                                                                                                                                                                                                                              mensais, que dá o direito ao cotista de ser citado


               Com um tipo de interface operando na linha telefônica com sinais de freqüência                                                                                                                                                                       antes de determinado informativo, ficando 24


        modulada, uma im agem  de televisão leva 35 segundos ou pouco m ais de meio m i­                                                                                                                                                                            horas no ar, 4 horas em cada "200”.


        nuto, para ser transm itida.                                                                                                                                                                                                                                         Com cerca de 4 milhões e meio das 5 milhões


               Este sistem a,  segundo  seu s  idealizadores,  pode  facilm ente  substituir viagens                                                                                                                                                                de chamadas recebidas pela Telesp, a TV Direta


        onerosas para treinam ento  de  pessoal,  m anutenção  de  equipam entos  e reuniões                                                                                                                                                                        já se expande para outras cidades, visto que seus


         gerenciais a baixo custo.  Não custa nada experim entar.                                                                                                                                                                                                    serviços atendem mais a capital, e já possui 3


                                                                                                                                                                                                                                                                     tele-serviços oferecidos pela CTBC, como pia­


                                                                                                                                                                                                                                                                     das, noticiário e história infantil.
   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74